Vivendo e aprendendo: Trem e Metrô de São Paulo – Dicas de como usar!

45
Metrô de São Paulo
Foto: Metrô de São Paulo/Divulgação

Ainda que seja uma cidade gigantesca, o sistema de trens e metrô de São Paulo é pequeno se comparado a grandes metrópoles do mundo. Mesmo assim, para o visitante e muitos moradores, as linhas de metrô e trens existentes já ajudam muito a visitar grandes atrações da cidade, fugindo do trânsito caótico da capital.

Atualmente, existem 5 linhas de metrô em São Paulo e 6 de trens. Para o viajante, o mais comum vai ser usar o metrô, mas dependendo, especialmente para ir aos bairros da zona Sul da cidade (como Vila Olímpia, Berrini, Morumbi e Interlagos), o trem pode ser também uma boa opção.

Confira abaixo todas as dicas para usar o metrô e trem em São Paulo, para conhecer e se deslocar pela cidade. Vambora!

Onde ficar em SP: Hotéis bons, bonitos, baratos e bem localizados na cidade

Trem e Metrô de São Paulo: Conheça e Veja como usar!

Mapa Metro de São Paulo
Clique no mapa para ver em tamanho maior. Fonte: Metrô de São Paulo

1-) Metrô de São Paulo: Principais linhas

São 5 linhas de metrô em São Paulo, das quais 2 são os grandes eixos da malha, atravessando a cidade de norte a sul, leste a oeste. São elas:

– Linha Vermelha (Leste – Oeste)

A linha vermelha do metrô dá acesso a Arena Corinthians, descendo tanto na estação Artur Alvim, como na Corinthians – Itaquera (ambas praticamente equidistantes, menos de 1km do estádio).

Possui também outras estações com acesso para locais turísticos no centro da cidade, como Anhangabaú (onde fica o Teatro Municipal) e República (onde ficam os edifícios Copan e Terraço Itália).

No seu outro extremo, a estação Barra Funda é um terminal de ônibus para diversas cidades, além de ser base para conhecer a atração Memorial da América Latina. Faz conexão com a linha Azul, na estação Sé, e linha Amarela, na estação República.

– Linha Azul (Norte – Sul)

Possui diversas estações de interesse turístico, desde a Portuguesa – Tietê, o maior terminal rodoviário da América Latina, São Bento (com a 25 de Março e mirante do Edifício Martinelli), Bairro da Liberdade, Paraíso/Ana Rosa, (com acesso a linha verde – ver abaixo), Vila Mariana (bares e opções de hospedagem) e terminal rodoviário Jabaquara.

– Linha Verde (Eixo Avenida Paulista)

Um dos principais eixos de hospedagem e de atrações para o turista que vem para São Paulo.

A Linha Verde acompanha toda a Avenida Paulista até chegar no começo do bairro da Vila Madalena. Aqui tem acesso também a Rua Augusta, uma das mais animadas na noite paulistana.

– Linha Amarela

Uma das novas linhas de metrô de São Paulo, já inaugurou todas as estações, é uma boa forma de cortar caminho da Avenida Paulista até o centro da cidade.

Na estação Pinheiros é possível fazer conexão gratuita com a Linha de trem Esmeralda (ver mais abaixo). Já descendo na estação São Paulo – Morumbi, se chega facilmente ao estádio do mesmo nome.

– Linha Lilás

A Linha Lilás do metrô possui estações que interligam a zona sul da cidade.

Bairros de interesse turístico como Moema e Vila Mariana, agora possuem estações de metrô nessa linha. Ela se conecta a linha Azul do metrô e também Esmeralda da CPTM.

2-) Trem de São Paulo: Principais linhas

Estação da Luz
Estação da Luz, da onde sai o trem “Expresso Turístico”. Foto: GC/Blog Vambora!

– Linha 9 Esmeralda

Em relação ao trem de São Paulo, a linha mais comum a ser usada pelos turistas é a Linha 9 – Esmeralda. Ela liga a Linha Amarela do metrô (centro e Paulista) até bairros mais ao extremo sul da cidade, como Vila Olímpia, Berrini e Morumbi.

A casa de shows, Vibra São Paulo (antiga Citibank/Credicard Hall), uma das maiores da cidade, pode ser acessa também pelo trem, pela estação Santo Amaro. Também o Autódromo de Interlagos (estação Autódromo), onde ocorre a corrida de F1 e festivais como o Lollapalooza e The Town pode ser acessado nessa linha.

– Linha 10 Turquesa

Para quem deseja ir para a região no entorno de São Paulo, incluindo o ABC Paulista (São Caetano e Santo André, por exemplo), a linha a ser usada é a 10 – Turquesa.

– Linha 11 Coral

Já no extremo leste da cidade, a linha Linha 11 – Coral, também permite chegar até o estádio do Corinthians, em Itaquera.

– Linha 13 Jade

Outra importante nova linha de trem em São Paulo é a Linha 13 – Jade, que vai até o Aeroporto de Guarulhos.

– Expresso Turístico da CPTM

Existe também uma linha turística da CPTM, chamada de Expresso Turístico, que sai da Estação da Luz e vai até destinos como Paranapiacaba e Jundiaí.

Para esse passeio, é preciso comprar o ingresso com antecedência e os valores não são os mesmos da linha comum da CPTM.

+ Expresso Turístico para Paranapiacaba: Veja como fazer o passeio!

3-) Bilhetes e valores para trem e metrô de São Paulo

O valor da passagem é hoje de R$ 4,40 (valor atualizado de 2023). Cada vez que você entrar em alguma estação, de trem ou metrô, deverá pagar esse valor. Em todas as estações você encontra bilheterias, com atendimento presencial ou totens para compra individual.

Moradores da cidade usam geralmente um cartão chamado de “Bilhete único”, no qual é possível carregar diversas passagens de uma vez só, além de poder usá-lo também nos ônibus da cidade.

Para o visitante que vai passar pouco tempo em São Paulo (menos uma semana), a compra do Bilhete Único não vale a pena, então considere comprar somente bilhetes individuais.

Atualmente o bilhete individual é um QR Code e não mais um bilhete magnético. Você pode comprá-lo diretamente nas bilheterias das estações ou através da Plataforma TOP, APP oficial do Governo de São Paulo.

É possível baixar o APP nas plataformas Android ou IOS e comprar o bilhete diretamente com cartão de crédito. Ai é só usar o QR Code gerado e passar seu celular nas catracas de trem, metrô e até linhas de ônibus da região metropolitana.

Lembrando que crianças até 6 anos, bem como idosos (com 65 anos ou mais) não pagam a passagem. Para entrar nas plataformas, devem mostrar um documento para algum funcionário do metrô para que esse possa liberar a sua entrada (crianças, sempre acompanhadas de um adulto, podem passar por debaixo da catraca).

4-) Horários

Linha Amarela do metrô
Linha Amarela, do metrô de São Paulo. Foto: Metrô de São Paulo/Divulgação

Tanto o sistema de trem como de metrô de São Paulo encontra-se saturado, então procure sempre evitar os horários de pico durante a semana, sendo: das 8h até 9h (no horário da manhã) e das 18h até as 19h (no período da noite).

Uma hora a mais ou a menos desses horários, os sistemas ainda continuam cheios, mas não tão caóticos. Se você está de férias em São Paulo, vale a pena sair mais tarde do hotel e voltar mais cedo, ou mais tarde a noite, passeando na rua, do que enfrentar as estações e trens super lotados.

As estações abrem, em geral, de segunda a domingo, das 4h40 à 00h. Algumas estações de trens da CPTM possuem horários diferenciados, que podem ser vistos no site oficial do metrô.

Também, é possível que obras ou manutenção nas estações cause o fechamento temporário de alguma estação ou linha. Recomendamos sempre ver o site oficial e as redes sociais do metrô para comunicados especiais e mudanças no funcionamento.

5-) Segurança

Ambos os sistema de trem e metrô são limpos e seguros, mas de qualquer forma, atenção aos pertences sempre, andando com mochilas e bolsas na frente do corpo. Fique sempre atento também ao usar o celular dentro das estações, plataformas e escadas rolantes.

Grande parte das estações também possuem pontos de táxis e ônibus nas suas saídas, o que facilita a vida do turista. De qualquer forma, tenha sempre em seu celular um aplicativo de mobilidade instalado para usar em todo caso, especialmente para voltar de algum lugar de madrugada.

6-) Mapas e aplicativos

Como comentamos no post com dicas de 10 apps para usar em São Paulo, o Metrô de São Paulo possui um aplicativo específico e oficial, no qual é possível ver um mapa atualizado de todo o sistema, fazer o itinerário de como chegar ao seu destino e saber sobre o funcionamento das estações.

A CPTM também possui seu aplicativo próprio para o sistema de trens. De toda forma, outros aplicativos como Google Maps, também podem ajudar a visualizar melhor os caminhos e estações.

Ainda que esteja longe de ideal, o sistema de trens e metrô de São Paulo é mesmo a melhor forma do viajante passear por conta própria pela cidade, de forma rápida e econômica. Vambora!

+ informações:
– Metrô de São Paulo http://www.metro.sp.gov.br
– CPTM (trens) http://www.cptm.sp.gov.br

*** Veja mais dicas de SÃO PAULO:
9 Melhores lugares para ver São Paulo do alto!
10 programas gratuitos para fazer em São Paulo

– 16 comidas típicas e restaurantes para experimentar em São Paulo
Aluguel de carro em São Paulo: veja quando vale a pena

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


45 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, eu amo e odeio o metrô ao mesmo tempo!!! hehehe Estive em SP 2 vezes desde que inaugurou a loja, mas ainda não consegui conhecer! Mas quero comprar alguma coisa, pq sempre achei muito fofas as coisas do metrô de Londres. Quero muito tb fazer esse passeio pra Paranapiacaba e dei uma olhada no site agora e já estão lotados os trens até o começo de julho!!! Vou acompanhar seus posts todos de SP pq estou há tempos para voltar e revisitar todos os pontos turísticos que conheci quando criança, MASP, Sé etc… E até hoje nunca fui a Liberdade! Da penúltima vez que estive por aí, peguei muito o trem para ir a Santo Amaro (WTM) e estava seeeempre atrasado, devagar, etc com problemas na linha, um saco!

    • Oi Fernanda! Realmente a melhor forma do viajante usar o metrô e trem da cidade é fugindo dos horários de pico. E vão vir muitas outras dicas de São Paulo aqui no blog! Tem muita coisa boa para se ver e fazer na cidade mesmo!
      Obrigada pela visita!
      bjus

  2. O bilhete único ilimitado anônimo também é uma boa opção para viajantes que forem ficar uma semana pelo menos. São R$ 48,00 por viagens ilimitadas pelos 7 dias. Vale tanto no Metrô como na CPTM. O viajante que for utilizar o sistema trilhos por mais de 2 vezes ao dia terá grande economia e praticidade, assim como no Metropass de Nova Iorque. Para uso também nos ônibus municipais o valor sobe para 75 Reais. Mas como turistas sempre se hospedam próximo a uma estação metroviária, apenas a cota trilhos atenderá as necessidades. Pode se ainda, no mesmo cartão, carregar uns 7 Reais para eventual uso em ônibus que garantirá 4 embarques em 3 horas por cada 3,50. Espero que sejam uteis essas informações.

          • Olá Sonia,
            No site do metrô você consegue inserir seu local de chegada e saída e visualizar qual é o caminho que deve tomar. Você pode conferir também o melhor trajeto para o seu caso, usando sites como o Google Maps, onde pode inserir os endereços exatos de saída e chegada e ver o caminho completo, usando transporte público (não só trem e metrô, como também ônibus).

          • A utilização do Metrô, gratuito para criança, é até cinco anos, a partir de 6 anos já paga. O bilhete anônimo não existe mais, se houver interesse, deverá ser adquirido nos terminais da SPTRANS, com documento, os créditos e passagens carregados nos bilhetes não expiram

    • Olá Vilmar,
      Infelizmente ainda não há um metrô em São Paulo até Guarulhos. Se for até o aeroporto, existem alguns ônibus, incluindo um da Airport Buss Service que faz o trajeto desde a estação Barra Funda.

    • Da estação Tatuapé da linha vermelha saem ônibus normal($3,80) e os executivos ($5,00)para o Aeroporto, é a maneira mais rápida

  3. Olá,
    eu tenho uma dúvida… o metrô, ao chegar em uma das pontas da linha ele volta? tipo,estou em um sentido, e se eu não descer do trem, ele volta? Ou sou obrigado a descer? ou tem risco dele me levar pro pátio, por exemplo?
    Como fico sabendo o que acontecerá?

  4. Para quem mora no interior com certeza deve ser uma confusão esse negócio da estação tal até a tal e não sei o que. Pelo menos pra mim é. Estive em São Paulo neste no ano passado e quis muito estar indo até o Santuário Mãe de Deus, do Padre Marcelo Rossi, mas fiquei com o pé atrás e tals.
    No caso eu tenho que pegar a estação da PAULISTA, ir para a PINHEIROS, fazer a transferência Para A Linha 9 – Esmeralda ja que a Paulista é amarela para ir parar na de JURUBATUBA. Imagina como deve ser confuso para mim, e inseguro também. Isso porque o hotel que fico, está localizado na Augusta.

    Em 2017 vou parar no mesmo local novamente, creio que vou pedir um Uber kkkk, pelo menos não vou ficar perdido em São Paulo.

    • Preciso pegar terça feira dia 0102717. METRÔ Ⓜ FARIA LIMA PARA MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

      DESÇO NA LUZ, PEGO A LINHA AZUL ATÉ A SE É DEPOIS LINHA VERMELHA ATÉ BARRA FUNDA?
      OU DE ÔNIBUS seria mais rápido? MAIS RÁPIDO?
      QUAL SERIA O ÔNIBUS ? NA TEODORO SAMPAIO ATÉ O MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA? GRATA, muito obrigada!

      • Olá Brigitte,
        De metrô você consegue chegar muito fácil. Da linha amarela (estação Faria Lima) até o Memorial, você segue até descer na República (linha vermelha) para fazer baldeação e de lá até a a Estação Barra Funda, o Memorial fica ao lado.
        Se ficou com dúvidas, usando sites como Google Maps e até do próprio metrô de SP que indicamos aqui no post você consegue visualizar melhor o caminho
        Boa viagem!

  5. Oi, você cometeu um erro ao se referir a linha amarela que possui 7 estações não 6 , e a linha vermelha faz conexão com a linha amarela na estação República

    • Olá Carolina,
      A linha azul do metrô funciona normalmente aos domingos, apenas com maior intervalo entre os trens, do que nos dias de semana. Vale se programar sair para com maior antecedência.
      Como é um dia muito tranquilo não há horário de pico normalmente (só se no dia ocorre algum evento específico), mas em geral é bem tranquilo, sem lotação extrema como em certos horários dos dias de semana.
      Boa viagem!

  6. Tenho que sair dá estação pinheiro para a Barra Funda mas a estação da República amanhã vai estar inoperante, por favor me ajudem..qual o outro trajeto que posso fazer?

  7. Eu vou pra a São Paulo no mês de maio, gostaria de saber se a noite é muito perigosa pelo centro, avenida Paulista,e se depois das 22:00 horas é arriscado pegar metrô e dicas de locais pra se divertir.
    Agradeço desde já.

    • Olá Ricardo,
      Andar sozinho na região central, dependendo da área não é muito recomendável, já que a noite, grande parte dos serviços estão fechados.
      Já a região da Paulista é mais tranquila, de qualquer forma, atenção sempre!
      O metrô é sempre uma ótima opção e aos fins de semana fica com horário de funcionamento funcionamento estendido. Na dúvida, usar taxi ou aplicativos como Uber, Cabify são ótimas opções relativamente baratas também.
      Para dicas de passeios, o que fazer em SP, veja aqui:https://www.blogvambora.com.br/destinos/sao-paulo/
      Boa viagem!

  8. E o Bilhete Unico 24h, que custa R$15 e permite circular de metro o dia inteiro, vale a pena, nao? Tem algum lugar proximo ao Shopping Metro Boulevard Tatuape, para retirada do Bilhete Unico, num domingo?

  9. Blogueiros NUNCA se lembram dos deficientes físicos. Gente, vamos começar a pensar neles? Sou cadeirante e não vi falando NADA sobre acessibilidade, se tem gratuidades ou descontos no transporte… Chateada com isso. Agora sei o que um deficiente sofre! São invisíveis…

  10. muito bom o blog, preciso de um conselho, vou estar em sp pela primeira vez dia 15 para um show no allianz parque(fica na barra funda se não me engano), meu desembarque é em guarulhos e preciso passar antes de ir pro show no hotel que fica a 100m da estação da republica. O que vc me aconselha a usar nesse trajeto do aeroporto pro hotel e do hotel pro estádio.
    de Uber/taxi fica uns R$ 60 A-H e R$16 H-E. O pessoal do hotel me aconselhou a pegar um metro na estação da república mas temo o movimento de mendigos e assaltantes no centro de sp numa tarde (14h) e noite (+/- 23h) de domingo na volta.
    o que vc me aconselha fazer? nunca andei de metro na vida, tem alguém lá para ajudar? guarda? e alguém avisa quando chega perto da onde temos que descer? obrigado desde já!

    • Olá Lucas,
      Existe um ônibus chamado de Airport Bus Service que vai do aeroporto de Guarulhos para para a Praça da República e que se não me engano o valor é de R$ 50,00. É super tranquilo e confortável de uma empresa privada. Se não quiser ir de Uber ou taxi pode ser uma boa opção para o seu caso.
      Agora, para ir até o estádio do seu hotel, tem algumas opções:
      – Vc pode pegar direto um carro de aplicativo e ir direto de carro, ou
      – Ir de metrô até a estação Barra Funda (é a mesma linha, chamada Vermelha, e vendo pelo mapa vai perceber que a Barra Funda é a ultima estação da linha) e de lá pegar um taxi/carro (vai sair super barato) ou até mesmo um ônibus, já que tem vários que vão direto (dê uma olhada no Google Maps para saber quais passam). Vc se quiser pode ir até caminhando, mas não recomendo tanto, já que são uns 20 minutos pelo menos andando e no domingo a região não é tão cheia. Acho que não compensa, ainda que seja viável.
      Na volta, indico pegar um taxi/uber direto para seu hotel, já que domingo a noite fica tudo mais parado. Existe um bolsão de taxis, todo fim de show na Avenida Pompéia. Eles tendem a cobrar um preço cheio (fora do taxímetro), então aqui vale tentar pedir um taxi/uber mesmo que cobrará o valor real.
      Espero ter ajudado! E qualquer dúvida, sim, no metrô há sempre guardas e funcionários que ajudam nas estação (especialmente perto das catracas), além de mapas das estações com os arredores.
      Bom show e boa viagem!

  11. Os Trens e Metro continuam se esticando, vão se esticar mais e na hora do pico não dá mais, se quer para entrar no trem, nos Estados Unidos o Metro e Trem entram no subsolo rumo ao centro, como se fosse
    prédios de vários andares se cruzando, não precisa fazer conexões como fazemos aqui, é só furar o chão, pois no futuro teremos cidades de baixo da terra, protegidas da chuvas e ataques atômicos, agriculturas no nosso
    subsolo, ar filtrado e produzidos por processos químicos, mais por enquanto ambos os transportes atuam em
    andares diferentes, só que o trem é longo curso, entrando na linha de carga com linhas exclusivas de passageiros vão longe, interligando com os metro de outras cidades, entrando também no seu subsolos evitando grandes deslocamentos como acontece em São Paulo…..um caso a corrigir….pensar também

  12. Olá!
    Sou do Rio de Janeiro e quero visitar o parque da Mônica e o kidzânia.
    E aí a dúvida onde me hospedar?
    Da para ir de metrô?
    Estou indo com uma criança de 5 anos e pretendo ficar 3 dias na cidade.
    No aguardo. Bj

    • Olá Patricia,
      O Parque da Mônica e o kidzânia ficam em lugar bem diferentes da cidade, então de qualquer modo onde quer que você fique hospedada, você vai ter que se deslocar.
      Se seu foco são essas duas atrações mesmo, eu ficaria hospedada próxima da região de Pinheiros, pois de lá, você tem fácil acesso, tanto para o Kidzânia, como para o Parque da Mônica. Ambos, podem ser acessados a partir da linha esmeralda, do trem da CPTM que é conectada a Linha Amarela do Metrô que passa pelo bairro de Pinheiros. Dai também você tem acesso fácil a Avenida Paulista, e é uma zona com muitos serviços, restaurantes. Dê uma olhada aqui em opções de hospedagem na região: https://booki.ng/2U6wj0G
      Esperamos ter ajudado!
      Boa viagem!

  13. Olá, e minha primeira vez em São Paulo e queria saber assim que eu chegar no terminal rodoviário do tiete meu destino final e a cidade de franco da rocha e como faço pra estar pegando o metro certo ou seja qual e a linha correta que devo percorrer pra chegar ao meu destino alguém poderia me ajudar desde já eu agradeço

    • Olá Valéria,
      Para Franco da Rocha, você pode seguir da estação de metrô do Tietê até a estação Luz (sentido Jabaquara) e de lá pegar o trem da linha rubi, até a estação de Franco da Rocha. A integração do metrô com o trem é gratuita.
      Dá para visualizar aqui no mapa do metrô e trem de SP que está no post, mas você pode usar também o aplicativo do metrô de São Paulo ou o Google Maps para saber exatamente qual caminho pegar até seu destino final.

  14. Olá, sou de SC e tenho uma dúvida. Vou descer na rodoviária Tiete e meu destino é o Aeroporto GRU.

    Tem como eu pegar o metro Portuguesa-Tiete ir até a Sé
    Passar para a linha vermelha e ir até Tatuapé
    passar pata a linha verde e ir até aeroporto guarulhos?

    Se sim, teria como fazer isso apenas com um passe?

    • Olá Lucas,
      A interligação das linhas é toda indicada nas estações por placas bem claras e informativas, pode ficar tranquilo. Com um único passe você consegue transitar por todas até a hora que sair.
      Somente para ir até o Aeroporto de Guarulhos, o ideal é você usar a linha que vai direto para lá, a da linha 13-Jade do trem. Ela faz interligação na estação Luz, por exemplo, bem perto da onde você estará no Tiete. Usando aplicativos como Google Maps no seu celular você consegue visualizar melhor o caminho.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui