Descanso merecido: Onde ficar em Fortaleza – Dicas de regiões e hotéis para se hospedar

12
Vista da orla de Fortaleza do Hotel Luzeiros, um dos melhores lugares onde ficar em Fortaleza
Vista da orla de Fortaleza do Hotel Luzeiros, um dos melhores lugares onde ficar em Fortaleza. Foto: GC/Blog Vambora!

Existem muitos bons hotéis em Fortaleza, mas na hora de escolher onde se hospedar não é muito complicado escolher a melhor região, já que há basicamente 2 bons lugares onde ficar em Fortaleza: Beira Mar e Praia do Futuro.

A Beira Mar de Fortaleza engloba basicamente 3 regiões boas para se hospedar: Iracema, Meireles e Mucuripe, localizadas em sequência, perto da maior parte das atrações da cidade, mas com praias impróprias para banho. Já a Praia do Futuro é onde ficam os hotéis mais novos e maiores (sendo muitos resorts), com praia é ótima para banho, ainda que seja uma região mais afastada do centro de Fortaleza e de muitas de suas atrações.

Abaixo você confere em detalhes todas as dicas de onde ficar em Fortaleza, por região e melhores hotéis recomendados. Vambora!

Onde ficar em Fortaleza: Dicas de hotéis e regiões

1-) Iracema

Hotel Holiday Inn Fortaleza
Piscina do Hotel Holiday Inn em Iracema. Foto: Divulgação

É a parte mais próxima do centro de Fortaleza e possui, em geral, os melhores preços de hospedagem. O mercado central e o centro Dragão do Mar estão bem próximos da região.

A parte da Beira Mar é bonita, ainda que o calçadão seja menos largo (em relação as outras regiões, veja abaixo) e a noite pode ser um pouco mais inseguro de andar sozinho, sendo recomendado ir e voltar de carro ou taxi.

Hotel Sonata de Iracema Fortaleza
Hotel Sonata de Iracema em Fortaleza. Foto: Divulgação

Ainda que linda, a praia é infelizmente imprópria para o banho, como ocorre por toda Beira Mar.

Entre os hotéis mais bem recomendados em Iracema estão o Holiday Inn Fortaleza e o Hotel Sonata de Iracema, ambos localizados em frente para a Praia de Iracema.

+ Veja mais opções de hotéis em Iracema

2-) Meireles

Seara Praia Hotel Fortaleza
Quarto do Seara Praia Hotel em Fortaleza. Foto: Divulgação

Atualmente a melhor área onde ficar em Fortaleza, por estar perto da maior parte das atrações, serviços, restaurantes e possuir uma maior segurança ao turista (aliás com policiamento ostensivo, com guardas em diversos postos pela orla), podendo fazer grande parte das coisas a pé.

O calçadão na beira mar é bem largo por aqui, possuindo diversas barracas, restaurantes e a famosa feira de artesanato que ocorre e agita a noite de Fortaleza todos os dias. É a região mais central da Beira Mar de Fortaleza e ótima tanto para quem está com ou sem carro. Por tudo isso foi aqui que optamos ficar.

Praiano Hotel Fortaleza - cafe da manha
Café da manhã do Praiano Hotel. Foto: Divulgação

Entre os melhores hotéis para ficar no Meireles estão o Luzeiros, Praiano Hotel, Seara Praia Hotel, Hotel Beira Mar e Mareiro Hotel, todos de frente para a praia.

Uma coisa legal que descobrimos é que existem muitos apartamentos e flats para ficar em Fortaleza, com excelentes preços de diárias. Para quem viaja em grupo, quer economizar e não faz questão de ter serviços de hotel (como recepção, café da manhã, etc) pode valer muito a pena! Aqui seguem algumas opções (veja aqui).

Hotel Luzeiros Fortaleza - piscina
Piscina do Hotel Luzeiros em Fortaleza. Foto: Divulgação

Nós ficamos hospedados no hotel Luzeiros, graças a uma ótima promoção no Booking. Como iríamos ficar pouco tempo dessa vez em Fortaleza e estávamos sem carro, a região oferecia mesmo o melhor custo x benefício, podendo fazer muitas coisas a pé, com tranquilidade.

Hotel Luzeiros Fortaleza
Quarto do Hotel Luzeiros, em Fortaleza. Foto: Divulgação

Ficamos num apartamento com varanda de frente para o mar, com essa vista espetacular! O hotel está bem conservado e é considerado o primeiro hotel design do Ceará, com conceito clean e moderno. Nosso quarto era bem amplo, confortável, incluindo o banheiro, bem grande.

Feira de Artesanto de Fortaleza
Feira de Artesanto de Fortaleza vista do Hotel Luzeiros. Foto: GC/Blog Vambora!

O café da manhã era bem farto e por ser alta temporada estava cheio, com um publico diverso de executivos até famílias com crianças, incluindo muitos estrangeiros. O hotel tem uma área de lazer razoável, com piscina, academia e até sauna.

+ Veja mais opções de hotéis em Meireles

A localização do Luzeiros é uma das melhores de Fortaleza, já que fica praticamente em frente da Feira de Artesanato e do calçadão. Fizemos praticamente tudo por aqui a pé. Por tanto, não imagina que a diária seria tão boa, por volta dos R$ 200/300, para duas pessoas na alta temporada. Ou seja, valeu a pena!

3-) Mucuripe

Piscina do Hotel Gran Marquise em Fortaleza. Foto: Divulgação
Piscina do Hotel Gran Marquise em Fortaleza. Foto: Divulgação

Na continuação da beira mar, depois de Iracema e Meireles, fica Mucuripe, uma área mais próxima da região portuária e da Volta da Jurema, finalizando a beira mar de Fortaleza. Por aqui a praia ainda não é própria para o banho.

Hotel Gran Marquise Fortaleza - Quarto
Quarto com vista para o mar do no Hotel Gran Marquise em Fortaleza. Foto: Divulgação

Em Mucuripe fica um dos melhores hotéis de Fortaleza, o Hotel Gran Marquise, que sofreu reformas para a Copa de 2014 e é hoje um dos hotéis mais chiques da cidade, local de muitos executivos.

Hotel Gran Marquise Fortaleza
Área social do Hotel Gran Marquise, um dos melhores hotéis de Fortaleza. Foto: Divulgação

Por aqui ficam também muitos restaurantes famosos de Fortaleza, como o Coco Bambu, ou seja, dá também para fazer muita coisa a pé, ainda que o calçadão seja um pouco menos movimentado a noite, do que na região de Meireles.

Outros bons hotéis em Mucuripe são o Othon Palace e o Comfort Hotel Fortaleza.

4-) Praia do Futuro

Crocobeach Hotel Praia do Futuro Fortaleza
Vista aérea do Crocobeach Hotel na Praia do Futuro em Fortaleza. Foto: Divulgação

Aqui finalmente a praia é própria para o banho, com areia branca e mar de cor esmeralda, muito bonito, o local certo para ir ao mar em Fortaleza. Por isso mesmo, na Praia do Futuro ficam super barracas de praias, como a famosa Crocobeach, quase um mini parque temático, com brinquedos aquáticos, programação de shows, etc.

O problema da Praia do Futuro é que está longe e um pouco isolada do centro de Fortaleza, cerca de 10km (por volta de 30 minutos de carro/taxi). Ou seja, só fique hospedado aqui se você estiver de carro.

Gran Mareiro Hotel na Praia do Futuro em Fortaleza
Gran Mareiro Hotel na Praia do Futuro em Fortaleza. Foto: Divulgação

Outra questão importante da Praia do Futuro é que não há muita infra estrutura, além das barracas e hotéis nas redondezas, então a partir do final da tarde fica tudo muito vazio, e infelizmente, perigoso. Essa informação nos foi dada e repetida diversas vezes enquanto estivemos em Fortaleza: que a região da Praia do Futuro anda tendo muitos assaltos, especialmente a partir do final de tarde. Fica então a ressalva para evitar andar a pé por lá a noite.

Crocobeach Hotel Fortaleza Praia do Futuro
Um dos quartos do Crocobeach Hotel na Praia do Futuro. Foto: Divulgação

Como a região é bem grande e pouco ocupada, fica por aqui muitos hotéis com grande estrutura de lazer e muitos resorts. Entre os mais bem recomendados estão o Gran Mareiro Hotel e o Crocobeach Hotel.

+ Veja mais hotéis na Praia do Futuro

Uma observação em relação a questão da segurança em Fortaleza: desde o momento que chegamos na cidade, do translado até a recepção do hotel, recebemos inúmeros avisos para ter atenção redobrada na questão da segurança. Desde evitar a Praia do Futuro no fim de tarde e noite a pé, até sempre preferir usar taxi e carro para voltar de alguma atração, bar ou restaurante mais no fim da noite, ainda que na região da Beira Mar.

Piscina do Crocobeach Hotel - Praia do Futuro Fortaleza
Piscina do Crocobeach Hotel. Foto: Divulgação

Pessoalmente nós não vimos nada, achamos bem tranquilo andar em Fortaleza mas, depois de tantos avisos, num dia que ficamos mais tarde num bar, optamos por pegar um taxi de volta para o hotel, ainda que tenha saído menos de R$ 10 a corrida (na ida a gente tinha ido a pé, só que mais cedo). Então repassamos as informações: não custa ficar atento, se prevenir e evitar riscos desnecessários.

5-) Resorts em Fortaleza e regiões próximas

Carmel Cumbuco Hotel
Resort Carmel Cumbuco Hotel. Foto: Divulgação

Nas redondezas de Fortaleza há diversos resorts que podem servir para quem quer ter uma estadia mais diferenciada, ainda que um pouco mais distante da capital.

Entre boas indicações, ficar em Aquirizaz, na praia de Porto das Dunas, onde está o Beach Park pode ser uma ótima opção para quem quer curtir mais o parque e ficar relativamente próximo de Fortaleza (cerca de 40 minutos de carro). Entre os bons resorts em Aquiraz estão os dentro do complexo do Beach Park, como:

Beach Park Resort - Wellness
Wellness Beach Park Resort. Foto: Divulgação

-> Aqua: Para quem gosta de aproveitar a vista, já que é bem próximo da praia, a linda Porto das Dunas e tem até piscina de borda infinita com vista para o mar;

-> Oceani: Hotel mais reservado, aconchegante e charmoso, indicado para casais. Também à beira-mar, tem vista privilegiada para as dunas da praia;

-> Suítes: Com clima de casa de praia tradicional de férias, tem fácil acesso ao parque aquático e por isso é o mais indicado para famílias com crianças;

-> Wellness: É o mais novo do complexo do Beach Park (inaugurado em 2013), misturando clima de Resort e SPA e foi onde ficamos hospedados nessa viagem.

+ Veja mais hotéis para ficar no Beach Park

Nós já ficamos no Beach Park e você pode conferir nesse post aqui e nesse aqui todas as dicas. Importante lembrar que se quiser ter mobilidade para conhecer Fortaleza ficando em Porto das Dunas, é preciso estar de carro, pela distância.

Carmel Cumbuco Hotel Quarto - Cumbuco Ceara
Quarto do resort Carmel em Cumbuco. Foto: Divulgação

O mesmo acontece em Cumbuco, famoso destino próximo de Fortaleza, com lindas praias e paisagens, mas distante cerca de 1h de Fortaleza. Aqui, o Carmel Cumbuco Hotel é muito bem recomendado mas na região há também hotéis e pousadas mais em conta (veja aqui). Como no caso anterior, é preciso ter carro caso queira visitar Fortaleza com freqüência durante a estadia.

Muitas de regiões e hotéis onde ficar em Fortaleza! Escolha a sua favorita e Vambora!

*** Veja mais dicas do Ceará no blog:
– Veja mais opções de hotéis em Fortaleza no Booking
Beach Park: Dicas essenciais para visitar
Jericoacoara: quando visitar e como chegar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

12 COMENTÁRIOS

  1. Adorei esse post! Super claro e me ajudou bastante, era o que eu precisava saber pra escolher a localização do hotel em fortaleza. Obrigada!

  2. Dicas maravilhosas! Me ajudou a decidir o destino das minhas férias em janeiro de 2018. Estava super indecisa entre Fortaleza e Aracaju, mas depois de ter visto a pastagem de Meireles, me animei muuuito! Pois tem tudo o que eu gosto: praia, artesanato, restaurantes… tudo pertinho! 0/ Obrigada!

  3. Olá, vou viajar em lua de mel em outubro para Fortaleza e Jeri fico uma semana. Gostaria de dicas do que fazer em Fortaleza. Serão 3 dias na cidade. Obrigada

    • Olá Ana Paula,
      Não é, infelizmente 🙁
      No caso, dai vale pegar alguma praia do arredor de Fortaleza, como a Porto das Dunas (que é a Beach Park) ou a super famosa Praia do Futuro, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui