Relato de viagem: O que fazer em Campos do Jordão – Roteiro de viagem completo!

3
Campos do Jordão
Região de Capivari em Campos do Jordão. Foto: GC/Blog Vambora!

Procurando o que fazer em Campos do Jordão, com um roteiro de viagem completo, dia e noite pela cidade? Então você chegou ao lugar certo!

Quando planejamos nossa viagem para Campos do Jordão sentimos falta desse tipo de informação, por isso, depois de voltar da cidade, montamos esse roteiro de viagem bem completo, seja para numa viagem curta de fim de semana, até numa mais longa, como num feriado.


Legenda: Atrações por dia – Em vermelho dia 1, em azul dia 2, em verde dia 3 e em roxo dia 4.

Para quem mora em São Paulo, dá para aproveitar o fim de semana em Campos do Jordão e conhecer a cidade em 2 ou 3 dias e voltar sempre que der vontade. Já para quem vem mais de longe, indicamos ficar de 3 a 4 dias, como num feriado, por exemplo, para conseguir aproveitar e conhecer a maior parte das atrações de uma vez só.

Esse roteiro é uma sugestão, montado de acordo com as principais atrações de Campos do Jordão, baseado também nas distancias e o que vale mais a pena conhecer por dia.

Importante: devido a pandemia, os horários de funcionamento, bem como abertura ou fechamento de atrações e serviços pode variar. Vale sempre se informar diretamente com os estabelecimentos e com um pouco de antecedência antes de ir.

O que fazer em Campos do Jordão: Roteiro completo de viagem

1-) 1º DIA – Capivari e Pico do Itapeva

Como chegar em Campos do Jordao
Entrada oficial da cidade. Foto: GC/Blog Vambora!

A estrada em si para Campos do Jordão é linda e aqui começa já a sua viagem. Com belas vistas da Serra da Mantiqueira, há alguns lugares para parar o carro e observar mirantes durante o trajeto.

A melhor maneira de viajar para Campos do Jordão é mesmo indo de carro, como a gente conta nesse post Como Chegar em Campos do Jordão e melhor época para ir”.

Restaurante Baden Baden
Região de Capivari. Foto: GC/Blog Vambora!

Há muitas atrações legais não só no centro da cidade, como nos arredores, além de opções de hospedagem também, assim estar com de carro facilita bastante o deslocamento.

Caso você não tenha ou não possa alugar um carro em Campos do Jordão, a melhor opção é vir de ônibus e ficar hospedado o mais próximo possível do centro da cidade e usar transporte público ou aplicativos de transporte e táxi para circular.

+ Aluguel de carro para ir para Campos do Jordão

Bondinho de Campos do Jordão
Bondinho de Campos do Jordão. Foto: AB/Blog Vambora!

Chegando de carro, a primeira coisa que você verá é o famoso pórtico da cidade, que muita gente adora tirar fotos! Depois de deixar suas coisas na sua pousada ou hotel, aproveite e vá almoçar e passear pelo centro turístico da cidade, a região de Capivari, que tem diversos excelentes restaurantes.

+ Pousadas e hotéis em Campos do Jordão para se hospedar

Depois do almoço, faça um dos passeios mais famosos de Campos do Jordão: andar no bonde turístico. Para tanto, basta ir na Estação Emílio Ribas, próximo do centro turístico em Capivari, e comprar o ingresso.

O passeio mais tradicional é o bondinho que vai até o portal da cidade, numa viagem que dura mais ou menos 1h, ida e volta. O horário de funcionamento desse trecho é das 10h às 17h, diariamente (incluindo sábado, domingo e feriados) e custa R$ 15 por pessoa.

Pico do Itapeva
Pico do Itapeva, um dos passeios mais famosos. Foto: GC/Blog Vambora!

No fim de tarde, se o dia se estiver um tempo bom, vá até o Pico do Itapeva, um mirante que fica a 2030 m de altitude. Daqui você consegue visualizar até 15 cidades da região da Serra da Mantiqueira, incluindo até Aparecida do Norte (com sua famosa Basílica).

Há pouco tempo foi aberto o Parque Pico do Itapeva, com uma maior infraestrutura para o turismo, incluindo um mirante, passeios de bicicleta, café e até um lavandário.

Termine o dia comendo um fondue em alguns dos melhores restaurantes de Campos do Jordão, numa sequência de fondue salgado e doce!

+ Veja mais passeios para fazer em Campos do Jordão

2-) 2º DIA – Parque das Cerejeiras, museus e cerveja!

Parque das Cerejeiras Campos do Jordão
Parque das Cerejeiras em Campos do Jordão. Foto: GC/Blog Vambora!

Se você estiver na cidade, especialmente entre julho e agosto, vale se programar para conhecer o Parque das Cerejeiras, um dos lugares mais bonitos e surpreendentes de Campos do Jordão, na nossa opinião.

Nessa época, acontece a florada das cerejeiras, deixando esse parque de influência japonesa, todo pintado de rosa! Durante essa época também acontece a Festa da Cerejeira, no mesmo local. Nós adoramos!

+ Parque das Cerejeiras em Campos do Jordão: Todas as dicas para ir visitar

Cerejeira no Parque das Cerejeiras em Campos do Jordão
Cerejeira no Parque das Cerejeiras. Foto: GC/Blog Vambora!

Se por acaso você não estiver em Campos do Jordão na época da florada, entre julho e agosto, vale dar uma passada pelo parque mesmo assim, já que os jardins de influência japonesa são lindos de qualquer forma, com ou sem as flores!

Depois, para quem adora cerveja, vale fazer o tour pela cervejaria Baden Baden! Original de Campos do Jordão, essa é uma das fábricas de cerveja artesanal mais famosas do Brasil e o tour, bem completo, inclui além da vista a fábrica, também degustação!

Cervejas Baden Baden
Cervejas Baden Baden. Foto: GC/Blog Vambora!

Aproveitando que você está mais afastado do centro, para almoçar, uma opção legal é ir no restaurante Empório dos Mellos, com vistas belíssimas da Serra da Mantiqueira.

Palacio Boa Vista Campos do Jordao
Palácio Boa Vista tem visita gratuita. Foto: GC/Blog Vambora!

A tarde, aproveite para conhecer o Palácio do Boa Vista, residência oficial de inverno do Governador do Estado de São Paulo e repleto de obras de arte e arquitetura, incluindo de pintores famosos como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. O tour pelo palácio é de graça!

Museu Felicia Leirner em Campos do Jordao
O lindo Museu Felícia Leirner. Foto: GC/Blog Vambora!

Localizado perto do palácio e para terminar o dia de atrações, visite o Museu Felícia Leirner. Com esculturas espalhadas por uma área linda ao ar livre, o local abriga também o Auditório Claudio Santoro, famoso por receber o Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Daqui também você tem uma linda vista da Pedra do Baú, cartão postal de Campos do Jordão, além de um por do sol lindo! O museu é um dos TOP 10 passeios em Campos do Jordão para nós!

+ Tour Panorâmico por Campos do Jordão: Veja como fazer

3-) 3º DIA – Teleférico, parques e aventura!

passeios em Campos do Jordao
Lago e teleférico de Campos. Foto: GC/Blog Vambora!

Comece o dia conhecendo outra atração bem famosa de Campos, o Morro do Elefante, que possui uma das vistas mais bonitas da cidade!

Para chegar até aqui, se pode ir ou de carro ou pelo teleférico de Campos do Jordão, o primeiro do Brasil, que faz o trajeto em apenas 5 minutos.

Teleferico Campos do Jordao
Teleférico que dá acesso ao Morro do Elefante. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois, siga para o Horto Florestal de Campos do Jordão, o parque estadual mais antigo de São Paulo, com uma área que ocupa cerca de um terço da cidade.

Nele há opções de trilhas, tirolesa, arvorismo, picnic e comer num dos melhores restaurantes da cidade, o Dona Chica, que fica dentro do parque.

Para quem quiser outra opção de almoço na região, vale conhecer a cervejaria Caras de Malte, que possui também um ótimo restaurante.

Cervejas da Caras de Malte em Campos do Jordão
Cervejas da Caras de Malte. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem quiser ficar ainda mais próximo da natureza, o Bosque do Silêncio fica próximo do centro, sendo um oásis de natureza dentro da cidade. Dá para fazer aqui desde tirolesa, arborismo, mini golf, ou apenas passear pelo local, super agradável.

o que fazer em Campos do Jordão
Vista de Campos do Jordão no caminho para Ducha da Prata. Foto: GC/Blog Vambora!

Finalize o dia na Ducha de Prata, uma das atrações mais conhecidas de Campos do Jordão. Ainda que as quedas sejam artificiais, o local é simpático e tem algumas lojas de artesanato. Durante o caminho, repare nos mirantes para ter vistas belíssimas da serra e da região!

4-) 4º DIA – Parque Amantikir e muita natureza!

Vista Parque Amantikir Campos do Jordao - blog Vambora
Linda vista do Parque Amantikir. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem estiver com crianças, vale começar o dia no Parque Turundu, um complexo de mais de 30 atividades, que vão desde passeio a cavalo, até patinação no gelo e passeio de balão (que na verdade fica preso por cordas, somente subindo e descendo no mesmo local).

Para os adultos, vale fazer um dos passeios até a Pedra do Baú, cartão postal de Campos do Jordão. Dá para ir facilmente de carro até a Pedra do Bauzinho, local de mais fácil acesso e vista para a Pedra, sendo que há somente uma trilha pequena (de 10 minutos).

Como opção de passeio com aventura, o Tour de Quadriciclo é super famoso em Campos do Jordão! Nele, se vai até o Pico do Imbiri, com vistas lindas da Serra da Mantiqueira e da Pedra do Baú.

+ Tour de Quadriciclo em Campos do Jordão: Veja valores e como fazer

Pedra do Bau
Pedra do Baú. Foto: AB/Blog Vambora!

Se você deseja escalar a pedra do Baú, ai o passeio é um pouco mais complexo e é preciso ir com uma agência com guia especializado até lá. Para a escalada, separe o dia todo para ir e voltar.

Termine o dia conhecendo uma das atrações mais bonitas de Campos, o Parque Amantikir, com seus jardins e vistas belíssimas da Serra da Mantiqueira. Há desde jardins no estilo japonês, inglês, francês, até dois grandes labirintos, um dos pontos altos do parque e que mais gera curiosidade dos visitantes.

+ Tour pelo Parque Amantikir: Veja como fazer

Labirintos Amantikir
Labirintos do Parque Amantikir. Foto: GC/Blog Vambora!

Um roteiro bem completo de viagem, com as maiores atrações da cidade! E quem já foi e tem outras dicas do que fazer em Campos do Jordão, deixe sua dica nos comentários para ajudar outros viajantes!

Esperamos que esse post ajude muito a aproveitar sua viagem para a cidade! Vambora!

*** Veja mais dicas de CAMPOS DO JORDÃ:
Dicas de hotéis e Pousadas em Campos do Jordão para ficar
Como chegar em Campos do Jordão e melhor época para visitar
TOP 10 passeios para fazer em Campos do Jordão

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


3 COMENTÁRIOS

  1. Estive em Campos do Jordão em dezembro e o clima estava bem agradável. Entretanto sugiro que levem sempre protetor solar, pois devido às altitude o sol castiga bem.
    Outra sugestão, é o uso de repelentes. Como as visitas são, em regra, em área verde, o repelente é importantíssimo.
    Abraços,

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui