Vivendo e aprendendo: 6 dicas para viajar de avião com conforto (mesmo na econômica!)

3
Viajar de avião pode ser confortável mesmo na classe econômica! Foto: Divulgação
Viajar de avião pode ser confortável mesmo na classe econômica! Foto: Divulgação/Air France

Viajar de avião pode ser a maneira mais rápida de se locomover atualmente, mas isso não quer dizer que seja muitas vezes a mais confortável. Especialmente para quem viaja na classe econômica, o pouco espaço para pernas, pouco movimento, alimentação pouco balanceada, tudo isso pode fazer da sua viagem de avião um tanto quanto desconfortável.

Baseada em dicas de comissárias de bordo da Air France (pessoas que entendem muito dos verbos “voar” e “viajar”) e nossa experiência de algumas muitas viagens, separamos aqui 6 dicas essenciais para fazer uma viagem de avião, especialmente as longas, com conforto! Veja se você já faz algumas dessas coisas ou tem uma dica nova para fazer na sua próxima viagem. Vambora! 🙂

6 dicas para viajar de avião com conforto (mesmo na classe econômica!)

1-) Use roupas confortáveis na hora de voar

Quem viaja há mais tempo deve lembrar que viajar de avião antigamente era por si só um evento social! Além de toda família ir no aeroporto se despedir (mesmo numa viagem curtinha), ir super elegante, usando sapatos e roupas sociais, como blazer para os homens e tailleur para as mulheres, era super comum. Depois a moda era viajar com leggings, ou qualquer roupa justinha. Nem um nem outro é o ideal: o melhor para o corpo na hora de viajar é ir com roupas mais larguinhas, nada apertado, e isso inclui o sapato!

A única coisa que pode ser apertada são as meias de compressão, ótimas para quem tem problemas circulatórios e vai fazer um voo longo. Pergunte para o seu medico se esse pode ser o seu caso.

Aliás, para quem é friorento, ter um casaco e/ou echarpe é essencial na mala de mão ou bolsa dentro do avião, já que normalmente o ar condicionado pode piorar muito a sensação térmica quando se fica muito tempo parado.

Outra dica: quem incha muito durante o voo procure não tirar os sapatos, pois é possível que você não consiga colocá-los novamente tão cedo na hora de pousar (quem já sofreu disso sabe que estou falando! 😀 ).

2-) Posição na cadeira: pernas, pescoço e costas

A melhor posição é aquela mais confortável para você, especialmente para as suas pernas. Deixar as pernas descruzadas é a melhor maneira de relaxar os músculos, além de melhorar a circulação. Nas aeronaves que tem apoio de pés na frente do assento, no caso da classe econômica, é melhor ainda!

O pescoço também merece atenção especial, então vale levar aquele travesseiro em “U” para apoiar o pescoço, especialmente em viagens um pouco mais longas para dormir. Se você quiser ser profissional, leve também uma máscara para os olhos para dormir, já quem nem todas as companhias aéreas oferecem o objeto no kit viagem do seus voos.

Já para as costas, especialmente quem tem problemas na coluna, vale pedir no avião um travesseiro a mais para colocar na região lombar, para melhorar o conforto e posição da coluna no assento.

3-) Refeição a bordo

Ainda que nem todo mundo goste, beber muita água é essencial para hidratação, já que durante um voo, o nível de umidade é bem baixo. Eu por exemplo, na hora do serviço de bordo já peço dois copos de água toda vez, para ir tomando aos poucos mas constantemente.

É comum as companhias aéreas oferecerem bebida, especialmente água, gratuitamente durante todo o voo, por isso não se sinta mal em pedir mais água, mesmo fora do serviço de bordo.

Já a alimentação, procure comer coisas leves na medida do possível. Inclusive, muita gente hoje em dia leva de casa um lanche ou algo mais saudável para comer no avião, especialmente porque está ficando cada vez mais comum cobrarem pelos alimentos no serviço de bordo (e nem sempre pode ser a opção mais saudável e ideal para você).

Bebidas alcoólicas e energéticas (como café e chá mate) devem ser consumidas com moderação ou melhor evitadas, especialmente para quem já não passa muito bem com elas no solo. Devido a altitude e pressão a bordo, essas bebidas podem ter efeitos mais fortes, podendo fazer você passar mal.

4-) Para passar o tempo

Antes de viajar, carregue seu celular ou dispositivo com musicas que goste para escutar  ou séries para assistir em modo avião. Isso ajuda muito quando não há serviço de entretenimento a bordo e nem wifi, fato ainda comum em voos internos.

Já em voos internacionais, aproveite para matar a lista de filmes que não viu no cinema no sistema de entretenimento de bordo. Uma coisa muito legal que ficamos sabendo é que na Air France, há um programa de meditação e relaxamento chamado de Mind, que pode ser usado a bordo. Adoramos!

Para crianças, jogos simples, cadernos de desenhar ou mesmo celular ou tablets com joguinhos e desenhos que funcionam em “modo avião” ajudam bastante a passar o tempo sem stress com os pequenos.

5-) Movimente-se durante o voo

Pode dar muita preguiça, mas levantar a cada 1h durante o voo é super importante, especialmente para quem viaja na econômica. Isso ajuda na circulação e alongamento, especialmente importante para quem tem problemas de saúde, como nas costas. Ficar muito tempo sentado, na mesma posição, faz mal para qualquer pessoa.

Para facilitar procure sentar no corredor, para levantar com mais agilidade e facilidade a qualquer hora. Mas não adianta levantar e longo sentar: fique pelo menos uns 10 minutos de pé andando no corredor. Aproveite para ir beber água, ir ao banheiro, etc.

Fazer alguns exercícios no próprio assento também é ótimo para ajudar a alongar o corpo durante o voo. Alguns movimentos básicos e super bons são por exemplo:

  • Alongar a perna dobrando o pé para cima e depois abraçando cada joelho de uma vez;
  • Abaixar o tronco em direção as pernas;
  • Movimentar o pescoço para cima e para baixo, além de lateralmente puxando com ajuda das mãos;
  • Alongar os braços para o alto e laterais (sem bater no passageiro ao lado de preferência rs).

Também na Air France ficamos sabendo que há um vídeo no sistema de entretenimento com exercícios simples para fazer durante o voo, muito bom!

6-) Hidrate-se!

Além de beber água constantemente, hidratar lábios, rosto e mãos é super importante para evitar o ressecamento normal da pele durante o voo. Mulheres: viaje usando pouca maquiagem, já que ela em geral não deixa a “pele respirar” naturalmente e nas condições a bordo, pode levar a um ressecamento ainda maior.

Passar colírio lubrificante nos olhos, bem como hidratar o nariz com soro fisiológico ajuda muito para deixar a viagem mais confortável. Quem use lente de contato, aliás, procure deixá-las guardadas e viaje de óculos mesmo, para evitar irritar os olhos.

Essas dicas são essenciais e bem simples para qualquer viagem de avião ser mais confortável, especialmente quem viaja na classe econômica. Quem viaja em assentos com mais espaço ou mesmo categorias superiores, como executiva e 1ª classe, os cuidados são os mesmos, ainda que o assento em si seja melhor, já que reclinam mais e tem melhores estofados.

Tem mais dicas para fazer de uma viagem de avião mais confortável? Então compartilhe aqui com a gente! Vambora viajar de avião com mais conforto!

*** VEJA TAMBÉM:
– TOP 10 Aplicativos de Viagem para ter no celular
– Como é voar na Primeira Classe da Lufthansa
– Singapore Airlines: Como é voar em uma companhia aérea 5 estrelas

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

3 COMENTÁRIOS

    • Olá Algemiro,
      Para o caso da diferença de pressão, que pode dar desconforto no ouvido de algumas pessoas, especialmente na hora do pouso e decolagem, uma dica é mascar chiclete e/ou fazer o movimento de “bocejo” com a boca. Isso ajuda antes que tenha qualquer estalo ou case dor.
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui