Roteiro cultural: O que fazer em São Paulo de graça – 10 sugestões de passeios!

5
Domingo Avenida Paulista
Domingo na Avenida Paulista em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Procurando o que fazer de graça em São Paulo? Então você chegou ao lugar certo! São Paulo tem várias possibilidades do que fazer, incluindo muitos programas e atrações gratuitas!

Para ajudar a escolher o que fazer em São Paulo de forma econômica, separamos dicas de atrações, passeios e tours totalmente gratuitos para fazer na cidade. Ao todo são 10 programas gratuitos e mais de 30 atrações imperdíveis na cidade sem precisar pagar nada!

Confira abaixo então o que fazer de graça em São Paulo e escolha seu programa e passeio favorito. Vambora!

O que fazer em São Paulo de graça: 10 passeios!

10-) Museus e Casas de Cultura com dia de entrada gratuita

Pinacoteca de Sao Paulo
Pinacoteca de São Paulo, um dos melhores museus de São Paulo, com entrada gratuita aos sábados. Foto: GC/Blog Vambora!

Como toda grande metrópole mundial, os museus de São Paulo tem em sua maioria pelo menos 1 dia de entrada gratuita durante a semana. É a chance de visitar alguns dos melhores museus do Brasil, se enriquecer culturalmente e não ter que gastar nenhum centavo para isso!

Confira abaixo os dias de entrada gratuita em alguns dos principais museus e casas de cultura de São Paulo:

  • MASP (Museu de Arte de São Paulo): Entrada gratuita às terças e também toda primeira quarta feira do mês (das 10h às 20h).
  • Pinacoteca: Aos sábados a entrada na Pina Luz é gratuita para todas as pessoas. Às quintas-feiras também há visitação gratuita, entre 18h às 20h.
  • MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo): Todas as exposições do térreo têm entrada gratuita. Exposições temporárias tem em geral o ingresso gratuito às terças, sujeito a disponibilidade (das 10h às 19h).
  • Instituto Moreira Salles: Entrada gratuita, para o centro cultural e exposições, de terça a domingo, das 10h às 20h.
  • Japan House: Entrada gratuita, para o centro cultural e exposições de terça a sábado, das 10h às 20h; Domingos e feriados: das 10h às 18h.
  • Casa das Rosas: Fechada temporariamente para reformas, porém o jardim continua aberto. Entrada gratuita, de Terça-feira a sábado, das 10 às 22h Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
  • MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo): Entrada gratuita aos domingos, das 10h às 18h.

+ Free Walking Tour pelo Centro histórico de São Paulo: veja como fazer

Instituto Tomie Ohtake
Instituto Tomie Ohtake, sempre com ótimas exposições! Foto: GC/Blog Vambora!
  • MUBE (Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia): Entrada gratuita, de terça a domingo, das 10h às 17h.
  • Museu do Futebol: Entrada gratuita às terças feiras, das 9h às 18h, bilheteria até as 17h.
  • Museu Catavento Cultural: Entrada gratuita às terças feiras, das 9h às 16h, com permanência no museu até às 17h.
  • Museu da Imigração: Entrada gratuita aos Sábados, das 9h às 17h.
  • Museu da Casa Brasileira: Entrada gratuita às sextas, das 10h às 18h.
  • Museu de Arte Sacra: Entrada gratuita aos Sábados, das 9h às 17h.
  • MAC (Museu de Arte Contemporânea): Entrada e estacionamento gratuitos, de terça a domingo, das 10h às 21h, inclusive feriados.
  • Instituto Tomie Ohtake: Entrada gratuita, porém algumas exposições tem entrada paga, de terça a domingo das 11h às 20h, com última entrada nas exposições às 19h.
  • Itaú Cultural: Entrada gratuita, de terça a sábado 9h às 20h, domingo e feriados, das 11h às 20h.
  • CCBB: Exposição e Programa Educativo tem entrada gratuita, todos os dias, exceto terças-feiras, das 9h às 20h).

+ Visita guiada pela Pinacoteca, Estação da Luz e Museu da Língua Portuguesa

9-) Passear pela Avenida Paulista

SESC Avenida Paulista
SESC Avenida Paulista. Foto: GC/Blog Vambora!

A Avenida Paulista, depois que começou a ficar fechada para carros aos domingos, parece que ganhou um upgrade. A mais paulista das avenidas, passou a ser também um parque urbano incrível e lotado nos finais de semana.

Apresentações musicais, culturais, expositores, artesãos, carrinhos vendendo comida e bebida, de tudo um pouco é visto nas faixas de carros que ficam repletas de pessoas.

+ Onde se hospedar em São Paulo: dicas de hotéis e bairros

Japan House Kobra SP
Japan House e mural de Kobra na Avenida Paulista. Foto: GC/Blog Vambora!

É um passeio delicioso para se fazer, especialmente a pé (tem a facilidade de ser uma avenida bem plana e acessível) incluindo inclusive alguns dos museus e centros culturais super famosos e recomendados, como a Japan House e a Casa das Rosas (que citamos acima).

Aliás, uma nova atração imperdível (e gratuita) na Avenida Paulista é vê-la do mirante do SESC Avenida Paulista, inaugurado em 2018. Especialmente no por do sol, a vista da avenida e da cidade é maravilhosa!

Durante a semana, já com carros, a Paulista ainda tem seu charme e pode ser percorrida também com bicicletas na ciclovia no canteiro central! Aliás, temos aqui no blog um roteiro completo de um dia para conhecer a Avenida Paulista!

+ Roteiro para conhecer a Avenida Paulista: Confira essas dicas!

8 -) Tirar muitas fotos no Beco do Batman

Beco do Batman
Beco do Batman. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois da Avenida Paulista, o Beco do Batman, em Pinheiros, é considerado um dos lugares mais “instagramáveis” de São Paulo, perfeito para passar uma tarde passeando e tirando muitas fotos!

A história do local surgiu nos anos 80, quando foi encontrado um desenho do Batman numa das paredes. Mas o Beco se tornou mais popular mesmo há alguns anos atrás, quando mais grafites e arte urbana foram tomando conta das paredes das ruas.

O mais legal é que as artes sempre mudam de tempos em tempos (o grafite pressupõe uma arte temporária), por isso é sempre legal ir lá passear e ver as novidades.

Uma dica é procurar evitar os finais de semana (especialmente a tarde), quando as ruas viram praticamente estúdios de fotografia, incluindo até fila para tirar fotos em frente aos muros! Tente ir de dia de semana ou durante as manhãs no final de semana.

+ Tour de bares e arte na Vila Madalena: veja como fazer

7-) Conhecer os parques da cidade

Parque do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera. Foto: GC/Blog Vambora!

São Paulo pode ser conhecida por uma metrópole de concreto, porém há alguns lindos parques para se visitar na cidade, que são verdadeiros pulmões verdes da capital!

Neles, além de áreas verdes lindíssimas, há outras atrações, como no parque Villa Lobos, o Orquidário Ruth Cardoso e a linda Biblioteca Parque Villa-Lobos. Já no parque do Ibirapuera, a arquitetura de Oscar Niemayer virou patrimônio tombado, com prédios icônicos como a Marquise do Ibirapuera, a Oca, a Fundação Bienal, etc.

Em todos, vale ficar atento as programações dos mesmos, que incluem sempre atividades gratuitas que vão desde shows, feiras, aulas ao ar livre e muito mais!

+ Tour de bicicleta em São Paulo: Veja como fazer!

6-) Comer muito bem no Mercado Municipal

Sanduiche de Mortadela
Sanduiche de Mortadela do Mercadão de São Paulo. GC/Blog Vambora!

São Paulo é uma cidade que se come muito bem mas no Mercado Municipal da cidade (conhecido também como Mercadão ou Mercado da Cantareira) parece que isso se eleva até para máxima potência!

Dos clássicos sanduíches de mortadela e pastel de bacalhau, até novidades como o Café Mocotó (do mesmo chefe do Restaurante Mocotó, eleito um dos melhores restaurantes da cidade, de comida nordestina, e criador do famoso dadinho de tapioca!), dá para se comer muitíssimo bem por lá!

+ 16 comidas típicas e restaurantes para experimentar em São Paulo

mercado municipal de sp
Os vitrais do Mercado Municipal de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Além de poder provar, sem gastar nada, frutas, queijos, frios e mais todo tipo de produto que os comerciantes oferecem para chamar atenção dos visitantes para suas bancas.

É um passeio muito gostoso para fazer! Porém, para quem quiser comer e passear mais tranquilamente, ou tente chegar cedo no fim de semana (até umas 11h30), ou vá durante a semana.

+ Brunch em São Paulo: 12 lugares para ir sem gastar muito

5-) Conhecer o centro de São Paulo

Farol Santander
Farol Santander em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

O centro histórico de São Paulo já teve dias mais gloriosos, é fato, mas ultimamente tem se renovado, revitalizado e ganhado mais e mais atrações.

Um bom exemplo disso foi a reabertura do Edifício Banespa, conhecido atualmente como Farol Santander, um dos prédios mais altos da cidade e que após a revitalização recebe exposições, tem um museu interno e no alto, um lindo restaurante e mirante com vistas lindas da cidade.

+ 11 Mirantes para ver São Paulo do alto!

Vista do restaurante do Terrao Itália, no centro de S‹o Paulo
Vista do restaurante do Terraço Itália, no centro de São Paulo, com Copan ao fundo. Foto: GC/Blog Vambora!

Além disso, lugares icônicos da região, como o Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá, Edifício Martinelli, Theatro Municipal (veja abaixo sobre os concertos gratuitos no local), CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), Praça do Patriarca, Mosteiro de São Bento são patrimônios arquitetônicos e culturais, que fazem parte da cidade.

Ainda na região central, vale muito fazer uma visita também ao Copan, Edifício Itália e experimentar alguns dos novos e muito bem recomendados restaurantes da região, como a Casa do Porco, Bar da Dona Onça, ZDeli e Fôrno.

Recomendamos visitar o centro de São Paulo durante a semana ou aos sábados, quando o comercio da região fica aberto e as ruas mais cheias. A noite e aos domingos, melhor evitar andar a pé já que as ruas ficam bem vazias.

+ Free Walking Tour pelo Centro histórico de São Paulo: veja como fazer

4-) Ver um Concerto gratuito na Sala São Paulo e no Theatro Municipal

Escadaria do Theatro
Escadaria principal da entrada do Teatro Municipal de SP. Foto: GC/Blog Vambora!

A Sala São Paulo e o Theatro Municipal de São Paulo são verdadeiras joias da cidade e nem todo mundo sabe, mas possuem uma programação gratuita em alguns dias da semana!

Com eventos renomados que vão de operas, a orquestras sinfônicas é um daqueles passeios imperdíveis na cidade, tanto pelas obras como pelos edifícios, belíssimos!!

Teatro Municipal de São Paulo
Teatro Municipal de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Na Sala São Paulo, os eventos gratuitos, chamados de concertos matinais, ocorrem geralmente em alguns domingos do mês, às 11h da manhã.

No Theatro Municipal, a programação gratuita ocorre também em formato de concertos matinais aos domingos e outras apresentações de graça, que variam de acordo com a programação do Theatro.

Ainda, é possível também fazer visitas guiadas gratuitas no Theatro Municipal, para conhecer mais a história, bastidores e arquitetura do prédio.

+ Metrô e trem de São Paulo: todas as dicas para usar!

3-) Visitar a Feirinha do MASP e Praça Benedito Calixto

MASP
MASP em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

O MASP (Museu de Arte de São Paulo) além de ter exposições lindas, aos domingos oferece um passeio interessante: embaixo do seu vão, aos domingos, acontece uma feira de antiguidades que já é um clássico de São Paulo.

De objetos de decoração até itens de colecionador, você encontra de tudo! O bom é que antes ou depois da feira (que começa às 10h às 17h), você ainda consegue passear pela Avenida Paulista, que fica fechada para carros nesse dia, como falamos mais acima.

Outra feira super legal de se visitar na cidade, um pouco mais nova, é a da Praça Benedito Calixto, no bairro de Pinheiros. Ela acontece todos os sábados, das 9 às 19 horas e além de antiguidades, possui barraquinhas mais modernas, muitas vezes com artesãos e designers lançando produtos.

O bom é que nela mesmo e nas cercanias, dá para ir almoçar e passear em outros lugares super gostosos, já que Pinheiros, virou um dos bairros que mais crescem em quantidade e qualidade de restaurantes de São Paulo. Em ambas, você não precisa comprar nada (se não quiser) para se divertir!

+ Veja também 10 passeios clássicos para fazer em São Paulo!

2-) Conhecer o Bairro da Liberdade

Feira no bairro da Liberdade
Feira no bairro da Liberdade. Foto: GC/Blog Vambora!

Por falar em feira, o Bairro da Liberdade em São Paulo, base da comunidade oriental na cidade, possui uma feira bem famosa aos fins de semana. Aqui, além de produtos orientais e souvenirs, o que todo mundo gosta mesmo é de comer comidas típicas japonesas, chinesas e coreanas das barraquinhas, como guioza, tempurá, yakissoba, etc.

A Liberdade guarda ainda alguns segredos, como o Museu Histórico da Imigração Japonesa e um lindo jardim oriental para visitar. Há também muitos eventos e festivais no bairro ao longo do ano, por isso vale conferir a programação antes de ir!

Uma dica: pessoalmente, acho o fim de semana meio caótico para visitar o bairro, já que as ruas e restaurantes ficam muito cheios, incluindo filas de espera com horas!! Para apreciar e especialmente comer com mais tranquilidade, vá durante a semana.

+ Volta ao mundo pelos restaurantes de São Paulo: 9 lugares para ir provar culinárias diferentes na cidade

1-) Conhecer o Memorial da América Latina

Memorial da America Latina

Outra ótima opção do que fazer em São Paulo de Graça, o Memorial da América Latina fica bem próximo de um local por onde chegam vários visitantes de São Paulo: o terminal de ônibus da Barra Funda.

Obra prima do arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina é um centro de cultura e política, que foi criado para fazer a integração cultural e política dos povos latino americanos, cuja Mão de Oscar Niemeyer tornou-se símbolo do local e da própria cidade de São Paulo!

Aplicativo Memorial da América Latina
Aplicativo Memorial da América Latina. Foto: Divulgação

No conjunto de edifícios e pavilhões você encontra exposições, biblioteca e há sempre eventos no local, como feiras e shows. Inclusive, recentemente eles lançaram um aplicativo gratuito, que pode ser usado inclusive para fazer uma visita ao local, contando mais sobre a história, arquitetura e acervos, em vários roteiros. Bem legal!

Com tantas opções, já sabe o que vai fazer de graça em São Paulo? Passeios, atrações e tours é que não faltam na cidade!

Tem mais sugestões de passeio gratuito na cidade super legal? Compartilhe com a gente nos comentários Vambora!

*** VEJA MAIS DICAS DE SÃO PAULO:
Onde ficar em SP: Hotéis bons, bonitos, baratos e bem localizados
Metrô e trem de São Paulo: todas as dicas para usar e andar pela cidade
10 APPS de São Paulo, para conhecer e aproveitar a cidade

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


5 COMENTÁRIOS

  1. Hoje dia 19/08/2022 fui visitar o terraço Itália fui barrada porque tinha que fazer a reserva antes,e não e 30 reais como está no site e 50 reais só pra visitar,mas deu tudo certo amei e a vista maravilhosa 😍

    • Olá Edileuza,
      Obrigada pelo seu relato! Devido a pandemia as regras de visitação estão sempre mudando. Vamos entrar em contato com eles para verificar as mudanças na visita e atualizar aqui no post!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui