Vivendo e aprendendo: Capim Dourado, a joia do Jalapão no Tocantins

0
Artesanato de capim dourado
Artesanato de capim dourado no Jalapão, no Tocantins. Foto: GC/Blog Vambora!

Se a beleza natural do Jalapão já impressiona, o artesanato de capim dourado, típico dessa região do Tocantins, também brilha aos olhos dos turistas que visitam o Jalapão. A fama dessa planta e artesanato típico é tão grande que hoje em dia produtos de capim dourado são encontrados até fora do Brasil!

Bijuterias de capim dourado
Bijuterias de capim dourado feitas no Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

São objetos de decoração, bijuterias, acessórios dos mais variados formatos e tipos, todos usando o capim dourado, essa planta típica do cerrado brasileiro que encontrou no Tocantins, e mais especificamente no Jalapão, um uso próprio e atividade econômica na região.

O capim dourado no Jalapão

Capim dourado
Hastes de capim dourado no cerrado do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Na verdade o capim dourado não é um capim, mas sim uma espécie de sempre-viva, uma planta muito resistente que mesmo depois de colhida pode ser manuseada e adquirir outros formatos. Sua cor dourada é que a diferencia de outras tantas semelhantes.

O uso do capim dourado na região do Jalapão, começou com índios Xerente, no começo do século XX. Comunidades Quilombolas, especialmente do povoado Mumbuca (localizado próximo da cidade de Mateiros no Jalapão), passaram então a usar da mesma técnica para desenvolver o artesanato, produzindo peças cada vez mais requintadas.

Capim Dourado Jalapao
Veredas, local onde nasce o capim dourado no Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

No Jalapão, as peças além do capim dourado, usam outras plantas típicas da região, como babaçu e o buriti, uma palmeira da qual se usa a fibra para “costurar” as peças de capim.

Algo que achei muito curioso é que as “plantações de capim dourado” no Jalapão, de plantação mesmo, não tem quase nada e são bem diferentes do nosso imaginário! São na verdade áreas extensas, muitas vezes selvagens, no qual a planta se desenvolve e se mistura com outros capins e plantas silvestres.

Capim dourado Jalapao
Encontrando capim dourado no Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

As hastes do capim dourado podem passar despercebidas pelos olhos não treinados de turistas e visitantes. Grandes ramos dourados, brilhando no sol, simplesmente não existem!

Ele é encontrado em regiões chamadas de veredas, que possuem bastante água disponível, mas mesmo assim foi bem difícil achar com nossos guias alguns ramos. Agora imagina ter que colher quantidades imensas de capim para produzir várias as peças? É um trabalho árduo e louvável que começa no campo e termina com horas e horas de trabalho das artesãs.

Capim Jalapão
Um capim simples, que engana sendo capim dourado no Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Inclusive, para preservar a atividade, que já faz parte da economia local, a colheita do capim dourado é feita numa época específica do ano (de setembro a novembro), quando já ocorreu a semeadura da planta e fica garantido que mais ramos irão se desenvolver ao longo do ano.

Onde encontrar e comprar artesanato de Capim Dourado no Jalapão

Bijuteria de capim dourado
Bijuterias de capim dourado no Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

O capim dourado não é comercializado in natura (somente as hastes) fora do Jalapão, por isso, você só consegue adquirir as peças produzidas localmente. Isso ajuda a preservar a planta na região, além de fortalecer a economia local, já que praticamente todos os artesãos de capim dourado são do próprio Jalapão.

O local mais famoso para comprar o artesanato de capim dourado é na comunidade quilombola do Mumbuca, próximo de Mateiros, uma das maiores cidades do parque estadual do Jalapão. Hoje em dia a atividade é tão importante e essencial para economia e desenvolvimento local que eles criaram no Mumbuca uma cooperativa, que vende as peças de todos os artesãos juntos, com preço tabelado.

Bijuterias de capim dourado
Mais bijuterias de capim dourado no Jalapão, no Tocantins. Foto: GC/Blog Vambora!

Fora do Mumbuca, você encontra as peças de capim dourado com artesãos independentes, como o caso da Jane, quilombola que criou uma barraca simples na beira da estrada, entre os fervedouros do Ceiça e do Sono, que vende peças lindas de capim dourado.

Um outro local super legal para comprar as peças é na loja Cabana do Capim Dourado, na rua principal do povoado de Ponte Alta também no parque estadual do Jalapão. A dona da loja, a Catiana, é um exemplo de mulher empreendedora que começou a atividade de maneira super simples e hoje tem loja, emprega outras pessoas e até exporta grande parte dos produtos feitos ali.

Catiana Cabana do Capim Dourado
Catiana, da loja Cabana do Capim Dourado produzindo peças exclusivas. Foto: GC/Blog Vambora!

Inclusive a Catiana, durante as gravações da novela da Globo “O Outro lado do Paraíso”, gravada no Jalapão, ajudou a produzir peças de capim dourado usadas pelos atores, indo inclusive para o Rio de Janeiro, ajudar as figurinistas e produção.

Os objetos dela são realmente lindos, diferenciados pelo acabamento, bom gosto e o preço, tão bom ou mais barato até de que outros locais mais turísticos. Uma coisa é fato: qualquer artesanato de capim dourado produzido no Jalapão, será muito mais em conta do que vendido em outras cidades do Brasil, incluindo até Palmas, capital do Tocantins. Além da questão de que comprar aqui as peças ajuda e influencia positiva e diretamente na economia local.

Artesanato de capim dourado
Bijuterias de capim dourado, da loja Cabana do Capim Dourado em Ponte Alta, Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

E a variedade é imensa! Destaque para as bijuterias, bolsas (lindíssimas, especialmente da Catiara, cujo acabamento estava primoroso) pratos, vasos, fruteiras e algo que adoraria ter trazido mas não consegui pelo tamanho: mandalas de capim dourado, que podem servir de quadros, enfeites de parede, etc, e que você dificilmente encontra fora do Jalapão para vender.

Artesanato capim dourado
Artesanato de capim dourado vendido no Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma verdadeira preciosidade do cerrado do Tocantins, que além de linda, ajuda muito no desenvolvimento do Jalapão! Aliás, a festa da colheita do capim dourado ocorre sempre em meados de setembro, e é uma boa época para viajar para a região. Vambora então conhecer de perto essa jóia do Jalapão!

*** O Vambora! conheceu o Jalapão através de convite da agência 40 Graus no Cerrado

*** Veja outras dicas do JALAPÃO no blog:
TOP 5 atrações para conhecer no Jalapão
Conhecendo os fervedouros do Jalapão
Onde fica o Jalapão, como chegar e melhor época para ir

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui