Vivendo e aprendendo: Como visitar a Allianz Arena, o super estádio do Bayern de Munique na Alemanha

29
Arquibancada Allianz Arena Bayern de Munique
Arquibancada da Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Post atualizado em maio/2018

Um dos estádios mais lindos do mundo, um projeto de vanguarda até hoje, a Allianz Arena, o estádio do Bayern de Munique, para quem gosta de futebol, é uma super atração para se ver em Munique, seja só para visitar, seja para conseguir assistir um jogo!

Allianz Arena Bayern de Munique
Chegada na Allianz Arena em Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Construído em 2005 para a Copa do Mundo da Alemanha de 2006, a Allianz Arena substituiu o Olympiastadion (o estádio Olímpico de Munique) como estádio oficial do Bayern de Munique e de um time não tão conhecido assim dos brasileiros, o TSV 1860 Munique. Aliás, durante a visita guiada que falo mais abaixo, dá até dó de todas as piadinhas que fazem com o TSV, incomparavelmente mais fraco do que o super campeão Bayern… 😉

Allianz Arena
Estrutura moderna e inovadora do estádio. Foto: GC/Blog Vambora!

Sendo um dos principais estádios da Alemanha, a melhor chance de assistir um jogo lá dentro é durante o campeonato alemão, a Bundesliga. Já adianto que assistir um jogo na Allianz Arena e especialmente do Bayern não é muito fácil e implica em tentar ingresso com pelo menos uns 2 meses antes da partida. Se a idéia for assistir um jogo da Champions League, muitos e muitos meses de antecedência é essencial. Todas as informações para os tickets de partidas você encontra aqui: https://fcbayern.com/en/tickets

Arena Tour Allianz Arena
Arena Tour dentro da Allianz. Foto: GC/Blog Vambora!

Já fazer um tour dentro da Allianz Arena é muito mais fácil e barato, o que facilita muito a vida do turista e o do apaixonado por futebol. Chamado de Arena Tour, o passeio pela Allianz Arena compreende as principais áreas do estádio, das arquibancadas superiores as inferiores, vestiários, sala de entrevistas pós jogo e até o túnel de entrada até o campo, a minha parte favorita do tour, que nos levou, ao som do hino da Champions League, descer as escadas dos vestiários rumo ao gramado! Para quem gosta, é muito emocionante! Veja no video e fotos abaixo:

Vestiario Allianz Arena Bayern
Vestiário com cada lugar oficial dos super jogadores do Bayern 😀 Foto: GC/Blog Vambora!
Escadas campo Allianz Arena Bayern
Descendo as escadas rumo ao gramado com direito ao hino da Champions League 😀 Foto: GC/Blog Vambora!
Gramado Allianz Arena Bayern de Munique
E no final você chega pertinho do gramado! Foto: GC/Blog Vambora!

Quando fizemos o tour em Abril de 2015, era possível fazer apenas ele, porém desde Abril de 2016, visitantes podem apenas fazer o tour combinando uma visita ao museu do Bayern de Munique dentro da Allianz, chamado de FC BAYERN Erlebniswelt. O Arena Tour sozinho está apenas disponível para grupos privados (com no mínimo 20 pessoas).

gramado Allianz Arena Bayern de Munique
No dia que fomos, estavam essas estruturas super modernas no gramado que ajudam no crescimento da grama. Foto: GC/Blog Vambpra!

O valor do ticket combinado Arena Tour + museu FC BAYERN Erlebniswelt é de 19 euros, com desconto para crianças (de 6 a 13 pagam €11.00 e de 0 a 5 não pagam para entrar), sendo que há tours em alemão e inglês, em diferentes horários no dia. Já o museu fica aberto das 10h às 18h, com entrada máxima até às 17h15.

Os tours ocorrem diariamente incluindo domingo e feriados, exceto 25/12, 30/12 e 31/12 e dias de jogos. Quem quiser é possível visitar também apenas o museu, mas só recomendo para quem é muito fã do time. O mais interessante para todos os públicos é fazer a visita guiada pelo estádio mesmo. Veja aqui mais informações e quem quiser, comprar o ingresso com antecedência: https://fcbayern.com/erlebniswelt/en/tickets/combi-ticket

Sala imprensa Allianz Arena Bayern de Munique
Sala da entrevistas da comissão técnica e jogadores. Foto: GC/Blog Vambora!

Durante o tour, que dura por volta de 1 hora, você é acompanhado o tempo todo por um guia que dá informações, tira dúvidas e te leva por todos os caminhos dentro do estádio. É muito legal! Durante o passeio também você fica sabendo mais também sobre a construção do estádio, extremamente moderna, formada por esses “gomos” externos de aço, estrutura tensionada e ar, que ficam iluminados durante a noite com as cores do time. Há planos, inclusive, de adicionar cada vez mais cores na estrutura do estádio, transformando-o quase numa escultura artística moderna.

Cervejaria Paulaner Allianz Arena Munique
Almoço no biergarden da cervejaria Paulaner, dentro do estádio. Foto: GC/Blog Vambora!

Antes ou depois da visita dá para almoçar dentro do restaurante do próprio estádio (que possui uma filial da cervejaria Paulaner) e tem opções de comidas bem alemãs para matar a fome (além de muita cerveja é claro!) e passar dentro da megastore do Bayern de Munique que tem todos os tipos de produtos que você possa imaginar com a imagem do time: de porta copo até roupas típicas bávaras. Já adianto que os preços são bem caros, especialmente as camisetas oficiais do time, mas há sempre promoções de camisetas de anos anteriores com preços um pouco (bem pouco mesmo) mais camaradas. Uma dica para os fãs: dentro da loja dá personalizar sua camisa do Bayern na hora com seu nome e número escolhido!

Loja Bayern de Munique
Alguns dos milhares de itens da megastore do Bayern de Munique dentro do estádio. Fotos: Divulgação

Em dias de jogos não há tours regulares, então é sempre bom conferir no site oficial da Allianz Arena como está o calendário do estádio na data de sua visita.

A melhor forma de chegar até lá é via metrô, bem fácil, direto na linha U6 que faz conexão com a Marienplatz no centro da cidade. A estação para descer é a Fröttmaning, que possui até uma indicação de “Arena” com um desenho de bola de futebol no mapa dentro do metrô :-). Saindo da estação você já vê o estádio e até a porta, são uns 10-15 minutos de caminhada.

Allianz Arena Bayern de Munique
Que estádio lindo! Vale dar uma volta na parte de fora para conferir de perto a estrutura do estádio. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma dica especial para quem for no inverno ou num dia mais frio e nublado: o lugar é totalmente descampado e há torres eólicas perto por um motivo; venta muitoooooo! Então vá bem agasalhado!

Um dos melhores times do mundo, num dos maiores e mais lindos estádios do mundo, se você gosta de futebol, em Munique, não deixe de visitar a Allianz Arena. Vambora?!

+ info: https://allianz-arena.com/en

*** Veja mais dicas de MUNIQUE e da ALEMANHA no blog:
Residenz Museum, o museu/palácio surpreendente de Munique
Castelo de Neuschwanstein: todas as dicas para conhecer o castelo dos sonhos na Alemanha
8 dicas essenciais para viajar pela Alemanha

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


29 COMENTÁRIOS

  1. Poxa, vc deu as informações tão direitinho, porém nao consigo achar onde posso comprar pelo site tickets para o jogo do dia 21/09/2016. Poderia me ajudar?

    • Olá Thalita,
      Existem duas possibilidades nesse caso: ou ainda não começaram a vender os ingressos para esse jogo ou já está tudo esgotado. Na dúvida vale entrar em contato pelo site deles e tirar a dúvida para que possam lhe informar melhor.
      Abs!

  2. Olá,
    tenho tentado comprar com antecedência o ticket para a arena tour, mas não sei o que tenho feito de errado que só aparece FC BAYERN Erlebniswelt ou FC BAYERN Erlebniswelt + arena tour no qual custa 19 euros como citado. Gostaria do ticket de 10 euros. Alguém pode me ajudar???

    Obrigado
    Abraço

    • Olá Mário,
      Fomos conferir e realmente nesse momento no site deles só tem essas duas opções online com antecedência: o ticket do museu ou o ingresso combinado (museu + arena tour). Vamos tentar entrar em contato com eles para obter mais informações sobre venda dos tickets online somente para tours.
      Abs!

      • Legal!!!
        Achei estranho, inicialmente pensei que estava realizando algo de forma errada.
        É muito arriscado deixar para comprar o ticket no dia??

        Se conseguirem alguma informação ficaria grato.

        Aguardo
        Obrigado!!

        • Olá Mario,
          Recebemos a resposta dos responsáveis do tour no estádio veja: “Since April 2016 individual visitors can only book the Combi Tour (Arena Tour + FC Bayern Erlebniswelt). The Arena Tour is still bookable for private groups (minimum purchase of 20 Tickets each 12 €).”
          Ou seja, apenas o tour sozinho não existe para visitantes individuais desde Abril desse ano, só o combinado com a visita ao museu. Já atualizamos o post aqui com a informação.
          Obrigada pelo comentário, assim conseguimos atualizar o post com essa mudança!

  3. Boa tarde!
    Você tem o e-mail para entrar em contato com o setor de vendas dos tickets para a Allianz Arena? Fiz o processo correto de compra pelo site, porém efetivou para o mês seguinte. Já conferi e eu fiz tudo correto.
    Muito obrigada!

  4. Ola! Muito bom todas as dicas…
    Vamos em julho desse ano e queremos visitar o estádio. Qual o tempo de metro/trem do centro de Munique até a estação do estádio? Tem muita fila para comprar o ticket do tour na hora?
    Obrigada!

    • Olá Cecilia,
      Que bom que está gostando das dicas aqui do Vambora! 🙂
      Sobre o tempo, varia da onde vão sair mas não é muito longe não indo de metrô. Vocês podem ver o tempo exato, usando aplicativos, como Google Maps, saindo do local exato da onde estiverem em Munique.
      Sobre a fila, depende muito da época do ano e dia da semana. Como irá na alta temporada tem grandes chances de pegar filas. Se puder comprar online com antecedência melhor.
      Boa viagem!

  5. Ola, pretendo ir visitar o estádio amanhã segunda feira, porém não comprei o ingresso antecipado! Tem como comprar na hora ou é possível estar esgotado?

    • Olá Alina,
      É possível comprar na hora sim, sempre com o risco de não conseguir caso todos os ingressos dos tours do dia já tenham sido vendidos, por isso indicamos sempre que possível comprar com antecedência.
      Esperamos que tenha conseguido!
      Boa viagem!

  6. Pelo que entrei no site agora para ver, constava o seguinte: “During the summer break the Allianz Arena will be prepared for the next season 2017-2018. We apologize to all visitors affected by the unavoidable noise of construction works during their stadium tour.

    Thank you for your understanding!”
    Ele realmente vai estar fechado durante julho?

  7. Oi, Guta!
    Adorei navegar no Vambora! Muito bem escrito. As informações do Allianz estão bem explicadas e até colei, para me orientar, no meu roteiro. Eu e o marido programamos ir ao Oktoborfest em Setembro e suas dicas foram perfeitas!
    Obrigada!
    Um abraço e sucesso,
    Adriana

  8. Bom dia, sabe me dizer se a loja e o restaurante são abertos ao público em geral ou se preciso necessariamente adquirir algum ingresso para o tour dentro do estádio? Gostaria de conhecer uma pequena parte do estádio, porém nao sou apaixonada por futebol e por isso nao quero gastar tanto tempo com o tour guiado ou do museu.

    • Olá Suelen,
      O restaurante e loja você consegue entrar sem fazer um tour.
      Mas recomendo viu, mesmo quem não é muito fã de futebol acaba gostando e é uma oportunidade única para aproveitar!
      Depois diga aqui para gente o que decidiu fazer!
      Boa viagem!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui