Relato de viagem: Inverno em Gramado – 5 atrações para curtir a cidade no frio

2
Rua Coberta em Gramado
Rua Coberta em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Localizada na Serra Gaúcha, Gramado por muito tempo ficou marcada por ser um destino maravilhoso para se ir no inverno. Atraindo tantos turistas, a cidade se reinventou, com atrações que podem ser visitadas o ano todo. Mesmo assim, o inverno em Gramado é realmente uma época muito especial e combina com o clima de serra da região.

O inverno em Gramado tem temperaturas bem baixas, que podem até beirar zero graus. Geadas são comuns nessa época, além de algumas vezes ocorrer até neve! Pois é, Gramado é uma das 10 cidades do Brasil onde é possível ver neve no inverno!

Mas quem não conseguir ver neve assim naturalmente, há atrações como o Snowland (veja mais abaixo) para conseguir ver neve de mentirinha! 😉

Clima de inverno em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!
Clima de inverno em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Dos meses de maio até agosto é a época mais gelada da cidade, com muitas frentes frias passando pela região, então vá preparado, levando roupas quentes, bota, gorro, luvas, etc.

O que é muito comum na região também são os nevoeiros, que ocorrem no final e início do dia. Pode assustar a princípio, pensando que o tempo ficará fechado, mas depois é comum o céu abrir e aparecer o sol. Outra boa notícia é que nessa época de inverno a chance de precipitação é um pouco menor do que em outras do ano.

Confira então 5 atrações que tem a cara do inverno em Gramado para curtir na cidade. Vambora!

5 atrações para curtir o inverno em Gramado

5-) Festival de cinema de Gramado

Festival de Cinema de Gramado. Foto: Divulgação
Festival de Cinema de Gramado. Foto: Divulgação

O Festival de cinema de Gramado é um dos mais importantes do segmento no Brasil e agita a cidade, ocorrendo geralmente no final de Agosto. Artistas e celebridades lotam a cidade, mas também, nós, pessoas comuns, podemos aproveitar muito o evento assistindo os muitos filmes e aproveitando as festas e premiere que sempre ocorrem nessa época.

Festas, como a Black&Gold, que ocorrem junto com o festival. Foto: Caio Graça/Divulgação
Festas, como a Black&Gold, que ocorrem junto com o festival de Gramado. Foto: Caio Graça/Divulgação

Os ingressos em geral variam de R$ 40 a R$ 140, podendo ser adquiridos no site oficial do Festival.

4-) Snowland

Snowland em Gramado. Foto: Divulgação
Snowland em Gramado. Foto: Divulgação

Com a natureza ajudando ou não, o Snowland é o lugar ideal para ver neve em Gramado, não só no inverno mas em qualquer época do ano.

Bem próximo da entrada da cidade (para quem vem de Porto Alegre), o Snowland é um parque de diversões de neve indoor, com diversas atrações como pista de esqui e snowboard, patinação no gelo e até uma vila alpina.

Área de alimentação dentro do Snowland. Foto: Divulgação
Área de alimentação dentro do Snowland. Foto: Divulgação

Fica cheio o ano todo, mas especialmente no inverno, a procura é ainda maior. A entrada pode ser comprada com antecedência e é a melhor opção para entrar nessa época de alta temporada de inverno, já que as filas para quem não tem ingresso são bem comuns (e grandes).

O ingresso vale para o dia todo e é um lugar que agrada toda família, desde para quem quer praticar algum esporte, como ski, patinação e snowboard, até para quem nunca fez nada e só quer ficar curtindo o friozinho e neve.

3-) Comer uma sequência de Fondue

Fondue de queijo Le Chelet de la Fondue Gramado
Fondue de queijo no Le Chelet de la Fondue em Gramado. Foto: Divulgação

Difícil achar uma comida que tenha mais cara de inverno do que Fondue! E em Gramado, há uma opção incrível dessa comida tão deliciosa: a sequência de fondue!

 Le Chalet de La Fondue Gramado
Clima de inverno em Gramado, perfeito para comer um fondue. Foto: Le Chalet de La Fondue/Divulgação

Mais ou menos como num rodízio, nesse tipo de sequencia você experimenta todos os tipos possíveis de fondue: de queijo, carne e chocolate, tudo por um preço fixo. E quem gosta, nada melhor do que acompanhar essa refeição com vinho!

Existem diversos restaurantes especializados em fondue em Gramado, sendo os mais conhecidos o Le Chalet de La Fondue e a Maison de la Fondue. Há outros com preços mais em conta, mas não espere a mesma qualidade dos ingredientes, ambiente e atendimento.

Não é uma das refeições mais baratas para se fazer na cidade mas é uma daquelas experiências deliciosas e inesquecíveis que combinam muito com o inverno em Gramado!

2-) Comer chocolate e visitar uma fábrica!

Loja de chocolates em Gramad
Loja de chocolates em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Gramado é provavelmente a cidade mais famosa do Brasil pelo chocolate e se tem uma época do ano que a gente fica com mais vontade de comer chocolate, é no inverno!

São mais de 30 fábricas de chocolate em Gramado, incluindo lojas e até atrações dedicadas totalmente ao doce, como o Mundo de Chocolate e o Reino do Chocolate.

O Mundo do Chocolate, da Lugano, foi inaugurada em 2015 e mostra diversas esculturas feitas de chocolate de famosas atrações do mundo, como da Torre Eiffel e Cristo Redentor.

Já o Reino do Chocolate, da marca Caracol, mostra mais a história do cacau, incluindo até a parte de uma fábrica de chocolate para ver como é a produção.

Chocolate de Gramado
Chocolate de Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Por falar em marcas de chocolate de Gramado, as mais famosas e com lojas por toda cidade são: Caracol, Lugano, Prawer e Florybal. Dessas, pessoalmente a que gosto mais é da Lugano, com um chocolate com mais gosto de chocolate mesmo (e não só manteiga de cacau), mas é gosto pessoal. Só experimentando todas para decidir a sua favorita! 🙂

Aliás, nas lojas é muito comum haver degustação dos chocolates para saber qual levar, já que a variedade e diversidade é imensa!

Waffle da Casa da Velha Bruxa em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!
Waffle da Casa da Velha Bruxa em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Por fim, mas ainda no clima do chocolate, Gramado possui algumas confeitarias e cafés deliciosos também para comer doces.

Para algo mais tradicional, passe na Casa do Colono, na Avenida Borges de Medeiros, verdadeiro paraíso para quem gosta de tradição e de comer bem, com itens produzidos pela comunidade de colonos local, incluindo geleias e cucas doces.

Já quem quer algo mais gordinho, a dica é a Casa da Velha Bruxa, com crepes, Waffles e chocolate quente maravilhoso. Veja nesse outro post mais dicas de restaurantes em Gramado, que fomos e adoramos!

1-) Clima de romance e montanha nos hotéis de Gramado

Lareira e romance no Hotel Varanda das Bromélias em Gramado. Foto: Divulgação
Lareira e romance no Hotel Varanda das Bromélias em Gramado. Foto: Divulgação

Por fim, para deixar seu inverno ainda mais gostoso e aconchegante, há diversos hotéis em Gramado que tem clima romântico e decoração perfeita para aproveitar o frio.

Muitas construções em madeira, quartos com lareira, banheira e jacuzzi, fazem desses hotéis em Gramado ainda mais especiais para aproveitar durante o inverno.

Hotel st-hubertus em Gramado
Clima aconchegante no Hotel St-Hubertus em Gramado. Foto: Divulgação

Entre eles estão os ótimos Varanda das Bromélias e o St. Hubertus. Com cara de Europa, o Casa da Montanha e o Saint Andrews são lindos e além da decoração acolhedora, possuem serviços ótimos para aproveitar o frio, como chá da tarde e piscina interna aquecida, por exemplo. Para ver mais dicas de onde ficar em Gramado, confira esse outro post que fizemos.

Uma cidade que é deliciosa o ano todo, mas que fica ainda mais especial durante o frio. Vambora curtir o inverno em Gramado!

*** Veja mais dicas de GRAMADO no blog:
O que fazer em Gramado, do básico ao inusitado
Natal Luz de GRAMADO: todas as dicas para ir! 

Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha: roteiro completo de viagem

Planeje aqui a sua viagem!
SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui