Relato de viagem: O que fazer em Penedo – Melhores Passeios e Atrações

10
Pequena Finlandia Penedo
Pequena Finlândia, uma das maiores atrações de Penedo. Foto: GC/Blog Vambora!

Penedo fica localizada na Serra da Mantiqueira do estado do Rio de Janeiro, bem próximo da divisa com São Paulo. Sendo a única cidade de colonização finlandesa no Brasil, Penedo surpreende pela natureza exuberante, além de opções culturais e ótima gastronomia.

Próxima de Visconde de Mauá, fazer uma viagem passando pelas duas cidades é o programa ideal para qualquer fim de semana ou feriado prolongado.

Confira abaixo então o que fazer em Penedo, com dicas de atrações, passeios, compras e restaurantes para experimentar na cidade. Vambora!

O que fazer em Penedo: Atrações e Passeios

1-) Atrações e Passeios em Penedo

Penedo é uma cidade perfeita para ir desde em família, até com amigos ou mesmo fazer uma viagem romântica. Para quem gosta de natureza, há cachoeiras lindas na região, bem como seu centro é fofo, repleto de lojas e atrações.

Destaque para a ótima qualidade e variedade de Hotéis e Pousadas em Penedo, que agradam todo tipo de viajante. Vale separar 2 ou 3 dias para conhecer as principais atrações da cidade!

Quem tiver mais tempo, vale seguir viagem e conhecer também Visconde de Mauá na mesma viagem, aproveitando a proximidade das duas cidades.

Penedo, Rio de Janeiro
Pequena Finlândia. Foto: GC/Blog Vambora!

A primeira dica do que fazer em Penedo é ir curtir o seu centro, conhecer a Pequena Finlândia. Trata-se de uma espécie de Shopping ao ar Livre, com lojas, restaurantes e a Casa Oficial do Papai Noel no Brasil.

Tanto crianças, como adultos, amam o clima fofo e charmoso do lugar, cheio de casinhas coloridas, clima natalino, jardins e lojas vendendo de produtos de artesanato (como velas, objetos decorativos) e muitas comidinhas, incluindo deliciosos chocolates!

Este é o passeio em Penedo mais famoso, sendo sua atração mais essencial para conhecer, mesmo para quem só está de passagem!

Chocolate Penedo Tonttulakki Suklaat
Muitas lojas de chocolate com nome finlandês como a Tonttulakki Suklaat. Foto: GC/Blog Vambora!

Por falar em chocolate, lojas com o doce não faltam em Penedo e o curioso é que muitas usam nomes finlandeses, como a Tonttulakki Suklaat (que significa em finlandês chocolates do gorro do gnomo), uma das mais chiques e bonitas, localizada na Pequena Finlândia.

Além de chocolates dos mais variados tipos e sabores, outros doces como pão de mel e bolo húngaro, são também bem famosos na região. Difícil é escolher o que experimentar tamanha a variedade!

Tonttulakki chocolates
Chocolates variados da loja Tonttulakki.  Foto: GC/Blog Vambora!

Ao redor da área da Pequena Finlândia existe também um comércio bem variado que atrai muito os visitantes e o melhor, dá para conhecer tudo a pé, tranquilamente, programa tranquilo e gostoso para fazer a qualquer hora.

Quem está com crianças, há uma jardineira (veículo em forma de trenzinho) que parte logo ao lado da Pequena Finlândia e faz um passeio pela cidade.

Centro de Penedo
Comércio variado ao redor da Pequena Finlândia. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem quiser um passeio mais cultural, dá para visitar o Museu Finlandês em Penedo, que conta um pouco mais da história da colonização finlandesa na região, além de expor mais detalhes dessa cultura que conhecemos tão pouco ainda aqui no Brasil.

Vale dizer que durante fim do ano, o clima de Natal da cidade fica ainda mais lindo, com muitas decorações temáticas espalhadas pela cidade. É também uma época que muitos turistas vão para região, por isso vale reservar com mais antecedência seu hotel ou pousada em Penedo nessa época.

Centro de Penedo
Clima finlandês por todo lado na cidade! Foto: GC/Blog Vambora!

Eu não tive tempo, mas num outro dia, dá para conhecer mais a natureza de Penedo, visitando uma das cachoeiras da região. A Serrinha do Alambari, que fica próximo a saída da cidade, é o lugar para isso, com trilhas, poços e cachoeiras, num clima bem tranquilo e lindas paisagens, como o poço da Esmeralda.

A estrada de acesso não é muito boa e há trilhas um pouco mais complicadas para os poços e cachoeiras do que Visconde de Mauá, por exemplo. O acesso principal se dá pelo camping Clube do Brasil e quem não fica hospedado por lá, paga um Day-Use para fazer as trilhas e usar a infra estrutura do lugar (banheiros, restaurante, etc).

2-) Restaurantes em Penedo

Além de passear, um outro programa delicioso para se fazer em Penedo é comer bem, já que a cidade possui diversos restaurantes e bares deliciosos!

Prato Jardim Secreto Penedo
Massa com camarões no restaurante Jardim Secreto. Foto: GC/Blog Vambora!

O Jardim Secreto é considerado um dos melhores restaurantes de Penedo, com um ambiente super bonito, numa casa cercada de jardins. A comida é variada, com um clima sofisticado (bom tanto para quem quer ir de dia, ou fazer um programa mais requintado a noite).

Foi difícil escolher o que comer dada a variedade de opções gostosas, mas a nossa opção de uma Picanha de Cordeiro com risoto e uma massa com camarões que estava deliciosa! Um daqueles lugares que dá vontade de voltar para experimentar as outras opções!

Restaurante Jardim Secreto
Jardim Secreto, considerado um dos melhores restaurantes de Penedo. Foto: GC/Blog Vambora!

Outro lugar em Penedo gostoso para conhecer, especialmente a noite, é o Jazz Village Bistrô, dentro do hotel Pequena Suécia. Trata-se de um restaurante com música ao vivo com um clima bem gostoso, decoração charmosa e um cardápio super variado.

Há desde massas, pizzas até pratos típicos da culinária finlandesa, incluindo arenque e salmão defumado. A programação de shows pode ser vista do site mas como o lugar é pequeno vale reservar uma mesa antes de ir.

Jazz Village Bistro
Para curtir a noite, Jazz Village Bistrô, dentro do hotel Pequena Suecia. Foto: GC/Blog Vambora

Para sobremesa ou se refrescar a qualquer hora, vale conhecer a Tonttulakki Jäätelö Gelateria, considerado um dos melhores sorveres de Penedo. O ambiente é fofo e possuem sabores diferenciados, como de limão siciliano.

E ao lado da Pequena Finlândia fica outra sorveteria, o tradicional Sorvete Finlandês, ótimas opções nos dias quentes!

Aliás, uma observação sobre o clima de Penedo: como a cidade está no pé da Serra da Mantiqueira, é bem quente que outras da região, como Visconde de Mauá, então no verão fica bem quente mesmo!!

Jazz Village Bistrô em Penedo
Parte externa do Jazz Village Bistrô, com vista para a piscina do hotel. Foto: GC/Blog Vamora!

Penedo também é conhecida por suas trutas (peixe de região montanhosa) e também outras comidas típicas, como a alemã, então vale ir experimentar também!

Deu para ver que há muitos passeios gostosos para fazer em Penedo, sendo perfeito conhecer a cidade durante um fim de semana ou feriado.

Seja para curtir um fim de semana romântico numa de suas pousadas, até ir passear com a família, Penedo é mesmo um destino delicioso para conhecer na Serra do Rio de Janeiro! Vambora!

*O Vambora! fez essa viagem a convite da Tereza Quinderé Comunicação.

*** Veja mais dicas de PENEDO:
– Hotéis e Pousadas em Penedo: Onde ficar na cidade
Pequena Finlândia em Penedo: Veja como conhecer

Hotel fazenda no Rio de Janeiro: 12 melhores lugares para ir!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


10 COMENTÁRIOS

  1. Penedo cresceu muito nos últimos anos e infelizmente deixou de ser a melhor opção para feriados… a não ser q a pessoa não se importe de estar relaxando na natureza ou passeando com a família…e ter sua paz interrompida por filas de carros procurando lugar pra estacionar e tocando Funk no último!!!! Deprimente!!!

    Porém continua sendo um ótimo destino, apenas evitem os feriados se for possível.

    Sobre a Matéria… faltou muito, inclusive falar q o restaurante Jardim Secreto, apesar de realmente bom e lindo, cobra o olho da cara e serve porções minúsculas… então só aconselho se a pessoas realmente quiser uma experiência “gourmetizada” e não for infartar!

    Tem restaurantes q servem Truta na Vila mesmo… como o bem tradicional Rei da Truta. Particularmente amo truta defumada com catupiry… mas as opções são inúmeras! É um local simples e de atendimento lento… mas o prato compensa.
    Qq restaurante da região serve entradas ou pratos de truta… inclusive os de massa, o alemão e o finlandês!!! Ademais… não se pode ir pra Penedo e não comer truta… é a principal atração! Ah e se a pessoa quiser comprar o peixe em filés natural ou defumado…assim como patês, tem uma loja de congelados bem pertinho do cruzamento principal.. um pouco antes, a esquerda. Então não precisa ir pra Serra do Alambari… (q antigamente era a melhor opção para comprar…pois tem criadores)… pois o acesso é realmente ruim.
    Quanto a sorvetes e chocolates… realmente tem muitos…mas os da vila do papai Noel são os de melhor qualidade…sério provem e verão. No frio quem quiser sentar pra tomar um chocolate quente…tem a Chocolatedo, antes de chegar a vilinha. Já foi bem melhor… mas a loja de chocolate do centro não é “café”… nao serve bebidas, é só pra comprar e sair. Não se enganem pela sorveteria Finlandesa… grande de esquina, de frente pra vila: não é bom!

    Hotéis tem de todo tipo e categoria então não vou comentar. MAS, Penedo tem tb atrações como Pico do Penedinho, passeios a cavalo e pode ser conjugado com uma visita ao Parque Nacional do Itatiaia – pra mim principal atração da região, q além de trilhas e cachoeiras tem um museo muito legal de zoologia e botânica, e com sorte, te dá a possibilidade de ver animais silvestres (desde serelepes e tucanos até cobras). Em minha última visitas vimos macacos prego. (Tem vídeo no meu insta pra quem não acredita @tinebusch)
    E fora essa atração mais próxima de Penedo… a opção de estender até Visconde é muito boa. Várias cachoeiras na região de todos níveis de dificuldade! Mas aconselho fuja de feriados…as vezes é impossível achar onde parar o carro e aí tem q desistir da atração (estradinhas de terra onde mal passam dois carros…lotadas).
    Ah… e pra quem tiver muito pique e não se importaimportar com longas caminhadas (de 6 a 12km), em Penedo é possível agendar a subida para o Pico das Agulhas Negras ou Prateleiras… ponto mais alto da serra da Mantiqueira e dentro da área do Parque Itatiaia. Pra quem quiser andar menos… pode ir até metade do caminho onde fica Pedra do Colto. Mas a visão não é tão incrível qnto a opção mais longa.

    Então pra quem quiser um combo…o ideal seria ficar pelo menos 3 dias em Penedo e mais 2 em Visconde se quiserem visitar todas as atrações naturais.

    Espero ter complementado a Matéria. Tem várias fotos da região no meu insta durante os último anos! Abs

    • Olá Cristine,
      Super obrigada por compartilhar sua experiência e dicas!
      Só realmente tive uma outra percepção do que vc no restaurante Jardim Secreto: achei os pratos bemmm grandes (tivemos até que “lutar” para comer tudo até o final rs :-)). Achei a qualidade dos pratos realmente acima da média e mesmo não sendo o mais barato da cidade, achamos que vale o custo benefício para experimentar pelo uma vez numa estadia na cidade.
      Achei também que para quem está em família, vale ficar mais dias em Penedo, já para quem viaja como casal, achei o clima de Visconde de Mauá mais romântico e intimista, então acredito que vale a pena ficar mais por lá do que Penedo para quem procura esse clima. A facilidade de acesso para muitas cachoeiras de Visconde de Mauá também é legal para quem não tem muita experiência em fazer trilhas e caminhadas, mas mesmo assim quer ter mais contato com a natureza. A gente contou mais nesse post aqui: https://www.blogvambora.com.br/cachoeiras-em-visconde-de-maua/
      De qualquer forma nos surpreendemos com os dois destinos, dá para fazer muita coisa legal por lá!
      Obrigada novamente por compartilhar suas dicas e impressões!

  2. Amei o lugar, aconchegante, boa comida, tem momentos que parece que estamos em outro país…achei as lojinhas com preços ótimos, por ser um lugar turístico.vale à pena visitar esse lugar.eu amei.

    • Olá Matheus,
      Para saber horários e dias específicos, vale conferir nos sites das próprias atrações, mas pelo que vimos (fomos durante a alta temporada) todos os serviços funcionavam normalmente durante a semana.
      Boa viagem!

  3. Obrigada pelas dicas, muito boas.
    Não concordo com a Cristine de indicar o Pico do Penedinho como atração turística, o local é propriedade particular de um senhor dono de uma loja de chocolates, por sinal muito sisudo e nada simpático… explicou-me que precisava pegar a chave com ele ( oi???) do local que era dele e que só podíamos subir até lá nos sábados e domingos. Perguntei se poderíamos chegar próximos ao local falou que não pois tem cachorros muito bravos e treinados. Pedi desculpas por importuna-lo e falei que como está nos blogs e sites como atração turística pensei que fosse como um Pico do Itapeva que tem em Campos do Jordão… não gostei da sugestão muito menos do “dono fumada atração” na verdade nunca vi isso. Abracos

    • Olá Marceliane,
      Nós estivemos em Penedo não durante o Natal, por isso não podemos ajudar com essa dúvida. Vamos ver se algum leitor ou morador da cidade pode lhe ajudar.
      Mas o que você pode fazer é entrar em contato com o hotel/pousada que ficará em Penedo para que lhe possam informar melhor esses detalhes de como é o dia de Natal na cidade.
      Boa viagem!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui