Viajante Gourmet: Onde comer em Jericoacoara – Restaurantes e bares para ir

11
Creperia Naturalmente Jericoacoara
Onde comer em Jericoacoara: Creperia Naturalmente, um de nossos restaurantes favoritos. Foto: GC/Blog Vambora!

Junto com seus hotéis e pousadas, foi impressionante ver a quantidade de bons lugares onde comer em Jericoacoara! Do bar da praia até o restaurante estrelado, encontramos ótimos lugares em Jeri, dos mais variados preços e tipos de comida, incluindo o básico peixe ao melhor crepe de nossas vidas (juro!).

Confira abaixo então nossas dicas de lugares para comer em Jericoacoara que experimentados e adoramos, do almoço ao jantar. Vambora!

Onde comer em Jericoacoara: Dicas de Restaurantes e bares para experimentar 

1-) Naturalmente

Sabe aquele restaurante que você todo dia tem vontade de voltar? Pois é, assim foi a creperia Naturalmente durante a nossa viagem. Ainda que adore experimentar lugares diferentes sempre que possível, a Naturalmente foi uma surpresa tão boa (e deliciosa) que fomos lá diversas vezes durante a nossa viagem para Jericoacoara.

Creperia Naturalmente Jericoacoara
Açai e crepe, servidos na Creperia Naturalmente em Jericoacoara, tudo bem gostoso! Foto: GC/Blog Vambora!

A princípio um crepe não é o tipo de comida que você associa com praia, mas a Naturalmente tem alguns ingredientes especiais:

  • Fica de frente para a praia de Jericoacoara, totalmente (e literalmente) pé na areia;
  • Tem decoração simples, mas muito charmosa, incluindo bancos com almofadas e uma mesa/prancha de surf para comer de frente para o mar;
  • A massa do crepe é a mais fina que crocante que já experimentei na vida, leve e delicioso como nunca vi;
  • Do queijo coalho, a carne de sol, ao camarão e lagosta, dá para se sentir no Nordeste e na praia em diversos sabores dos crepes, além dos tradicionais (incluindo de Nutella! 😀 );
  • Além do crepe, o seu açaí está entre um dos TOP 3 que já comi na vida, com uma granola caseira de deixar qualquer um viciado.

Pronto, esses são alguns dos fatores para fazer a Naturalmente um dos nossos restaurantes favoritos em Jericoacoara. O preço também é bem razoável perto de outros lugares em Jeri, sendo uma ótima pedida tanto para o almoço, um lanchinho da tarde ou até mesmo jantar algo mais leve.

Creperia Naturalmente Jericoacoara
Crepes deliciosos da Naturalmente em Jericoacoara, onde voltamos diversas vezes durante nossa viagem. Foto: GC/Blog Vambora!

Passamos todos os dias por aqui, literalmente, nem se fosse para comer só um açaí. Muito gostoso, do ambiente a comida. Fiquei com vontade de abrir uma filial em São Paulo. 😀 Fica na praia, bem próxima da entrada na Rua Principal em Jeri (e dos carrinhos de batidas e caipirinhas que ficam por lá).

2-) Sorveteria Gelato e Grano

Sorveteria Gelato e Grano em Jericoacoara
Sorveteria Gelato e Grano em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Quando contei que ia para Jericoacoara, uma das primeiras dicas que me deram foi: “ Você precisa experimentar o sorvete da Gelato e Grano! É um dos melhores que já tomei na vida”. No calor do Ceará, tomar um sorvete não requer muito esforço então logo no primeiro dia fomos na Gelato e Grano e a conclusão foi: “Que sorvete bom!”

Sorvete Gelato e Grano Jericoacoara
Ótimo sorvete da Gelato e Grano em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Não espere encontrar somente sabores locais (como Cajá e Tapioca, por exemplo), a Gelato e Grano é bem famosa também pelos seus sabores digamos, mais gordinhos, como Ninho com Nutella e Cremino Ovomaltine. Eu amei o de Paçoca e Amendoim mas na dúvida sempre dá para provar alguns dos diversos sabores antes de pedir o seu.

Sorveteria Gelato e Grano Jericoacoara
Sorveteria Gelato e Grano em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem é do Sudeste e Distrito Federal, muita gente diz que lembra o sorvete da Bacio di latte (famosa sorveteria já em diversas cidades dessas regiões), tanto em sabor como em preço. Tem duas unidades: uma bem na Praça Principal (a maior, com mais variedade de sabores) e outra descendo a Rua Principal para praia (menor e com menos variedade).

3-) Na Casa Dela

Na Casa Dela restaurante Jericoacoara
Ambiente intimista do restaurante Na Casa Dela em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Provavelmente a refeição mais charmosa que você fará em Jericoacoara. Aqui o ambiente é o astro principal do lugar, cuja descrição combina muito com o seu nome: parece que você está jantando mesmo no quintal da casa de um amigo.

Restaurante Na Casa Dela Jericoacoara
Paçoca e caneloni de tapioca com carne de sol servidos no restaurante Na Casa Dela. Foto: GC/Blog Vambora!

Com chão de areia e iluminação baixa, o restaurante Na Casa Dela tem até o cardápio escrito a mão, parecendo mesmo que você está sendo servido na casa de algum conhecido. Louças, copos, talheres, todos diferentes um do outro, todos lindos, também dão mais charme e um clima familiar ao local. Aliás, para manter esse clima intimista, eles não abrem no Sábado a noite (a princípio o dia mais agitado da vila), já que o clima de badalação e lotação não combina com a proposta deles. Abrem normalmente nos demais dias, somente para jantar.

Restaurante Na Casa Dela Jericoacoara
Cardápio escrito a mão no restaurante. Foto: GC/Blog Vambora!

Experimentamos por aqui a Paçoca (prato mais famoso da casa) e o Caneloni de Tapioca, recheado com carne de sol. A Paçoca, mesmo a meia porção dá para duas pessoas e é sensacional. Outra boa pedida são os peixes assados na churrasqueira no fundo do quintal. Tudo muito simples mas lindo.

4-) Bistrô Caiçara

Bistrô™ Caiçara em Jericoacoara
Ambiente ao ar livre do Bistr™ô Caiçara em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Camarão no Abacaxi pelo visto é um dos pratos oficiais de Jericoacoara. Você encontra placas do prato em diversos restaurantes. Para quem já comeu, sabe que é uma daquelas combinações de sabores mais maravilhosas da vida, então como já era fã resolvi experimentar o prato num dos novos e melhores restaurantes de Jericoacoara dos últimos tempos, o Bistrô Caiçara.

Camarao no Abacaxi Bistro Caiçara Jericoacoara
Camarão no Abacaxi, prato delicioso do Bistrô™ Caiçara em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Inaugurado em 2015, fica no andar de cima da Loja Meia Lua, bem perto da praça principal de Jericoacoara, com vista privilegiada para todo agito. Pedimos primeiro a caipirinha, sensacional (a minha era tão grande e cheia de fruta de fruta da época, que acabei não bebendo mais nada durante toda refeição).

Caipirinha Bistrô Caiçara
Caipirinhas de frutas regionais no restaurante. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois os pratos: um camarão no abacaxi e outro camarão no coco verde. Nossa que delícia! Junto com o Tamarindo (ver logo abaixo), é um dos restaurantes mais sofisticados (e nem por isso muito caro) de Jeri. Uma refeição sensacional para se repetir um dia!

5-) Tamarindo

Prato de peixe do restaurante Tamarindo em Jericoacoara
Prato de peixe do restaurante Tamarindo em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Provavelmente o restaurante mais famoso, estrelado e chique de Jericoacoara, ainda que seu chão seja totalmente pé na areia. O tamarindo, a fruta que dá nome ao local, faz parte de diversos pratos de influência fusion, indo do oriente ao nordeste.

Restaurante Tamarindo em Jericoacoara
Restaurante Tamarindo em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

O resultado? Uma delícia. O ambiente também é lindo, a luz de velas e iluminação baixa, com árvores e toldos. O Tamarindo é um dos restaurantes mais caros de Jericoacoara (preços dos pratos compatíveis com restaurantes de alto nível de São Paulo e Rio).

6-) Club dos Ventos

Club dos Ventos Jericoacoara
Club dos Ventos, na Praia de Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

O melhor lugar para curtir a praia de Jericoacoara durante o dia! É um clube de praia que você não paga nada para entrar, só o que consome, incluindo um cardápio a la carte e um bufê imenso de delícias para todos os gostos (peixes, carnes, saladas, massas, risotos, sobremesas e por ai vai, pagos por kilo).

Você fica livre para consumir o que quiser, recebendo uma comanda logo quando entra e paga só quando vai embora.

Club dos Ventos Jericoacoara
Caipirinha servida no Club dos Ventos, na Praia de Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

O Club dos Ventos está localizado na extremidade direita da Praia de Jericoacoara, quase na divisa com a Praia da Malhada. É muito confortável, podendo ficar em cadeiras ou espreguiçadeiras na sombra das árvores e guarda sol, muito gostoso! Oferecem também aluguel de material e aulas de wind surf, com uma ótima estrutura, incluindo vestiário, armários, banheiros e um bom chuveiro pós mergulho no mar. Um daqueles lugares para passar o dia todo, na mordomia e sem gastar muito.

7-) Bar do Alexandre

Bar do Alexandre Jericoacoara
Bar do Alexandre na Praia de Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Um bar de praia mais tradicional e básico, mas muitíssimo bem recomendado para curtir a Praia de Jericoacora. Tem a parte do restaurante, sob a copa das árvores e uma parte pé na areia, com mesas e cadeiras e até algumas espreguiçadeiras, com música ao vivo. Fica do lado direito da praia.

No Bar do Alexandre também só se paga o que consome. Cerveja de garrafa (bem) gelada, água de coco, suco de frutas locais, bolinho de carne de sol com macaxeira, queijo coalho, isca de peixe e mais um monte de delícias, incluindo pratos, para pedir se quiser algo mais substancioso. O que pedimos, foi ótimo, com bons preços e serviço. Aquele lugar para ficar bebendo, petiscando, vendo o mar e esquecer da vida! 🙂

8 -) Bistrôgonoff

Bistrogonoff Jericoacoara
Pratos do restaurante Bistrogonoff em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Para uma refeição boa e com bom preço, seja para ir durante o dia ou a noite, o Bistrogonoff é uma ótima opção de restaurante em Jeri. Fica localizado numa viela, que corta a Rua Principal.

É pequeno mas possui opções variadas, desde o Peixe do Dia (o melhor custo x benefício), passando pelo prato da casa (o strogonoff de camarão), e massas surpreendentemente boas, muitíssimo bem servidas. Num dia mais light pedi uma com queijo coalho, tomate assado e manjericão, muito bem servida, que estava tão boa e fresca e que acabei comendo tudo, ainda que “não estivesse com muita fome”. Ou seja, estava bem bom mesmo! 😀

Club dos Ventos em Jericoacoar
Club dos Ventos em Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

Nós não conseguimos ir pessoalmente experimentar, mas foram muito bem recomendados também os restaurantes: Pimenta Verde (com muitas opções de pratos de peixe para dividir e que também abre no almoço), Tia Angelita (o bolo de banana mais famoso do Ceará – e também tapiocas, mas que só abre das 14h às 20h), Padaria Santo Antônio (famosa pelos baladeiros pois só serve seus pãezinhos recheados durante a madrugada, somente das 2h até as 5h, um pouquinho afastado da Praça Central de Jeri, como a Tia Angelita), Chili Beach (com um belo happy hour mais chique, com vista para o mar) e o Cantinho da Tapioca (bem simpático, simples e com diversas opções baratas de Tapiocas).

Ruelas cheias lugares e opcões onde comer em Jericoacoara
Ruelas cheias de lugares e opções de restaurantes. Foto: GC/Blog Vambora!

Como Jericoacoara possui muitos estrangeiros é comum ver por lá também restaurantes sem ser só de comida regional. Por exemplos, há bons italianos, como Freddyssimo (famoso por seu antepasto) e o Leonardo da Vinci (bem no centro da vila, com pratos um pouco mais caros que o anterior). Já para quem curte um japonês, o Kaze Sushi Bar, fica na Pousada WindJeri (onde nos hospedamos) e só não conseguimos experimentar pois no dia que fomos estava lotado e com espera (ou seja, chegue cedo).

Deu para ver que opções de lugares onde comer em Jericoacoara não faltam! Realmente uma surpresa ter visto e experimentado tanta variedade de restaurantes e bares tão bons! Então, já sabe onde comer em Jericoacoara? Vambora!

*** Veja mais dicas de JERICOACOARA no blog:
Onde se hospedar em Jericoacoara
O que fazer em Jericoacoara: passeios e atrações
Quando ir e como chegar em Jericoacoara

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

11 COMENTÁRIOS

  1. As descrições deste blog me pareceram bem mais próximas da realidade do que outros blogs e sites com o mesmo objetivo. Assim, gostaria de sugerir que algumas informações fossem menos subjetivas, como caro e barato, por exemplo. Sugiro adotar os sifrões ($) como fazem revistas especializadas, com o valor aproximado de cada sifrão, o mesmo para “servem bem”. Mas no geral, as informações são precisas, talvez porque tenham apenas cerca de 6 meses.Estou em Jeri nesse momento.

    • Olá Maria Cristina,
      Obrigada pelo comentário e que bom que está gostando das dicas do Vambora!
      Realmente não colocamos valores de restaurantes e hotéis pois os preços variam sempre muito, de acordo com a época do ano e até inflação aqui no Brasil. O que fazemos sempre que existe, é colocar o site do estabelecimento onde o leitor pode ver os preços atualizados.
      Mas obrigada pela sugestão, pode mesmo ser uma boa solução colocar $ para as pessoas que queiram informações mais específicas sobre faixa de valores.
      Boa viagem!

  2. Obrigada pelas dicas do blog! Estou em Jeri e estou seguindo as dicas de vocês e amando!
    Obrigada pela dica do restaurante “ Na casa dela”! Com certeza foi uma das melhores refeições que fiz na vida! Que lugar maravilhoso!

  3. Olá, boa noite. Graças a sua postagem, estamos nesse momento no Café Bistrô. Pedimos a caipirinha de mangaba, porém o garçom está nos garantindo que nunca teve esse sabor aqui; ele disse que nem tem mangaba na região. Ele disse que já vieram várias pessoas pedindo essa caipirinha de mangaba. Seria manga? Foi o corretor? Kkkkkkkkk…..
    Obrigado pela dica!

    • Olá Felipe,
      Obrigada pelo comentário! E que bom que gostou aqui das dicas!
      O restaurante seria no caso o Bistrô Caiçara certo?
      Das caipirinhas, jurava que era de mangaba…será que nos confundimos? Mas na dúvida, peça qualquer fruta regional que eles tenham, como umbu, cajá (de preferência fruta de verdade, sem ser a polpa congelada). Melhores opções no nosso ponto de vista! 🙂
      Aproveite a viagem para Jeri e se quiser ver mais dicas no blog, veja aqui: https://www.blogvambora.com.br/category/brasil/ceara/jericoacoara/
      Abs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui