Viajante Gourmet: Como visitar a Casa Valduga em Bento Gonçalves

4
Casa Valduga Vale dos Vinhedos
Visita a Casa Valduga no Vale dos Vinhedos. Foto: GC/Blog Vambora!

Com mais de 140 anos, a Casa Valduga é uma das maiores, mais famosas e antigas vinícolas da região do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. Se você visitar a região, precisa conhecer!

A linda propriedade é também imensa, possuindo além das vinícolas, local de produção e estoque dos vinhos (cave), restaurante, loja e até pousada, para quem quiser se hospedar por lá.

Vinhos Casa Valduga
Cave da vinícola. Foto: GC/Blog Vambora!

Nós fizemos um tour pela Casa da Valduga, que inclui visita a propriedade e degustação de alguns dos seus melhores vinhos e adoramos! O passeio dura por volta de 1h/1h30 e é bem completo, passando pelos principais locais onde são produzidos os vinhos da casa.

+Onde se hospedar em Bento Gonçalves: Melhores Hotéis e Pousadas

Confira abaixo todas as dicas de como visitar a Casa Valduga, incluindo como foi nossa experiência fazendo o tour e degustação. Vambora!

Casa Valduga no Vale dos Vinhedos: Veja como visitar!

1-) Onde fica e como chegar na Vinícola Casa Valduga

Vale dos Vinhedos
Casa Valduga fica no Vale dos Vinhedos, perto de Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

A Casa Valduga fica na região do Vale dos Vinhedos, bem próxima da cidade de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul.

A melhor forma de chegar é de carro, sendo apenas uns 15 minutos do centro da cidade. Você pode tanto pegar carro alugado, como ir através de um tour para Casa Valduga, que inclui transfer do seu hotel em Bento Gonçalves.

Quem for alugar um carro na região, o mais fácil é pegar o automóvel em Porto Alegre (onde fica o aeroporto mais próximo) e nas vinícolas vale ter um motorista da rodada. Essa é a forma com melhor custo X benefício para se deslocar na região.

+ Aluguel de carro em Porto Alegre: veja valores e como reservar

Outra opção é contratar uma van/motorista particular para levar nas vinícolas, não só na Casa Valduga mas também nas demais da região do Vale dos Vinhedos.

2-) Como é o tour pela Casa Valduga

Cave da Casa Valduga
Tour pela vinícola. Foto: GC/Blog Vambora!

A Casa Valduga foi uma das primeiras vinícolas a fazer enoturismo no Vale dos Vinhedos, por isso, é conhecida pela qualidade do seu tour, um dos mais completos e legais que fizemos!

A vinícola, inclusive, faz parte do livro “1000 Lugares para conhecer antes de morrer, da escritora Patrícia Schultz, pela história e grande estrutura do local.

Você pode tanto fazer um tour apenas pela vinícola, ou aproveitar para visitar a Casa Valduga e outras vinícolas próximas no mesmo dia, através de um tour. Veja mais abaixo os ingressos e valores de cada opção.

+ Tour pela Casa Valduga e mais 2 vinícolas em Bento Gonçalves: Veja valores e como reservar!

Entrada Casa Valduga
A Valduga é considerada um dos 1000 lugares para conhecer antes de morrer! Foto: GC/Blog Vambora!

Nós fizemos a visita guiada tradicional pela Valduga, que é o tour mais comum, incluindo conhecer os vinhedos, cave e também degustação dos vinhos.

Essa visita começa pela Cave principal onde ficam os vinhos da Casa Valduga. Ali, fica também um local que conta parte da história da família e da produção dos vinhos, muitos premiados.

Um vídeo ajuda os visitantes a entender melhor como tudo começou e como a vinícola se desenvolveu até os dias de hoje.

Visita Casa Valduga
Trator que nos levou durante a visita. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Algo que achei bem legal é que esse tour é bem interativo, com o guia dando muitas informações sobre a vinícola e os processos de elaboração dos vinhos.

Para chegar até o ponto de partida do tour, fomos num super trator/jardineira. Vale dizer que esse é um passeio que pode ser feito para quem não entende nada de vinho até quem quiser se aprofundar mais sobre o assunto!

cave da Casa Valduga
Cave linda da vinícola. Foto: GC/Blog Vambora!

A cave, linda, junto com os vinhedos, são um dos pontos altos do tour! Mesmo com o tempo nublado, dá para perceber quão grande é a propriedade.

Na época na Vindima, no começo do ano, quando ocorre a colheita das uvas na região, dá para imaginar como tudo fica ainda mais bonito!

Vinhedos da Casa Valduga
Tour pelos vinhedos. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Durante a visita as caves, você também vai aprendendo mais sobre os vinhos produzidos pela Casa Valduga, como os premiados espumantes Sur Lie e 130 Blanc de Noir, por exemplo, além do Leopoldina Gran Chardonnay, e os tintos Casa Valduga Identidade Gran Corte e o Terroir Cabernet Franc.

Na última parte da visita, quando se faz a degustação, nós experimentamos todos eles e foi incrível! Aliás, uma parte bem legal da visita é passar também pela fábrica conhecendo mais também dos bastidores da produção dos vinhos.

+ Confira mais passeios para fazer em Bento Gonçalves

Aqui se vê como é feito o engarrafamento, como são colocadas as embalagens, etc. Uma curiosidade, foi ver, por exemplo, no espumante 130 Blanc de Noir, uma placa especial é colocada manualmente em cada garrafa. Lindo!

Casa Valduga Degustação
Degustação de vinhos durante tour. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Por fim, a parte da visita que todos esperam: a degustação! No tour essencial que fizemos estava incluída uma degustação de 5 rótulos, sendo 2 vinhos tintos, 1 vinho branco e 2 espumantes.

O nosso guia durante todo o passeio e degustação, foi o enólogo Lucas Simões que nos deu uma aula de como apreciar os vinhos, entendendo melhor os sabores de cada um.

Espumante 130 Blanc de Noir da Casa Valdug
Espumante 130 Blanc de Noir degustado. Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio termina voltando para o início da recepção, onde há também uma loja da Casa Valduga e você pode comprar os seus rótulos favoritos e levar para casa.

+ TOP 7 Vinícolas do Rio Grande do Sul para visitar!

3-) Ingressos, horários e valores

Vinhedo Casa Valduga
Vinhedos da Casa Valduga em Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

O tour tradicional da Casa Valduga para ir por conta própria, ocorre todos dos dias, em cerca de 4 horários (10h, 11h30, 12h e 15h30). A duração do tour essencial é de cerca de 2h e o valor é de R$ 150 por pessoa, incluindo a degustação de 5 tipos de vinhos e uma taça de cristal para levar para casa.

Existem também outros tipos de tours na Casa Valduga, como uma visita com almoço incluído, um tour voltado apenas para espumantes, etc. Todas os tipos disponíveis, podem ser vistos no site da Casa Valduga.

Quem preferir fazer o passeio com um transfer, saindo de Bento Gonçalves, há opção de tour que visita a Casa Valduga e mais duas vinícolas (as também ótimas Vinícola Pizzato e Casa Zottis), com degustação. Esse tour inclui também almoço típico italiano.

Degustação Casa Valduga
Degustação na vinícola. Foto: GC/Blog Vambora!

Esse tour completo ocorre diariamente, com saída às 8h30 do transfer do seu hotel em Bento Gonçalves  e dura o dia todo, pelo valor e R$ 500, para visitar as três vinícolas. Em ambos os casos, é indicado reservar a visita com antecedência, comprando online o ingresso do passeio.

Menores de 18 anos podem fazer a visita desde que acompanhados pelos responsáveis e animais de estimação não são permitidos durante a visita na Casa Valduga.

+ Tour pela Casa Valduga e mais vinícolas em Bento Gonçalves: Veja valores e como reservar!

4-) Dicas finais para visitar a vinícola

Visita Casa Valduga
Visita a Cave da vinícola durante o tour. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Vale reservar com antecedência a visita na vinícola, já que ela é uma das mais famosas da região do Vale dos Vinhedos e a procura é grande, especialmente na alta temporada (dezembro a fevereiro e junho e julho);
  • Além do tour, quem for por conta própria, vale conhecer também o restaurante Maria Valduga, de comida típica italiana, que fica dentro da vinícola. Ele abre todos os dias, do 12h às 15h30, para almoço;
  • A Casa Valduga possui também cinco pousadas dentro da propriedade, onde qualquer pessoa pode se hospedar. É uma das opções mais interessantes de hospedagem em Bento Gonçalves e no Vale dos Vinhedos, incluindo café da manhã com espumante!
  • Além das visitas, a Casa Valduga também realiza cursos, experiências e até pacotes especiais. Na vindima, por exemplo, eles possuem um pacote que inclui hospedagem, colheita e pisa da uva, café colonial e almoço e jantares especiais. A época da vindima acontece em janeiro e fevereiro.

Por tudo isso, a Casa Valduga é uma das melhores vinícolas para visitar na Serra Gaúcha! Realmente uma das experiências mais legais para se fazer no Vale dos Vinhedos! Vambora?

*Nós fizemos essa viagem a convite do SEBRAE e da Ibravin

*** Veja mais dicas da BENTO GONÇALVES:
Roteiro de viagem pelo Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha
O que fazer em Bento Gonçalves: principais atrações e dicas!
Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves: veja como ir!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


4 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui