Relato de viagem: Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves – Todas as dicas para fazer!

0
Trem Maria Fumaça Serra Gaucha - Blog Vambora
Passeio de trem Maria Fumaça na Serra Gaúcha! Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio de Maria Fumaça é um dos mais famosos e procurados da região da Serra Gaúcha. Saindo da cidade de Bento Gonçalves, o antigo trem, chamado também de trem do vinho, passa pela região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, sendo um passeio bem gostoso para toda família fazer!

Nós realizamos este passeio recentemente e ele foi um dos mais esperados durante nossa viagem pela Serra Gaúcha! Completo, ele inclui além da Maria Fumaça, uma visita ao Epopéia Italiana, uma espécie de museu interativo em Bento Gonçalves!

Todos os detalhes e dicas sobre como fazer passeio de Maria Fumaça, você confere abaixo. Vambora!

Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves: Veja como fazer!

Maria Fumaça em Bento Gonçalves. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI
Maria Fumaça em Bento Gonçalves. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

O passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha passa pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, na região do Vale dos Vinhedos. Muita gente confunde, mas o passeio não sai nem passa em Gramado e Canela, sendo necessário ir até Bento Gonçalves para fazer o passeio.

O bom é que todas as cidades são bem próximas, sendo possível realizar o passeio tranquilamente num bate e volta de Gramado ou Canela.

Confira abaixo então todos os detalhes para fazer esse passeio inesquecível na região!

+ Ingresso para Trem do Vinho + Visita em vinícolas: Veja valores e como reservar

1-) Sobre a Maria Fumaça de Bento Gonçalves

Estação de trem em Garibaldi,
Estação de trem em Garibaldi, uma das paradas do trem do vinho. Foto: GC/Blog Vambora!

A linha de trem que passa pelo Vale dos Vinhedos passou a ser construída em 1909, sendo finalizada em 1919. Começou com o transporte de passageiros, até passar como meio de transporte de cargas até os anos 90.

Foi somente depois dessa época que a linha voltou a fazer o transporte de passageiros, só que agora para o turismo!

Trem do Vinho
Vagão original é o nº215. Foto: GC/Blog Vambora!

As locomotivas que levam os turistas hoje em dia são históricas, das décadas de 40 e 50. Há duas funcionando e uma exposta para os turistas na estação férrea de Bento Gonçalves.

O trem, formado pela locomotiva, possui também seis vagões, sendo o nº215 o único vagão original, com bancos de madeira que também pode ser visitado durante o passeio. Vale caminhar durante o passeio entre os vagões para conhecer!

2-) Trajeto do trem

Veja acima no mapa: o percurso realizado pela Maria Fumaça é de 23km, numa velocidade que varia de 20 a 30km/h, passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

duas opções de trajeto do trem:

– Os passageiros podem sair de Bento Gonçalves e seguir com a Maria Fumaça até Carlos Barbosa, voltando de ônibus até Bento Gonçalves (transfer incluso no valor do passeio) ou;

– Ir de ônibus até Carlos Barbosa (também incluso no passeio) e dai ir de de trem até Bento Gonçalves.

Qualquer uma das opções escolhidas é viável e não há muita diferença. Nós, por exemplo, fizemos o trajeto que sai de Carlos Barbosa e chega em Bento Gonçalves.

+ Ingresso para Trem do Vinho + Visita em vinícolas: Veja valores e como reservar

3-) Atrações incluídas no passeio de trem

Parque Cultural Epopeia Italiana
Parque Cultural Epopeia Italiana em Bento Gonçalves. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Além do passeio de Maria Fumaça em si, com degustação de vinhos e apresentações (veja mais abaixo todos os detalhes), você pode incluir no ingresso do passeio de Maria Fumaça uma visita ao Parque Cultural Epopeia Italiana.

Trata-se de uma espécie de museu interativo que conta a história da chegada dos imigrantes italianos na região. O museu mostra a história dos imigrantes desde como viviam na Itália até como prosperaram e criaram as primeiras vilas aqui no Brasil.

Durante a visita, você vai passando por diversos cenários que vão mostrando a trajetória dos imigrantes, incluindo filmes, efeitos especiais e atores.

Parque Cultural Epopeia Italiana
Entrada do Parque Cultural Epopeia Italiana. Foto: GC/Blog Vambora!

Achamos bem legal a Epopéia Italiana, tanto pelo tamanho da estrutura, como pela qualidade do tour, super bem contado e ilustrado nesse passeio interativo.

Inclusive, é comum ver muitas pessoas se emocionando com a história, especialmente na hora que mostram como foi difícil travessia de barco da Itália até o Brasil.

Parque Cultural Epopeia Italiana
Lázaro e Rosa da vida real. Foto: GC/Blog Vambora!

No final do passeio dentro do parque, há ainda uma degustação de vinho, suco de uva e biscoito artesanal que faz parte do ingresso.

Se por acaso, alguém quiser fazer apenas o passeio pela Epopéia Italiana, sem a Maria Fumaça, é possível. Eles funcionam diariamente, das 8h às 17h45min, com o preço do ingresso por cerca de R$ 50.

Nós pessoalmente achamos que vale muito a pena fazer o pacote dos dois passeios! Para quem vai fazer o passeio completo, geralmente se começa visitando o Parque Cultural Epopéia Italiana e de lá, anda-se poucos metros até a estação de trem de Bento Gonçalves, da onde sai a Maria Fumaça.

+ Epopéia Italiana em Bento Gonçalves: Veja como reservar ingresso online

4-) Nossa experiência no Passeio de Maria Fumaça

Passeio de trem Maria Fumaça
Passeio de trem Maria Fumaça. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma vez comprando seu ingresso (melhor online, para garantir – veja mais abaixo como comprar), você já recebe seu ticket sabendo o vagão e o lugar que irá sentar.

Depois de conhecer mais sobre a história dos imigrantes italianos no Parque Cultural Epopéia Italiana, o passeio de trem é uma espécie de comemoração as tradições, cultura e chegada deles no Brasil.

A chegada da locomotiva na estação, aliás, já é uma grande emoção! Imensa, barulhenta, soltando fumaça para todos os lados, é um lindo espetáculo para quem nunca viu ou andou num trem desses.

Como dissemos mais acima, o trem é formado por seis vagões, sendo o nº215 o único ainda original da época. Em todos os vagões, acima dos bancos, há pequenos suportes onde você coloca um copinho que é dado para experimentar e provar vinhos da região, durante degustações nas paradas.

Trem do vinho
Trem do vinho, na Serra Gaúcha. Foto: GC/Blog Vambora!

As degustações acontecem nas estações de Bento Gonçalves e Garibaldi, incluindo vinhos tinto, branco, espumante e suco de uva. Em todas as paradas, há também música ao vivo, com artistas tocando musicas típicas italianas.

Legal que em cada vagão também há um guia que vai contando mais sobre a história da Maria Fumaça e das próprias cidades e suas atrações. O trajeto total é de 23km, e o passeio de trem dura por volta de 2h.

Vinhos Trem Maria Fumaça
Degustação de vinhos durante uma das paradas do trem em Garibaldi. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Nós começamos a nossa viagem pelo trem do vinho de Carlos Barbosa. No primeiro trecho, até Garibaldi, fomos escutando as informações e admirando a paisagem. Aliás, a paisagem varia bastante durante o percurso, passando desde por trechos de mata até dentro das cidades, pertinho de casas.

Em Garibaldi há a única parada do trajeto. Aqui é um ótimo momento para, além de degustar os vinhos e sucos, ver de perto e tirar várias fotos com a linda Maria Fumaça.

Trem Maria Fumaça
Uma das várias apresentações típicas e culturais durante o trajeto. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

O segundo trecho da viagem, entre Garibaldi e Bento Gonçalves foi mais agitado, quando diversos artistas se revezavam entrando nos vagões com apresentações típicas de musica italiana, gaúcha, até apresentações de humor e teatro.

No total, o passeio dura por volta de 3h, mas com tantas atividades o tempo passa voando! 😉

4-) Ingressos e valores para o passeio de Maria Fumaça

Ingresso para o passeio de Maria Fumaça
Ingresso para o passeio de Maria Fumaça. Foto: GC/Blog Vambora!

A empresa Giordani Turismo é a responsável oficial pelo passeio de trem. Recomendamos sempre comprar o ingresso online e com antecedência devido a grande procura, em qualquer época do ano.

Dependendo da época e tipo de passeio, o valor pode mudar. O passeio básico de trem Maria Fumaça, que inclui degustação de vinhos e suco, visita ao Epopéia Italiana e transfer entre as estações de trem em Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, sai em média por R$ 195 por pessoa (preços de 2021).

Passeio de trem Maria Fumaça
Trem Maria Fumaça. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Há ainda a opção de incluir neste outras atrações em Bento Gonçalves, como visitar uma vinícola, lojas artesanais, etc.

+ Veja aqui os valores para essa opção mais completa de passeio de Maria Fumaça

Os horários e dias também dos passeios variam de acordo com a época do ano, acontecendo quase que diariamente durante a alta temporada. Em geral existem 4 saídas de trem no dia: às 9h, 10h, 14h e 15h.

5-) Como chegar em Bento Gonçalves

Maria Fumaça Bento Gonçalves
Para fazer o passeio é preciso estar em Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem não estiver hospedado em Bento Gonçalves, mas em alguma outra cidade da região da Serra Gaúcha, a maneira mais fácil de chegar é de carro.

Você pode desde alugar um carro em Porto Alegre (onde fica o aeroporto, por onde a maioria dos turistas chegam na Serra Gaúcha), até alugar um carro na sua cidade base da viagem, como Gramado, por exemplo.

+ Aluguel de carro em Gramado

Outra opção é vir de ônibus ou transfer de desde Porto Alegre, ou até mesmo Gramado. Veja aqui os valores para o transfer até Bento Gonçalves.

Agora que você já sabe todos os detalhes para fazer esse passeio de Maria Fumaça, Vambora? Nós adoramos esse paseio! Qualquer dúvida, só deixar sua questão na caixa de comentários!

*Nós fizemos essa viagem a convite do SEBRAE e do Ibravin

*** Mais dicas de BENTO GONÇALVES:
O que fazer em Bento Gonçalves: Atrações e dicas!
Onde ficar em Bento Gonçalves: Melhores Hotéis e pousadas para se hospedar
TOP 7 Vinícolas na Serra Gaúcha para conhecer

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui