Roteiro cultural: O que fazer em Gramado, do básico ao inusitado

11
Rua Coberta em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!
Rua Coberta, na Av. Borge de Medeiros: onde começam seus passeios em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Procurando o que fazer em Gramado? Entre tantas atrações na cidade, essas abaixo são as que mais resumem bem Gramado hoje em dia: uma cidade cheia de cultura, tradição, mas totalmente voltada para o turismo, com atrações clássicas e outras que ninguém imaginaria por lá. Do básico ao inusitado, essas são as principais sugestões de passeios e do que fazer numa viagem para Gramado. Vambora!

O que fazer em Gramado: O Básico

O que fazer em Gramado: visitar o básico e lindo Lago Negro.
O que fazer em Gramado: visitar o básico e lindo Lago Negro. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Avenida Borges de Medeiros: É o lugar para ver e ser visto na cidade. Grande parte das lojas, restaurantes e hotéis ficam por lá. Bancos de madeira e termômetros de mercúrio gigantes fazem você se perguntar: onde é que eu estou mesmo? Imensa, cortando praticamente a cidade de ponta a ponta, vale caminhar por lá sem pressa.

-> Rua Coberta: Logo em frente ao local onde ocorre o Festival de cinema (em plena Borges de Medeiros), é uma pequena rua/galeria com muitos bares, restaurantes e lojas. À noite quando esfria mais, todo mundo foge para lá, antes e depois do jantar!

-> Lago Negro: Mesmo que artificial, dar uma volta ou andar de pedalinho pelo lago é um clássico! O lugar fica especialmente bonito quando as hortênsias estão em sua plenitude. Todas as árvores foram trazidas da Floresta Negra na Alemanha, por isso o nome.

Mini Mundo em Gramado
Mini Mundo em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Mini Mundo: Virou uma das atrações mais clássicas e fofas de Gramado por agradar tanto crianças e adultos que ficam impressionados com esse mundo de miniaturas repleto de detalhes! São 164 obras de todo o mundo miniaturizadas, da Usina do Gasômetro em Porto Alegre até o Castelo que inspirou o da Cinderela na Alemanha! Tem de tudo e vale dedicar uma visita a essa atração.

-> Casa do Colono: Um dos meus lugares favoritos de Gramado, onde fica fácil ver toda tradição e influência dos imigrantes (especialmente italianos e alemães) na cidade. Vendendo todas as gostosuras típicas possíveis (massas caseiras, geleias, doces, vinhos, etc) é um verdadeiro paraíso para quem gosta de tradição e de comer bem, com itens produzidos pela comunidade de colonos local. E a melhor parte é que pães e cucas doces são produzidas lá na hora e sempre dá para (além de comprar) já sair feliz e bem alimentado do mercado. É uma delícia! Fica na Av. Borges de Medeiros, ao lado da Rodoviária, muito perto do centro de Gramado). Obs: É lá na frente que saem também os passeios para os Roteiros de Agroturismo em Gramado (veja mais nesse post).

E se estiver caminhando, vale dar uma passada no Mirante do Belvedere, na Av. Borges de Medeiros, já no caminho para Canela, com lindas vistas do vale de Gramado. E por falar em Canela, como a cidade está tão perto de Gramado (só 5km de distancia), não esqueça de visitar um outro clássico da região: a lindíssima Cascata do Caracol (veja mais sobre ela nesse post).

O que fazer em Gramado: comer Rodízio de Fondue
Rodízio de Fondue no Le Chalet. Foto: Divulgação

Leve em conta também que Gramado virou um destino gourmet do Brasil, então aproveite as refeições para experimentar um pouco da cultura local. Veja quais são os Melhores restaurantes e comidinhas de Gramado (nesse post).

O que fazer em Gramado: Programas inusitados

Natal Luz de Gramado
Linda decoração natalina por toda Avenida Borges de Medeiros em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Natal Luz: Quem diria que um destino de inverno, como Gramado é normalmente famosa, traga milhares e milhares de visitantes todos os anos durante a primavera/verão no Brasil: bem simples, é o Natal Luz! O evento é incrível e celebra a magia do Natal com exuberância nas ruas de Gramado e com atrações para todas as idades. Para saber mais, veja esse post completo que fizemos sobre o Natal Luz de Gramado (veja aqui).

-> Snowland: Não importa se é verão ou inverno: em Gramado em qualquer época do ano você consegue encontrar neve no Snowland! Bem próximo da entrada da cidade (para quem vem de Porto Alegre), o Snowland é um parque de diversões de neve indoor, com diversas atrações como pista de esqui e snowboard, patinação no gelo e até uma vila alpina! O lugar é imenso e como a entrada vale para o dia todo, vale ir logo cedo tanto para evitar filas (especialmente grandes na alta temporada e finais de semana).

Super Carros Gramado
Poder dirigir carros dos sonhos no Super Carros Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Hollywood Dream Cars: Num clima dos anos 60 americano, dezenas de carros antigos e motos ficam expostos. Se eu que não entendo nada achei bonito, quem adora o assunto vai amar! Um museu totalmente inesperado mas bem legal em Gramado.

-> Super Carros Gramado: Se a sua “pegada” for carros mais modernos e rápidos, então esse é o seu lugar! Paraíso dos amantes de automóveis o Super Carros é um lugar não só para ver os modelos mais desejados do mundo (incluindo Ferrari, Lamborghini, Porche, etc) mas andar neles também, seja dirigindo, seja no banco do passageiro com um motorista treinado. Os valores variam para cada carro, percurso e se você é quem vai dirigir ou não, mas a experiência e chance de andar no carro dos seus sonhos e ouvir aquele motor roncar é mesmo única!

-> Gramado Zoo: Um tipo de atração que eu não imaginava encontrar em Gramado e acabei me surpreendendo totalmente! Veja sobre nossa experiência nele aqui: http://bit.ly/Q37y2F

Harley Moto Show Gramado
Harley Moto Show em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Dreamland Museu de Cera: É o primeiro museu de cera da América Latina, surpreendentemente grande e cheio de celebridades da música, cinema e política mundial, em cenários diferentes. Para quem nunca foi num museu de cera surpreende e é a chance de tirar aquela foto especial com seu ídolo, seja Brad Pitty, seja Barack Obama! 😀

-> Harley Moto Show: No subsolo do museu Dreamland fica esse refúgio escondido para amantes de motos e cerveja! Uma mistura de bar temático/museu com motos incríveis expostas, o Harley Moto Show é especialmente legal de visitar a partir do final da tarde/happy hour, quando fica mais cheio e o clima de “Las Vegas”, cheio de luzes neon, petiscos e rock tocando faz ainda mais sentido. Obs: Existe um passe chamado “Passaport Dreams” , com entrada combinada das atrações Hollywood Dreams Cars, Dreamland Museu de Cera, Harley Moto Show e Vale dos Dinossauros que dá um desconto especial para quem visitar todos os locais. Se esse for seu caso, vale conferir e conseguir economizar mais nas entradas.

E ainda que eu ache estranho ver um Papai Noel fora de época, é possível visitar o bom velhinho na Aldeia do Papai Noel, durante todos os dias do ano, com rena e tudo! 🙂 Porém, se você quiser ver um pouco da história local, o ainda pouco conhecido Roteiro de Agroturismo, que citamos acima, é a opção mais certeira (veja o relato sobre o passeio nesse post), mas se estiver num clima mais zen, o Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, em estilo tibetano é um oásis na região, com direito a vistas lindas!

Outros passeios que eu não tive tempo de fazer mas super recomendados são: visitar as Vinícolas da Região e o Cânion do Itaimbezinho em Cambará do Sul (114 km de Gramado). Ambos são bem puxados (duram quase o dia inteiro) e, especialmente o do cânion, é preciso ser um dia de tempo aberto, já que a viagem implica em estradas de terra e só é possível aproveitar as paisagens com boa visibilidade. Muitas agências localizadas ao redor da Rua Coberta oferecem esses passeios. Pela foto dá para ver que é incrível não?! 🙂

Cânion do itaimbezinho. Foto: Sabor Digital, Flickr
O impressionante Cânion do itaimbezinho, perto de Gramado. Foto: Sabor Digital, Flickr

Quem diria que dava para fazer tantos programas diferentes numa viagem para Gramado?! Uns 4 dias são bons para dar um gostinho e já ficar com vontade de voltar para lá…Vambora?!

*** Veja mais dicas de GRAMADO:
As melhores comidinhas e restaurantes da cidade
Roteiros de Agroturismo
Pousadas e Hotéis em Gramado – Onde se hospedar?

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

11 COMENTÁRIOS

  1. Gramado é linda demais! Da arquitetura ao clima e às atrações turísticas, parece que você está em outro país – e no Natal, então, os encantos da cidade são elevados à décima potência por causa da decoração e das paradas e desfiles. Amo essa cidade!

    Parabéns pelo post, tá bem completinho!

  2. Já passei por gramado, muito rapidamente. Só de passar por lá já muito agradável, a arquitetura, a cordialidade das pessoas acostumadas com o turismo, etc.

    Não sabia qual era a distância para o Itaimbezinho. Pelos relatos que já ouvi de lá, fiquei muito curioso para conhecer. Ainda passo lá!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui