Relato de viagem: O que fazer em Bento Gonçalves – Passeios e Atrações Imperdíveis!

0
Vale dos Vinhedos
Vinícola Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos, perto de Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

Um dos maiores destinos da região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, famosa pelas suas vinícolas, Bento Gonçalves é um ótimo ponto de partida para conhecer melhor a região da Serra Gaúcha! Neste post vamos mostrar o que fazer em Bento Gonaçalves, com seus melhores passeios e atrações!

De tours históricos, passando por visita a vinícolas e passeios de trem, Bento Gonçalves tem muitos passeios e atrações gostosas para se conhecer. Nós ficamos 3 dias na cidade e achamos excelente para conhecê-la bem, como fazer passeios nos seus arredores.

Confira abaixo então as dicas de passeios e atrações para você fazer em Bento Gonçalves na Serra Gaúcha! Vambora!

O que fazer em Bento Gonçalves e Como visitar!

1-) Como chegar em Bento Gonçalves

Via del Vinho, em Bento Gonçalves
Via del Vinho. Foto: GC/Blog Vambora!

A melhor forma de chegar em Bento Gonçalves é ou alugar um carro ou vir de transfer.

O carro é a forma ideal para quem quer fazer uma viagem mais independente, já que a maior parte das vinícolas do Vale dos Vinhedos, ficam geralmente nos arredores da cidade e são bem mais fáceis de serem visitadas de carro.

Para chegar em Bento Gonçalves de carro, quem vier de outros estados, vale alugar um carro direto no Aeroporto de Porto Alegre, principal e mais fácil via de acesso até Bento.

+ Aluguel de carro no Rio Grande do Sul: Veja preços e como reservar

Uma vez estando de carro na cidade, você consegue também conhecer outros destinos próximos, como outras cidades do Vale dos Vinhedos (Farroupilha, Garibaldi, por exemplo) e da Serra Gaúcha também, como Gramado e Canela.

Já quem não quiser alugar um carro, dá também para pegar em transfer para Bento Gonçalves, saindo de Porto Alegre ou do Aeroporto de Caxias do Sul. Veja abaixo os valores e como reservar:

2-) Melhor época para viajar

Maria Fumaça Bento Gonçalves
Maria Fumaça em Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

Dá para visitar Bento Gonçalves o ano todo, porém, por ser uma região famosa pelos vinhos, existem algumas épocas mais interessantes para visitar, especialmente durante a Vindima.

Para quem não sabe, a Vindima é a época da colheita das uvas, que na região do Vale dos Vinhedos, ocorre no verão, especialmente de janeiro a março. Uma dica para quem quiser ir nessa época: prepare-se para encontrar muitas pessoas e preços mais caros, em passeios e na hospedagem, na região.

Uma boa alternativa para fugir das multidões, encontrar bons preços e ainda ver paisagens bonitas, é viajar para Bento Gonçalves durante o outono, de março a junho. Nós fizemos isso e achamos a região linda nessa época, já dando para curtir um pouco do frio da Serra Gaúcha.

+ Vindima em Bento Gonçalves: Veja como ir!

3-) O que fazer em Bento Gonçalves: Melhores passeios e atrações

Vinicola no Rio Grande do Sul
Degustação de vinhos na Dal Pizzol, uma das maiores viníciolas, próxima de Bento Gonçalves. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Quem viaja para Bento Gonçalves visita atrações tanto na cidade, como nos seus arredores. Recomendamos ficar pelo menos 2 noites da cidade para conhecer atrações básicas, como a Maria Fumaça (veja mais abaixo detalhes do passeio).

Já quem quiser usar Bento Gonçalves como base para conhecer o Vale dos Vinhedos e suas vinícolas, vale a pena ficar de 3 a 4 dias, no mínimo.

Veja abaixo então os TOP 6 passeios para fazer na cidade e arredores. Vambora!

  • Pipa Pórtico

A Pipa Pórtico será a primeira atração, provavelmente, que você irá conhecer ao chegar na cidade. Existe inclusive um city tour que passa pelo local.

Este portal representa uma grande pipa, imitando madeira, que faz uma homenagem aos antigos recipientes onde eram feitos os vinhos, muitos deles ainda existentes até hoje em dia em algumas vinícolas da região.

Ao lado dele fica um centro de informações turísticas da cidade, onde dá para pegar mais informações, mapa, etc.

+ City Tour Histórico em Bento Gonçalves: Veja como fazer

  • Via do Vinho

Fonte do Vinho Bento Gonçalves
Fonte do vinho, na Via del vinho. Foto: GC/Blog Vambora!

Outra grande atração de Bento, a Via Del Vinho fica bem no centro e possui uma fonte que reproduz vinho sendo jorrado!

Aqui acontecem também diversos eventos relacionados aos vinhos da região, como a Fenavinho (Festa Nacional do Vinho), que ocorre geralmente no mês de junho.

  • Passeio de Maria Fumaça Trem do Vinho

Trem do Vinho
Vagão do Trem do Vinho. Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio de Maria Fumaça é um mais famosos de toda Serra Gaúcha! Chamado também de Trem do Vinho, passa pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, na região do Vale dos Vinhedos.

As locomotivas que levam os turistas hoje em dia são históricas, das décadas de 40 e 50. Há duas funcionando e uma exposta para os turistas na estação férrea da cidade.

Há ainda a opção de incluir neste passeio outras atrações de Bento Gonçalves, como visitar uma vinícola, lojas artesanais, etc. Nós fomos e adoramos todo o passeio, sendo um dos nossos favoritos da região!

+ Trem do Vinho no Vale dos Vinhedos: Veja ir e nossa experiência!

  • Epopéia Italiana

Parque Cultural Epopeia Italiana
Parque Cultural Epopeia Italiana. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Ao lado da estação de trem de Bento, o Parque Cultural Epopéia Italiana, é uma espécie de museu interativo que conta a história da chegada dos imigrantes italianos na região.

Super bem feito, vale muito a pena ir e pode ser visitado no mesmo dia do trem do vinho, juntamente com outras atrações da cidade.

+ Passeio de Trem Maria Fumaça + Epopéia Italiana: Veja como fazer!

  • Visitar Vinícolas do Vale dos Vinhedos

Wine Experience Vinicola Perini
Wine Experience na Viniciola Perini no Vale dos Vinhedos. Foto: GC/Blog Vambora!

Outro passeio essencial para fazer em Bento é visitar vinícolas, como as grandes Casa Valduga, Miolo, Aurora e Salton, todas nos arredores da cidade.

Há também vinícolas menores, mas com vinhos e espumantes maravilhosos! Como são muitas, vale separar ao menos 2 dias do seu roteiro de viagem para conhecê-las.

Existem tours e passeios para conhecer vinícolas no Vale dos Vinhedos, porém quiser, também, dá para visitá-las por conta própria. Como em geral essas visitas incluem degustação de vinhos, ir com um passeio é mais indicado para quem quiser beber.

Veja abaixo algumas sugestões de passeios saindo de Bento Gonçalves para Vinícolas da região:

Tour de dia inteiro conhecendo Casa Valduga, Vinícola Pizzato e Vinícola Capoani;

Tour pela Rota dos Espumantes;

Visita à vinícola Salton com Degustação de cachaça.

  • Rotas Turísticas de Bento Gonçalves

Casa Bertarello na Rota Caminhos de Pedra
Casa Bertarello na Rota Caminhos de Pedra. Foto: Divulgação

Existe nos arredores da cidade 5 rotas turísticas, que incluem atrações históricas (mostrando mais sobre a imigração na região), gastronômicas, arquitetônicas, ligadas ao enoturismo e com paisagens de tirar o fôlego!

São elas: Rota Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos (as duas mais famosas); Vale do Rio das Antas; Cantinas Históricas e Encantos de Eulália.

Os tours são de geralmente meio dia e duram 4h. O do Caminhos de Pedra, por exemplo, inclui visita a linda e histórica Casa Bertarello, além de degustações e visitas na Cantina Strapazzon e Casa da Ovelha.

A Alessandra do blog Viagens de Lá pra Cá, fez esse roteiro dos Caminhos de Pedra e mostrou mais detalhes de todas as atrações.

Bem famoso também, o tour Vale dos Vinhedos inclui visita as vinícolas Cave do Sol e a Vinícola Torcello, além de locais com comidas típicas locais.

4-) Restaurantes em Bento Gonçalves

Galeto Casa Di Paolo
Galeto no restaurante Casa Di Paolo em Garibaldi. Foto: GC/Blog Vambora!

Além de passear, se come muito bem em Bento Gonçalves! A cidade possui ótimos restauranres de comidas típicas, incluindo excelentes italianos, fondue, etc.

Provavelmente um dos restaurantes mais famosos da região sul, o Galeto Di Paolo tem uma unidade em Bento, com sua sequencia de galeto, saladas e massas, tudo à vontade e delicioso!

Outros restaurantes em Bento Gonçalves super indicados são o Caldeira Restaurante (aberto somente para jantar), Piegora Bistrô (almoço e jantar), o Chamonix Fondue (para quem quiser comer um fondue na cidade) e o Otto e Mezzo Pizza Verace, para quem quiser uma refeição mais informal.

Post completo com todas as dicas para você planejar o que fazer em Bento Gonçalves! Gostaram?

Quem já foi para a cidade, aproveite e deixe aqui sua dica ou atração favorita! Vambora!

*Nós fizemos essa viagem a convite do SEBRAE e do Ibravin

*** Veja mais dicas de BENTO GONÇALVES e região:
Onde ficar em Bento Gonçalves: Melhores Hotéis e Pousadas
Passeio de Maria Fumaça Trem do Vinho: Todas as dicas para fazer!
Roteiro de viagem pelo Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui