Relato de viagem: Conhecendo o Parque Amantikir em Campos do Jordão

2
Vista Parque Amantikir Campos do Jordao - blog Vambora
Linda vista do Parque Amantikir em Campos do Jordão! Foto: GC/Blog Vambora!

O Parque Amantikir, em Campos do Jordão, foi uma das grandes surpresas da nossa viagem para a cidade: que lugar mais lindo! Comparável a parques de flores da Europa e Estados Unidos, é um passeio que agrada a todos!

Criado em 2007, o Amantikir possui centenas de espécies de plantas dispostas em jardins temáticos, todos maravilhosos e super bem cuidados, numa área de 60.000 m²! Há desde jardins no estilo japonês, inglês, francês, até dois grandes labirintos, um dos pontos altos do parque e que mais gera curiosidade dos visitantes.

Entrada Parque Amantikir
Entrada do Parque Amantikir em Campos do Jordão. Foto: GC/Blog Vambora!

Localizado na Serra da Mantiqueira, o nome Amantikir vem de uma lenda tupi sobre a criação da serra, no qual uma princesa tupi se apaixonou pelo sol. O nome Amantikir significa “a montanha que chora”.

Mas o choro por aqui é só se for de emoção de ver tantos jardins de natureza exuberante e maravilhosa! O parque é dividido em 7 diferentes setores, cada um com jardins diferentes, inspirados na cultura e tradições de diferentes países do mundo. Veja no mapa abaixo:

Amantikir MAPA
Mapa Parque Amantikir. Foto: Reprodução/parqueAmantikir.com.br

A entrada do parque é muito bem organizada e eles dão para os todos os visitantes esse mapa para se localizar. Veja abaixo nosso roteiro e o que destacamos que vale mais a pena conhecer no Amantikir em Campos do Jordão:

1-) Nosso roteiro pelo Parque Amantikir:

Parque Amantikir
Área dos labirintos do Parque Amantikir. Foto: GC/Blog Vambora!

Começamos nossa visita ao parque pela área das coníferas e que possui um mirante lindo para a Serra da Mantiqueira. Aqui dá para ter noção da natureza exuberante da região!

Depois, vale seguir para a área do jardim inglês e os labirintos: o clássico e o de grama!

Labirintos Amantikir
Labirintos do Parque Amantikir. Foto: GC/Blog Vambora!

O labirinto clássico é o maior do Brasil, inspirado nos jardins de castelos da Europa. Ele possui 450 m² de área, com 600m de corredores e paredes de 2,2m de altura! É super divertido, especialmente se você vai em grupo para ver quem consegue descobrir a saída primeiro!

Labirinto Parque Amantikir Campos do Jordao
Maior labirinto do Brasil! Foto: GC/Blog Vambora!

Já o labirinto de grama é baseado na cultura céltica, encontrado muito no Reino Unido. Tem um clima mais esotérico, já que a caminhada por ele é muito mais meditativa.

Subindo alguns patamares pelos jardins, indo em direção ao setor laranja, as vistas do parque e da serra ficam ainda mais lindas! Vale percorrer também o lago das pontes, que possui muitas flores lindas, incluindo lavandas!

Flores Parque Amantikir Campos do Jordao
Jardim de lavandas. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois seguimos pelas alamedas de flores do jardim alemão (que possui um mirante maravilhoso), passando pelo jardim das orquídeas até os jardins de influência asiática: o chinês e japonês. Ainda que fique no extremo do Amantikir, não deixe de visitar essa parte do parque! Achamos um das mais lindas e estava bem mais vazio que o restante do Amantikir.

Por fim, terminamos a visita ao Amantikir no jardim francês e no espelho d’água. No total, dá para fazer uma visita tranquila em 1h30/2h, conhecendo bem todos os cantos e tirando muitas fotos!

2-) Como chegar ao Parque Amantikir e ingressos:

Mirante Parque Amantikir Campos do Jordao
Serra da Mantiqueira, vista do parque. Foto: Blog Vambora!

O Parque Amantikir fica na estrada de acesso de Campos de Jordão, a cerca de 10km do centro da cidade. O acesso é bem fácil, mas pela localização pode ser uma atração legal para se conhecer chegando ou saindo de Campos.

O ingresso custa R$ 40 e vale para visitar o tempo que quiser (ele fica aberto das 8h30 às 17h, todos os dias do ano). Os ingressos podem ser comprados diretamente na entrada oficial do parque.

jardins do Parque Amantikir
Um dos muitos jardins do Parque Amantikir. Foto: GC/Blog Vambora!

Há meia entrada para estudantes, idosos e quem chega no parque de taxi, vans ou trenzinhos turístico locais (com placa de Campos do Jordão). Crianças com até 5 anos e maiores de 80 anos tem entrada gratuita (assim como moradores de Campos do Jordão, de segunda a quinta).

Para quem vai de carro, existe uma área para estacionamento logo em frente ao parque, bem fácil de estacionar.

3-) Dicas finais para visitar o Amantikir em Campos do Jordão:

Jardim Japones Parque Amantikir
Jardim japonês do Parque Amantikir em Campos do Jordão. Foto: GC/Blog Vambora!

– O Parque Amantikir fica aberto todos os dias do ano, inclusive feriados, Natal e ano novo, das 8h30 às 17h00. Visitantes que entram até as 17h00 podem permanecer no parque só até as 17h30.

– Cachorros são bem vindos no Amantikir, desde que estejam com guia e coleira.

– Não pise, nem arranque flores dos canteiros e jardins. Por mais que a gente ache bonito, vale respeitar toda a natureza e trabalho do local.

Casa na Arvore Parque Amantikir Campos do Jordao
Casa da árvore dentro do Amantikir! Foto: Blog Vambora!

– Para fazer uma visita mais tranquila e tirar fotos melhores, vale ir pela manhã ou no final da tarde, quando a luz do parque fica mais bonita. Nós fomos exatamente no fim da tarde e valeu super a pena, já que pudemos curtir a luz do por do sol!

– O Amantikir é todo ao ar livre, por isso confira a previsão do tempo antes de programar sua ida. Em dias de chuva o parque oferece guarda-chuvas, mas caso deseje parar a visita depois de ter entrado num dia de chuva, eles permitem que você possa voltar num outro horário ou no dia seguinte.

Jardim Lavandas Amantikir
Jardim de lavanda no Parque Amantikir em Campos do Jordão. Foto: GC/Blog Vambora!

Pronto: todas as dicas para visitar essa atração linda em Campos do Jordão! Vambora então para o Parque Amantikir!

*** Veja mais dicas de CAMPOS DO JORDÃO:
Hotéis e Pousadas em Campos do Jordão: dicas de onde se hospedar
Como chegar em Campos do Jordão e melhor época para visitar
TODAS as dicas de Campos do Jordão no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

  1. Nossa deve ser muito bom!
    Adoro locais assim, a natureza bem cuidada e com estas cores vibrantes como traz energias renovadoras para nosso corpo e espírito.
    Vou ver se consigo agendar um final de semana para curtir está cidade e passar e conhecer este parque.
    Valeu!
    Grande abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui