Relato de viagem: Roteiro de viagem pelo Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha

2
Vale dos Vinhedos
Vinhedos da Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos. Foto: GC/Blog Vambora!

O Vale dos Vinhedos é uma das regiões mais especiais da Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul. Famosa pelas vinícolas e um dos polos de enoturismo no Brasil e no mundo, tem como Bento Gonçalves, a sua maior cidade e ponto de partida para conhecer grande parte das atrações da região.

Dá para visitar o Vale dos Vinhedos em um dia, num bate e volta de Gramado ou Canela, por exemplo, porém, vale a pena dedicar ao menos 2 dias para conhecer a região, já que não faltam por aqui vinícolas maravilhosas, gastronomia de primeira e atrações super legais.

Com mais dias, dá para explorar ainda mais a região, conhecendo cidades e atrações surpreendentes, incluindo hotéis maravilhosos! Vamos mostrar abaixo roteiros de um a cinco dias pelo Vale dos Vinhedos. Vambora viajar com a gente para lá!

1-) Roteiro de um dia pelo Vale dos Vinhedos

Passeio de trem Maria Fumaça
Passeio de trem Maria Fumaça. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem tem somente um dia no Vale dos Vinhedos, e vai fazer um bate e volta de Gramado ou Canela, por exemplo, vale focar nos principais passeios turísticos da região partindo de Bento Gonçalves, a maior cidade do Vale dos Vinhedos. São eles: passeio de Maria Fumaça e visitar alguma grande vinícola da região.

+ Aluguel de carro em Gramado e Canela

Chamado também de Trem do Vinho, o passeio de Maria Fumaça pode começar em Bento Gonçalves e dura por volta de 2h. O ingresso do passeio inclui também a visita ao parque cultural Epopéia Italiana, surpreendente, e vale incluir mais 1h no seu roteiro. Veja todos os detalhes desse passeio nesse post completo que já fizemos: https://www.blogvambora.com.br/trem-maria-fumaca-serra-gaucha/

Galeto Casa Di Paolo
Galeto no restaurante Casa Di Paolo em Garibaldi. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois vale ir almoçar comida típica da região, sendo o Galeto Di Paolo, um dos restaurantes mais famosos, especialmente pela sua sequencia de galeto, massas e saladas, tudo à vontade. Delicioso! Veja mais: https://www.blogvambora.com.br/viajante-gourmet-o-galeto-de-gramado/

Entrada Casa Valduga
Casa Valduga no Vale dos Vinhedos, um dos 1000 lugares para conhecer antes de morrer. Foto: GC/Blog Vambora!

Por fim, termine o dia fazendo uma visita a uma das grandes vinícolas próximas de Bento Gonçalves, como Miolo, Casa Valduga, Vinícola Aurora, etc. Veja aqui qual escolher: https://www.blogvambora.com.br/vinicolas-no-rio-grande-do-sul-para-visitar/

2-) Dois dias pelo Vale dos Vinhedos

Fonte do Vinho Bento Gonçalves
Fonte do vinho, na Via del vinho, em Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

Com dois dias, vale já ficar hospedado em Bento Gonçalves e além das atrações do 1º dia (veja acima), dá para visitar com mais calma outras atrações de Bento Gonçalves e vinícolas próximas.

+ Hotéis e pousadas em Bento Gonçalves

Comece o dia visitando vinícolas, e se puder, inclua também outras vinícolas menos famosas mas que produzem excelentes vinhos e espumantes no Vale dos Vinhedos, como a Vinícola Lovara. Veja aqui mais sobre elas: https://www.blogvambora.com.br/vinicolas-no-vale-dos-vinhedos/

Vinicola Lovara
Vinicola Lovara. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Depois, em Bento Gonçalves, aproveite para conhecer um pouco mais a cidade, como a Via Del Vino e o pórtico de entrada da cidade.

Via del Vinho, em Bento Gonçalves
Via del Vinho, em Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem quiser variar o passeio pelas vinícolas, pode incluir também uma das outras 5 rotas turísticas de Bento Gonçalves, como a Caminho das Pedras. Veja aqui mais sobre o que fazer em Bento Gonçalves: https://www.blogvambora.com.br/o-que-fazer-em-bento-goncalves/

3-) Três dias pelo Vale dos Vinhedos

Tanoaria Mezacasa no Vale dos Vinhedos
Tanoaria Mezacasa no Vale dos Vinhedos. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Com 3 dias, dá para começar usar Bento Gonçalves como base e descobrir mais outras cidades da região, como Garibaldi, Farroupilha e Monte Belo do Sul. Elas, também fazem parte do Vale dos Vinhedos, e estando com um carro você consegue circular e conhecer facilmente todas as atrações e vinícolas que desejar.

+ Aluguel de carro em Bento Gonçalves

Indo para Monte Belo do Sul, por exemplo, dá para fazer um passeio bem diferente e único, como conhecer a Tanoaria Mezacasa e ver como é o processo de produção de barricas para vinhos, whiskys, cervejas e cachaças.

Restaurante Bistro Casa Olga
Excelente Bistrô Casa Olga em Monte Belo do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Na mesma cidade, tivemos a oportunidade de experimentar um dos melhores restaurantes da região, o Bistrô Casa Olga, comendo um Tortéi (uma deliciosa massa recheada com abóbora) e uma torta de maçã que me faz salivar aqui só de lembrar!

+ Hotéis e pousadas em Garibaldi

Por aqui também ficam surpreendentes vinícolas, como a Faccin Vinhos, que produz vinhos e espumantes naturais maravilhosos!

Wine Experience Vinicola Perini
Wine Experience na Viniciola Perini, na Serra Gaúcha. Foto: GC/Blog Vambora!

Em Farroupilha também, se puder faça a Wini Experience na Casa Perini, uma degustação as cegas de aromas e sabores, para aprender mais sobre os vinhos. É sensacional! Veja mais sobre aqui: https://www.blogvambora.com.br/vinicolas-no-rio-grande-do-sul-para-visitar/

4-) Quatro dias pelo Vale dos Vinhedos

L’Arte Ceccato Vila Flores
L’Arte Ceccato em Vila Flores. Foto: GC/Blog Vambora!

Com 4 dias pela região do Vale dos Vinhedos já dá para sair do óbvio e conhecer atrações mais diferentes, como o surpreendente Vale do Rio das Antas, com paisagens belíssimas, rumo as cidades de Veranópolis e a simpática Vila Flores.

O caminho pelo Vale do Rio das Antas é fenomenal, com diversos mirantes que valem a parada, como o Mirante da Ferradura e a passagem pela Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como ‘Ponte do Rio das Antas’, uma das maiores pontes em arcos paralelos suspensos do mundo.

restaurante Giratório Mascaron
Restaurante Giratório Mascaron. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Para almoçar, vale conhecer o restaurante Giratório Mascaron, em Veranópolis, o único do tipo no Brasil, e com uma vista completa de toda região do Vale dos Vinhedos.

Aproveite para passar a noite em Vila Flores, considerada um pedaço da Itália no Rio Grande do Sul, cuja população é formada essencialmente de descendentes de imigrantes italianos.

Pousada dos Capuchinhos Vila Flores
Vinhos produzidos na Pousada dos Capuchinhos em Vila Flores. Foto: GC/Blog Vambora!

Vila flores é famosa pela produção agropecuária e de artesanato, então aproveite para conhecer a L’Arte Ceccato, um atelier de arte em cerâmica, que inclui diversas atividades como terapia caminhante, num ambiente lindo.

Para dormir, vale conhecer a Pousada dos Capuchinhos, um antigo seminário de frades que foi transformado em pousada e aberto para público em geral. Com uma infra estrutura imensa, inclui quartos modernos, piscina de águas termais e uma bela vinícola, onde os freis produzem até hoje vinhos especiais. É surpreendente!

Cafe da Manha Pousada dos Capuchinhos
Café da Manha na Pousada dos Capuchinhos, no Vale dos Vinhedos. Foto: GC/Blog Vambora!

Com 5 ou mais dias, vale focar ainda mais em experiências de hospedagens, ficando num hotel no Vale dos Vinhedos, como o SPA do Vinho, um dos hotéis mais famosos do Vale dos Vinhedos, ou pegar uma experiência mais intimista como ficar hospedado dentro de uma vinícola, como acontece nas pousadas da Casa Valduga.

Deu para ver que dá para conhecer muitas atrações no Vale dos Vinhedos. Já foi para a região? Deixe aqui sua dica também para outros viajantes! Vambora conhecer essa região linda do Brasil?

*Nós fizemos essa viagem a convite do SEBRAE e do Ibravin

*** Veja mais dicas do VALE DOS VINHEDOS e SERRA GAÚCHA:
Pousadas e Hotéis em Bento Gonçalves: onde se hospedar na cidade
Visita a Casa Valduga no Vale dos Vinhedos
Hotéis e Pousadas em Gramado: dicas de onde se hospedar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui