Roteiro Cultural: 10 passeios em São Paulo clássicos para fazer!

15

Eu adoro ser turista na minha própria cidade! E depois de muitos anos vivendo na capital paulista, consegui separar uma lista de 10 passeios em São Paulo super clássicos para se fazer, seja você turista ou morador!

O legal é que esses são passeios básicos mas que ainda sim muita gente ainda não fez ou conhece na cidade! Confira abaixo nossa seleção e venha conhecer e se apaixonar por São Paulo como a gente! Vambora!

10 passeios em São Paulo clássicos para se fazer:

1-) Visitar o Museu do Futebol     

museu do futebol
Museu do Futebol: um dos melhores de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

O Museu do Futebol é considerado por muitos, como o melhor de São Paulo cidade, e é um espaço incrível para se visitar, seja você apaixonado ou não por futebol!

Ele fica localizado dentro do Estádio do Pacaembu, numa proposta super moderna e interativa! Ainda que já tenha alguns anos desde a sua abertura, é um local que ainda não muitos turistas e moradores conhecem e vale muito a pena!

Nós já fomos algumas vezes no Museu do Futebol, pois além da exposição fixa, eles sempre realizam eventos e exposições temporárias. Vale ficar de olho no site e redes sociais do Museu do Futebol para conferir a programação. Veja: https://www.museudofutebol.org.br/

+ Veja como fazer um tour pelo Allianz Parque e Arena Corinthians em São Paulo

2-) Pinacoteca de São Paulo e Museu da Língua Portuguesa

Pinacoteca de São Paulo
Pinacoteca: linda! Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda no clima museus de São Paulo, a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa, são dois clássicos de São Paulo que merecem a sua visita!

A Pinacoteca, conhecida também como Pina, é um dos nossos museus favoritos da cidade e possui uma coleção com obras brasileiras do século XIX até a contemporaneidade, de diversos artistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Anita Malfatti, Lygia Clark, entre outros.

Além das exposições fixas, eles sempre trazem exposições temporárias maravilhosas. O prédio em si também é uma atração a parte, sendo o prédio original projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo (o mesmo do Theatro Municipal de São Paulo). Em 1994 o edifício foi reformado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e se tornou um ícone de arquitetura e modernidade, sem esquecer do seu passado.

Logo na sua frente, atravessando a rua, fica outro museu fantástico de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em 2006, no mesmo local onde fica a Estação da Luz, de trem e metrô.

Infelizmente um incêndio em 2015 fez grande parte da estrutura do museu ser destruída. A ideia é que o local seja reaberto a partir de junho de 2020.

Depois de reaberto a ideia de separar um dia e visitar o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca, é uma sugestão de passeio em São Paulo super legal e clássico para se fazer!

+ Dicas para usar o metrô e trem de São Paulo

3-) Comer uma ótima pizza

Braz Pizzaria São Paulo

Comer uma ótima pizza em São Paulo é um programa clássico e diria até que obrigatório na cidade! Eu acho, inclusive, pessoalmente, que em São Paulo se come uma das melhores pizzas do mundo!

Existem milhares de pizzarias em São Paulo mas há algumas melhores e entre elas, a Bráz Pizzaria, tem ganhado há alguns anos o título de melhor pizzaria de São Paulo! Do mesmo grupo, a Bráz Eléttrica faz uma versão mais moderna, onde as pizzas são feitas em forno elétrico, ao contrário das demais feitas a lenha.

Outras pizzarias em São Paulo muito boas, super recomendadas e clássicas na cidade são: Veridiana e Esperança. Pode ir sem medo em qualquer uma delas para provar uma das melhores pizzas de sua vida!

+ Volta ao Mundo pelos restaurantes de São Paulo

4-) Comer coxinha e pastel!

Coxinha Veloso Sao Paulo
Na minha opinião, a melhor coxinha de São Paulo, no Veloso! Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda no quesito comer bem em São Paulo, além da pizza, outros dois quitutes que representam muito bem a cidade são a coxinha e o pastel. Por isso, comer uma ótima coxinha e pastel é um programa, quase que essencial em São Paulo!

Entre as melhores coxinhas de São Paulo para experimentar, a da do bar Veloso, é considerada uma das, se não a melhor coxinha de São Paulo!

Já o melhor pastel de São Paulo já ganhou até post especifico aqui no Vambora!, pois na nossa opinião, ter a experiência de comer um pastel na feira, é sem dúvida nenhuma, um programa clássico e delicioso para fazer em São Paulo.

+ Comidas típicas de São Paulo para experimentar

5-) Rua Augusta     

Galeria Ouro Fino
Galeria Ouro Fino, na Rua Augusta. Foto: Divulgação

A Rua Augusta é uma das mais famosas de São Paulo, unindo a região central da cidade, com alguns dos bairros mais ricos e chiques, o Jardins.

Passear pela Rua Augusta, do seu início ao fim, é ter numa única rua, um resumo de São Paulo, desde passando por lojas e restaurantes famosos, até uma parte mais popular e jovem, repleta de butecos, grafites e baladas. Ou seja, numa única rua é possível encontrar os mais diferentes programas e estilos para todos os bolsos!

Nós temos esse post com um roteiro completo para conhecer a Rua Augusta, vale conferir e passear lá por conta própria!

6-) Concerto na Sala São Paulo e Theatro Municipal

Escadaria do Theatro
Escadaria principal da entrada do Teatro Municipal de SP. Foto: GC/Blog Vambora!

Um dos lugares mais lindos de São Paulo, assistir um concerto na Sala São Paulo ou no Theatro Municipal, é um passeio clássico e emocionante para fazer em São Paulo.

Ambos localizados no centro da cidade, a Sala São Paulo impressiona pela reforma interna feito dentro da antiga estação Júlio Prestes, deixando o espaço moderno e com uma das melhores acústicas do mundo para receber concertos.

Já o Theatro Municipal é um ícone da cidade e há alguns anos vem recebendo reformas e intervenções, que vão atualizando e trazendo o espaço mais perto das pessoas, incluindo tours gratuitos pelo local e até a abertura de um bar nos seus porões, o Bar dos Arcos, inaugurado em 2018.

Ambos os locais possuem concertos gratuitos, além de pagos. Vale conferir a programação no site e redes sociais para ingressos.

7-) Mercado Municipal de São Paulo     

Sanduiche de Mortadela
Sanduiche de Mortadela do Mercadão de São Paulo. GC/Blog Vambora!

Se São Paulo é considerada uma cidade gastronômica, então o Mercado Municipal de São Paulo talvez seja a essência disso. Um passeio de São Paulo tão clássico como saboroso, lá você consegue comprar e comer algumas das melhores comidas do Brasil!

Eu já perdi a conta de quantas vezes já fui no Mercado Municipal e mal posso esperar pela próxima vez! Veja esse post completo que fizemos sobre ele: https://www.blogvambora.com.br/viajante-gourmet-uma-volta-pelo-mercadao-ou-mercado-municipal-de-sao-paulo/

8 -) Compras na 25 de Março

Rua 25 de Março: sempre cheia em qualquer época do ano. Foto: Blog Vambora!

Um ícone do comércio popular, a Rua 25 de Março em São Paulo é doida, caótica, cheia de tranqueiras e surpresas, mas ainda assim é super legal! É a cara de São Paulo!

Dá para encontrar na 25 de Março basicamente tudo: de brinquedos made in china e tecidos, até joias, tapetes, artigos de festa, decoração, plantas, praticamente tudo você encontra por aqui por ótimos preços, nas milhares de lojas e shoppings espalhados pela região.

A 25 de Março é uma rua sempre bem cheia, mas perto de datas comemorativas, como Natal, Dias das Crianças, Carnaval, etc, o local fica quase insuportável de tão lotado! Vale então fazer sua visita, preferencialmente, durante dias da semana e evitar feriados e finais de semana, para uma visita mais tranquila, dando inclusive para comer bem, como falamos nesse post sobre onde comer bem na 25 de março!

+ Melhores shoppings de São Paulo

9 -) Passear pela Avenida Paulista   

Domingo Avenida Paulista
Domingo na Avenida Paulista em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Será que dá para fugir do programa mais “turistão” de São Paulo?! Hum….não! Porque é sempre muito gostoso passear pela Avenida Paulista!

Ícone da cidade, a Paulista, como chamam os paulistanos, é provavelmente a avenida mais famosa da cidade e nos últimos anos se tornou ainda mais um símbolo paulistano ao fechar o acesso aos carros aos domingos e virar um grande parque urbano para pedestres.

Museus e casas culturais, restaurantes, lojas, sedes de empresas, parques, pela Avenida Paulista você pode encontrar de tudo um pouco! Para conhecê-la bem, fizemos um roteiro completo para passear pela Avenida Paulista e aproveitar suas maiores atrações, veja aqui: https://www.blogvambora.com.br/passeio-em-sao-paulo-avenida-paulista/

10-) Você escolhe!  

A gente teria mais outras várias sugestões de passeios em São Paulo, mas queremos deixar o item 10 em aberto para saber a sugestão de vocês!

Qual é o seu passeio favorito em São Paulo? Conta aqui para a gente nos comentários! VAMBORA! 🙂

*** VEJA MAIS DICAS DE SÃO PAULO no blog:
Onde ficar em SP: Hotéis bons, bonitos, baratos e bem localizados na cidade|
Mirante e Visita ao Edifício Martinelli no centro de SP
Aluguel de carro em São Paulo: veja quando vale a pena

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


15 COMENTÁRIOS

  1. Tweets that mention Próxima viagem: 10 programas legais para comemorar o aniversário de São Paulo — Blog Vambora -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Blog Vambora!, Andreia. Andreia said: RT @vambora: Próxima viagem: 10 programas legais para comemorar o aniversário de São Paulo http://goo.gl/fb/OxYlt […]

  2. Sei que já estamos em 2012, mas 25 de janeiro está aí de novo! E minha sugestão pro item 10 é o Parque do Ibirapuera, sempre rola alguma atividade legal lá no aniver da cidade!

  3. Estamos Pouco dias da Copa, quem gosta de musica um lugar simples bem legal com muita gente bacana, fica na Zona Norte de São Paulo no Kaitos Bar fica na Praça Centenário esquina com a Rua Marino Felix, quem vir vai adorar, próximo ao centro de São Paulo quem gosta de cantar tem um Videoke, pode ter certeza que vai contar a todos os amigos que é um lugar super legal, e na zona norte tem outros lugares super legais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui