Roteiro cultural: O que fazer em Munique – 20 Atrações e Roteiro de viagem

12
Karlstor Munique
Karlstor: um dos portões medievais de entrada para o centro histórico de Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Pode ser durante ou fora da época da Oktoberfest, Munique é uma daquelas cidades da Alemanha que vale muito a pena visitar! Nós amamos conhecer a cidade, por isso fizemos esse guia com o que fazer em Munique, com todas as dicas para conhecê-la!

Sendo uma das maiores cidades da Alemanha, Munique une muita história, modernidade, gastronomia, esporte e cerveja, criando uma cidade muito gostosa para se visitar.

Aliás, uma característica super interessante de Munique é ser uma cidade muito bem localizada na Alemanha, perto de várias outras atrações e destinos incríveis que podem ser facilmente visitados num bate e volta da cidade.

Confira então abaixo este guia completo para conhecer Munique! Vambora!

+ Melhores Hotéis em MUNIQUE: Veja onde se hospedar na cidade

O que fazer em Munique: Atrações e Roteiro

1-) Quantos dias ficar em Munique

Como falamos acima, Munique é uma das maiores cidades da Alemanha, sendo a terceira maior do país em número de habitantes.

Além de grande, Munique possui uma grande quantidade de atrações e passeios super interessantes, incluindo nos seus arredores (como o lindíssimo Castelo de Neuschwanstein).

Dessa forma, recomendamos ficar no mínimo 3 dias inteiros em Munique, para conseguir conhecer o básico da cidade e ainda incluir alguma das atrações imperdíveis no seus arredores.

Se tiver mais tempo, vale considerar 4 a 5 dias para conhecer bem as atrações e incluir mais bate e voltas de Munique. Nós ficamos 5 dias e achamos perfeito!

Dica: quem for para Munique durante a Oktoberfest, vale incluir ao menos um dia inteiro para curtir o festival, além dos demais dias para conhecer a cidade.

+ Ingressos para principais atrações e passeios em Munique

2-) Melhor época para visitar Munique

Atrações da Oktoberfest
Oktoberfest de Munique. Foto: CB/Blog Vambora!

Munique pode ser visitada o ano todo, mas há alguns períodos melhores do que outros. No no outono, por exemplo, é quando acontece o principal festival da cidade, a Oktoberfest, que traz visitantes do mundo todo!

Se você não vai para Munique para um evento específico, as melhores épocas para visitar a cidade são a primavera e o outono. Nesses períodos é quando as temperaturas são mais amenas e há menor chance de chuva. Veja abaixo mais detalhes sobre cada período:

Verão em Munique

O verão (que vai de junho a setembro) é o período mais quente em Munique, com temperatura máxima média de 25°C.

Vale dizer que o verão na Europa tem atingido cada vez mais temperaturas altas, e em Munique, isso não é diferente. Nesse período é também quando ocorre o maior período de precipitação, com chuvas comuns nesta época.

Porém, é no verão que Munique fica mais viva, com muitos shows e festas ao ar livre, incluindo nos Biergartens, parques e jardins de cerveja, muito famosas na cidade.

Outono em Munique

O outono em Munique acontece de Setembro a Dezembro, incluindo o período da maior festa cervejeira do mundo, a Oktoberfest!

Ao contrário do que o nome diz, a Oktoberfest de Munique não acontece só no mês de outubro, mas vai do final de setembro até começo de outubro. Para saber, a edição de 2025 vai de 20 de Setembro a 5 de Outubro.

Esse é o período que Munique fica mais cheia de turistas, por isso é imprescindível que quem queira ir para a Oktoberfest, reserve sua hospedagem com muita antecedência (no mínimo 6 meses!).

Por outro lado, fora do período da Oktoberfest, o outono em Munique é bem agradável, com temperaturas variando entre 10ºC a 20ºC e pouca chuva.

+ Oktoberfest de Munique: Todas as dicas para ir na festa na Alemanha!

Inverno em Munique

O inverno em Munique é bem frio e vai de dezembro a março. Nele as temperaturas variam dos -4ºC até 7ºC, com possibilidade de neve.

As maiores atividades nessa época são os mercados de Natal e as estações de ski que ficam na região dos Alpes, próximo da cidade.

É uma época mais difícil de conhecer passear em Munique, especialmente atrações ao ar livre, como os biergartens.

Primavera em Munique

A primavera em Munique vai de março a junho e é um período de baixa temporada, sendo um dos mais baratos para conhecer a cidade.

As temperaturas ainda continuam bem frias nessa época, só aumentando após maio, com a proximidade com o verão, variando de 1ºC até 15ºC, em média.

Na primavera acontece um outro festival de cerveja muito famoso em Munique, especialmente entre os locais, chamado de Starkbierfest, ou festival da Cerveja Forte!

A festa histórica comemora a produção da cerveja mais forte produzida durante todo o ano em Munique, com gradação de 7,5% a 9% de álcool. A Starkbierfest lembra a Oktoberfest, sendo uma versão menor e mais local. Nós fomos e adoramos!!

+ Starkbierfest: Festival da Cerveja que você precisa conhecer em Munique

3-) Atrações e Passeios em Munique imperdíveis: 20 opções!

Como falamos mais acima, Munique é repleta de atrações e passeios super legais para conhecer!

Fundada em 1158, uma das principais atrações da cidade é o seu centro histórico, chamado de Altstadt! Além disso, Munique tem uma parte super moderna que impressiona, incluindo o BMW Welt (“O Mundo da BMW”), o museu da BMW e a Allianz Arena de Munique.

Veja abaixo as 20 principais atrações e passeios para fazer em Munique!

Marienplatz

Glockenspiel
Detalhe dos bonecos dançantes do Glockenspiel. Foto: GC/Blog Vambora!

Chamado de Altstadt (ou Old Town em inglês), o centro histórico de Munique é o coração da cidade, incluindo a Marienplatz, a praça principal de Munique.

Por aqui, você encontra o Neue Rathaus, prédio em estilo gótico que é sede da prefeitura e possui um relógio animado chamado de Glockenspiel. Com sinos e bonequinhos dançantes que contam um pouco da história da Bavária, ele é uma atração fofa e super tradicional de Munique.

A região central de Munique é bem grande e repleta de atrações (veja mais outras abaixo), por isso, indicamos deixar um dia todo para conhecê-la com calma. Quem quiser, inclusive, pode fazer um Free Walking Tour para ter um panorama geral.

Super comum na Europa, neste tipo de tour você encontra o guia e com um grupo faz um percurso a pé pelas principais atrações da cidade. Uma vez que o passeio finaliza, você paga ao guia um valor que acham justo pelo tour.

Nós sempre gostamos de fazer esse tipo de Free Walking Tour quando estamos viajando pela Europa, para ter uma noção melhor das atrações locais e depois conhecer com mais calma os locais que gostamos mais!

+ Free Walking Tour em Munique: Veja como fazer e reservar

Peterskirche ou Igreja de São Pedro

Marienplatz vista da Peterskirche em Munique
A vista mais bonita de Munique no alto da igreja Peterskirche, no centro da cidade. Foto: PS/Blog Vambora!

Ainda na região central do Altstadt, fica a Peterskirche ou Igreja de São Pedro, de onde se tem as vistas mais bonitas de Munique!

Sua torre tem 92 metros de altura e em dias limpos dá para ver até o distante estádio Allianz Arena e o Parque Olímpico de Munique do alto! O único porém é que só se pode subir lá a pé! Por isso, vá preparado pois os 306 passos exigem fôlego.

Karlstor

Karlstor é o nome do lindo portão medieval de Munique. Ele é um dos acessos para a região central de Altstadt, juntamente com os portões Isartor e o Sendlinger Tor.

Atravessando-o, você encontra uma ótima rua de comércio de Munique, aberta somente para pedestres, chamada de Kaufingerstraße. Ela é cheia de lojas como Zara, H&M, entre outras.

Viktualienmarkt

Viktualienmarkt em Munique
Uma das diversas lojas deliciosas no Viktualienmarkt em Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Outra atração imperdível de Munique que fica no seu centro histórico é o Viktualienmarkt. Ele é um dos maiores mercados de alimentos da Europa, cheio de lojas e barracas de comidas típicas alemãs.

Inclusive, quem for no final do ano para Munique, nessa região também acontecem os Mercados Natalinos, que são lindíssimos! Recomendamos, inclusive, fazer um Tour Natalino por Munique nessa época, para conhecer melhor e explorar essa época mágica na cidade!

+ Tour Natalino por Munique: Veja valores e como fazer

Hofbrauhaus e outras cervejarias em Munique

Hofbraeuhaus Munique
Detalhes das mesas coletivas e pinturas tradicionais no teto. Foto: GC/Blog Vambora!

Ao lado do Viktualienmarkt, a Hofbrauhaus é outra atração imperdível em Munique, sendo cervejaria mais famosa da cidade e uma das maiores do mundo!

Com cervejas deliciosas e muitas comidas típicas alemãs para provar, é um ótimo lugar para almoçar no centro de Munique.

Ela foi uma de nossas cervejarias favoritas de Munique, mas a cidade possui muitos outros bares e cervejarias super legais para conhecer também!

+ 12 Melhores Bares e Cervejarias em Munique para conhecer!

Residenz Museum

Antiquarium Residenz Munique
O surpreendente palácio/museu Residenz Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

O Residenz Museum é o maior palácio urbano da Alemanha, sendo uma verdadeira joia, bem no centro de Munique!

O mais incrível é que, como muitos locais históricos na Alemanha, ele foi praticamente  destruído durante a 2ª Guerra. O que se vê atualmente é um trabalho de restauração sem precedentes e que impressiona logo quando você chega ao local.

Vale a pena separar ao menos umas 2 a 3h para visitá-lo e se puder, vale a pena fazer uma visita guiada ao Residenz Museum, para entender melhor toda história, detalhes e beleza do local.

+ Visita guiada ao Residenz Museum: Veja como fazer e reservar o passeio

Museus de Arte em Munique

Pinakothek der Moderne
Pinakothek der Moderne em Munique. Foto: Divulgação/Facebook

Pouca gente sabe mas Munique possui diversos museus, super bem conceituados. Há inclusive um distrito inteiro na cidade cheio de museus, chamado de Kunstareal, no bairro de Maxvorstadt, uma das melhores regiões para se hospedar em Munique.

Por isso, vale a pena dedicar algumas horas de um dia para visitá-los. Dica: aos domingos, todos museus da cidade cobram apenas 1 euro para entrar ou tem entrada gratuita!

Assim, nessa região de Maxvorstadt ficam pelo menos 4 museus imperdíveis para se conhecer em Munique. São eles:

  • Alte Pinakothek: Arte clássica (especialmente pinturas) do século 14 até o 18, com grandes nomes europeus como Rubens, Botticelli, Rafael, El Greco e Velásquez;
  • Neue Pinakothek: É praticamente a continuação da Alte Pinakothek, com obras do século 19 e início do 20, de artistas como Monet, Van Gogh entre outros;
  • Pinakothek der Moderne: É o maior museu de arte moderna da Alemanha, num prédio lindo dedicado a obras de vários tipos de arte, incluindo design gráfico, industrial e até arquitetura. Possui obras de artistas como Picasso, Kandinsky, Le Corbusier, etc;
  • Museu Brandhorst: Por fora, todo colorido, chama atenção de quem passa na rua. Possui obras contemporâneas (que vão muito além de telas nas paredes) de artistas como Andy Warhol e Dan Flavin.

Deutsches Museum

Para quem gosta de museus mais interativos e modernos (e especialmente se estiver com crianças) vale visitar o Deutsches Museum, mais ao sul da cidade (vide mapa acima).

Navios e aviões inteiros, muita física e engenharia estão neste museu dedicado a tecnologia ao longo dos anos (não só da Alemanha). É bem grande então vale pegar o mapa do museu e selecionar quais exposições você tem mais interesse.

Englischer Garten

Surfe Eisbach Englischer Garten Munique
Surfe no Eisbach Englischer Garten em Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

O Englischer Garten é o maior parque urbano de Munique e um dos maiores da Europa, com quase 400 hectares (maior que o Central Park em Nova York!).

Inaugurado no século XVIII, o parque possui algumas atrações importantes, como a a Torre Chinesa, conhecida localmente como Chinesischer Turm, aberta desde 1791, sendo o biergarten mais antigo de Munique!

Também fica no parque o Surfe no Eisbach: uma onda criada artificialmente nesse rio que corta o parque. Em qualquer época do ano, faça chuva faça sol, com calor ou neve, sempre vai ter alguém lá surfando!

Allianz Arena

Allianz Arena Bayern de Munique
Que estádio lindo! Vale dar uma volta na parte de fora para conferir de perto a estrutura do estádio. Foto: GC/Blog Vambora!

Construído para a Copa do Mundo da Alemanha, a Allianz Arena, o super estádio do Bayern de Munique, é um dos estádios mais modernos e bonitos do planeta!

É indicado fazer o tour para conhecer o estádio, que inclui conhecer a parte interna da arena e seu campo, além do Museu do Bayern de Munique e a maior loja do time no mundo!

+ Tour para conhecer a Allianz Arena: ver valores e como reservar

Parque Olímpico de Munique

Parque Olimpico de Munique
Parque Olímpico de Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Construído para as Olimpíadas de 1972, o Parque Olímpico de Munique é um complexo lindo e exemplo até hoje de infraestrutura para um megaevento esportivo.

Dá para visitar a área da piscina (hoje em dia totalmente aberta para o público), o estádio Olímpico (incluindo um tour lá dentro, mas que perto do da Allianz Arena quase não tem graça…) e subir na Torre Olímpica, que em dias de tempo aberto, tem uma visão única de Munique.

BMW Welt e Museu da BMW

BMW Welt
BMW Welt. Foto: GC/Blog Vambora!

Para fãs de carro, o BMW Welt (“O Mundo da BMW”) e o museu da BMW são atrações em Munique imperdíveis! O primeiro é legal para todo tipo de público, pois expõe as maiores novidades da empresa, além de possuir um restaurante, café e loja temática.

Ligado por uma ponte, ao lado fica o museu da BMW, uma verdadeira “Meca” para fãs de carro. Esse museu é bem focado no desenvolvimento da linha de produtos da empresa ao longo dos seus mais de 90 anos de história.

Castelo de Nymphenburg

O Castelo de Nymphenburg é um bonito palácio imperial com belos jardins, que foi a residência oficial de verão dos governadores da Baviera. Ele fica a cerca de 8km do centro de Munique.

O palácio tem decoração barroca e seu tamanho é impressionante, com a largura frontal superando até mesmo o Palácio de Versalhes na França! Por isso mesmo, compensa visitar o local com um passeio guiado.

O Tour pelo Castelo de Nymphenburg geralmente inclui a entrada no palácio sem filas e um guia, que mostra todos os locais e detalhes do palácio.

Nós não conseguimos visitá-lo quando estivemos na cidade, mas o blog “Destino Munique” tem posts bem legais contando mais detalhes de como é a visita.

+ Tour pelo Castelo de Nymphenburg: Veja valores e como reservar 

4-) Bate e Volta de Munique

Castelo de Neuschwanstein
Neuschwanstein: o castelo dos sonhos é real na Alemanha. Foto: GC/Blog Vambora!

Além das atrações dentro de Munique, a cidade possui diversos passeios incríveis para fazer nos seus arredores!

Incluindo a região dos Alpes Suíços e a fronteira com a Áustria, confira 4 bate e voltas incríveis para fazer de Munique em um dia.

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein
Primeira visão do castelo de Neuschwanstein, um bate e volta imperdível de Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Atração número 1 de toda Alemanha, estando em Munique você precisa deixar ao menos uma dia do seu roteiro de viagem para ir até o Castelo de Neuschwanstein!

Inclusive, foi ele que inspirou Walt Disney para criar o Castelo da Cinderela na Disney! O Castelo de Neuschwanstein fica na cidade de Fussen, mais ou menos 2h30 de trem de Munique.

De tão especial e por conter paisagens tão deslumbrantes esse é o principal bate volta que a maioria dos turistas faz de Munique e a visita completa dura o dia todo. Nós fomos, amamos e recomendamos demais fazer esse passeio, é realmente imperdível!

+ Castelo de Neuschwanstein: Veja todos os detalhes para ir conhecer

Dachau

Dachau
Memorial de Dachau. Foto: GC/Blog Vambora!

Com uma história tristíssima, para quem tem curiosidade (e vontade), Dachau, o primeiro campo de concentração da Alemanha, fica a cerca de 30km do centro de Munique e é aberto para visitação.

Conhecer pessoalmente Dachau é ficar frente a frente a uma parte da história mundial que ninguém quer lembrar, mas que nunca poderá ser esquecida.

É uma visita que dura em torno de 3 a 4 horas. Recomendamos fazer o passeio guiado, para entender melhor toda a história e detalhes importantes do local com profundidade.

+ Tour guiado para Dachau: Veja valores e como reservar

Salzburg

Salzburg
Salzburg. Foto: Salzburger Burgen & Schlösser/Divulgação

Uma das principais e mais lindas cidades da Áustria, bem na fronteira com a Alemanha é Salzburg, a linda cidade onde Mozart nasceu.

A cidade fica a cerca de 144km de distância e é um bate e volta de Munique perfeito para quem quer conhecer um novo país, mas não tem muito tempo!

É possível conhecer a cidade por conta própria ou através de um tour, ideal para quem tem pouco tempo e quer absorver a maior quantidade possível de informações.

Inclusive, o blog “Tá Indo pra Onde” tem um post bem legal e completo, contando o que conhecer em Salzburg em 1 dia, a partir de Munique!

+ Excursão para Salzburgo saindo de Munique: Veja valores e como reservar

Alpes da Baviera: Zugspitze

Zugspitze
Zugspitze: o ponto mais alto da Alemanha e pertinho de Munique. Foto: Divulgação

Se você tem vontade de fazer um passeio mais perto da natureza, dá para conhecer o ponto mais alto da Alemanha e uma cidade típica dos Alpes da Baviera, chamada de Zugspitze bem perto de Munique!

Nesse passeio, você sobe de teleférico e desce do pico de trem, num lindo passeio de um dia inteiro. Para se ter noção, o Zugspitze fica a 2.962 metros de altura e do alto do cume se tem vistas 360º das montanhas de 4 países!

Esse passeio pode ser feito por conta própria, ou de forma mais fácil com uma excursão de um dia saindo de Munique.

+ Excursão ao Zugspitze: Veja valores e como reservar

5-) O que fazer em Munique em 1, 2, 3 ou mais dias

Hofbraeuhaus Munique
Cervejaria Hofbraeuhaus em Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Com todas as informações acima, chegou a hora de organizar o seu roteiro de viagem! Como deu para ver, Munique tem muitas atrações legais e vale mesmo a pena ficar ao menos 3 dias inteiro na cidade.

Existem muitas possibilidades, mas esse foi o nosso roteiro do que fazer em Munique:

1 dia em Munique

No seu primeiro dia em Munique (ou para quem tiver apenas 1 dia na cidade), vale focar sua visita no centro histórico, a região de Altstadt.

Aqui, não deixe de visitar a Marienplatz, ver o Glockenspiel e subir na Peterskirche.

Imperdível também separar algumas horas para conhecer o Residenz Museum e depois finalizar o dia no Viktualienmarkt e tomar uma cerveja na Hofbrauhaus.

+ Centro de Munique: Roteiro a pé completo com mapa!

2 dias em Munique

No seu segundo dia em Munique, considere ir em outros museus incríveis de Munique, como o Alte Pinakothek ou o Pinakothek der Moderne e depois passear pelo Englischer Garten.

Depois, vale a pena ir de tarde conhecer o Parque Olímpico de Munique e finalizar o dia no BMW Welt e no BMW Museum, que são bem tranquilos para conhecer.

Depois de tanto passeio, termine a noite conhecendo mais uma cervejaria de Munique, como a Löwenbräu ou a Augustiner.

+ 12 melhores bares e cervejarias de Munique para conhecer

3 dias em Munique

Castelo de Neuschwanstein
Pátio interno do castelo aberto para visitação. Foto: GC/Blog Vambora!

Se você tem só mais um dia em Munique, recomendamos muito fazer o passeio até o Castelo de Neuschwanstein que é maravilhoso!

Já se você tem mais dias, dai neste 3º dia vale a pena fazer outros passeios em Munique, como o tour pela Allianz Arena ou conhecer Dachau.

Ambos são passeios que levam a manhã ou tarde toda e depois você pode se dedicar a fazer compras ou conhecer o Deutsches Museum. 

+ Castelo de Neuschwanstein: Como conhecer o castelo dos sonhos na Alemanha

4 ou mais dias em Munique

Com 4 ou mais dias em Munique, vale a pena fazer outros passeios nos arredores da cidade, como o Tour pelo Castelo de Nymphenburg, ir para Salzburgo ou conhecer Zugspitzen os Alpes!

Essa são só algumas sugestões de roteiros, deu para ver que não falta o que fazer em Munique!

Com passeios, atrações e paisagens para todos os gostos, a cidade é uma das mais legais e gostosas para conhecer na Alemanha! Vambora para Munique!

*** Veja mais dicas de MUNIQUE e da ALEMANHA:
Onde se hospedar em Munique: Melhores Hotéis e Regiões
Oktoberfest de Munique: Guia completo para ir na festa!

Viagem pela Alemanha: 8 dicas para quem vai para o país

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação com a Melhor Seguro para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA15! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


12 COMENTÁRIOS

  1. Gostei mto do post! Já está nos meus favoritos 🙂
    Tenho mta vontade de conhecer Munique e provavelmente farei isso na minha próxima viagem.. estou pensando em fazer o seguinte: sair de Paris de Thalys, passando por Bruxelas até Colônia e minha intenção era ir de Colônia para Munique e da lá voltar ao Brasil, o problema é que o trem Colônia – Munique sai caro demais, daí vem minha dúvida.. será que é possível encontrar tarifas mais baratas de ônibus ou não compensaria por causa do maior tempo que eu perderia, já que eu só teria cerca de 3 dias e meio em Munique.
    Se puder me ajudar, seria ótimo!
    Obrigada!!

    • Olá Mariana,
      Que bom que está gostando das dicas aqui do blog! Ficamos muito felizes! 🙂
      Sobre sua dúvida, 3 dias e meio dá para conhecer bastante coisa em Munique já sim, basta selecionar desse post, por exemplo, o que seria mais imperdível no seu caso.
      E é possível ir de ônibus sim! Aliás vamos fazer um post exclusivo sobre viagem de ônibus na Alemanha, mas já te adianto aqui que é mesmo muito barato e bom! Uma empresa bem famosa alemã de ônibus e famosa pelos bons preços é a Meinfernbus, dê uma olhada no site deles https://meinfernbus.de/en
      Espero ter ajudado! Qualquer outra dúvida é só falar!
      Boa viagem!

  2. Oiiee, eu adorei o blog, e achei super útil tuas dicas no roteiro. Eu só gostaria de saber se você tem alguma tabela de custos, que vc teve em Munique.. =/

    • Olá Paloma,
      Os custos dependem muito do tipo de viagem que vc vai fazer, da onde vai se hospedar, se quer fazer compras, vai usar transporte público ou privado, se pretende visitar muitos museus, etc. Varia muito de pessoa para pessoa, mas fazendo um pre-roteiro da viagem, você consegue basear seus gastos. Munique não é uma cidade muito barata da Alemanha, mas em geral, considere gastar pelo menos uns 50 euros por dia (sem considerar a hospedagem) com os gastos básicos (alimentação, transporte e atrações).

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui