Relato de viagem: Roteiro de viagem pelo Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha

2
Vale dos Vinhedos
Vinhedos da Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos. Foto: GC/Blog Vambora!

O Vale dos Vinhedos é uma das regiões mais especiais da Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul. Famosa pelas vinícolas e um dos pólos de enoturismo no Brasil e no mundo, tem como Bento Gonçalves, a sua maior cidade e ponto de partida para conhecer grande parte das atrações da região.

Dá para visitar o Vale dos Vinhedos em um dia, num bate e volta de Gramado ou Canela, ou se hospedar em Bento Gonçalves, usando a cidade como base conhecer melhor a região em alguns dias.

O ideal é separar ao menos 2 dias para conhecer o Vale, já que não faltam por aqui vinícolas maravilhosas, gastronomia de primeira e atrações super legais.

Com mais dias, dá para explorar ainda mais a região, conhecendo cidades e atrações surpreendentes, incluindo hotéis maravilhosos! Confira abaixo essas opções de roteiro para conhecer o Vale dos Vinhedos. Vambora!

Roteiro de Viagem pelo Vale dos Vinhedos

1-) Como Chegar no Vale dos Vinhedos

Antes de mais nada, a região do Vale dos Vinhedos fica localizada na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

Trata-se de uma área específica “dentro do triângulo” formado pelas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. Confira no mapa abaixo:

A melhor forma de conhecer a região é com carro ou transfer. Visitantes de outros estados geralmente descem no Aeroporto de Porto Alegre e vão para a região com carro alugado ou transfer até uma das três cidades.

+ Aluguel de carro em Porto Alegre

A maior de todas é Bento Gonçalves, com mais opções inclusive de hotéis e pousadas, sendo a base mais comum dos turistas. De Porto Alegre até Bento Gonçalves são cerca de 123 km de distância somente.

É possível conhecer o Vale dos Vinhedos estando também hospedado em outras cidades famosas da Serra Gaúcha, como Gramado ou Canela. Delas até o vale, são cerca de 120km de distância.

2-) O que fazer em 1 dia no Vale dos Vinhedos

Passeio de trem Maria Fumaça
Passeio de trem Maria Fumaça. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem tem somente um dia no Vale dos Vinhedos, vale focar nos principais passeios turísticos da região, sendo o passeio de Maria Fumaça e visitar alguma grande vinícola da região.

Chamado também de Trem do Vinho, o passeio de Maria Fumaça começa em Bento Gonçalves e dura por volta de 2h. O ingresso do passeio inclui também a visita ao parque cultural Epopéia Italiana.

Depois disso, dá para conhecer um pouco Bento Gonçalves, inclusive indo em alguns dos seus excelentes restaurantes e conhecer a Via del Vinho, no centro da cidade.

+ O que fazer em Bento Gonçalves: Roteiro completo de viagem

Entrada Casa Valduga
Casa Valduga no Vale dos Vinhedos, um dos 1000 lugares para conhecer antes de morrer. Foto: GC/Blog Vambora!

Outra opção para apenas um dia no Vale dos Vinhedos, é fazer um tour para conhecer pelo menos uma vinícola da região.

Algumas das mais famosas são a Miolo, Casa Valduga e Vinícola Aurora. Quem quiser, há também tours guiados, de cerca de 4h, onde você visita diversas vinícolas de uma vez só, ideal para quem tem pouco tempo.

+ Tour guiado pelo Vale dos Vinhedos: veja como fazer

3-) Roteiro de 2 ou mais dias pelo Vale dos Vinhedos

Fonte do Vinho Bento Gonçalves
Fonte do vinho, na Via del vinho, em Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

Com dois ou mais dias para conhecer o Vale dos Vinhedos, o ideal é ficar hospedado em Bento Gonçalves e usar a cidade como base para conhecer vinícolas e outras cidades próximas. Aqui fica inclusive o SPA do Vinho, um dos hotéis mais famosos do Vale dos Vinhedos e do Brasil!

Além das atrações que já citamos, Bento Gonçalves possui outro passeio famoso: são 5 rotas turísticas, como o Caminho das Pedras.

Trata-se de um tour com atrações históricas (mostrando mais sobre a imigração na região), gastronômicas, arquitetônicas, ligadas ao enoturismo e com paisagens de tirar o fôlego!

+ Rota Caminhos de Pedra: veja valores e como fazer o passeio

– Vinícolas para conhecer no Vale dos Vinhedos

Wine Experience Vinicola Perini
Wine Experience na Viniciola Perini, na Serra Gaúcha. Foto: GC/Blog Vambora!

Um dos passeios mais deliciosos para fazer na região é visitar as Vinícolas do Vale dos Vinhedos. São dezenas para escolher, sendo impossível visitar todas de uma vez só!

Há desde grandes e famosas como a Miolo e Casa Valduga, até vinícolas menores, mas também com excelentes vinhos! Uma dica é tentar visitar no máximo 2 ou 3 vinícolas por dia.

Isso porque, além de corrido, cada local possui atividades específicas, que vão desde uma degustação, até conhecer as plantações e processo de envasamento dos vinhos, refeições harmonizadas, picnic nos parreiras, etc.

As Vinícolas que já conseguimos visitar no Vale dos Vinhedos e adoramos são:

– Outras atrações para conhecer no Vale dos Vinhedos

Tanoaria Mezacasa no Vale dos Vinhedos
Tanoaria Mezacasa no Vale dos Vinhedos. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Além das vinícolas e passeios mais famosos em Bento Gonçalves, a região do Vale dos Vinhedos, possui diversas paisagens e passeios super gostosos nas demais cidades da região, como Garibaldi, Farroupilha e Monte Belo do Sul.

Elas também fazem parte do Vale dos Vinhedos e estando com um carro você consegue circular e conhecer facilmente todas as atrações e vinícolas que desejar.

+ Aluguel de carro em Bento Gonçalves

Indo para Monte Belo do Sul, por exemplo, dá para fazer um passeio bem diferente e único, como conhecer a Tanoaria Mezacasa. Aqui é possível conhecer o processo de produção de barricas para vinhos, whiskys, cervejas e cachaças.

Restaurante Bistro Casa Olga
Excelente Bistrô Casa Olga em Monte Belo do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Na mesma cidade, tivemos a oportunidade de experimentar um dos melhores restaurantes da região, o Bistrô Casa Olga, comendo um Tortéi (uma deliciosa massa recheada com abóbora) e uma torta de maçã que me faz salivar aqui só de lembrar!

Um pouco mais ao norte, se tiver tempo, vale também conhecer o Vale do Rio das Antas, com paisagens belíssimas, rumo as cidades de Veranópolis e a simpática Vila Flores.

O caminho pelo Vale do Rio das Antas é lindo, com diversos mirantes que valem a parada! Aqui fica o Mirante da Ferradura e a passagem pela Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como ‘Ponte do Rio das Antas’, uma das maiores pontes em arcos paralelos suspensos do mundo.

restaurante Giratório Mascaron
Restaurante Giratório Mascaron. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Por aqui, fica também o restaurante Giratório Mascaron, em Veranópolis, com uma vista completa de toda região do Vale dos Vinhedos.

Vizinha, fica a cidade de Vila Flores, considerada um pedaço da Itália no Rio Grande do Sul, cuja população é formada essencialmente de descendentes de imigrantes italianos.

Pousada dos Capuchinhos Vila Flores
Vinhos produzidos na Pousada dos Capuchinhos em Vila Flores. Foto: GC/Blog Vambora!

Vila flores é famosa pela produção agropecuária e de artesanato, então aproveite para conhecer a L’Arte Ceccato, um atelier de arte em cerâmica, que inclui diversas atividades como terapia caminhante, num ambiente lindo.

Se quiser ter outra experiência única na região, vale passar a noite na Pousada dos Capuchinhos, um antigo seminário de frades que foi transformado em pousada e aberto para público em geral!

Com uma infra estrutura imensa, inclui quartos modernos, piscina de águas termais e uma bela vinícola, onde os freis produzem até hoje vinhos especiais. É surpreendente!

Cafe da Manha Pousada dos Capuchinhos
Café da Manha na Pousada dos Capuchinhos, no Vale dos Vinhedos. Foto: GC/Blog Vambora!

Deu para ver que dá para conhecer muitas atrações no Vale dos Vinhedos. Já foi para a região? Deixe aqui sua dica também para outros viajantes!

Vambora conhecer essa região linda do Brasil?

*Nós fizemos essa viagem a convite do SEBRAE e do Ibravin

*** Veja mais dicas do VALE DOS VINHEDOS e SERRA GAÚCHA:
Pousadas e Hotéis em Bento Gonçalves: onde se hospedar na cidade
Visita a Casa Valduga no Vale dos Vinhedos
Hotéis e Pousadas em Gramado: dicas de onde se hospedar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui