Roteiro cultural: Visita gratuita ao Teatro Municipal de São Paulo

4

Um programa legal e interessante para qualquer turista e morador, essa visita guiada e gratuita ao Teatro Municipal de São Paulo é ainda um passeio a ser descoberto para fazer na cidade!

Teatro Municipal de São Paulo
Sala principal do Teatro Municipal de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Até pouco tempo sendo restaurado, o Teatro (que na verdade se escreve Theatro) tem visitas guiadas gratuitas pelo grupo de ações Educativas da Fundação Theatro Municipal.

Totalmente gratuito, no passeio você conhece com detalhes todos os seus espaços, incluindo a Praça das Artes, inaugurada em 2012 e sede dos grupos artísticos da Fundação Theatro Municipal. Confira abaixo todos os detalhes para visitar!

Teatro Municipal de São Paulo: Veja como visitar!

Escadaria do Theatro
Escadaria principal da entrada. Foto: GC/Blog Vambora!

1-) Ingressos para visitar o Theatro Municipal de São Paulo

Depois de um tempo parada devido a pandemia, as visitas gratuitas ao Theatro Municipal de São Paulo retornaram!

Para tanto, é preciso agendar a visita antes de ir, no site do Teatro Municipal, clicando em visitas educativas.

Atualmente as visitas estão ocorrendo somente de quarta a sábado, nos horários das: 11h, 11h30, 13h, 13h30, 14h30 e 15h.

Eles oferecem também visitas em inglês para estrangeiros e em libras para surdos. Neste caso é preciso enviar um email para marcar a visita.

Teto do Salão Nobre
Teto do Salão Nobre. Foto: GC/Blog Vambora!

O agendamento vai começar a partir do dia 27/07/2021 e só serão disponibilizados ingressos no site no dia anterior à visita. Os ingressos para visita estão limitados a 2 por CPF.

É preciso estar presente pelo 15 minutos antes da visita e se apresentar na bilheteria oficial para dar alguns dados. Em caso de desistência ou impossibilidade de comparecer, é preciso avisar e solicitar o cancelamento dos ingressos pelo e-mail [email protected]

2-) Protocolos para visita 

Devido a pandemia, para a volta do tour gratuito, eles estão seguindo protocolos como:

  • Obrigatório uso de máscara durante todo passeio;
  • Está proibida a entrada da sala de espetáculos com mochilas ou sacolas (melhor ir só com uma bolsa pequena ou deixar seus pertences no guarda volumes do teatro);
  • Não é permitido o tour por menores desacompanhados;
  • É proibido consumir alimentos e bebidas durante o roteiro de visitação;
  • Não se pode entrar em espaços desautorizados pelo educador.

3-) Como é a visita ao Theatro Municipal de SP

Visita Guiada

A visita ao teatro cerca de 1h30 e mostra um tour bem completo por todo o local. Entre os espaços visitados estão: hall de entrada com suas escadarias, a sala de concertos, o Salão Nobre, entre outros.

Durante a visita, o educador conta muitas curiosidades e mostra detalhes interessantes de todo o espaço, como os vitrais de murano, a escadaria principal (que foi trazida inteira de barco da Itália) e informações da cultura da época.

Vitrais
Vitrais de Murano. Foto: GC/Blog Vambora!

Há muitas curiosidades que podriam passar despercebidas se não fosse o guia, como os grãos de café que aparecem na decoração do espaço até como a organização da sociedade era aplicada ao próprio espaço físico do local.

Importante dizer que a entrada na sala de espetáculos durante a visita depende da grade de programação. Assim, dependendo de alguma montagem ou ensaio, pode ser que a visita guiada não passe por lá.

– Um pouco sobre a história do Theatro Municipal

Escadaria do Theatro
Escadaria principal da entrada do Teatro Municipal de SP. Foto: GC/Blog Vambora!

Só para resumir um pouca de sua história, o Teatro Municipal de São Paulo foi construído em 1911 com dinheiro da elite cafeeira, a grande economia paulistana da época.

Baseado na Ópera de Paris, a ideia era ter um pedaço da cultura e arquitetura europeia na cidade.

Ramos de Azevedo, o arquiteto e engenheiro responsável pelo projeto (e um dos maiores nomes da época) tentou ao máximo fazer isso, ainda que o estilo do Theatro seja considerado eclético. Ou seja, com muitas influências arquitetônicas por todos os lados.

4-) Programação de espetáculos do Theatro 

Detalhes da entrada

Além das visitas gratuitas ao público, o Theatro Municipal de SP também reabriu para espetáculos e shows.

A programação completa pode ser vista no site oficial do Theatro e assim como nas visitas guiadas, nos espetáculos também estão sendo seguidos protocolos.

Os ingressos também devem ser comprados online e com antecedência, obrigatoriamente. Inclusive eles criaram um manual para assistir os espetáculos neste momento, que incluem uso obrigatório de máscara e distanciamento social.

5-) Passeios extras para fazer no Theatro Municipal

Café e restaurante do Teatro
Café e restaurante do Theatro. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem quiser fazer o passeio ao teatro ainda mais completo, pode aproveitar para conhecer alguns locais lindos no próprio local e nos arredores.

Por exemplo, dá para ir no Bar dos Arcos, instalado no subsolo do Theatro Municipal e também no Salão Dourado, sendo uma experiência única. Eles estão abertos de terça a sábado, do 12h às 15h30 (Salão Dourado) e das 17h às 23h (Salão dos Arcos, no subsolo).

Como a procura é grande, vale a pena antes de ir reservar, especialmente no Salão dos Arcos.

Além do Bar dos Arcos, a região é cheia de prédios e atrações famosas em São Paulo próximas, como o edifício Martinelli, Farol Santander, Edifício Itália, a Galeria do Rock e o Edifício Copan

6-) Como chegar no Theatro Municipal de São Paulo

Teatro Municipal de Sao Paulo
Teatro Municipal no centro de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

O Teatro Municipal fica localizado no centro de São Paulo, na Praça Ramos de Azevedo, s/n.

De transporte público a melhor opção é ir de metrô e descer na estação Anhangabaú (linha vermelha). Basta pegar a saída da Rua 7 de Abril e andar poucos metros até a entrada principal.

Já de carro, vale a pena ir usando aplicativo como Uber ou táxi, pois o estacionamento na Praça das Artes encontra-se fechado. Há alguns estacionamentos nas cercanias que fazem parceria com o teatro.

Em relação a segurança, vale saber que a região ao redor do teatro encontra-se bem deteriorada e com muitos moradores de rua. De dia, dá para passear a pé, mas sempre tendo cuidado com pertences. Já a noite é recomendável evitar andar a pé pela região.

Um daqueles passeios que todo turista e paulistano deveria fazer na cidade. Vambora então conhecer o Teatro Municipal de São Paulo!

*** Veja mais dicas de SÃO PAULO:
– 10 programas gratuitos para fazer em São Paulo
– 9 Melhores lugares para ver São Paulo do alto!– Dicas para andar de metrô e trem em São Paulo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.

4 COMENTÁRIOS

  1. Também fizemos esta visita com uma amiga nossa que era instrutora lá. É muito diferente ver por trás dos bastidores e conhecer a história de cada detalhe do lugar. Depois disso ainda não assisti nada lá, mas estou ansiosa pela oportunidade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui