Relato de viagem: Passeio de barco em Paraty – Dicas e Roteiro para fazer!

6
Passeio de barco em Paraty
Passeio de barco em Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Fazer um passeio de barco em Paraty é uma das formas mais famosas e gostosas de conhecer o destino! Com diversas praias lindas espalhadas por sua baía, na maioria das vezes só se consegue chegar nelas de barco.

Seja de barco ou escuna, passear de barco em Paraty é mesmo essencial para quem viaja para a cidade. Para ajudar você a escolher qual passeio fazer e o que visitar, vamos dar todas as dicas para organizar seu passeio de barco em Paraty. Vambora!

Passeio de barco em Paraty: Todas as dicas para fazer!

Pier de Paraty
Píer de Paraty da onde saem barcos e escunas. Foto: GC/Blog Vambora!

Existem essencialmente 2 formas de realizar esses passeios de barco em Paraty: ou indo de escuna (barcos maiores, para muitas pessoas, quase num estilo excursão) ou alugando um barco particular (em geral lanchas ou embarcações menores).

Veja abaixo as características de cada um e escolha qual combina mais você!

1-) Passeio de Escuna em Paraty

escuna em paraty
Escuna em Paraty: opção de passeio de barco mais barato na região. Foto: Divulgação

Escuna são geralmente barcos grandes que levam diversos turistas para conhecer uma região. É geralmente a forma mais barata de fazer um passeio de barco, já que o custo é compartilhado.

Em Paraty, em geral, as escunas fazem um roteiro fechado na baía de Paraty, passando pelas praias mais famosas da região num dia de passeio com mais ou menos 4/5h de duração.

Muitas escuna, inclusive, tem bar e restaurante a bordo, o que facilita tomar ou beber algo. Em média, o valor do passeio de Escuna em Paraty é em torno de R$ 100 por pessoa.

+ Passeio de Escuna em Paraty: Veja valores e como reservar

A parte que algumas pessoas não gostam muito desse tipo de passeio é que eles são em geral mais agitados, já que tem muitas pessoas a bordo. Muitas vezes a mistura de música alta + bebida alcoólica pode mesmo ser um pouco demais para quem quer fazer um passeio mais tranquilo.

Outro ponto é que os passeios de escuna tem em geral um roteiro pré definido de atrações e tempo de permanência reduzido.

Quem tem pouco tempo e quer economizar, fazer um passeio de escuna em Paraty é mesmo uma ótima opção. Mas, quem quiser fazer algo mais privativo e tranquilo, dai vale a pena alugar um barco ou lancha particular (veja mais abaixo como fazer).

2-) Passeio de barco privativo em Paraty

Praia Vermelha em Paraty
Passeio de barco particular em Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem prefere fazer algo mais privativo e tranquilo, sem pressa, a melhor opção é fazer um passeio privativo de barco em Paraty.

Em geral são lanchas ou embarcações menores, que podem receber um grupo de 2 até 10 pessoas. O valor é maior do que um passeio de escuna, porém o tempo de passeio é maior (em geral 6h) e indo num grupo de amigos e família, pode ser um bom custo benefício!

Outra vantagem desse tipo de passeio, é poder combinar com o marinheiro um roteiro mais personalizado, passando pelas praias que desejar por mais tempo.

Passeio de barco em Paraty
Nosso barco em Paraty, passeio bom mesmo com o tempo feio! Foto: GC/Blog Vambora!

Nós fizemos um passeio de lancha privativa em Paraty e não nos arrependemos! A ideia inicial era fazer o roteiro pelo Saco do Mamanguá, o maior fiorde brasileiro que fica em Paraty, passando por praias ao sul da cidade, ainda pouco exploradas pelos turistas e que duraria o dia todo.

O Saco do Mamanguá é uma região que só mesmo embarcações menores conseguem chegar para explorar toda a região, então é mesmo um passeio para se fazer com um barco particular. Num dia de sol, vale muito a pena fazer!

O problema é que o tempo não colaborou em nada durante a nossa estadia, com chuva e tempo nublado na maior parte do tempo. Acabamos que no fim fizemos um roteiro de barco por praias e ilhas mais próximas de Paraty e foi lindo também!

+ Excursão para o Saco do Mamanguá em Paraty: Veja valores e como reservar

3-) Praias para visitar no passeio de barco

Praia vermelha em Paraty
Praia vermelha em Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Em geral, quem faz um passeio de barco privativo em Paraty, consegue ver com o marinheiro os locais mais bonitos para visitar. Quando fizemos, as ilhas e praias que visitamos, num passeio de 4h, foram essas:

  • Ilha da Bexiga, que pertencente à família do navegador Amyr Klink.
  • Praia do Jurumirim, também pertencente a família de Amyr Klink e da onde ele saiu e retornou da sua expedição para a Antártica.
  • Ilha do Mantimento, que eles chamam também de zoológico natural, podendo ver diversos animais, incluindo o raro mico leão dourado. Me impressionei aqui pois não esperava mesmo ver isso em Paraty!
Ilha do Mantimento Paraty
Mico leão dourado na Ilha do Mantimento em Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Ilha da Pescaria, que mesmo sendo uma propriedade privada, o seu arredor é um verdadeiro aquário natural, parada comum de mergulho na região com uma visibilidade incrível (mesmo num dia nublado como nós fomos).
  • Praia Vermelha, cujo nome se dá pela cor areia e aqui o Rodrigo conseguiu levar o barco até a praia, totalmente vazia, e conseguimos aproveitar um pouquinho do raio de sol que abriu naquele dia.
Paraty vista Baia
Vista de Paraty lindíssima, durante a volta do passeio de barco. Foto: GC/Blog Vambora!

Na volta do passeio de barco, ainda vimos o cartão postal de Paraty: centro histórico visto do mar!

Qual dessas opções vocês gostaram mais: fazer um passeio de escuna ou de barco privativo em Paraty?

Qual seja a sua escolha, deu para ver que de toda forma, vale muito a pena conhecer as praias da região de barco. É mesmo um passeio essencial para fazer em Paraty. Vambora!

 *** Veja mais dicas de PARATY:
Onde ficar em Paraty: Melhores Hotéis, Pousadas e Casas de Temporada
Casa Colonial Paraty: conheça uma das melhores pousadas de Paraty!

6 cidades perto do Rio de Janeiro para conhecer de carro

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


6 COMENTÁRIOS

  1. Oi pessoal, estive em Paraty e fiz um ótimo passeio na escuna Jéssica com o Sr. Jorge, não tenho o contato dele, fiquei na Pousada Tropical que me indicou o passeio e certamente voltarei e indico ambos, se ajudar alguém o site da pousada é http://www.pousadatropicalparaty.com.br, uma ótima pousada, bem localizada, bons preços, ótimos flats com uma mini cozinha e um pessoal muito atencioso. Espero ter ajudado com meus comentário. Abraços a todos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui