Relato de viagem: Horto Florestal de Campos do Jordão – Veja como conhecer!

2
Horto Florestal Campos do Jordao
Conhecendo o Horto Florestal de Campos do Jordão. Foto: AB/Blog Vambora!

O Horto Florestal de Campos do Jordão é uma das atrações mais lindas e inesperadas de Campos! Ele é o parque estadual mais antigo de São Paulo, com uma área que ocupa cerca de um terço da área de Campos do Jordão.

Conhecido também como Parque Estadual de Campos do Jordão, o Horto fica distante 13km do centro da cidade e é um ótimo passeio para fazer em Campos do Jordão, especialmente se você gosta de natureza!

Com uma das maiores reservas de árvores coníferas do Estado de São Paulo, o Horto Florestal de Campos do Jordão permite fazer várias atividades de lazer.

Há desde trilhas (das mais simples até maiores e complexas), tirolesa, arvorismo, comer num dos melhores restaurantes de Campos do Jordão, além de ver paisagens lindíssimas. Confira abaixo todas as dicas para visitá-lo! Vambora!

Horto Florestal de Campos do Jordão: Veja como visitar

1-) Onde fica e como chegar no Horto Florestal

Entrada Horto Florestal Campos do Jordão
Entrada do Horto Florestal de Campos do Jordão. Foto: GC/Blog Vambora!

O Horto Florestal fica a cerca de 13km de Capivari, o centro de Campos, onde estão a maior parte dos hotéis e pousadas de Campos do Jordão.

A melhor forma de chegar até o parque é de carro, já que não há ônibus diretos para o local. Quem for de táxi ou Uber, vale a pena combinar um horário para voltar, já que por ser uma área não tão urbana, o sinal do celular e da internet não é tão constante para algumas operadoras.

+ Aluguel de carro em Campos do Jordão

A estrada é bem tranquila e bem pavimentada, com belas vistas para a região. O parque fica no final da estrada Av. Pedro Paulo, s/n, e a sinalização para chegar desde o centro de Campos do Jordão é super fácil e clara. No local há estacionamento gratuito.

2-) Atrações do Horto Florestal de Campos do Jordão

Horto Florestal Campos do Jordao
Horto Florestal de Campos do Jordão, conhecido também como Parque Estadual de Campos do Jordão. Foto: GC/Blog Vambora!

Há diversas atividades para fazer no Horto de Campos do Jordão, além de passear pelo parque, curtindo a fauna e flora do local. Aliás, sabe-se que nele existem mais 186 espécies de aves catalogadas, além de animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

Entre as atividades mais legais e que os visitantes mais gostam de fazer no Parque Estadual de Campos estão:

  • Trilhas

    Trilha Horto Florestal Campos do Jordao
    Trilha das quatro pontes. Foto: GC/Blog Vambora!

Atualmente há cinco trilhas principais dentro do Horto Florestal, sendo cada uma com diferente grau de dificuldade. Confira abaixo cada uma delas:

  • Quatro Pontes (1 km): É a trilha mais fácil de fazer no Horto, boa para levar crianças e foi exatamente a que fomos. Possui 2 pontes pênseis, das quatro percorridas. O tempo estimado é de 40min (ida e volta).
  • Cachoeira (4,6 km): Tem fácil acesso, já que é plana durante quase todo o percurso. O tempo estimado é de 1h30min de caminhada (ida e volta) e tem uma pequena, mas gostosa cachoeira no final, a Cachoeira do Galharada.
  • Rio Sapucaí (2,6 km): Com dificuldade média, tem percurso circular, passando por áreas de mata, com árvores araucárias centenárias, além de margear o Rio Sapucaí cheio de corredeiras. O tempo estimado é de 1h20min.
  • Campos (3 km): Tem também têm dificuldade média, incluindo subidas, passando por áreas nativas preservadas e de reflorestamento de coníferas. O tempo estimado é de 1h40min.
  • Celestina (8 km): Com dificuldade alta é a única das trilhas que necessita de acompanhamento de monitor para percorrer, dentro do Horto Florestal.

Essa última, é a trilha aberta mais longa do parque atualmente, com uma subida íngreme até um mirante, a 1910m de altitude. O tempo estimado varia de acordo com o condicionamento físico, podendo levar em média 4h.

Capivara Horto Florestal Campos do Jordao
Uma capivara no meio da trilha! Foto: GC/Blog Vambora!

Como comentei acima, fizemos a trilha mais curta, a das Quatro Pontes pois além das trilhas queríamos fazer outras atividades no Horto Floresta (veja mais abaixo).

Mesmo assim, a caminhada foi bem gostosa, tranquila e surpreendente em alguns aspectos, incluindo ver até capivaras no meio do caminho! A única coisa que achamos ruim é que a sinalização poderia ser melhor e mais recorrente durante o caminho.

  • Tirolesa e Arvorismo

Arvorismo Horto Florestal Campos do Jordao
Arvorismo no Horto Florestal de Campos do Jordão. Foto: GC/Blog Vambora!

Logo depois da entrada do parque e próximo do restaurante Dona Chica (veja abaixo), existe uma área para fazer tirolesa e arvorismo dentro do Parque Estadual de Campos do Jordão.

São atividades realizadas por uma empresa privada dentro do parque, por isso paga-se a parte da entrada do Horto.

  • Restaurante Dona Chica

Restaurante Dona Chica Campos do Jordao
Comida excelente no restaurante Dona Chica, dentro do Horto Florestal. Foto: GC/Blog Vambora!

Quando perguntamos no nosso Instagram quais lugares a gente deveria conhecer em Campos do Jordão, o restaurante Dona Chica, localizado dentro do Horto, foi citado algumas vezes, com um dos melhores restaurantes de Campos do Jordão! E não é que é mesmo? 😀

Restaurante Dona Chica em Campos do Jordao
Restaurante Dona Chica, dentro do horto. Foto: GC/Blog Vambora!

Num clima super tranquilo, incluindo uma área aberta com redes e vista do parque, o Dona Chica surpreendeu pela simplicidade e qualidade: que comida boa e que lugar gostoso!!

Prato Restaurante Dona Chica
Prato do Restaurante Dona Chica no Horto Florestal de Campos do Jordão. Foto: GC/Blog Vambora!

Com pratos variados e bem brasileiros, o legal do Dona Chica é que eles pegam muitas comidas típicas da região, como pinhão, truta, preparando-os sem firulas, respeitando e valorizando o ingrediente.

Nós, por exemplo, provamos o “Picadinho Dona Chica”, com ragu de Mignon com bacon, pinhão ao molho madeira e vários acompanhamentos. Que comida deliciosa!

Restaurante Dona Chica
Área ao ar livre deliciosa do restaurante, incluindo até rede. Foto: GC/Blog Vambora!

Com pratos super bem servidos para duas ou mais pessoas, é um restaurante com ótimo custo X benefício em Campos do Jordão, valendo muito a pena separar para almoçar aqui durante a visita ao Horto.

Nos fundos do restaurante há ainda uma mercearia que vende produtos locais. Aprovadíssimo, adoramos!

+ Veja mais Restaurantes e Bares para conhecer em Campos do Jordão

Jardineira Horto Florestal Campos do Jordao
Jardineira que percorre o Horto Florestal em Campos do Jordão. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Outras atividades e atrações dentro do Horto Florestal

Há pelo parque ainda um café, viveiro e estufa com plantas a venda, aluguel de bicicleta, etc.

Uma observação: além dessas atrações, existe uma jardineira que dá uma volta no Horto, passeio que faz sucesso especialmente com que está com crianças e deve ser pago a parte da entrada do parque.

Ainda que grande, o veículo parece mais um ônibus antigo e, quando fomos, soltava uma quantidade imensa de fumaça, o que para um parque no meio da natureza não faz muito sentido… Com horários bem espaçados e pouca informação para os visitantes, não achamos que valha a pena fazer, mesmo com crianças.

+ Veja mais tours e passeios para fazer em Campos do Jordão

3-) Ingresso para o Horto Florestal de Campos do Jordão e horários para visitar

Horto Florestal Campos do Jordao
Estufa com plantas no Horto Florestal. Foto: GC/Blog Vambora!

O valor para entrar no Horto Florestal de Campos do Jordão é atualmente de R$ 18, por pessoa (preço checado em setembro/2022). Idosos com mais de 60 anos e estudantes podem pagar meia entrada.

O ingresso pode ser comprado online ou direto na portaria principal do parque. Quando fomos eles ainda não aceitavam cartão de crédito, apenas dinheiro, então vale levar por precaução, caso você vá comprar na hora.

Trilha Horto Florestal Campos do Jordao
Trilha pelo Horto Florestal . Foto: GC/Blog Vambora!

Atualmente, o Horto Florestal de Campos do Jordão está aberto para visitação, diariamente, das 9h às 18h. Os últimos ingressos são vendidos até às 17h para entrada ao local.

Vale separar pelo menos umas 3h para visitar o parque, chegando pela manhã para fazer alguma das trilhas e passeios e depois ir almoçar. Quem quiser, a tarde dá para fazer mais atividades.

Um lindo e agradável passeio para se fazer em Campos do Jordão, com toda a família, rodeado de natureza! Vambora!

*** Mais dicas de CAMPOS DO JORDÃO:
O que fazer em Campos do Jordão: Roteiro completo de viagem
Conhecendo o Parque Amantikir em Campos do Jordão
Visitando o Parque das Cerejeiras em Campos do Jordão

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

  1. Amei sua postagem! Vou com minha família comemorar meu aniversário no mês que vem,e pretendemos ir ao horto. Os detalhes de sua descrição foi totalmente relevante. Obrigada por compartilhar sua experiência.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui