Relato de viagem: O que fazer em Penedo, de dia e a noite!

8
Pequena Finlandia Penedo
Pequena Finlândia, uma das maiores atrações de Penedo. Foto: GC/Blog Vambora!

Penedo fica localizada na Serra da Mantiqueira do estado do Rio de Janeiro, bem próximo da divisa com São Paulo. Sendo a única cidade de colonização finlandesa no Brasil, Penedo surpreende pela natureza exuberante, opções culturais e boa gastronomia.

Próxima de Visconde de Mauá, fazer uma viagem passando pelas duas cidades é o programa ideal para qualquer fim de semana ou feriado prolongado. Confira abaixo então o que fazer em Penedo, com dicas de programas, passando por passeios, compras e restaurantes para experimentar na cidade. Vambora!

O que fazer em Penedo

1-) Passeios e compras

Penedo pode ser considerada uma cidade de clima familiar, mas ao mesmo tempo em que é possível curtir passeios mais tranquilos, a natureza privilegiada da Serra da Mantiqueira possibilita grande contato com a natureza, com diversas cachoeiras nas redondezas. Em 2 ou 3 dias já dá para conhecer as principais atrações da cidade.

Penedo, Rio de Janeiro
Pequena Finlândia em Penedo. Foto: GC/Blog Vambora!

A primeira dica do que fazer em Penedo é ir curtir o seu centro, com a Pequena Finlândia e a famosa Casa do Papai Noel. As crianças amam por motivos óbvios e os adultos ficam se derretendo pelo clima fofo e charmoso do lugar, cheio de casinhas coloridas, clima natalino, jardins e lojas vendendo de produtos de artesanato (como velas, objetos decorativos) e muitas e muitas comidinhas. É o programa número 1 e obrigatório na cidade, mesmo para quem só está de passagem.

+ Hotéis e Pousadas em Penedo: Onde ficar na cidade

Chocolate Penedo Tonttulakki Suklaat
Muitas lojas de chocolate com nome finlandês como a Tonttulakki Suklaat. Foto: GC/Blog Vambora!

Por falar em comidinhas, Penedo é famosa pelo seu chocolate, então lojas com o doce é que não faltam na cidade e o curioso é que muitas usam nomes finlandeses, como a Tonttulakki Suklaat (que significa em finlandês chocolates do gorro do gnomo), uma das mais chiques e bonitas, localizada na Pequena Finlândia.

Além de chocolates dos mais variados tipos e sabores, outros doces como pão de mel e bolo húngaro, são também bem famosos na região. Difícil é escolher o que experimentar tamanha a variedade! Pode apostar que você vai ganhar uns quilinhos depois dessa viagem! rs

Tonttulakki chocolates
Chocolates variados da loja Tonttulakki.  Foto: GC/Blog Vambora!

Ao redor da área da Pequena Finlândia existe também um comércio bem variado que atrai muito os visitantes e o melhor, dá para conhecer tudo a pé, tranquilamente, programa tranquilo e gostoso para fazer a qualquer hora. Quem está com crianças, há uma jardineira (veículo em forma de trenzinho) que parte logo ao lado da Pequena Finlândia e faz um passeio pela cidade.

Centro de Penedo
Comércio variado ao redor da Pequena Finlândia. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem quiser um passeio mais cultural, dá para visitar o Museu Finlandês em Penedo, que conta um pouco mais da história da colonização finlandesa na região, além de expor mais detalhes dessa cultura que conhecemos tão pouco ainda aqui no Brasil.

Centro de Penedo
Clima finlandês por todo lado na cidade! Foto: GC/Blog Vambora!

Eu não tive tempo, mas num outro dia, dá para conhecer mais a natureza de Penedo, visitando uma das cachoeiras da região. A Serrinha do Alambari, que fica próximo a saída da cidade, indo em direção a Visconde de Mauá é o lugar para isso, com trilhas, poços e cachoeiras, num clima bem tranquilo e lindas paisagens, como o poço da Esmeralda.

A estrada de acesso não é muito boa e há trilhas um pouco mais complicadas para os poços e cachoeiras do que Visconde de Mauá, por exemplo. O acesso principal se dá pelo camping Clube do Brasil e quem não fica hospedado por lá, paga um Day-Use para fazer as trilhas e usar a infra estrutura do lugar (banheiros, restaurante, etc).

2-) Restaurantes em Penedo para experimentar

Além de passear, um outro programa delicioso para se fazer em Penedo é comer bem, já que a cidade possui diversos restaurantes, bares e comidinhas deliciosas!

Prato Jardim Secreto Penedo
Massa com camarões no restaurante Jardim Secreto: deliciosa!! Foto: GC/Blog Vambora!

Do que experimentamos, o Jardim Secreto é considerado um dos melhores restaurantes de Penedo, num ambiente super bonito, numa casa cercada de jardins. A comida é variada, com um clima sofisticado (bom tanto para quem quer ir de dia, ou fazer um programa mais requintado a noite). Foi difícil escolher o que comer dada a variedade de opções gostosas, mas a nossa opção de uma Picanha de Cordeiro com risoto e uma massa com camarões que estava deliciosa!! Um daqueles lugares que dá vontade de voltar para experimentar as outras opções!

Restaurante Jardim Secreto Penedo
Lindo restaurante Jardim Secreto, considerado um dos melhores da cidade. Foto: GC/Blog Vambora!

A noite, fomos curtir o Jazz Village Bistrô, dentro do hotel Pequena Suécia, um restaurante com música ao vivo com um clima bem gostoso, decoração charmosa e um cardápio super variado, que agrada todo mundo! Pode ser desde massas, pizzas até experimentar uns sabores inusitados da culinária finlandesa, com pratos típicos incluindo arenque e salmão defumado! Oferece uma larga opção de vinhos e cervejas (incluindo locais), bem legal! A programação de shows pode ser vista do site mas como o lugar é pequeno vale ligar para reservar uma mesa antes de ir.

Jazz Village Bistro Penedo
Para curtir a noite, Jazz Village Bistrô, dentro do hotel Pequena Suecia em Penedo. Foto: GC/Blog Vambora

Para sobremesa ou se refrescar a qualquer hora, vai bem um sorvete! Dentro da Pequena Finlândia fica o Tonttulakki Jäätelö Gelateria, considerado um dos melhores da cidade, num ambiente fofo e sabores diferenciados, como de limão siciliano. E ao lado da Pequena Finlândia fica outra sorveteria, o tradicional Sorvete Finlandês, ótimas opções nos dias quentes! Aliás, uma observação ao clima de Penedo: como a cidade está no pé da Serra da Mantiqueira, é bem mais quente que outras da região, como Visconde de Mauá, então no verão fica bem quente mesmo!!

Jazz Village Bistrô em Penedo
Parte externa do Jazz Village Bistrô em Penedo, com vista para a piscina do hotel. Foto: GC/Blog Vamora!

Penedo também é conhecida pelas trutas e também outras comidas típicas, como a alemã, então vale ir experimentar também! As trutas, podem ser encontradas num trutário próximo da Serrinha do Alambari.

Agora você já sabe o que fazer em Penedo, então o próximo post do blog tem dicas de onde se hospedar na cidade. Vambora!

*O Vambora! fez essa viagem a convite da Tereza Quinderé Comunicação.

*** Veja mais dicas de PENEDO e VISCONDE DE MAUÁ no blog:
– Hotéis e Pousadas em Penedo: Onde ficar na cidade
Penedo: a Finlândia brasileira

Onde se hospedar em Visconde de Mauá

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

8 COMENTÁRIOS

  1. Penedo cresceu muito nos últimos anos e infelizmente deixou de ser a melhor opção para feriados… a não ser q a pessoa não se importe de estar relaxando na natureza ou passeando com a família…e ter sua paz interrompida por filas de carros procurando lugar pra estacionar e tocando Funk no último!!!! Deprimente!!!

    Porém continua sendo um ótimo destino, apenas evitem os feriados se for possível.

    Sobre a Matéria… faltou muito, inclusive falar q o restaurante Jardim Secreto, apesar de realmente bom e lindo, cobra o olho da cara e serve porções minúsculas… então só aconselho se a pessoas realmente quiser uma experiência “gourmetizada” e não for infartar!

    Tem restaurantes q servem Truta na Vila mesmo… como o bem tradicional Rei da Truta. Particularmente amo truta defumada com catupiry… mas as opções são inúmeras! É um local simples e de atendimento lento… mas o prato compensa.
    Qq restaurante da região serve entradas ou pratos de truta… inclusive os de massa, o alemão e o finlandês!!! Ademais… não se pode ir pra Penedo e não comer truta… é a principal atração! Ah e se a pessoa quiser comprar o peixe em filés natural ou defumado…assim como patês, tem uma loja de congelados bem pertinho do cruzamento principal.. um pouco antes, a esquerda. Então não precisa ir pra Serra do Alambari… (q antigamente era a melhor opção para comprar…pois tem criadores)… pois o acesso é realmente ruim.
    Quanto a sorvetes e chocolates… realmente tem muitos…mas os da vila do papai Noel são os de melhor qualidade…sério provem e verão. No frio quem quiser sentar pra tomar um chocolate quente…tem a Chocolatedo, antes de chegar a vilinha. Já foi bem melhor… mas a loja de chocolate do centro não é “café”… nao serve bebidas, é só pra comprar e sair. Não se enganem pela sorveteria Finlandesa… grande de esquina, de frente pra vila: não é bom!

    Hotéis tem de todo tipo e categoria então não vou comentar. MAS, Penedo tem tb atrações como Pico do Penedinho, passeios a cavalo e pode ser conjugado com uma visita ao Parque Nacional do Itatiaia – pra mim principal atração da região, q além de trilhas e cachoeiras tem um museo muito legal de zoologia e botânica, e com sorte, te dá a possibilidade de ver animais silvestres (desde serelepes e tucanos até cobras). Em minha última visitas vimos macacos prego. (Tem vídeo no meu insta pra quem não acredita @tinebusch)
    E fora essa atração mais próxima de Penedo… a opção de estender até Visconde é muito boa. Várias cachoeiras na região de todos níveis de dificuldade! Mas aconselho fuja de feriados…as vezes é impossível achar onde parar o carro e aí tem q desistir da atração (estradinhas de terra onde mal passam dois carros…lotadas).
    Ah… e pra quem tiver muito pique e não se importaimportar com longas caminhadas (de 6 a 12km), em Penedo é possível agendar a subida para o Pico das Agulhas Negras ou Prateleiras… ponto mais alto da serra da Mantiqueira e dentro da área do Parque Itatiaia. Pra quem quiser andar menos… pode ir até metade do caminho onde fica Pedra do Colto. Mas a visão não é tão incrível qnto a opção mais longa.

    Então pra quem quiser um combo…o ideal seria ficar pelo menos 3 dias em Penedo e mais 2 em Visconde se quiserem visitar todas as atrações naturais.

    Espero ter complementado a Matéria. Tem várias fotos da região no meu insta durante os último anos! Abs

    • Olá Cristine,
      Super obrigada por compartilhar sua experiência e dicas!
      Só realmente tive uma outra percepção do que vc no restaurante Jardim Secreto: achei os pratos bemmm grandes (tivemos até que “lutar” para comer tudo até o final rs :-)). Achei a qualidade dos pratos realmente acima da média e mesmo não sendo o mais barato da cidade, achamos que vale o custo benefício para experimentar pelo uma vez numa estadia na cidade.
      Achei também que para quem está em família, vale ficar mais dias em Penedo, já para quem viaja como casal, achei o clima de Visconde de Mauá mais romântico e intimista, então acredito que vale a pena ficar mais por lá do que Penedo para quem procura esse clima. A facilidade de acesso para muitas cachoeiras de Visconde de Mauá também é legal para quem não tem muita experiência em fazer trilhas e caminhadas, mas mesmo assim quer ter mais contato com a natureza. A gente contou mais nesse post aqui: https://www.blogvambora.com.br/cachoeiras-em-visconde-de-maua/
      De qualquer forma nos surpreendemos com os dois destinos, dá para fazer muita coisa legal por lá!
      Obrigada novamente por compartilhar suas dicas e impressões!

    • Olá Matheus,
      Para saber horários e dias específicos, vale conferir nos sites das próprias atrações, mas pelo que vimos (fomos durante a alta temporada) todos os serviços funcionavam normalmente durante a semana.
      Boa viagem!

  2. Obrigada pelas dicas, muito boas.
    Não concordo com a Cristine de indicar o Pico do Penedinho como atração turística, o local é propriedade particular de um senhor dono de uma loja de chocolates, por sinal muito sisudo e nada simpático… explicou-me que precisava pegar a chave com ele ( oi???) do local que era dele e que só podíamos subir até lá nos sábados e domingos. Perguntei se poderíamos chegar próximos ao local falou que não pois tem cachorros muito bravos e treinados. Pedi desculpas por importuna-lo e falei que como está nos blogs e sites como atração turística pensei que fosse como um Pico do Itapeva que tem em Campos do Jordão… não gostei da sugestão muito menos do “dono fumada atração” na verdade nunca vi isso. Abracos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui