Próxima viagem: Viagem em grupo – 6 dicas e apps para viajar tranquilamente com amigos e família!

1

Viagem com amigos

Fazer uma viagem em grupo é uma delícia, especialmente com amigos e família, mas pode gerar também muita dor de cabeça! Isso porque toda vez que se une mais de uma pessoa, alinhar gostos, interesses, estilos é sempre complicado, seja na hora de fazer um simples churrasco, até na hora viajar! E quando se viaja e se passa muito tempo junto, as chances de haver discussões ou desentendimentos só aumenta!

Viagem em Grupo

É claro que quando se viaja em grupo, é melhor sempre ir com pessoas que você tem certa intimidade, gostos e estilos de vida parecidos para evitar muitos atritos. Porém isso nem sempre é possível, especialmente quando o grupo é a família (e todos aqueles primos e tios que você vê só de vez em quando) ou grupos de amigos com muitas pessoas e agregados (com filhos, namoradoras/os novos, etc) que algumas pessoas já tem intimidade e outras ainda não.

Por isso, para ajudar a amenizar possíveis discussões e fazer da sua viagem em grupo mais agradável para todos, confira essas 6 dicas abaixo:

6-) Dinheiro do grupo

dinheiro viagem

Dinheiro é em geral um dos maiores motivos de confusão e discussão quando se faz uma viagem em grupo, por isso, tentar diminuir os atritos nessa área é fundamental!

Uma ótima dica e que sempre faço é separar um “dinheiro do grupo”, ou seja, cada integrante da viagem coloca uma quantidade igual de dinheiro para ser usada em gastos comuns, como dividir a gasolina, pagar pedágio, comprar água e outros itens básicos e por ai vai!

Isso evita que sempre tenha aquele mal estar de alguém ter que pagar algo e ter que ficar depois cobrando e lembrando todas as outras pessoas depois.

Aliás, uma vez que todos juntaram dinheiro (por exemplo, R$ 50 cada), melhor que esse valor fique com uma pessoa responsável entre amigos/família para usar sempre que necessário. Melhor evitar deixar com os mais perdidos e desorganizados! ;-D

5-) App para dividir as contas

Splitwise app

Ainda no tema dinheiro, pagar as contas de restaurante, supermercado, em grupo pode ser bem problemático. Tem sempre quem topa dividir tudo por igual e aqueles que querem contar cada item e centavo.

Para facilitar a vida de todos os tipos, existe um app em que você consegue organizar e dividir as contas entre amigos chamado “Splitwise. Ele funciona desde para dividir conta para quem mora junto, até durante uma viagem!

O app trabalha como planilha online, onde você adiciona os seus amigos e vai colocando todas as contas e quem pagou o quê. No fim, ele vai organizando automaticamente os valores e mostrando quem deve pagar/receber de quem. É mágico!

Plates by Splitwise app

O “Splitwise” tem até uma versão específica para usar em bares e restaurantes! Chamado de “Plates, o app pede para você colocar quantas pessoas irão dividir a conta, incluindo taxas e serviço, podendo ou dividir igualmente ou separar por consumo de cada pessoa. Depois desse app, nunca mais ninguém vai brigar na hora da conta!

4-) Flexibilidade e paciência

amigos viajando

Uma vez que você viaja com mais de uma pessoa, conseguir unir todo mundo num mesmo ritmo é muitas vezes complicado. Seja para acordar todo mundo no mesmo horário, seja decidir onde ir comer.

Para facilitar a vida de todos, o melhor é que todo mundo saiba ser flexível! Não adianta ser muito rígido ao planejar uma viagem em grupo e querer que todo mundo faça ou queira seguir o mesmo ritmo de você.

Seja flexível e paciente, para saber ouvir a opinião dos outros. Uma dica boa, por exemplo, para decidir o que fazer no dia ou onde ir comer, é deixar que cada pessoa do grupo escolha um lugar por dia.

Por exemplo: se você decidiu onde jantar, deixe seu amigo escolher o local do almoço no dia seguinte. Isso divide responsabilidades e permita que todo mundo saiba ser flexível e também faça as suas escolhas.

3-) Todos por um e cada um por si!

Amigos viagem

Não é porque vocês estão viajando em grupo que todo mundo precisa fazer as mesmas coisas juntos, o tempo todo! Claro que como falamos acima, é preciso ter flexibilidade para fazer coisas em grupo, mas vocês não são obrigados a fazer as mesmas coisas o tempo todo.

Numa viagem em grupo para a praia por exemplo: tem sempre aqueles que preferem ir cedo para a praia e aqueles que querem dormir até mais tarde. Qual seja o seu estilo, não se sinta mal ou obrigado a fazer algo que não queira. Apenas se junte mais as pessoas com estilo parecido com o seu e una toda a galera em outros momentos, como no churrasco durante a tarde! 😉

2-) Sem mesquinhez

Restaurante viagem

Uma das piores coisas ao se viajar em grupo é ser mesquinho, como comprar comida só para você e não oferecer aos outros, por exemplo.

Ou ser o amigo sem noção que come e bebe tudo sem pedir ou pensar nos outros. Uma vez que você está num grupo, boa educação é necessária para evitar desconfortos e brigas desnecessárias.

Por isso, ao comprar algo, por exemplo, nunca pense só em você: compre um pouquinho a mais para oferecer para as demais pessoas. Seja generoso nas suas atitudes, que as chances de haver briga serão mínimas!

1-) Grupo no whatsapp e planilhas no Google Drive

Google Drive

Sim, eu sei, mais um grupo no Whatsapp, mas hoje em dia não tem melhor forma de organizar uma viagem e fazer todo mundo se comunicar do que através dele. Discutir antes de viajar sobre restrições, vontades, programação, é essencial para que durante a viagem em si as coisas transcorram mais normalmente.

Uma coisa que gosto muito também é que planilhas, listas de compras, programas, etc sejam feitos e compartilhados com todos através do Google Drive. Para quem não conhece, é nada mais do que uma forma de todo mundo poder visualizar e editar documentos e planilhas ao mesmo tempo, podendo acessar a qualquer hora, de qualquer lugar.

Basta ter uma conta do GMAIL e fica mais fácil ainda para quem tem o app Google Drive e pode editar e visualizar no próprio celular todas as informações. Você pode criar desde documentos no Word, planilhas no Excel, compartilhar mapas do destino com marcação das atrações, hotel, etc. É muito bom!

Amigos por do sol

Seguindo essas dicas, as chances de fazer uma viagem em grupo em paz e harmonia aumentam muito! Obviamente que discussões sempre podem existir, mas tendo bom senso e usando as ferramentas acima, tudo deve transcorrer mais tranquilamente.

Poder fazer uma viagem com família e amigos é sensacional, então Vambora fazer isso da melhor maneira possível! Tem alguma outra dica ou história de viagem em grupo engraçada? Compartilhe aqui com a gente nos comentários!

*** Veja mais DICAS DE VIAGEM no blog:
TOP 10 apps de viagem para ter no celular
Chip de celular para usar no exterior
Calendário de feriados de 2019, com dias para viajar!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui