Roteiro cultural: O que fazer em Gramado – 21 Atrações para conhecer na cidade!

13
Loja de chocolates em Gramad
Loja de chocolates em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Gramado é uma cidade repleta de atrações incríveis! De opções gratuitas até pagas, para crianças e adultos, não faltam opções legais de passeios para todos os estilos! Por isso, para ajudar você a escolher, vamos mostrar o que fazer em Gramado, com as melhores atrações e passeios para fazer na cidade!

Vale dizer que o turismo em Gramado tem crescido muito e a cada ano, com a cidade ganhando cada vez mais novas atrações! Para ajudar, vamos listar aqui então, 21 atrações e passeios para se fazer em Gramado.

Para saber: do 1 ao 8, são passeios e atrações básicas para quem tem pouco tempo na cidade (3 dias). Já de 9 a 21 já são ótimas opções para quem tem mais tempo em Gramado (até 7 ou mais dias).

Prontos para passear? Confira então o que fazer em Gramado, com 21 melhores opções de passeios e atrações. Veja no mapa abaixo e também as descrições abaixo. Vambora!

+ Transfer de Porto Alegre para Gramado: Veja valores e como reservar

O que fazer em Gramado: 21 Atrações e Passeios para fazer na cidade!

1-) Passear pela Avenida Borges de Medeiros (gratuito)

A Avenida Borges de Medeiros é o principal eixo da cidade e onde ficam muitos dos melhores hotéis e pousadas em Gramado. Vale caminhar por ela ao chegar na cidade, para já ir conhecendo algumas das principais atrações da cidade.

Por aqui também se encontram muitas lojas, bares e restaurantes em Gramado e você provavelmente andará sempre por ela para chegar em alguma atração.

Ainda que seja a principal Avenida de Gramado, a Borges de Medeiros tem uma decoração fofa, incluindo bancos de madeira e termômetros gigantes de madeira para marcar as temperaturas negativas do inverno.

+ Inverno em Gramado: 6 atrações para curtir na cidade no frio

2-) Visitar a Rua Coberta e Palácio dos Festivais (gratuito)

Rua Coberta em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!
Rua Coberta, na Av. Borge de Medeiros: onde começam seus passeios em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Na própria Avenida Borges de Medeiros, fica a Rua Coberta, um dos locais principais de Gramado, ponto de parada de praticamente todo turista na cidade.

Trata-se de uma pequena rua, fechada para carros, e coberta com uma cobertura, onde se encontram diversos bares, lojas e restaurantes de Gramado.

Ela fica bem em frente ao Palácio dos Festivais, onde acontece anualmente o Festival de Cinema de Gramado em agosto, um dos principais do Brasil! A arquitetura do local é linda, em estilo Enxaimel em madeira, típica da Alemanha.

Fora do festival de cinema é possível entrar no Palácio, para ver um pequeno museu, além de ver na calçada do local, o Caminho das Estrelas, uma homenagem a Calçada da Fama em Hollywood, com diversos artistas brasileiros.

Por fim, durante o Natal Luz de Gramado, ocorre o show de Ascendimento na fachada do Palácio. Aqui, shows de luzes e artistas no início da noite, deixam essa parte da cidade ainda mais bonita! E é gratuito!

+ Natal Luz de Gramado: Como ir, atrações e ingressos!

3-) Passar pela Fonte do Amor Eterno (gratuito)

Ao lado do Palácio fica um local bem instagramável de Gramado: a Fonte do Amor Eterno!

A pequena fonte foi ganhando ao longo dos anos milhares de cadeados colocados por casais, como símbolo de amor eterno (assim como fizeram na Pont des Arts em Paris).

A noite, o local fica iluminado, e já virou point de turistas, para fazer fotos e juras de amor!

4-) Conhecer a Praça das Etnias e Casa do Colono (gratuito)

Roteiro de Agroturismo em Gramado
Roteiro de Agroturismo em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

A Praça das Etnias também fica localizada na Avenida Borges de Medeiros, mais próxima da entrada da cidade. Trata-se de uma homenagem aos povos imigrantes que originaram Gramado, com 3 casas, sendo: uma com arquitetura italiana, uma alemã e outra portuguesa.

Na Casa Alemã fica a Casa do Colono, um mercado de produtos locais, em grande parte produzido nos arredores da cidade. Aqui você encontra pães, bolos, cucas, mel, geleias, etc e além de artesanato. Ela funciona de segunda a sexta, das 9h ao 12h e das 13h30 às 18h30; e aos sábados e domingos, das 9h às 18h30.

Aqui também é o local de saída dos passeios de Agroturismo em Gramado e também do Caminho de Pedra, que mostram mais das origens e cultura imigrante em Gramado. Veja abaixo as opções de passeios que ocorrem nos arredores de Gramado:

+ Veja mais passeios e tours para fazer em Gramado

5-) Ir ao Mini Mundo e Lago Joaquina Rita Bier (pago)

Mini Mundo em Gramado
Mini Mundo. Foto: GC/Blog Vambora!

O Mini Mundo é uma das atrações mais clássicas e fofas de Gramado por agradar crianças e adultos, todos impressionados com esse mundo de miniaturas repleto de detalhes!

São 164 obras de todo o mundo miniaturizadas, da Usina do Gasômetro em Porto Alegre até o Castelo que inspirou o da Cinderela na Alemanha! Tem de tudo e vale dedicar uma visita a essa atração.

A entrada do local custa a partir de R$ 68 (inteira) e R$ 39 (meia entrada, para crianças e idosos), funcionando todos os dias, das 9h às 17h.

Logo do seu lado fica o Lago Joaquina Rita Bier, um pequeno parque com lago, onde ocorrem shows do Natal Luz de Gramado no fim do ano.

6-) Passear pela Rua Torta (gratuito)

Outra atração “instagramável” de Gramado é a Rua Torta, que fica bem ao lado da Praça das Etnias (confira no mapa acima).

Chamada originalmente de Rua Emilio Sorgetz, trata-se de uma homenagem a Lombard Street em São Francisco (Califórnia).

Super charmosa, vale conferir a Rua, que se você olhar bem não é torta (só as suas laterais e calçadas, fazem um desenho em curvas). Não deixa de ser bem bonita, especialmente devido a arquitetura e jardins ao seu redor.

7-) Passear pelo Lago Negro (gratuito)

O que fazer em Gramado: visitar o básico e lindo Lago Negro.
Lago Negro. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma das principais atrações da cidade é o Lago Negro! Todas as árvores foram trazidas da Floresta Negra na Alemanha, por isso o nome.

Mesmo que artificial, dar uma volta ou andar de pedalinho pelo lago é um passeio clássico de Gramado! O lugar fica especialmente bonito quando as hortências estão em sua plenitude, entre o final e o começo do ano.

A entrada no Lago Negro é gratuita, enquanto serviços como o pedalinho devem ser pagos no local.

8 -) Bustour: Ônibus turístico Gramado e Canela (pago)

Bustour - Onibus em Gramado e Canela
Bustour: ônibus de 2 andares em Gramado. Foto: Divulgação

Existe um ônibus turístico em Gramado chamado de Bustour, que passa em diversas atrações da cidade. De dois andares, lembra muito os ônibus turísticos comuns na Europa, sendo uma ótima alternativa para quem tem pouco tempo na cidade.

Além de Gramado, o ônibus passa também por Canela, parando em diversas atrações. Ele serve tanto como meio de transporte, como também de city tour. Existem passes de 1,2 ou 3 dias, sendo que você pode subir e descer quantas vezes quiser nesse período.

Algo bem legal que ocorre no período do Natal Luz é o Bustour Illumination Show, um passeio exclusivo feito a noite, onde você consegue ver e visitar toda decoração natalina especial de luzes e shows.

+ Bustour Gramado e Canela: Veja preços e como comprar

9-) Visitar o Olivas de Gramado (pago)

O Olivas de Gramado é uma das atrações mais novas da cidade! Localizado um pouco mais afastado do centro de Gramado, no topo do canyon Pedra Branca, o local é voltado ao olivoturismo e turismo rural.

Além das plantações de olivas, há por aqui espaço Cultural, aluguel de bicicletas e patinetes elétricos e restaurante. Do terraço dele, aliás, se tem uma visão linda região de serra de Gramado e um pôr do sol incrível!

Inclusive esse horário do final do dia é o mais indicado para se visitar, já que ocorre um happy hour animado, com música e drinks, com as vistas lindas da região. Fica aberto de Segunda, terça, quinta e sexta, das 10h30 às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h.

10-) Ir ao Snowland (pago)

Snowland em Gramado. Foto: Divulgação
Snowland. Foto: Divulgação

Não importa se é verão ou inverno: em Gramado em qualquer época do ano você consegue encontrar neve no Snowland!

Bem próximo da entrada da cidade (para quem vem de Porto Alegre), o Snowland é um parque de diversões de neve indoor, com diversas atrações como pista de esqui e snowboard, patinação no gelo e até uma vila alpina!

O Snowland é imenso e como a entrada vale para o dia todo, vale ir logo cedo tanto para evitar filas (especialmente grandes na alta temporada e finais de semana). Vale comprar o ingresso online com antecedência já que a procura é alta!

11-) Ir ao Acquamotion (pago)

acquamotion Gramado
Acquamotion. Foto: Divulgação

Inaugurado em 2021, o Acquamotion é uma das mais novas atrações de Gramado, sendo primeiro parque aquático coberto e termal da América do Sul!

Com mais de 49 mil m², o Acquamotion possui sete piscinas, sendo três na área externa, incluindo uma com borda infinita e vista para uma floresta de araucárias!

Já na parte interna há uma piscina com ondas, uma com com jatos massageadores e bar molhado, e outra com dois toboáguas. Em todas, as águas termais são aquecidas naturalmente.

É uma atração que tem feito bastante sucesso com famílias com crianças pequenas e a vantagem de ser coberto é que pode ser visitado em qualquer época do ano!

12-) Conhecer a Vila da Mônica Gramado (pago)

Vila da Mônica Gramado
Vila da Mônica Gramado. Créditos da Imagem MR Arquitetura da Paisagem

A mais nova atração de Gramado para crianças (e adultos), a Vila da Mônica Gramado foi recém inaugurada em outubro de 2022. Trata-se de um parque oficial dos personagens famosos de Maurício de Souza, que saíram dos Gibis, diretamente para Gramado!

Com mais de 30 atrações, com brinquedos que podem ser acessados por crianças de zero a 99 anos! Entre eles estão: Laboratório do Franjinha, as Casas da Mônica, do Cebolinha, da Magali, Carrossel do Chico Bento, Dinolândia, Roda Gigante e mais!

O parque é totalmente acessível e fica aberto das 10h às 17h, praticamente todos os dias da semana. Como é uma atração nova e procurada, vale comprar com antecedência o ingresso online.

13-) Visitar o GramadoZoo (pago)

Gramado Zoo
GramadoZoo. Foto: GC/Blog Vambora!

Outra atração que faz bastante sucesso com crianças, o GramadoZoo é uma atração surpreendente na cidade, que existe desde 2008.

Aqui o conceito é que os animais ficam “livres” e nós que percorremos os ambientes sem grades, só com redes ou vidros. Há desde aves, até animais maiores como emas, onça pintada, panteras, capivaras e por ai vai! Todos os animais são exclusivos da fauna brasileira!

Os ingressos custam a partir de R$ 88, sendo que há ainda outras experiências mais exclusivas, como uma visita guiada e uma noturna. Ingressos podem ser adquiridos diretamente no site do GramadoZoo.

+ GramadoZoo: Veja como foi nossa experiência!

14-) Visita uma Fábrica de Chocolate (pago)

Chocolate de Gramado
Chocolate de Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Ir para Gramado e não experimentar uma das fábricas locais de chocolate é quase impossível! Deliciosos, os chocolates da cidade são uma verdadeira instituição!

A Prawer Chocolates tem em Gramado a primeira fábrica de chocolates artesanais do Brasil! Além da visita, se faz também por lá uma degustação de diversos chocolates deliciosos e ainda se leva uma barra de chocolate para casa.

15-) Ir até a Aldeia do Papai Noel (pago)

A Aldeia do Papai Noel é um parque temático onde é Natal o ano todo em Gramado! Ideal também para ir com crianças, o parque possui uma Casa do Papai Noel, além de animais e brinquedos temáticos natalinos.

Um dos destaques do local é o seu mirante, para o Vale dos Quilombo em Gramado! Ainda que o Natal Luz seja o evento natalino mais famoso de Gramado, na Aldeia do Papai Noel é possível se encantar com a beleza e charme dessa época o ano todo.

O parque fica aberto todos os dias, das 09h às 17h.

16-) Conhecer o Dreamland Museu de Cera (pago)

Dreamland museu de cera Gramado
Dreamland Museu de cera. Foto: GC/Blog Vambora!

O primeiro museu de cera da América Latina, o Dreamland possui um acervo de mais de 100 peças que lembra o famoso museu de cera Madame Tussauds (com sede em NY, Londres, etc).

É um passeio rápido e divertido para fazer com amigos e família e uma ótima opção para aqueles dias que está chovendo em Gramado. São vários artistas e personagens famosos retratados em cenários super divertidos.

Vale dizer que o grupo que possui o Dreamland, também tem outras atrações na cidade, como o Motor Show Gramado, Hollywood Dream Cars, Super Carros, etc (veja abaixo mais sobre cada um).

Quem quiser conhecer todas essas atrações, vale a pena dai adquirir o passaporte de visita, que inclui todos e acaba saindo bem mais barato do que comprar as entradas separadamente.

17-) Visitar o Hollywood Dream Cars (pago)

Para quem gosta de carros antigos, o Hollywood Dream Cars é um verdadeiro paraíso! Num clima dos anos 60 americano, dezenas de carros antigos e motos ficam expostos.

Trata-se de um museu totalmente inesperado mas bem legal em Gramado. São vários automóveis, de marcas famosas, que fizeram parte da história da indústria automobilística e cinematográfica, incluindo a maior coleção de Cadillacs da América Latina!

O Hollywood Dream Cars, faz parte do grupo Dreams e possui o passaporte de visitação em Gramado, com ingressos mais baratos.

18-) Conhecer o Motor Show Gramado (pago)

Harley Moto Show Gramado
Motor Show. Foto: GC/Blog Vambora!

Se o o Hollywood Dream Cars é o paraíso para quem gosta de carros, o Motor Show Gramado é a melhor atração para os apaixonados por motos!

Localizado literalmente ao lado e embaixo do Dreamland Museu de Cera, o Motor Show Gramado é o primeiro museu de motos da América Latina. Aqui, além de ver de perto motos clássicas lindas e restauradas, há também um bar super divertido.

O Motor Show Gramado também faz parte das atrações do grupo Dreamland e o ingresso pode ser adquirido em conjunto com as demais atrações acima com desconto.

19-) Testar o Super Carros Gramado (pago)

Super Carros Gramado
Poder dirigir carros dos sonhos no Super Carros. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda na temática de motos e carros, o Super Carros é um lugar não só para ver os modelos mais desejados do mundo (incluindo Ferrari, Lamborghini, Porche, etc) mas andar neles também em Gramado!

Seja dirigindo, seja no banco do passageiro com um motorista treinado, existem diversas experiências possíveis de fazer aqui.

Os valores variam para cada carro, percurso e se você é quem vai dirigir ou não, mas a experiência e chance de andar no carro dos seus sonhos e ouvir aquele motor roncar é mesmo única!

20-) Ir ao Mundo a Vapor (pago)

E para finalizar as atrações em Gramado que envolvem motores, o Mundo a Vapor é uma das primeiras atrações temáticas do tipo na cidade e que continua ainda muitos visitantes.

Trata-se de um museu que fica praticamente na divisa de Canela, que mostra máquinas que eram movidas a vapor na antiguidade. Ele é famoso por ter na sua fachada uma máquina de trem que parece estar saindo do prédio!

É outra ótima atração para ir com crianças em Gramado, já que é bem didática e interativa.

21-) Visitar o Natal Luz (gratuito e pago)

Eu sou Maria Show Natal Luz
Super show Eu Sou Maria no Natal Luz. Foto: GC/Blog Vambora!

O Natal Luz é o maior evento de Natal do mundo! São no total 80 dias de comemorações, atraindo mais de 2 milhões de turistas todos os anos, que vão do final de outubro ao começo de janeiro.

Geralmente, Gramado toda entra no clima de Natal no final do ano, não só na decoração mas também numa série de espetáculos (pagos e gratuitos) que realmente dão um clima e magia especial para a cidade.

Além desses, há também desfiles, peças teatrais e toda a cidade ganha uma decoração especialmente linda, de forma gratuita! Nós já fomos para Gramado durante o Natal Luz e adoramos a experiência!

+ Natal Luz de Gramado: Dicas de como ir, ingressos e mais!

Vale dizer que Canela é uma cidade vizinha, sendo praticamente uma continuação de Gramado. Por isso mesmo, é comum uma vez em Gramado, visitar também atrações de Canela.

Entre elas estão a Catedral de Pedra, a Parque e Cascata do Caracol, Alpen Park e o Skyglass, só como alguns exemplos.

+ Veja mais opções de passeios para fazer em Gramado e Canela

Também a partir de Gramado, é possível fazer alguns bate e voltas. Vale dizer que fazer esse tipo de passeio é ideal para quem tem mais dias em Gramado ou já visitou a cidade diversas vezes. Entre os mais legais para se realizar estão:

Bate e voltas para fazer em Gramado:

Mostramos várias opções do que fazer em Gramado, desde para quem tem poucos dias, até quem tem mais tempo para conhecer a cidade. Quais dessas atrações vocês tem mais vontade de conhecer?

Vale dizer que não importa a época do ano ou quanto tempo de viagem você tem, sempre terá algum passeio ou atração legal para conhecer na cidade. Vambora para Gramado!

*** Veja mais dicas de GRAMADO:
Hotéis e Pousadas em Gramado: Melhores lugares para se hospedar na cidade
Restaurantes em Gramado: Veja onde comer na cidade
Aluguel de carro em Gramado e como circular

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


13 COMENTÁRIOS

  1. Gramado é linda demais! Da arquitetura ao clima e às atrações turísticas, parece que você está em outro país – e no Natal, então, os encantos da cidade são elevados à décima potência por causa da decoração e das paradas e desfiles. Amo essa cidade!

    Parabéns pelo post, tá bem completinho!

  2. Mt obrigado pelas informações, estou pensando em pagar uma viagem para meus pais em Gramado como presente de aniversário, seu post ajudou muito.

  3. Já passei por gramado, muito rapidamente. Só de passar por lá já muito agradável, a arquitetura, a cordialidade das pessoas acostumadas com o turismo, etc.

    Não sabia qual era a distância para o Itaimbezinho. Pelos relatos que já ouvi de lá, fiquei muito curioso para conhecer. Ainda passo lá!

  4. Olá Gramado sem dúvida é uma cidade maravilhosa.
    Estou de malas prontas para uma nova visita em jan. 2023.
    Alguma dica para casal novamente apaixonado com roteiros além destes mais óbvios? (óbvios e também maravilhosos)

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui