Relato de viagem: O que fazer em Bento Gonçalves – Atrações e dicas!

0
Vale dos Vinhedos
Vinícola Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos, perto de Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

Veja o que fazer em Bento Gonçalves, um dos maiores destinos da região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul! Famosa pelas suas vinícolas, a cidade é um ótimo ponto de partida para conhecer melhor a região da Serra Gaúcha.

Confira abaixo todas as dicas de como chegar, quando é melhor ir, onde se hospedar, e é claro, quais as principais atrações e passeios em Bento Gonçalves vale a pena fazer. Vambora!

O que fazer em Bento Gonçalves: atrações e dicas

1-) Como chegar em Bento Gonçalves

Via del Vinho, em Bento Gonçalves
Via del Vinho, em Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

Recomendo muito que você viaje de carro para Bento Gonçalves, já que a maior parte das vinícolas do Vale dos Vinhedos, ficam geralmente nos arredores da cidade e são bem mais fáceis de serem visitadas de carro.

Para chegar em Bento Gonçalves, quem vier de outros estados, vale alugar um carro direto no Aeroporto de Porto Alegre, principal e mais fácil via de acesso até Bento. Ou, caso prefira, pode também alugar em carro em Bento Gonçalves mesmo, para usar em alguns dias específicos.

Uma vez estando de carro na cidade, você consegue também conhecer outros destinos próximos, como outras cidades do Vale dos Vinhedos (Farroupilha, Garibaldi, por exemplo) e da Serra Gaúcha também, como Gramado e Canela. Ou seja, vale a pena mesmo estar com carro na região.

+ Preço do aluguel de carro em Porto Alegre e aluguel de carro em Bento Gonçalves

2-) Quando ir para Bento Gonçalves

Maria Fumaça Bento Gonçalves
Maria Fumaça em Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

Bento Gonçalves dá para visitar o ano todo, porém, por ser uma região famosa pelos vinhos, existem algumas épocas mais interessantes para visitar, especialmente durante a Vindima.

A Vindima é a época da colheita das uvas, que na região do Vale dos Vinhedos, ocorre de janeiro a março. Apenas uma dica para quem quiser ir nessa época: prepare-se para encontrar muitas pessoas e preços mais caros, em passeios e na hospedagem, na região. Uma boa alternativa para fugir das multidões, encontrar bons preços e ver paisagens bonitas, é viajar para região durante o outono.

3-) Quantos dias em Bento Gonçalves

Vinhedos da Casa Valduga
Vinhedos da Casa Valduga. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Para conhecer as principais atrações de Bento Gonçalves, considere ficar pelo menos 2 dias inteiros na cidade. De 3 a 4 dias, já dá para conhecer mais vinícolas e cidades nos arredores. Com 5 a 6 dias, dá para incluir no roteiro uma das rotas turísticas de Bento Gonçalves. Confira abaixo todas as principais atrações e passeios para fazer na cidade e região.

4-) O que fazer em Bento Gonçalves

Vinicola no Rio Grande do Sul
Degustação de vinhos na Dal Pizzol, uma das maiores viníciolas, próxima de Bento Gonçalves. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Vamos dar aqui um roteiro das principais atrações e passeios em Bento Gonçalves, com indicações de dias. Veja então abaixo as principais atrações da cidade e arredores, para você conhecer:

– Pipa Pórtico: Será a primeira atração, provavelmente que irá conhecer ao chegar em Bento Gonçalves. O portal da cidade é essa grande pipa, imitando madeira, que faz uma homenagem aos antigos recipientes onde eram feitos os vinhos, muitos deles ainda existentes até hoje em dia em algumas vinícolas da região. Ao lado dele fica um centro de informações turísticas da cidade, onde dá para pegar mais informações, mapa, etc.

Fonte do Vinho Bento Gonçalves
Fonte do vinho, na Via del vinho, em Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

– Via do Vinho: Outra grande atração de Bento Gonçalves, a Via Del Vinho fica bem no centro da cidade e possui uma fonte que reproduz vinho sendo jorrado! Aqui acontecem também diversos eventos relacionados aos vinhos da região, como a Fenavinho que fomos.

– Passeio de Maria Fumaça: No segundo dia, faça esse que é um dos passeios mais famosos da Serra Gaúcha. Todas as dicas para ir no chamado também de Trem do Vinho, ingressos, você confere nesse post super completo que fizemos: https://www.blogvambora.com.br/trem-maria-fumaca-serra-gaucha/

Trem do Vinho
Vagão do Trem do Vinho. Foto: GC/Blog Vambora!

– Epopéia Italiana: Ao lado da estação de trem de Bento Gonçalves, o Parque Cultural Epopéia Italiana, é uma espécie de museu interativo que conta a história da chegada dos imigrantes italianos na região. Super bem feito, vale muito a pena ir e pode ser visitado no mesmo dia do trem do vinho. Veja aqui todos os detalhes: https://www.blogvambora.com.br/trem-maria-fumaca-serra-gaucha/

– Vinícolas do Vale dos Vinhedos: No terceiro dia, conheça vinícolas, como as grandes Casa Valduga, Miolo, Aurora e Salton, todas nos arredores de Bento Gonçalves. Há também vinícolas menores, mas com vinhos e espumantes maravilhosos! Como são muitas vinícolas, o ideal é separar ao menos 2 dias para conhecê-las. Veja algumas das mais surpreendentes que visitamos: https://www.blogvambora.com.br/vinicolas-no-vale-dos-vinhedos/

Wine Experience Vinicola Perini
Wine Experience na Viniciola Perini, na Serra Gaúcha. Foto: GC/Blog Vambora!

– Rotas Turísticas de Bento Gonçalves: existem nos arredores de Bento Gonçalves 5 rotas turísticas, que incluem atrações históricas (mostrando mais sobre a imigração na região), gastronômicas, arquitetônicas, ligadas ao enoturismo e com paisagens de tirar o fôlego! São elas: a Rota Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos (as duas mais famosas) e a do Vale do Rio das Antas, Cantinas Históricas e Encantos de Eulália. Mais sobre cada uma delas, incluindo mapas e atrações, você pode conferir aqui: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/turismo/roteiros-turisticos

Galeto Casa Di Paolo
Galeto no restaurante Casa Di Paolo em Garibaldi. Foto: GC/Blog Vambora!

– Galeto Di Paolo: Provavelmente um dos restaurantes mais famosos da região sul, o Galeto Di Paolo é também uma atração imperdível na região, com sua sequencia de galeto, saladas e massas, tudo à vontade! O restaurante original fica em Garibaldi, mas há unidade também em Bento Gonçalves. Imperdível! Veja aqui quando já fomos em Gramado: https://www.blogvambora.com.br/viajante-gourmet-o-galeto-de-gramado/

5-) Onde ficar em Bento Gonçalves

Hotel & Spa do Vinho - Bento Gonçalves
Hotel & Spa do Vinho em Bento Gonçalves. Foto: Divulgação

Como já dissemos nesse post específico, sobre “Pousadas e Hotéis em Bento Gonçalves”, há basicamente duas regiões melhores para se hospedar: no centro da cidade e no próprio Vale dos Vinhedos, já na área rural, nos arredores de Bento. De um modo ou de outro, é preciso estar de carro para aproveitar melhor a viagem.

Nós ficamos hospedados no hotel Dall’Onder Vittoria Hotel Bento Gonçalves, bem no centro da cidade e gostamos muito. Veja aqui outras boas opções de hotéis e pousadas para se hospedar: https://www.blogvambora.com.br/pousadas-hoteis-em-bento-goncalves/

+ Hotéis e Pousadas em Bento Gonçalves

Post completo com todas as dicas para você planejar o que fazer em Bento Gonçalves! Quem já foi para a cidade, aproveite e deixe aqui sua dica ou atração favorita! Vambora?

*Nós fizemos essa viagem a convite do SEBRAE e do Ibravin

*** Veja mais dicas da SERRA GAÚCHA no blog:
TOP 7 Vinícolas no Rio Grande do Sul para visitar
Passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha
O que fazer em Gramado, do básico ao inusitado

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui