Vivendo e aprendendo: Cidadania Portuguesa – Como tirar, passo a passo

2

Cidadania Portuguesa

Conseguir uma dupla cidadania é o sonho de muitos brasileiros. Seja por direito, seja pela vontade de poder morar no exterior, quem possui ascendentes de outros países pode sim adquirir uma cidadania dupla. E o Brasil, com suas origens tão ligadas a Portugal, faz com que a cidadania portuguesa seja um objetivo possível para muitas pessoas.

E quem quer estudar, morar e trabalhar na Europa? Ter um passaporte europeu facilita muito qualquer um desses sonhos e investir na dupla cidadania acaba sendo muito importante e valendo a pena!

Eu, por exemplo, tenho parte da família com origem portuguesa, mas em geral os processos de dupla cidadania são complicados, burocráticos e levam tempo. Por isso até hoje acabei nem indo muito atrás disso.

O bom é que esse processo não precisa ser difícil, especialmente se você contar com ajuda de profissionais que podem te ajudar e fazer toda a parte mais burocrática e “chata” para você. Esse é o caso da Cidadania Já que fomos conhecer. Eles são a maior empresa especializada em cidadania portuguesa no Brasil, atuando desde 2016 em mais de 300 processos, com sucesso, dos mais simples até os mais complexos.

Algarve Portugal

Para ajudar então a tirar dúvidas sobre esse processo, confira abaixo algumas dicas para quem quer tirar a cidadania portuguesa:

1-) Quem tem direito à cidadania portuguesa

Antes de qualquer coisa, é preciso ver se você realmente tem direito à cidadania portuguesa.

É possível que filhos, netos e cônjuges de portugueses, consigam obter a cidadania portuguesa, de acordo com a lei do país.

Na dúvida, vale você fazer esse teste simples no site da Cidadania Já para saber se você tem direito ou não à cidadania portuguesa, confira aqui: https://cidadaniaja.com.br/saiba-se-tem-direito/

2-) Documentos necessários para conseguir a cidadania

Sabendo que você tem direito à cidadania portuguesa, o primeiro e mais essencial documento para conseguir a sua cidadania é a certidão de nascimento, ou batismo, do seu parente originário de Portugal. Esse documento pode ser obtido em algum órgão português de registro ou para certidões mais antigas (com mais de 100 anos), no arquivo distrital do local onde foi emitida em Portugal.

Com a certidão do português, os outros documentos a serem juntados no processo incluem o formulário de requerimento da cidadania preenchido e assinado pelo requerente (com firma em cartório), certidão de nascimento e cópia do RG. Isso vale para maiores de 18 anos.

Para mais informações sobre toda documentação, veja este post super completo no blog do Cidadania Já.

3-) Quanto custa tirar a cidadania portuguesa?

Quem faz o processo de obtenção da cidadania portuguesa via consulado, as taxas giram em torno de R$ 1300 a R$ 1600, dependendo do caso.

Já quem faz o processo via correios, através de um órgão em Portugal, o valor em euros deve ser enviado via vale postal, sendo em geral mais caro, pois envolve o valor convertido em reais, acrescido de uma taxa.

Importante: não é necessário que você vá para Portugal para solicitar a sua dupla cidadania, no entanto o tempo médio só para agendar uma análise de documentos no consulado é de 6 meses.

4-) Quanto tempo leva para conseguir a cidadania?

Lisboa Portugal

O processo via consulado leva de 1 ano e meio a 2 anos para conclusão dependendo da complexidade de cada caso. Em empresas especializadas, como o Cidadania Já o tempo médio é de 5 meses, desde fazer a busca pelos documentos até o recebimento da cidadania.

Para menores de idade, os prazos tendem a ser bem menores, saindo o resultado em até 3 meses.

Muito importante: esse é o prazo para cada processo. Para a cidadania portuguesa no caso de atribuição (de pai para filho), caso você tenha um bisavô português por exemplo, é preciso que seu avô e seu pai ou mãe também tenham a cidadania. Caso algum deles não tenham, é preciso que o processo passe primeiro por eles, até chegar a você.

Já quem faz o processo por naturalização, é diferente, já a cidadania não é baseada pelo laço sanguíneo, mas a partir da comprovação de laços com o país.

5-) Mas afinal, quais são as vantagens de ter uma cidadania portuguesa?

Deu para ver que o processo de obter a cidadania portuguesa não é assim tão simples, mas não é nada impossível. Como todo processo de cidadania, em qualquer país, é um processo burocrático e geralmente longo, por isso, contar com o auxílio de um especialista ajudará muito!!

E vale a pena, porque uma vez com a cidadania portuguesa você:

  • Poderá morar, trabalhar e estudar em todos os 28 países participantes da União Europeia;
  • Ter direito aos mesmos direitos e obrigações de quem é natural de Portugal, incluindo, aposentadoria, lazer, assistência médica e etc;
  • Viajar sem a necessidade de visto obrigatório para países como Estados Unidos, Canadá e Japão;
  • Conseguir maiores oportunidades de emprego e estudo não só na Europa, mas em diversos locais do mundo.

E esses são só alguns exemplos! São muitas vantagens que para quem realmente deseja obter esse direito, por isso vale muito a pena entrar num processo de dupla cidadania! É verdade que é um investimento, mas as contrapartidas compensam.

Para mais informações e dúvidas, vale entrar em contato com a Cidadania Já, que possui especialistas no assunto e que podem te ajudar no seu caso específico. Vambora correr atrás dessa cidadania portuguesa!

+ info: https://cidadaniaja.com.br/

*Post publieditorial

*** VEJA TAMBÉM:
Seguro viagem Europa é obrigatório: entenda o porquê e como fazer
TODAS as dicas de LISBOA no blog
Imigração na Espanha: alguém já teve algum problema?

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei do post, está bem completo. Tenho acompanhado alguns youtubers relatando a dificuldade que brasileiros têm encontrado pra viver em Portugal. Alguns, inclusive, têm falado que muitos estão voltando. Então sinceramente não sei se vale a pena o risco.

    • Olá Henrique,
      A questão acho que nem é essa na verdade. Uma vez que você tem o direito a cidadania portuguesa, você adquire os mesmos direitos e obrigações de quem é natural do país, consegue mais facilidade para viajar com o passaporte, quem pensa estudar fora do Brasil (não só em Portugal, mas outros locais), tem mais facilidades e por ai vai. Então acaba valendo a pena sim correr atrás, ainda que você não deseje morar em Portugal nesse momento (e pode ser que daqui uns anos você queira….rs).

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui