Relato de viagem: Roteiro de Viagem para Jericoacoara – Sugestão de 3 a 6 dias

12
Por do sol em Jericoacoara
Por do Sol, na Duna do Por do Sol, o passeio mais clássico numa viagem para Jericoacoara Foto: GC/Blog Vambora!

-> Post atualizado em Julho/2017

Como deu para ver nos posts anteriores sobre Jericoacoara, tem bastante coisa para se fazer por lá. Então, para conseguir aproveitar bastante o destino, ao planejar sua viagem para Jericoacoara, procure ficar no mínimo 3 noites, sendo que o primeiro e o último dia, serão praticamente só de deslocamento (veja como chegar em Jericoacoara).

Praia de Jericoacoara
Praia de Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Com poucos dias, dá para fazer o básico mas já aviso: vai ser corrido. Como Jericoacoara é um destino pé na areia, com clima propício para descanso, tente ficar pelo menos 5 dias se seu objetivo é ter férias sem pressa, ficando 6 ou mais dias para aproveitar melhor o destino e sair da viagem renovado. Abaixo, segue uma sugestão de roteiro para Jericoacoara, de 3 a 6 dias, confira:

Roteiro de viagem para Jericoacoara – De 3 a 6 dias

Dia 1: Chegada em Jericoacoara e Por do Sol na Duna do Por do Sol

Duna do Por do Sol programa essencial numa viagem para Jericoacoara . Foto: GC/Blog Vambora!
Duna do Por do Sol programa essencial numa viagem para Jericoacoara . Foto: GC/Blog Vambora!

Como a gente contou, ainda não é tão rápido chegar em Jericoacoara: ou se vai de Fortaleza através de um transfer ou de avião, no recém inaugurado aeroporto de Jericoacoara.

Desde do meio de 2017, GOL e Azul estão com voos diretos, então a facilidade de chegar no destino é agora maior, mas ainda sim, saindo cedo do seu destino base, você chegará em Jericoacoara somente de tarde.

Duna do Por do Sol Jericoacoara
Subindo a Duna do Por do Sol em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Vale programar então para os dias de chegada e partida com passeios e atrações mais leves pela longa viagem.

Então, no seu primeiro dia em Jericoacoara, nada melhor que conhecer logo de cara um dos seus maiores cartões postais, a Duna do Por do Sol, bem próxima da vila. Deixe suas coisas no seu hotel ou pousada (veja aqui sugestões de onde ficar em Jericoacoara) e vá curtir um dos pores de sol mais lindos do Brasil.

Caipirinha Bistrô Caiçara
Jeri está repleta de ótimos bares e restaurantes para curtir a noite. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois do por do sol, para quem ainda não reservou os passeios nas agências, vale já fazer isso logo na chegada em Jeri. Basicamente vale reservar os dois básicos: o passeio do Lado Leste e o do Lado Oeste.

A noite, vale ir experimentar alguns dos ótimos restaurantes em Jericoacoara. Nós adoramos vários e contamos num post algumas sugestões e contamos nesse post aqui: Onde comer em Jericoacoara – Restaurantes e bares para ir

Dia 2: Passeio de buggy lado leste

Pedra Furada em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!
Pedra Furada em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio mais clássico e básico para se fazer em Jericoacoara é o passeio pelo Lado Leste. Aqui você visita alguma das atrações mais famosas de Jeri, como a Pedra Furada, Lagoa do Paraíso, Árvore da Preguiça e Praia do Preá (famosa pela prática de kitesurf).

Lagoa do Paraiso em Jericoacoara
Lagoa do Para’íso em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem tem poucos dias em Jeri, como 3 dias, se tiver que escolher um passeio para fazer, vale fazer especialmente esse. Ele dura o dia todo, saindo pela manhã e voltando no final de tarde.

+ Onde se hospedar em Jericoacoara: dicas de hotéis e pousadas

Dia 3: Passeio de buggy lado oeste

Passeio de buggy nas dunas de Jericoacoara, no lado oeste. Foto: GC/Blog Vambora!
Passeio de buggy nas dunas de Jericoacoara, no lado oeste. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem tem mais tempo em Jericoacoara (a partir de 4 dias), vale fazer o passeio pelo lado Oeste, o segundo mais essencial do destino, e na nossa opinião, o mais bonito. Foi um dos pontos altos dessa nossa viagem para Jericoacoara.

Aqui você conhece atrações um pouco menos famosas, mas vê paisagens maravilhosas, além de fazer atividades, no mínimo, muito divertidas, como andar de buggy ou quadricículo pelas imensas dunas do Parque Nacional de Jericoacoara, além de ver lindas lagoas na época pós chuvas.

Lagoa Grande em Jericoacoara, hoje em dia a mais cheia de água. Foto: GC/Blog Vambora!
Lagoa Grande em Jericoacoara, hoje em dia a mais cheia de água. Foto: GC/Blog Vambora!

Também nesse passeio se conhece Mangue Seco, a Lagoa Grande (hoje a lagoa mais cheia e bonita de Jericoacoara), além do povoado de Tatajuba, que desapareceu e foi totalmente encoberto pelas dunas.

O passeio pelo lado oeste dura também o dia todo, saindo pela manhã de Jeri e voltando a tarde. Todos os detalhes dele você confere nesse post: O que fazer em Jericoacoara – Passeios e melhores atrações

Dia 4: Praia da Malhada, Pedra Furada e vida noturna de Jericoacoara

Piscinas naturais, na praia da Malhada em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!
Piscinas naturais, na praia da Malhada em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois de fazer os passeios básicos, chegou a hora de curtir com mais calma e tempo a vila de Jericoacoara e seus arredores mais próximos.

A Praia da Malhada, do lado direito da praia de Jericoacoara é uma boa surpresa, pois durante a maré baixa possui bonitas e grandes piscinas naturais. Dá para ir andando tranquilamente desde a Praia de Jericoacoara, só com o cuidado de ir durante a maré baixa, para conseguir aproveitar as piscinas naturais.

Trilha para Pedra Furada em Jericoacoara, pela praia. Foto: GC/Blog Vambora!
Trilha para Pedra Furada em Jericoacoara, pela praia. Foto: GC/Blog Vambora!

A partir da Praia da Malhada também existe uma linda trilha para a Pedra Furada. Dependendo da maré ela pode ser mais ou menos cansativa, mas guarda paisagens e praias lindas, praticamente vazias. Nesse post aqui a gente conta todas as dicas para chegar na Pedra Furada com tranquilidade: O que fazer em Jericoacoara – Passeios e melhores atrações

A noite, vale curtir a animada vida noturna de Jericoacoara. Além dos restaurantes, há muitos bares, luais e forró, durante todos os dias da semana! O forró mais famoso é no restaurante Dona Amélia, com banda ao vivo quartas e sábados.

Bar Samba Rock em Jericoacoara
Bar Samba Rock em Jericoacoara, um dos mais animados da vila. Foto: GC/Blog Vambora!

Na praça central de Jeri também é fácil encontrar bares com musica ao vivo, sendo um dos mais animados o SambaRock. É comum ter também festas ao estilo lual, como quando estivemos lá, na Praia da Malhada.

Todos os dias tem alguma festa, não importa a época do ano! Para saber a festa principal no dia da sua viagem, pergunte na recepção do seu hotel/pousada. É comum também pessoas darem flyers pela cidade, na praia, e haver plaquinhas pelas ruas a noite.

Para quem ficar com fome após tanta festança, a Padaria Santo Antônio é famosa por abrir somente das 2h até as 5h da manhã, servindo pãezinhos recheados para os baladeiros.

Dia 5: Praia de Jericoacoara

Praia de Jericoacoara no Ceará. Foto: GC/Blog Vambora!
Praia de Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois de conhecer os arredores, separe um dia para curtir a própria Praia de Jericoacoara. Aqui a beleza da praia está na maré, que possibilita diferentes cenários, durante a baixa e a alta. Na baixa, especialmente, é quando fica mais bonita, com seu formato em curva mais evidenciado.

O lado esquerdo da praia de Jericoacoara tende a ser o mais vazio e o direito onde a maioria das pessoas fazem aulas de Wind surf, especialmente pelo Club dos Ventos, um clube de praia com ótima infra estrutura, seja para praticar esportes, seja para curtir o sol com conforto.

Wind surf na praia de Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!
Wind surf na praia de Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Outro bar de praia que gostamos para curtir a Praia de Jericoacora, foi o Bar do Alexandre, mais simples que o Club dos Ventos, mas com boa variedade e qualidade de comida, bebida, mesas, cadeiras e espreguiçadeiras. Em ambos os lugares só se paga o que consome.

Uma dica é que a Praia de Jericoacoara possui muitos animais, especialmente cachorros, que passeiam por lá com ou sem seus donos. Assim, para evitar possíveis doenças de pele, como bicho geográfico ou bicho de pé, é bom sempre andar por lá com chinelo.

Dia 6: Saída de Jericoacoara para….

Orla de Fortaleza
Orla de Fortaleza. Foto: GC/Blog Vambora!

O mais comum é ou ir para Fortaleza ou fazer também a rota das emoções, que inclui numa mesma viagem Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba. Em qualquer um dos casos, uma boa dica é sair ainda de manhã de Jeri, para conseguir aproveitar um pouco ainda no mesmo dia o próximo destino, já que Jericoacoara está bem distante.

A rota das emoções é uma viagem feita essencialmente por carros 4×4 e através de agências específicas. Não é recomendado fazer sozinho devido aos trajetos, muitas vezes em estradas e caminhos pela areia que estão sempre mudando.

Em Jeri, há diversas que vendem esse pacote. É uma viagem linda mas puxada, geralmente feita de 6 a 12 dias. Tem um vídeo legal do pessoal do 3em3 que já fez a rota e mostra como é.

Dicas finais ao planejar uma viagem para Jericoacoara

Por do Sol na Praia de Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!
Por do Sol na Praia de Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem tiver mais dias para ficar em Jericoacoara, dá para curtir um dia só na Praia do Preá que é linda e mais tranquila (ou mesmo se hospedar por lá), ou ficar alguns dias especificadamente em Jijoca de Jericoacoara para curtir mais a lagoa do Paraíso, ou ainda fazer aulas de kitesurf ou Wind surf, por exemplo, etc.

Quem tiver menos dias, pode deixar de fazer a trilha para a pedra furada, visitando-a somente através do passeio para o lado leste e procurar curtir a praia de Jericoacoara durante o fim tarde, por exemplo.

+ Como Chegar e Melhor Época para visitar Jericoacoara

Nós já comentamos num outro post, mas vale ressaltar: não é recomendado fazer o bate e volta Fortaleza – Jericoacoara, muito vendido atualmente por diversas agências. É uma viagem muito desgastante e pouco se aproveitará o destino, que como dá para ver é maravilhoso e tem diversas coisas para se fazer.

Cachorros na praia de Jericoacara
Praia de Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Muita gente diz que não tem muito tempo para visitar Jeri mas mesmo assim, o passeio de um dia inteiro, não compensa. Só de ida e volta para Fortaleza, serão 8 horas de viagem, isso só no transporte. Em Jericoacoara mesmo se tem pouquíssimo tempo para ver e aproveitar as atrações. Então se quiser conhecer Jericoacoara de verdade, separe pelo menos 3 dias, você não irá se arrepender! A viagem para Jericoacoara é mesmo linda e inesquecível e já estamos com vontade de voltar!

Depois dessas dicas, Vambora então para Jericoacoara!

*** Veja mais dicas de JERICOACOARA no blog:
Onde se hospedar em Jericoacoara: dicas de Hotéis e Pousadas
Onde comer em Jericoacoara: restaurantes e bares que fomos e gostamos
Como chegar em Jericoacoara e melhor época para visitar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

12 COMENTÁRIOS

  1. Cheguei de Jeri faz duas semanas, os lugares citados na matéria são maravilhosos, apesar de ter chovido praticamente todos os dias (nessa época as pancadas de chuva são normais) foi um passeio sensacional.
    Recomendo muito e espero voltar lá em breve.

  2. Pessoal, boa tarde.
    Irei em setembro, já no novo voo direto da Azul, partindo de Recife.
    Esse novo aeroporto é perto do centro? Como é feito o transfer? Táxi, bugre?
    Grato pelas dicas.

    Reinaldo.

  3. estou programando minha viagem com a esposa para o mes de marco de 2018. queria saber sobre o clima? e também os deslocamentos entre jeri e fortaleza, como vamos estar somente em dois se conseguimos dividir o valor com outro casal.

  4. Olá, é possível chegar com carro alugado na vila de jericoacoara ? É possível estacionar na pousada? Parece ter um longo pedaço de areia até a vila. Alguém já dirigiu até la? Se possível, comente sua experiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui