Relato de Viagem: Como visitar o mirante do Copan em São Paulo

0
Edificio Copan
Edifício Copan, no centro de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Um dos edifícios mais famosos de São Paulo, e até mesmo do Brasil, o Copan, com seus mais de 50 anos, permite a visita de turistas e curiosos para conhecer a sua cobertura com uma vista maravilhosa da cidade de São Paulo!

Vista Copan Sao Paulo
Vista de São Paulo, da cobertura do Edifício Copan. Foto: LG/Blog Vambora!

Obra do arquiteto Oscar Niemeyer, o Copan, é um verdadeiro cartão postal de São Paulo e conhecer o seu mirante, com vista 360º da capital, é um programa gratuito e totalmente surpreendente para fazer na cidade! Veja abaixo todos os detalhes para fazer a visita. Vambora!

1-) Importância e breve história do edifício Copan em São Paulo

Edificio Copan SP
Famosas curvas do Edifício Copan, projeto pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Foto: GC/Blog Vambora!

Projetado por Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos brasileiros, o Copan começou a ser construído em 1957 e foi inaugurado em 1966. O projeto era para comemorar o IV Centenário da cidade de São Paulo, misturando num mesmo edifício as funções comerciais e residenciais.

+ Onde se hospedar em São Paulo: dicas de hotéis e bairros

Localizado no centro da cidade de São Paulo, na Avenida Ipiranga nº 200, o edifício foi feito em estilo modernista, com traços próprios de Niemeyer e suas famosas curvas.

Edificio Copan SP
Edifício Copan em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Imenso, o Copan faz parte do Guiness Book – O Livro dos Recordes, como o maior prédio habitacional do Brasil, com 115.000 m2 de área construída, sendo 32 andares, 115 m de altura, 1160 apartamentos e cerca de 5 mil moradores! Em 2012, ele foi tombado como patrimônio da cidade de São Paulo, pela sua importância.

+ Aluguel de carro em São Paulo

E se durante os seus primeiros anos de vida, o local era símbolo de uma cidade moderna e em crescimento, com o declínio da região central de São Paulo, por volta dos anos 70, o Copan entrou em decadência. Chegou a ser considerado um cortiço vertical até que na década de 80 a administração do prédio foi mudada pelos próprios moradores, criando regras mais fortes para melhor convivência de todos.

Janela Edificio Copan
Janela do Copan, com vista para o centro de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Hoje em dia o Copan se revitalizou e passa por uma reforma grande na sua fachada, para a troca das pastilhas originalmente projetadas por Oscar Niemeyer. Por questões burocráticas com a prefeitura, a escolha final do material ainda não foi concluída, deixando o edifício há alguns anos com uma rede de proteção na fachada principal para Avenida Ipiranga.

Mesmo com isso, as belezas das curvas e projeto de Niemeyer, com a escala imensa do edifício, fazem do Copan, um dos prédios mais lindos e incríveis de São Paulo!

2-) Como visitar o Copan e conhecer seu mirante na cobertura

Visita cobertura Edificio Copan
Cobertura do Copan com vista 360 graus de São Paulo. Foto: LG/Blog Vambora!

A visita ao mirante da cobertura do Copan, no topo dos seus 115m de altura, é feita de forma gratuita durante a semana. Confira abaixo os horários:

  • De segunda a sexta (menos feriados): 10h30 e 15h30

A visita não ocorre aos finais de semana, nem feriados. O local de saída no passeio é na ALA F no prédio, a última, a mais próxima da Rua da Consolação. Importante chegar com 15 minutos de antecedência antes do horário desejado da visita.

Visita Edificio Copan
Entrada do Copan para realizar visita na sua cobertura. Foto: GC/Blog Vambora!

A própria administração do prédio é quem realiza a visita e eles são bem pontuais. Nós chegamos exatamente às 10h15 e já havia uma fila de pessoas na nossa frente. Não há um numero máximo de visitantes por vez, porém chegando fora do horário você não vai conseguir visitar o prédio.

+ O que fazer em São Paulo: 10 programas gratuitos!

Na entrada do Bloco F, os funcionários do prédio organizam a fila e você precisa assinar um livro de visitantes antes de subir para a cobertura. Essa subida, por elevadores, acontece em outra ala, tudo indicado pelos funcionários.

Visita Copan
Subida para os elevadores. Foto: GC/Blog Vambora!

A subida ao 32º andar leva um pouco mais de 30 segundos e depois você segue por mais um lance de escadas até chegar na cobertura.

Só digo uma coisa: QUE VISTA! No alto dos seus 115m, quem tem medo de altura pode até sentir uma vertigem em alguns momentos, mas compensa! É possível ver a cidade de São Paulo toda da cobertura, com uma visão 360 graus.

Cobertura Copan
Vista do Edifício Itália, no topo do Copan. Foto: GC/Blog Vambora!

O tempo passa voando por lá, já que a visita é rápida, durando em torno de 20 minutos, sendo possível dar uma volta e tirar fotos. O funcionário que sobe juntamente com o grupo não fica dando muitas informações, mas quem quiser saber mais do prédio, basta perguntar a ele. A ideia da visita é mesmo admirar a vista da cidade e o edifício em si.

Skyline de Sao Paulo
Skyline de São Paulo, visto da cobertura do Copan. Foto: LG/Blog Vambora!

Por ser feita só durante a semana e em horários alternativos, a visita ao Copan é algo ainda pouco divulgado tanto para turistas, como para moradores de São Paulo. A gente já estava há um tempo querendo ir conhecer e num dia lindo de sol, deu certo!

Cobertura Copan
Cobertura do Edifício Copan em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, recomendamos conferir a previsão do tempo antes de ir, pois o sol e tempo aberto deixou toda experiência, e a vista, ainda mais bonita.

3-) O que visitar depois do Copan

Edificio Italia Copan
Vista do centro de São Paulo do Copan. Foto: LG/Blog Vambora!

Como a visita ao Copan é rápida, vale aproveitar a localização central do prédio para conhecer outros ícones da cidade de São Paulo nas redondezas.

+ Dicas para andar de trem e metrô em São Paulo

A poucos metros do Copan, está o Edifício Itália, prédio também histórico que possui também lindas vistas da cidade de São Paulo (e inclusive do Copan!). A visita no entanto, é paga nesse caso. Veja nesse post mais informações: https://www.blogvambora.com.br/terraco-italia-visita/

Vista do restaurante do Terrao Itália, no centro de S‹o Paulo
Vista do restaurante do Terraço Itália, no centro de São Paulo, com Copan ao fundo. Foto: GC/Blog Vambora!

Com entrada gratuita, o SESC 24 de Maio é uma alternativa interessante, com uma programação cultural cheia de exposições e um terraço bem bonito, também com vista para a capital. O Theatro Municipal também pode ser uma ótima opção, oferecendo visitas guiadas e gratuitas em vários horários durante a semana. Veja aqui post da visita que fizemos com mais informações: https://www.blogvambora.com.br/visita-guiada-teatro-municipal-de-sao-paulo/

Teatro Municipal de São Paulo
Teatro Municipal de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem quiser comer, uma boa (e deliciosa) dica é ir num dos restaurantes que fazem parte da revitalização do centro de São Paulo. Um bem gostoso, com bom preço e com vista para o Copan, é o Hot Pork, cachorro quente gourmet do chef Jefferson Rueda, atualmente um dos mais conceituados da cidade e que possui outros restaurantes na região, como o A Casa do Porco, excelente e sempre com filas.

Sorveteria do Centro
Sorveteria do Centro, com vista para o edifício Copan em São Paulo. Foto: LG/Blog Vambora!

Para terminar, não deixe de provar também o sorvete da “Sorveteria do Centro”, do lado do Hot Pork. Além dos sorvetes “normais” há o que eles chamam de “Sobremesa” que são sorvetes montados, verdadeiras obras de arte e deliciosos! Experimentamos já o de chocolate e morango e ambos são maravilhosos!

Um passeio completo pelo centro de São Paulo, conhecendo um dos edifícios e vistas mais lindas da cidade. Vambora para o Copan!

*** Veja mais dicas de SÃO PAULO:
Farol Santander: tudo sobre a nova atração turística de São Paulo
Mirante e visita ao Edifício Martinelli em São Paulo
Roteiro para conhecer a Avenida Paulista

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui