Relato de viagem: Conhecendo a Vila Don Patto, na Estrada do Vinho em São Roque

4
Vila don Patto
Vila don Patto na Estrada do Vinho em São Roque. Foto: AB/Blog Vambora!

Quem quiser fugir um pouco do agito de São Paulo, consegue encontrar nos arredores da capital muitas opções bem legais e diferentes para conhecer! Esse é o caso da Vila Don Patto, localizada na Estrada do Vinho, em São Roque, somente a cerca de 1h de São Paulo.

Vinhos da Don Patto
Vinhos da Don Patto. Foto: GC/Blog Vambora!

A Estrada do Vinho faz parte do Roteiro do Vinho na região de São Roque. Aqui, a plantação de uvas e produção da bebida começou em meados do século XVII e hoje em dia inclui diversos estabelecimentos: de vinícolas, até hotéis, restaurantes e complexos de lazer, como é o caso da Vila Don Patto que fomos conhecer.

Vila Don Patto em São Roque

Vila don Patto
Entrada da Vila don Patto na estrada do vinho em São Roque. Foto: GC/Blog Vambora!

1-) Atrações da Vila

A Vila Don Patto é uma das grandes atrações da Estrada do Vinho, por ser um dos maiores complexos de lazer e gastronomia da região. É inclusive um dos melhores lugares para passear e comer em São Roque!

Aqui há diversas opções de restaurantes, entre eles:

Restaurante português, especializado em bacalhau;
Restaurante Italiano, com muitas opções de massas;
Restaurante de grelhados e café, para refeições rápidas.

Há ainda também um empório e adega para comprar produtos locais, loja de artesanato, sorveteria, boulangerie, chopperia e cervejaria, redário, pista off road e um ótimo playground, para adultos e crianças!

E algo bem legal: o local é Pet Friendly! Animais de estimação são permitidos em todas as aéreas externas do complexo, desde que estejam com coleiras ou no colo dos donos

Restaurante Portugues vila don Patto
Restaurante português na Vila don Patto, em São Roque. Foto: GC/Blog Vambora!

O restaurante mais famoso é o restaurante português, que possui pratos típicos incluindo bacalhau, leitão e doces típicos, como um pastel de nata. O de lá, inclusive, é um dos melhores que já provamos até hoje, delicioso!

Quando fomos, estava ocorrendo um Festival da Alcachofra e experimentamos vários pratos, desde o fundo de alcachofra com alho, até ela in natura com manteiga, lindíssima! Destaque para os pratos principais: um fundo de alcachofra com camarão e catupiry e uma alcachofra recheada com bacalhau que estavam excelentes!

Festival da Alcachofra Vila don Patto
Prato de alcachofra recheada de bacalhau no restaurante português. Foto: GC/Blog Vambora!

Tanto no restaurante português, como no italiano os pratos são muito bem servidos e em geral servem de 2 a 3 pessoas.

No restaurante italiano aliás, há um menu degustação em que você come a vontade vários pratos de massas, incluindo polenta, lasanha, gnocchi, massas recheadas e até risotos!

Ambiente do Restaurante português na Vila don Patto. Foto: GC/Blog Vambora!

Como a região é famosa pelos vinhos, vale no restaurante que desejar ir, experimentar um dos rótulos da casa. Nós provamos um branco da região de São Roque e o Douro D.O.C que é um vinho produzido em Portugal e vem diretamente engarrafado, especialmente para a Don Patto.

Pastel de Nata
Pastel de nata sensacional servido na Vila don Patto. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois do super almoço, fomos conhecer o restante do complexo, incluindo loja, empório, sorveteria, redário e um playground bem grande, ótimo para quem vai em família! Tem inclusive por lá alguns tobogãs que adultos também se divertem!

A vista da Vila Don Patto é aliás bem bonita, já que fica numa encosta, podendo ver toda a região de São Roque. E entre as atrações, há muitos jardins lindos e lagos, para descansar e apreciar.

Aliás, por aqui, ficam os famosos guarda chuvas coloridos, dispostos numa área perfeita para tirar fotos super divertidas e coloridas!

Loja Vila don Patto
Loja de artesanato e souvenir na Vila don Patto. Foto: AB/Blog Vambora!

O mais legal é que durante todo o ano há muitas atrações legais para se conhecer no Roteiro do Vinho em São Roque.

No verão, por exemplo, entre janeiro e fevereiro, ocorre a colheita da uva, sendo a vindima, a festa da colheita! Nós fomos nessa época na Vinícola Goés, também em São Roque, sendo uma ótima opção de passeio para fazer junto com a Vila don Patto.

2-) Como chegar na Vila don Patto em São Roque

Vila don Patto
Redário e monotrilho na Vila don Patto. Foto: GC/Blog Vambora!

A entrada na Vila don Patto é gratuita (incluindo o estacionamento) e você só paga os serviços que for utilizar, como alimentação nos restaurantes.

Atualmente na pandemia, eles não estão trabalhando com reservas antecipadas de mesas e não é permitido entrada de vans e ônibus na Vila.

O horário de funcionamento é das 9h às 17h30, todos os dias da semana, mas devido a pandemia ele pode sofrer alterações. Recomendamos sempre confirmar antes de ir como estão os horários pelas redes sociais deles: https://www.instagram.com/viladonpatto/

Jardim Vila don Patto
Um dos lindos jardins do local. Foto: GC/Blog Vambora!

Além da Estrada do Vinho, o Roteiro do Vinho em São Roque inclui a Estrada dos Venâncios e a Rodovia Quintino de Lima. Todo o trajeto é gratuito e você pode fazer com o seu próprio carro, fazendo as paradas que desejar.

A estrada é boa, toda asfaltada e nos fins de semana e feriados, todos os estabelecimentos tendem a ficar bem cheios. Vale a pena ir cedo para evitar aglomerações!

Um ótimo passeio para se fazer com família e amigos, pertinho de São Paulo! Vambora?

*** VEJA MAIS mais dicas de São Roque:
Hotel e Pousadas em São Roque: veja onde se hospedar na cidade!
Vinícola Goés em São Roque: como visitar os vinhedos
6 passeios bate e volta para fazer perto de São Paulo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


4 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    Muito boa a apresentação da Vila Dom Patto mas, gostaria de ressaltar que ,ficou faltando saber se “ pets are welcome or no?!?!”
    Muito obrigada.

  2. Bom dia ,fomos ao Don pato dia 3/9 eu mais 3 pessoas chegamos de aplicativo que nos deixou na portaria quando entramos prontamente veio um funcionário nos cobrar 10,00 de entrada mas não tinha nada avisando dessa cobrança ,se é gratuito como pode cobrar não é nem pelo valor é pela cara de pau do funcionário , porque depois vimos muita gente entrar sem pagar

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui