Roteiro cultural: Visita guiada e gratuita ao Teatro Municipal de São Paulo

4

Atualizado em

-> Post atualizado em abril/2019

Um programa legal e interessante para qualquer turista e morador, essa visita guiada e gratuita ao Teatro Municipal de São Paulo é ainda um passeio a ser descoberto para fazer na cidade!

Teatro Municipal de São Paulo
Sala principal do Teatro Municipal de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Até pouco tempo sendo restaurado, o Teatro (que na verdade se escreve Theatro) passou a ter visitas guiadas gratuitas pelo grupo de ações Educativas da Fundação Theatro Municipal.

Totalmente gratuito, o passeio dura 1h30 conhecendo com detalhes todos os seus espaços, incluindo a Praça das Artes, inaugurada em 2012 e sede dos grupos artísticos da Fundação Theatro Municipal (sendo a Orquestra Sinfônica Municipal, Coro Lírico, Balé da Cidade, Quarteto da Cidade, Orquestra Experimental de Repertório e Coral Paulistano, além do Centro de Documentação e Escolas de Música e de Dança de São Paulo). Confira abaixo todos os detalhes para visitar:

Escadaria do Theatro
Escadaria principal da entrada. Foto: GC/Blog Vambora!

1-) Como fazer a visita guiada e gratuita ao Teatro Municipal de São Paulo:

A visita guiada e gratuita ao Theatro Municipal de São Paulo acontece de terça a sexta, confira abaixo os horários:

– Terça-feira a sexta-feira: 11h, 13h, 15h, 16h e 17h.

Infelizmente, não há visitação às segundas, finais de semana e feriados. É preciso chegar com 1h antes do horário da visita, para fazer a inscrição presencial. Os grupos, tem de 1 a 10 pessoas no máximo e a inscrição é feita por ordem de chegada, diretamente na no guichê, ao lado bilheteria do Theatro.

Teto do Salão Nobre
Teto do Salão Nobre. Foto: GC/Blog Vambora!

Para estrangeiros em inglês, de terça a sexta, no horário da 13h. Para o tour em libras, o tour é feito de terça a sexta, ao meio dia.

Grupos superiores a 10 pessoas devem agendar a visita diretamente no site do Teatro Municipal (veja aqui).

É preciso estar presente pelo menos 10 minutos antes da visita e se apresentar na bilheteria oficial para dar alguns dados. Entre os espaços visitados estão o hall de entrada com suas escadarias, a sala de concertos, o Salão Nobre, entre outros.

Visita Guiada Teatro Municipal de São Paulo
Moradores e turistas durante a visita guiada. Foto: GC/Blog Vambora!

2-) Sobre o tour e a história do Teatro Municipal de São Paulo

Só para resumir um pouca sua história, o Teatro Municipal de São Paulo foi construído em 1911 com dinheiro da elite cafeeira, a grande economia paulistana da época. Baseado na Ópera de Paris, a idéia era ter um pedaço da cultura e arquitetura européia na cidade. Ramos de Azevedo, o arquiteto e engenheiro responsável pelo projeto (e um dos maiores nomes da época) tentou ao máximo fazer isso, ainda que o estilo do Theatro seja considerado eclético, ou seja, com muitas influências arquitetônicas por todos os lados.

Lustre Teatro Municipal de São Paulo
Detalhe de um dos lustres. Foto: GC/Blog Vambora!

Durante a visita, o educador conta muitas curiosidades e mostra detalhes interessantes de todo o espaço, como seus vitrais de murano, a escadaria principal que foi trazida inteira de barco da Itália, paredes de mármore e detalhes de ouro (que na verdade não são) e informações da cultura da época, desde grãos de café que aparecem na decoração do espaço até como a organização da sociedade era aplicada ao próprio espaço físico do Theatro.

Vitrais do Teatro Municipal de São Paulo
Vitrais do Salão Nobre. Foto: GC/Blog Vambora!

O Theatro está funcionando normalmente e há sempre uma programação interessante para assistir. Veja aqui a programação atual: https://theatromunicipal.org.br/programacao

Detalhes da entrada do Teatro Municipal de São Paulo
Esculturas no frontão da entrada principal. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem quiser fazer o passeio ainda mais completo, pode aproveitar para conhecer o Café e Restaurante do Theatro, localizado ao lado direito da entrada principal. Dá para tomar desde um café da manhã (servido das 9h até 11h), almoçar (12h até 15h, sistema Buffet e a la carte) ou apenas tomar um café e beliscar alguma coisa. Bem agradável, ainda que com um preço um pouco “salgado”, se comparado a outroes estabelecimentos na região.

Para chegar até lá, a melhor opção é ir de metrô e descer na estação Anhangabaú, seguindo a saída da Rua 7 de Abril e andar poucos metros até a entrada principal.

Café e restaurante do Teatro
Café e restaurante do Theatro. Foto: GC/Blog Vambora!

Um daqueles passeios que todo turista e paulistano deveria fazer na cidade. Vambora então conhecer o Teatro Municipal de São Paulo!

+ info: http://theatromunicipal.org.br

*** Veja mais dicas de SÃO PAULO no blog:
Roteiro para passear pela Avenida Paulista
Roteiro para passear pela Rua Augusta
Onde ficar em SP: hotéis bons, bonitos, baratos e bem localizados na cidade
– Dicas para andar de metrô e trem em São Paulo

Planeje aqui a sua viagem!
SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

4 COMENTÁRIOS

  1. Também fizemos esta visita com uma amiga nossa que era instrutora lá. É muito diferente ver por trás dos bastidores e conhecer a história de cada detalhe do lugar. Depois disso ainda não assisti nada lá, mas estou ansiosa pela oportunidade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui