Relato de viagem: O que fazer em Campos do Jordão – Roteiro de viagem completo, dia e noite

3
Campos do Jordão
Região de Capivari em Campos do Jordão. Foto: GC/Blog Vambora!

Procurando o que fazer em Campos do Jordão, com um roteiro de viagem completo, dia e noite pela cidade? Então você chegou ao lugar certo! Quando planejamos nossa viagem para Campos do Jordão sentimos falta desse tipo de informação, por isso, depois de voltar da cidade, montamos esse roteiro de viagem bem completo, seja para numa viagem curta de fim de semana, até numa mais longa, como num feriado.


Legenda: Atrações por dia – Em vermelho dia 1, em azul dia 2, em verde dia 3 e em roxo dia 4.

Para quem mora em São Paulo, dá para aproveitar o fim de semana em Campos do Jordão e conhecer a cidade em 2 ou 3 dias e voltar sempre que der vontade. Já para quem vem mais de longe, indicamos ficar de 3 a 4 dias, como num feriado, por exemplo, para conseguir aproveitar e conhecer a maior parte das atrações de uma vez só.

Esse roteiro é só uma sugestão, montado de acordo com as principais atrações de Campos do Jordão, baseado também nas distancias e o que vale mais a pena conhecer por dia. Confira no mapa acima! Por isso, sendo só uma ideia, você sempre pode adaptar ao seu gosto, vontade, etc. Confira abaixo todas as dicas:

O que fazer em Campos do Jordão: roteiro dia e noite

DIA 1 – Capivari e Campos do Jordão do alto

Como chegar em Campos do Jordao
Entrada oficial da cidade. Foto: GC/Blog Vambora!

A estrada em si para a cidade é linda e aqui começa já a sua viagem. Com lindas vistas da Serra da Mantiqueira, há alguns lugares para parar o carro e observar mirantes durante o trajeto. E sim: a melhor maneira de viajar para Campos do Jordão é indo de carro, como a gente conta nesse post “Como Chegar em Campos do Jordão e melhor época para ir”.

Restaurante Baden Baden
Região de Capivari em Campos do Jordão. Foto: GC/Blog Vambora!

Isso porque há muitas atrações legais não só no centro da cidade, como nos arredores, além de opções de hospedagem também. Caso você não tenha ou não possa alugar um carro em Campos do Jordão, a melhor opção é vir de ônibus e ficar hospedado o mais próximo possível do centro da cidade e usar transporte público ou aplicativos de transporte e taxi para circular. Veja aqui todas as dicas para chegar em Campos do Jordão: https://www.blogvambora.com.br/como-chegar-em-campos-do-jordao-melhor-epoca/

+ Aluguel de carro para Campos do Jordão

Bondinho de Campos do Jordão
Bondinho de Campos do Jordão. Foto: AB/Blog Vambora!

Chegando de carro, a primeira coisa que você verá é o famoso pórtico da cidade, que muita gente adora tirar fotos! Depois de deixar suas coisas na sua pousada ou hotel, aproveite e vá almoçar e passear pela região de Capivari, o centro turístico da cidade. Veja nesse post que fizemos dicas de bares e restaurantes em Campos do Jordão para ir experimentar: https://www.blogvambora.com.br/onde-comer-em-campos-do-jordao/

+ Pousadas e hotéis em Campos do Jordão para se hospedar

Depois do almoço, faça um dos passeios mais famosos de Campos do Jordão: andar no bonde turístico. Para tanto, basta ir na Estação Emílio Ribas, próximo do centro turístico em Capivari, e comprar o ingresso. O passeio mais tradicional é o bondinho que vai até o portal da cidade, numa viagem que dura mais ou menos 1h, ida e volta. O horário de funcionamento desse trecho é das 10h às 17h, diariamente (incluindo sábado, domingo e feriados) e custa R$ 15 por pessoa.

Pico do Itapeva
Pico do Itapeva, um dos passeios mais famosos. Foto: GC/Blog Vambora!

No fim de tarde, se o dia estiver com tempo bom, vá até o Pico do Itapeva, um mirante que fica a 2030 m de altitude. Daqui você consegue visualizar até 15 cidades da região da Serra da Mantiqueira, incluindo até Aparecida do Norte (com sua famosa Basílica). Há pouco tempo foi aberto o Parque Pico do Itapeva, com uma maior infra estrutura para o turismo, incluindo um mirante, passeios de bicicleta, café e até um lavandário.

Termine o dia experimentando um ótimo fondue, num dos restaurantes da cidade. Veja aqui onde encontrar: https://www.blogvambora.com.br/onde-comer-em-campos-do-jordao/.

DIA 2 – Cerejeiras, museus e cerveja!

Parque das Cerejeiras Campos do Jordão
Parque das Cerejeiras em Campos do Jordão. Foto: GC/Blog Vambora!

Se você estiver na cidade especialmente entre julho e agosto, vale se programar para conhecer o Parque das Cerejeiras, um dos lugares mais bonitos e surpreendentes de Campos do Jordão, na nossa opinião. Nessa época, acontece a florada das cerejeiras, deixando esse parque de influência japonesa, todo pintado de rosa! Durante essa época também acontece a Festa da Cerejeira, no mesmo local. Nós adoramos!

Cerejeira no Parque das Cerejeiras em Campos do Jordão
Cerejeira no Parque das Cerejeiras. Foto: GC/Blog Vambora!

Se por acaso você não estiver em Campos do Jordão na época da florada, entre julho e agosto, vale dar uma passada pelo parque mesmo assim, já que os jardins de influência japonesa são lindos de qualquer forma, com ou sem as flores! Sobre o passeio completo pelo parque e para ver todas as dicas para ir, veja esse post: https://www.blogvambora.com.br/parque-das-cerejeiras-campos-do-jordao/

+ Onde ficar em Campos do Jordão

Depois, para quem adora cerveja, vale fazer o tour pela cervejaria Baden Baden! Original de Campos do Jordão, essa é uma das fábricas de cerveja artesanal mais famosas do Brasil e o tour, bem completo, inclui além da vista a fábrica, também degustação! Nós fomos e adoramos, veja aqui como é a experiência completa: https://www.blogvambora.com.br/tour-cervejaria-baden-baden/

Cervejas Baden Baden
Cervejas Baden Baden. Foto: GC/Blog Vambora!

Aproveitando que você está mais afastado do centro, para almoçar, uma opção legal é ir no restaurante Empório dos Mellos, com vistas belíssimas da Serra da Mantiqueira. Veja aqui mais sobre ele e outras opções de restaurantes em Campos do Jordão: https://www.blogvambora.com.br/onde-comer-em-campos-do-jordao/

Palacio Boa Vista Campos do Jordao
Palácio Boa Vista tem visita gratuita. Foto: GC/Blog Vambora!

A tarde, aproveite para conhecer o Palácio do Boa Vista, residência oficial de inverno do Governador do Estado de São Paulo e repleto de obras de arte e arquitetura, incluindo de pintores famosos como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. O tour pelo palácio é de graça! Veja aqui mais informações: https://www.blogvambora.com.br/passeios-em-campos-do-jordao/

Museu Felicia Leirner em Campos do Jordao
O lindo Museu Felícia Leirner. Foto: GC/Blog Vambora!

Localizado perto do palácio e para terminar o dia de atrações, vsiite o Museu Felícia Leirner. Com esculturas espalhadas por uma área linda ao ar livre, o local abriga também o Auditório Claudio Santoro, famoso por receber o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Daqui também você tem uma linda vista da Pedra do Baú, cartão postal de Campos do Jordão, além de um por do sol lindo! O museu é um dos TOP 10 passeios em Campos do Jordão para nós!

DIA 3 – Teleférico, parques e aventura!

passeios em Campos do Jordao
Lago e teleférico de Campos do Jordão. Foto: GC/Blog Vambora!

Comece o dia conhecendo outra atração bem famosa, o Morro do Elefante, que possui uma das vistas mais bonitas da cidade! Para chegar até aqui, se pode ir ou de carro ou pelo teleférico, o primeiro do Brasil, que faz o trajeto em apenas 5 minutos. Veja mais aqui: https://www.blogvambora.com.br/passeios-em-campos-do-jordao/

Teleferico Campos do Jordao
Teleférico que dá acesso ao Morro do Elefante. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois, siga para o Horto Florestal de Campos do Jordão, o parque estadual mais antigo de São Paulo, com uma área que ocupa cerca de um terço de Campos do Jordão. Aqui há opções de trilhas, tirolesa, arvorismo, picnic e comer num dos melhores restaurantes da cidade, o Dona Chica, que fica dentro do parque.

Cervejas da Caras de Malte em Campos do Jordão
Cervejas da Caras de Malte. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem quiser outra opção de almoço na região, vale conhecer a cervejaria Caras de Malte, que possui também um ótimo restaurante.

+ Melhor época para viajar para Campos do Jordão

Para quem quiser mais aventura ou fazer uma caminhada leve pela natureza, o Bosque do Silencio fica próximo do centro, sendo um oásis de natureza dentro da cidade. Dá para fazer aqui desde tirolesa, arborismo, mini golf, ou apenas passear pelo local, super agradável.

o que fazer em Campos do Jordão
Vista de Campos do Jordão no caminho para Ducha da Prata. Foto: GC/Blog Vambora!

Termine o dia na Ducha de Prata, uma das atrações mais conhecidas da cidade. Ainda que as quedas sejam artificiais, o local é simpático e tem algumas lojas de artesanato. Porém, o mais legal daqui é andar de carro pela região, que possui vistas belíssimas da serra.

DIA 4 – Jardins e natureza

Vista Parque Amantikir Campos do Jordao - blog Vambora
Linda vista do Parque Amantikir. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem estiver com crianças, vale começar o dia no Parque Turundu, um complexo de mais de 30 atividades, que vão desde passeio a cavalo, até patinação no gelo e passeio de balão (que na verdade fica preso por cordas, somente subindo e descendo no mesmo local).

Para os adultos, vale fazer um dos passeios até a Pedra do Baú, cartão postal de Campos do Jordão. Dá para ir facilmente de carro até a Pedra do Bauzinho, local de mais fácil acesso e vista para a Pedra, sendo que há somente uma trilha pequena (de 10 minutos). Quem não quiser ir com o próprio carro, há agências na cidade que oferecem passeio de quadriciclo e gaiola (uma espécie de buggy, com mais proteção) até lá.

Pedra do Bau
Pedra do Baú. Foto: AB/Blog Vambora!

Se você deseja escalar a pedra, ai o passeio é um pouco mais complexo e é preciso ir com uma agência com guia especializado até lá. Contamos mais sobre aqui: https://www.blogvambora.com.br/passeios-em-campos-do-jordao/. Para a escalada, separe o dia todo para ir e voltar.

Labirintos Amantikir
Labirintos do Parque Amantikir. Foto: GC/Blog Vambora!

Termine o dia conhecendo uma das atrações mais bonitas de Campos do Jordão, o Parque Amantikir, com seus jardins e vistas belíssimas da Serra da Mantiqueira. Há desde jardins no estilo japonês, inglês, francês, até dois grandes labirintos, um dos pontos altos do parque e que mais gera curiosidade dos visitantes. Para saber todas as dicas de como ir, veja esse post completo que fizemos sobre o local: https://www.blogvambora.com.br/parque-amantikir-campos-do-jordao/

Mirante Parque Amantikir Campos do Jordao
Serra da Mantiqueira, vista do parque. Foto: Blog Vambora!

Um roteiro bem completo de viagem, com as maiores atrações da cidade! E quem já foi e tem outras dicas do que fazer em Campos do Jordão, deixe sua dica nos comentários para ajudar outros viajantes! Esperamos que esse post ajude muito a aproveitar sua viagem para a cidade! Vambora!

*** TODAS as dicas de CAMPOS DO JORDÃO no blog:
Dicas de hotéis e Pousadas em Campos do Jordão para ficar
TOP 10 passeios para fazer em Campos do Jordão
TODAS as dicas de CAMPOS DO JORDÃO publicadas

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

3 COMENTÁRIOS

  1. Estive em Campos do Jordão em dezembro e o clima estava bem agradável. Entretanto sugiro que levem sempre protetor solar, pois devido às altitude o sol castiga bem.
    Outra sugestão, é o uso de repelentes. Como as visitas são, em regra, em área verde, o repelente é importantíssimo.
    Abraços,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui