Viajante Gourmet: Visita a Casa Valduga no Vale dos Vinhedos

4
Casa Valduga Vale dos Vinhedos
Visita a Casa Valduga no Vale dos Vinhedos. Foto: GC/Blog Vambora!

Com mais de 140 anos, a Casa Valduga é uma das maiores, mais famosas e antigas vinícolas da região do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. A linda propriedade é também imensa, possuindo além das vinícolas, local de produção e estoque dos vinhos, restaurante, loja e até pousada, para quem quiser se hospedar por lá.

Vinhos Casa Valduga
Cave da Casa Valduga, durante tour. Foto: GC/Blog Vambora!

Nós fizemos o tour pela Casa da Valduga, que inclui visita a propriedade e degustação de alguns dos seus melhores vinhos e adoramos! O passeio dura por volta de 1h/1h30 e é bem completo, passando pelos principais locais onde são produzidos os vinhos da casa.

+Onde se hospedar em Bento Gonçalves: hotéis e pousadas

Confira abaixo as dicas de como visitar a Casa Valduga, incluindo tour e degustação. Vambora!

1-) Como visitar a Casa Valduga no Vale dos Vinhedos

Cave da Casa Valduga
Cave da Casa Valduga. Foto: GC/Blog Vambora!

A Casa Valduga foi uma das primeiras vinícolas a fazer enoturismo no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, por isso, é conhecida pela qualidade do tour, um dos mais completos e legais que fizemos nessa viagem.

A vinícola, inclusive, faz parte do livro “1000 Lugares para conhecer antes de morrer, da escritora Patrícia Schultz, pela história e grande estrutura do local.

Entrada Casa Valduga
Casa Valduga no Vale dos Vinhedos, um dos 1000 lugares para conhecer antes de morrer. Foto: GC/Blog Vambora!

Ela é mesmo linda e a visita guiada começa pela principal cave onde ficam os vinhos da Casa Valduga. Ali, fica também um local que conta parte da história da família e da produção dos vinhos, muitos premiados. Um vídeo mostrado aos visitantes ajuda a entender melhor como tudo começou e como a vinícola se desenvolveu até os dias de hoje.

Visita Casa Valduga
Trator que nos levou durante a visita. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Algo que achei bem legal é que a visita é bem interativa, com o guia mostrando praticamente toda a vinícola e os processos de elaboração dos vinhos sem ser algo monótono. Inclusive, para chegar até o ponto de partida do tour, fomos num super trator/jardineira bem divertido! É um passeio que pode ser feito para quem não entende nada de vinho até quem quiser se aprofundar mais sobre o assunto.

cave da Casa Valduga
Linda cave da Casa Valduga. Foto: GC/Blog Vambora!

A cave, linda, junto com os vinhedos, são um dos pontos altos do tour. Que paisagens maravilhosas! Mesmo com o tempo nublado, dá para perceber quão grande é a propriedade. Na época na vindima, no começo do ano, quando ocorre a colheita das uvas na região, dá para imaginar como tudo fica ainda mais bonito!

Vinhedos da Casa Valduga
Vinhedos da Casa Valduga, visitados durante o tour. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Durante a visita as caves, você também vai aprendendo mais sobre os vinhos produzidos pela Casa Valduga, como os premiados espumantes Sur Lie e 130 Blanc de Noir, por exemplo, além do Leopoldina Gran Chardonnay, e os tintos Casa Valduga Identidade Gran Corte e o Terroir Cabernet Franc.

Visita Casa Valduga
Tour completo pela Casa Valduga. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Na última parte da visita, quando fizemos a degustação, nós experimentamos todos eles e foi incrível!

Aliás, uma parte bem legal da visita é passar também pela fábrica conhecendo mais também dos bastidores da produção, incluindo engarrafamento, como são colocadas as embalagens, etc. Uma curiosidade, foi ver, por exemplo, no espumante 130 Blanc de Noir, uma placa especial é colocada manualmente em cada garrafa. Lindo!

Casa Valduga Degustação
Degustação de vinhos durante tour na Casa Valduga. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

Por fim, a parte da visita que todos esperam: a degustação! No valor do tour está incluída uma degustação de 5 rótulos, sendo 2 vinhos tintos, 1 vinho branco e 2 espumantes. O nosso guia durante todo o passeio e degustação, foi o enólogo Lucas Simões que nos deu uma aula de como apreciar os vinhos, entendendo melhor os sabores de cada um.

Espumante 130 Blanc de Noir da Casa Valdug
Espumante 130 Blanc de Noir da Casa Valduga: maravilhoso! Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio termina voltando para o início da recepção, onde há também uma loja da Casa Valduga e você pode comprar os seus rótulos favoritos e levar para casa.

2-) Horários e valores da visita a Casa Valduga

Vinhedo Casa Valduga
Vinhedos da Casa Valduga em Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

As visitas acontecem todos dos dias, veja abaixo os horários:

– Segunda a sábado: 09h30, 10h30, 11h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30.

– Domingos e feriados: 9h30, 10h30, 11h30, 13h30, 14h30 e 15h30.

Como comentamos, a duração do tour é de 1h15 a 1h30 aproximadamente, e o valor é de R$ 50,00 por pessoa, incluindo a degustação de 5 rótulos e você ainda ganha uma taça de cristal gravada com a marca da Casa Valduga, para levar para casa.

Degustação Casa Valduga
Degustação na Casa Valduga. Foto: GC/Blog Vambora!

Eles não fazem pré-reserva dos tours então é preciso chegar lá e marcar/fazer na hora. Os grupos são de no máximo 30 pessoas por horário. Uma dica é chegar pelo menos uns 30 minutos antes do horário do tour que deseja fazer.

Menores de 18 anos podem fazer a visita desde que acompanhados pelos responsáveis e como a degustação dos vinhos não é permitida, não há custo para menores fazerem o tour.

O passeio é guiado, feito em português, porém visitas em inglês e espanhol são também possíveis. Somente nesses é preciso fazer reserva e verificar a disponibilidade.

3-) Como chegar na Casa Valduga

Vale dos Vinhedos
Casa Valduga fica no Vale dos Vinhedos, perto de Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

A Casa Valduga fica na região do Vale dos Vinhedos, bem próxima da cidade de Bento Gonçalves.

A melhor forma de chegar é de carro, sendo apenas uns 15 minutos de carro do centro da cidade. Quem for alugar um carro na região, o mais fácil é pegar o automóvel em Porto Alegre (onde fica o aeroporto mais próximo) e nas vinícolas vale ter um motorista da rodada. Essa é a forma com melhor custo X benefício para se deslocar na região.

+ Aluguel de carro em Porto Alegre

Outra opção é contratar uma van/motorista particular para levar nas vinícolas, não só na Casa Valduga mas também nas demais da região do Vale dos Vinhedos.

4-) Dicas finais para visitar a Casa Valduga

Visita Casa Valduga
Cave da Casa Valduga. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Além do tour, vale conhecer também o restaurante Maria Valduga, de comida típica italiana, que fica dentro da vinícola. Ele abre todos os dias, do 12h às 15h30, para almoço.

-> A Casa Valduga possui cinco pousadas dentro da propriedade, onde qualquer pessoa pode se hospedar. É uma das opções mais interessantes de hospedagem em Bento Gonçalves e no Vale dos Vinhedos, incluindo café da manhã com espumante!

-> Além das visitas, a Casa Valduga também realiza cursos, experiências e até pacotes especiais. Na vindima, por exemplo, eles possuem um pacote que inclui hospedagem, colheita e pisa da uva, café colonial e almoço e jantares especiais. A época da vindima acontece em janeiro e fevereiro.

Todas as dicas para visitar a Casa Valduga no Vale dos Vinhedos. Vambora!

+ info: http://www.casavalduga.com.br/

*Nós fizemos essa viagem a convite do SEBRAE e da Ibravin

*** Veja mais dicas da SERRA GAÚCHA:
Pousadas e Hotéis em Bento Gonçalves: onde se hospedar na cidade
Aluguel de carro em Gramado e como chegar na cidade
O que fazer em Gramado, do básico ao inusitado

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui