Viajante Gourmet: Vinícola Undurraga – Tour por uma das vinícolas mais visitadas do Chile

0
Vinicola Undurraga
Cave da Vinicola Undurraga no Chile, perto de Santiago. Foto: GC/Blog Vambora!

A Vinícola Undurraga está localizada nos arredores de Santiago e junto com a Concha Y Toro e a Santa Rita, é uma das vinícolas no Chile mais visitadas pelos brasileiros. O motivo é simples: bons vinhos, proximidade com a capital e um excelente tour completo pela propriedade, incluindo degustação de vinhos, por um ótimo custo X benefício.

Quando marcamos nossa viagem para Santiago, uma das coisas que mais queríamos fazer era visitar as vinícolas próximas da capital. Uma curiosidade sobre o Chile é que o país é um dos 10 maiores produtores de vinho do mundo, sendo muitas das vinícolas do país ficam a poucos quilômetros de Santiago.

Vinhos Undurraga
Fazendo degustação de vinhos na Vinícola Undurraga no Chile. Foto: GC/Blog Vambora!

Pesquisando antes de ir, descobrimos que a Vinícola Undurraga é uma das mais visitadas pelos brasileiros, pois possui vinhos de qualidade e com bom custo beneficio. Já a Vinícola Concha y Toro, que é uma das das maiores vinícolas do Chile e do mundo, possui também um tour, mas como é muito grande, acaba sendo um tour mais comercial.

Na dúvida, escolhemos então Undurraga para ter uma experiência mais intimista e não poríamos ter gostado mais! Nós fomos até lá com um tour privado com uma agência chamada TourGo mas há diversas empresas que também fazem este tour.

Veja abaixo então como ir e como foi nossa experiência visitando a Vinícola Undurraga, um passeio muito legal se você gosta ou tem curiosidade para conhecer mais as vinícolas do Chile. Vambora!

Como visitar a Vinícola Undurraga no Chile

1-) Onde fica e como chegar na Undurraga

Vinicola Undurraga Chile
Tour pela vinícola. Foto: GC/Blog Vambora!

A Vinícola Undurraga é considerada uma das mais antigas do Chile e é também uma das mais próximas da capital Santiago, localizada no Vale Del Maipo.

Existem basicamente 3 maneiras de chegar na vinícola:

– Carro: Para quem alugar um carro em Santiago, dá para chegar facilmente até a Undurraga pela Autopista del Sol/Ruta 78. Colocando o endereço dela no Google Maps ou Waze (Camino a Melipilla 34, Talagante), você verá melhor o caminho.

Dica 1: Como o trânsito em Santiago é muito intenso, você pode levar de 40 minutos a 1h30 para chegar do centro de Santiago até a vinícola. Ou seja, saia com pelo menos umas 2h de antecedência de carro para o horário do tour que deseja fazer (veja mais abaixo as opções).

Dica 2: Como geralmente um dos atrativos de visitar a vinícola é fazer a degustação de vinhos, vale sempre ter um “motorista da rodada” que não vá beber para voltar dirigindo para Santiago.

Visita Vinicola Undurraga
Nós fomos de transfer até a Vinícola Undurraga. Foto: LF/Blog Vambora!

– Transporte público: Dá para chegar até a Undurraga usando também a combinação metrô + ônibus, saindo de Santiago. Para tanto, pegue a linha vermelha do metrô (linha 1) e desça na Estação Central. De lá, siga até o Terminal de ônibus San Borja e pegue um ônibus da linha Talagante.

A passagem do ônibus pode ser comprada direto com o motorista (em dinheiro) e vale falar para ele que deseja descer na Viña Undurraga. Essa é a opção mais barata mas também a que demora mais para chegar até o local.

Vina Undurraga
A propriedade da vinícola é linda! Foto: GC/Blog Vambora!

– Transfer e Passeio: Caso você queira o conforto de ter alguém te levando e buscando, sem se preocupar, ir com transfer até a Undurraga é a melhor opção e foi a que escolhemos. Fizemos o passeio com a agencia TourGo e a experiência foi excelente. Eles nos buscaram diretamente no nosso hotel, levaram até a vinícola e depois levaram a gente de volta para Santiago.

Todo o passeio, incluindo o tour na Undurraga, está incluído e foi muito fácil, tranquilo e confortável. Para quem quiser aproveitar a proximidade, dá para visitar no mesmo dia outras vinícolas famosas na mesma região, como a Concha y Toro e a Santa Rita.

+ Tour para Vinícola Undurraga saindo de Santiago

2-) Como é o tour na Vinícola Undurraga

Tour Vinicola Undurraga
Tour pela Vinícola Undurraga no Chile. Foto: GC/Blog Vambora!

Existem alguns tipos de tour que você pode fazer na Viña Undurraga, sendo o mais famoso o Tour Sibaris, que dura por volta de 1h30. Ele acontece todos os dias as 10h15, 12h, 14h e 15h30 em espanhol e também há tours em inglês.

+ Reserve online o Tour pela Vinícola Undurraga

Nele você conhece a propriedade e seus jardins magníficos, aprende sobre a produção dos vinhos e seu processo, conhece a adega, visita o museu dentro da vinícola sobre o povo Mapuche (que vivia antigamente na região) e por fim faz a degustação de alguns dos melhores e mais famosos vinhos da Undurraga, além de ganhar uma taça de vinho personalizada, para levar para a casa no final!

Tour Vinicola Undurraga
Jardins belíssimos da vinícola. Foto: LF/Blog Vambora!

Nós fomos em setembro, que é quando as parreiras ainda estão começando a crescer depois do inverno. Para quem quiser ver as parreiras cheias, a dica é ir no verão e primavera.

Depois de conhecermos um pouco sobre as plantações, fomos ver como é o processo de produção do vinho. Nosso guia do tour, aliás, era uma figura, extremamente engraçado e com um conhecimento profundo da vinícola e dos vinhos produzidos por lá. Como no nosso horário 100% dos visitantes eram brasileiros, ele falou em português mesmo com nós o tempo todo praticamente.

Vinhas Undurraga
No tour sabemos também algumas curiosidades, como porque eles platam rosas entre as uvas. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois de passarmos pelo museu, super interessante aliás, fomos na parte mais aguardada pela maioria das pessoas: fazer a degustação dos vinhos!

A região do Vale do Maipo possui as vinhas mais antigas do Chile, tendo ótimas condições para produzir especialmente vinhos Cabernet Sauvignon. Entre os rótulos que experimentamos na degustação, estavam: Sibaris (da uva Cabernet sauvignon, o Founder’s Collection (da uva Carmenére, a mais famosa do Chile) e os brancos T.H (Riesling) e Late Harvest.

Museu Vinicola Undurraga
Belo museu dentro da vinícola. Foto: GC/Blog Vambora!

Achei todos muito bons, especialmente o cabernet sauvignon e o riesling. Bom que para quem entende nada ou muito pouco sobre vinhos, o tour é bem didático e explicativo, mostrando inclusive como degustar os vinhos.

No final do tour ganhamos a taça para levar para casa e ficamos livres para ir até a loja de vinhos e souvenirs da vinícola, bem como passear pelos jardins e dedicar mais tempo ao museu.

+ Veja mais tours para conhecer Vinícolas perto de Santiago

Degustação de vinhos
Melhor parte: degustação dos vinhos! Foto: GC/Blog Vambora!

Uma dica para quem quiser comprar vinhos na própria vinícola: vale sempre focar nos rótulos mais diferentes e de safras especiais. Essa dica é importante especialmente porque nos supermercados chilenos, como no Jumbo (do Costanera Center) e outros locais em Santiago, você encontra geralmente os melhores preços!

+ Veja onde comprar e como trazer vinhos do Chile para o Brasil

Tendo já visitado algumas vinícolas no Brasil e outros países, achei o passeio pela Undurraga bastante completo e informativo, ótimo para quem quer ser introduzido para o mundo dos vinhos.

Loja Vinicola Undurraga
Loja dentro da Vinicola Undurraga. Foto: GC/Blog Vambora!

Na saída, nosso transfer estava nos esperando e fomos embora felizes (e levemente altos por causa dos vinhos kkk). Foi mesmo uma ótima experiência!

Como não há restaurante na Undurraga, a dica é ou fazer o tour pela manhã e voltar para Santiago para almoçar, ou fazer o tour na Undurraga e emendar outro na Concha Y Toro, por exemplo, que possui um bom restaurante.

+ Veja mais Passeios para fazer em Santiago

Vinhos Undurraga
Alguns dos melhores vinhos e safras são vendidos por lá. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, quem tiver mais dicas de vinícolas que visitou no Chile e gostou, deixe aqui nos comentários para ajudar mais viajantes!

Vambora beber ótimos vinhos no Chile!

*** VEJA TAMBÉM:
Regiões produtoras de vinho do Chile e quais rótulos experimentar
Como trazer vinhos do Chile para o Brasil e onde é melhor comprar
11 comidas típicas chilenas para experimentar numa viagem ao país

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui