Lugares improváveis: Tour pela Galeria do Rock e Street Art em São Paulo

2
Galeria do Rock
Galeria do Rock em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

A Galeria do Rock é um dos lugares mais icônicos de São Paulo. Reduto de roqueiros, skatistas e mais outras tantas tribos, uma visita a Galeria surpreende pela sua história, arquitetura, cultura, fazendo parte da alma mais cool do centro de São Paulo. Uma visita lá ajuda a entender melhor a própria história de São Paulo, além de ser muito divertido, parada obrigatória para os fãs de música e cultura urbana na cidade.

O nome oficial da Galeria do Rock é na verdade Centro Comercial Grandes Galerias. Inaugurado em 1963, foi um dos primeiros shoppings de São Paulo, totalmente aberto, super integrado com a cidade, praticamente uma continuação da rua. Essa sua concepção aliás era muito moderna para época, sendo projeto do arquiteto Alfredo Mathias, também responsável pelo Shopping Iguatemi, outro ícone da cidade.

Galeria do Rock
Arquitetura da Galeria do Rock inspirada nas curvas de Niemeyer. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem olha a Galeria por fora, pode lembrar muito dos projetos de Oscar Niemeyer e não está enganado: a galeria, de estilo modernista foi mesmo inspirada nas curvas de Niemeyer e até hoje é impossível passar lá e não querer tirar milhares de fotos, especialmente do seu átrio central, igual essa foto que abre o post, uma das mais reproduzidas por quem visita a Galeria do Rock. 🙂

Com uma história um pouco turbulenta, a Galeria que era sinônimo de elegância viu tudo mudar no final da década de 70: a maioria das lojas que antes ficavam ali passaram a sair da região central se mudando para shopping centers fechados, especialmente com o desenvolvimento da zona sul e oeste da cidade. O local ficou abandonado e só voltou a se reerguer com uma nova administração em 1993, com a fixação das lojas de rock, punk, tatuagem e mais outras da cultura urbana moderna, tornando-se uma referência no meio.

Grafites no Minhocão
Grafites no Minhocão em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Para fãs de música e cultura urbana, a Galeria do Rock é um templo e agora é possível conhecer mais de perto esse patrimônio da cidade de São Paulo através de tours. Fomos conhecer especificamente o Tour Galeria do Rock + Street Art, uma verdadeira imersão no melhor da cultura de street art, música e história da região central de São Paulo que a Galeria do Rock é parte essencial.

Grafites no Minhocão
Grafite no Minhocão em São Paulo durante o tour. Foto: GC/Blog Vambora!

A Luana da I Love São Paulo Tours (nossa super guia nesse passeio e que está junto com a Galeria do Rock realizando esses passeios) nos levou primeiro para conhecer obras de street art que embora fiquem no centro, ainda são pouco conhecidas da maioria das pessoas. Passando pelo Minhocão, Largo do Arouche, o famoso cruzamento da Avenida Ipiranga com Avenida São João (onde “alguma coisa acontece no meu coração”, como bem disse Caetano Veloso), até chegar na Galeria, um grafite e intervenção mais legal e surpreendente do que o outro vão se seguindo.

paisagismo na região do Minhocão
Uma das supresas do tour: painel de paisagismo na região do Minhocão. Foto: GC/Blog Vambora!
Grafite centro de Sao Paulo
Mais arte urbana no centro de São Paulo que pode passar despercebida. Foto: GC/Blog Vambora!

O tour é também uma ótima forma de conhecer a cidade com outros olhos. Ainda que esse tipo de passeio atrai turistas, muitas vezes estrangeiros, nosso grupo era essencialmente de moradores locais e foi muito bom conhecer partes da cidade que eu nunca tinha prestado atenção (pela cabeça baixa e passo rápido do dia a dia) e até mesmo nunca tinha passado ou caminhando antes. Como é bom também se surpreender com a própria cidade!

Ainda que passando por um processo de renascimento e valorização, a região central mais densa de São Paulo pode muitas vezes assustar quem não é daqui ou conhece pouco, por isso um tour desses torna-se ainda mais legal para promover e integrar mais a região com moradores e turistas.

Cobertura Galeria do Rock
Cobertura da Galeria do Rock em Sao Paulo onde acabou o nosso tour. Foto: GC/Blog Vambora!

Por fim, o tour de street art acaba na própria Galeria Rock incluindo segredos, histórias incríveis e um rooftop totalmente inesperado, que quase ninguém conhece e tem acesso, com uma vista incrível de São Paulo! Esse tour durou umas 3/4h e foi feito a pé (incluindo paradas), com saída do grupo na Estação Santa Cecília do metrô. Existe ainda um tour específico só da Galeria do Rock, que ocorre toda sexta e sábado (sextas às 13h e sábados às 14h), dura 1h e pode ser agendado pelo site da própria Galeria do Rock (ver link abaixo).

Passeio recomendadíssimo para locais e turistas conhecerem mais esse lado urbano, cool e musical de São Paulo, Vambora?!

+ info: http://galeriadorock.com.br/materias/a-galeria/150-visita-guiada-na-galeria-do-rock

*O Vambora! foi convidado pela I Love São Paulo Tours para conhecer esse passeio.

*** Veja mais dicas SÃO PAULO no blog:
Mirante e Visita ao Edifício Martinelli no centro de São Paulo
Visita guiada (e gratuita) ao Teatro Municipal de SP

– Passeio de bicicleta para conhecer os Grafites de SP

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui