Vivendo e aprendendo: Viagem para Califórnia – Roteiro de carro e dicas para fazer!

107
Viagem de carro pelo Califórnia. Foto: Adr.Ben/Blog Vambora!
No deserto, seguindo para Las Vegas. Foto: Adrben/Blog Vambora!

Essa é talvez uma das viagens mais famosas e desejadas do mundo: fazer uma viagem para Califórnia, de carro!

Com tantas cidades e atrações perto uma das outras, viajar de carro pela Califórnia é a melhor forma de conhecer melhor esse estado lindo americano. Nessa viagem, os trajetos são tão legais quanto os destinos e o carro é o meio mais fácil de viajar por conta própria.

Nós fizemos essa viagem e ficamos apaixonados! Confira abaixo nossas dicas e roteiro para viajar pela Califórnia! Vambora!

Viagem de carro pela Califórnia: Dicas e Roteiro

Existem muitas possibilidades para fazer uma viagem de carro pela Califórnia. Depois de muito pesquisar, para uma primeira viagem pelo estado, escolhemos fazer o roteiro mais clássico, incluindo Los Angeles, San Francisco e conhecendo também outras cidades, como Las Vegas e San Diego.

De praias até montanhas e desertos, você consegue ver de tudo um pouco pela Califórnia! Veja abaixo no mapa, o roteiro que fizemos de carro e quantos dias ficamos em cada destino:


Visualizar Viagem de carro pela Califórnia em um mapa maior

– San Diego: 3 dias;
– Las Vegas: 4 dias;
– Yosemite Park: 2 dias;
– San Francisco: 3 dias;
– Route 1: 1 dia;
– Los Angeles: 4 dias
Total de dias na viagem = 17

Para fazer o seu roteiro de carro pela Califórnia, indicamos começar a viagem numa das 3 grandes cidades com aeroportos internacionais da região: Los Angeles, San Francisco ou Las Vegas.

Golden Gate em San Francisco. Foto: GC/Blog Vambora!
Um dos marcos dessa viagem de carro pela Califórnia: cruzar a Golden Gate em San Francisco. Foto: GC/Blog Vambora!

Para ajudar a planejar e organizar sua viagem para Califórnia de maneira mais fácil, vamos tirar algumas das principais dúvidas abaixo. Confira e Vambora!

1-) Como alugar um carro nos Estados Unidos? É fácil e seguro dirigir por lá?

Aluguel de carro na Califórnia.Foto: GC/Blog Vambora!
Dica de aluguel de carro: antes de sair com o carro da locadora, tire algumas fotos para comprovar batidas e riscos já existentes. Foto: GC/Blog Vambora!

É muito tranquilo dirigir de carro pelos Estados Unidos, e em específico na Califórnia! As estradas são boas e seguras. Só é preciso acostumar com o pé pesado dos americanos: todo mundo dirige nas estradas no limite da velocidade.

Brasileiros podem alugar um carro nos Estados Unidos usando a própria CNH (não é preciso ter uma carteira de motorista internacional). O prazo para o uso é de até 180 dias. Caso vá fazer uma viagem mais longa dirigindo pelos EUA, daí é preciso emitir uma Permissão Internacional para Dirigir (PID).

+ Aluguel de carro na Califórnia: Veja preços e como reservar

É indicado sempre reservar o carro online aqui do Brasil, do que fazer na hora que chegar na Califórnia. Isso porque os preços para alugar um carro na hora nos Estados Unidos são altíssimos e não compensam.

Nós usamos o site da Rentcars para pesquisar e reservar carros em todas as nossas viagens. No caso, nosso voo chegou em Los Angeles e fizemos a reserva do automóvel saindo do próprio Aeroporto de LA.

Outra dica importante: é sempre muito mais barato alugar um carro retirando e entregando o automóvel no mesmo local. Por isso, vale a pena pensar no seu roteiro pela Califórnia saindo e chegando no mesmo destino (no nosso caso, fizemos via Los Angeles).

Também, vale a pena incluir todos os valores do seguro na reserva do aluguel de carro. Esse é o tipo de gasto que não vale a pena economizar, porque qualquer problema que você tiver com o carro, vai sair MUITO mais caro se tiver que pagar sem um seguro.

2-) Quantos dias é indicado fazer uma viagem pela Califórnia?

Mapa na estrada. Foto: GC/Blog Vambora!
Uma dica: mapa é bom mas GPS é fundamental! Se tiver um aqui do Brasil, baixe o mapa e leve. Lá o aluguel não é barato. Foto: GC/Blog Vambora!

Isso depende muito do tempo que você disponível, mas a conta a ser feita é mais ou menos essa: separe para as grandes cidades de 3 a 5 dias para conhecer; cidades menores 2 a 3 dias e pontos de parada para dormir, 1 dia.

Como exemplo, a nossa viagem durou 19 dias no total (1 para ir ao EUA, 17 para o roteiro de carro e 1 dia para voltar ao Brasil). Mas, poderíamos ter ficado 25 dias ou mais facilmente, acrescentando mais tempo em Los Angeles e Las Vegas, por exemplo.

Ao planejar sua viagem de carro pela Califórnia, não deixe de considerar também as distâncias. Dependendo do roteiro, você pode dirigir cerca de 5/6h por dia, o que é bastante e pode ser cansativo.

3-) Roteiro de viagem para Califórnia: como decidir os destinos

Zzyzx Road. Foto: GC/Blog Vambora
Uma das surpresas do caminho: a Zzyzx Road. Foto: GC/Blog Vambora

Esse é com certeza a parte mais complexa do planejando da viagem: decidir o que ver (ou não) entre tantas opções! Já avisamos que a Califórnia tem muitos destinos legais, incluindo em estados vizinhos, então pode ser complicado mesmo…

O roteiro mais básico de carro pela Califórnia inclui: Los Angeles e San Francisco e voltar para Los Angeles pela Route 1 (uma das estradas mais famosas do mundo, permeando o mar). Esse roteiro pode ser feito tranquilamente em 1 semana.

Nós pegamos este roteiro básico e incluimos alguns destinos: San Diego, Las Vegas e o Yosemite Park.

Muitas pessoas não aproveitam a viagem para conhecer San Diego, mas achamos a cidade uma das surpresas mais agradáveis de todo o caminho e recomendamos (ainda mais pela proximidade de Los Angeles e por algumas das praias mais bonitas da região).

Avenida Strip em Las Vegas
A incrível avenida Strip em Las Vegas. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem pretende conhecer outros parques nacionais e destinos, como o Grand Canyon (já no estado vizinho de Nevada), recomendamos 20 dias de viagem ou incluir o destino numa outra oportunidade (que foi o que fizemos).

Isso porque a entrada sul do Grand Cayon, a mais próxima de Las Vegas, fica a uns 460km (+- 6h de carro). No nosso roteiro, achamos que ir até o Grand Canyon seria sair um pouco demais da rota e cansativo, devido as distâncias.

Para quem quiser, a Mari do Ideias na Mala tem um roteiro bem completo do Grand Canyon para quem quiser explorar a região com mais calma.

Uma opção para quem fizer questão de conhecer o local, e não tem tanto tempo, é fazer o passeio de Helicóptero para o Grand Canyon saindo de Las Vegas!

+ Passeio de Helicóptero para o Grand Canyon: Veja valores e como reservar

Ainda dá para incluir outros destinos na sua viagem para Califórnia:

  • Palm Springs (local de grandes festivais de música, como o Coachella);
  • Napa Valley (para quem adora vinho e gastronomia);
  • Lake Tahoe (para quem gosta de natureza e paisagens lindas);
  • Outros parques nacionais (Joshua Tree, Death Valley, Sequoia National Florest, etc).

Deu para ver que as possibilidades são muitas de roteiro pela Califórnia. Por isso mesmo, foque nos seus principais interesses e tempo disponível de viagem para organizar seu roteiro.

Já avisamos que não dá para ver tudo de uma vez só, então não se sinta só: quem vai para Califórnia uma vez, tende a voltar outras para conseguir visitar tudo o que deseja. 😀

4-) Quais são os trechos mais bonitos para conhecer?

Viagem de carro pela Califórnia. Foto: GC/Blog Vambora!
Paisagens extremas vistas durante essa viagem de carro pela Califórnia. Foto: GC/Blog Vambora!

Fazer uma viagem de carro pela Califórnia é saber que o caminho, é muitas vezes, mais bonito que o destino. Por isso, por todo o estado, há estradas belíssimas, que passam pelo mar, regiões desérticas, até florestas e montanhas com neve.

Por exemplo, o trajeto atravessando o deserto entre Los Angeles e Las Vegas é espetacular! Se você pegar o final da tarde, verá jogos de luzes por entre montanhas lindíssimas!

Já o trecho Las Vegas – Yosemite Park também é lindo e aqui o deserto é substituído por florestas. Por fim, a Route 1 com seus precipícios para o mar foi a parte mais cênica de toda viagem!

Como falamos mais acima, tem o Grand Canyon também, além de outros parques nacionais que ainda não conseguimos visitar mas é possível ir também, como Joshua Tree, Vale da Morte, etc.

5-) Quanto custa fazer uma viagem de carro na Califórnia?

Em relação a custos, depende de diversos fatores, mas os principais gastos dessa viagem são: hospedagem e gastos com o carro (aluguel e combustível).

Cidades como San Francisco e Los Angeles são famosas pelas hospedagens mais caras, por exemplo. Já para visitar os parques nacionais, o valor do ingresso para o Yosemite Park é $35 por veículo ou U$ 80 (passe anual).

+ Hotel em Los Angeles: Veja os valores e como reservar

Dependo do passeio, o orçamento da viagem pode ficar mais alto também, como incluir o  sobrevoo ao Grand Canyon de Helicóptero, por exemplo. Quem quiser, inclusive pode casar em Las Vegas! Ou seja, os valores dependem muito de cada viajante.

Então para economizar, nossa dica é procurar hospedagens mais econômicas, alugar um carro econômico também (para fazer uma maior km por litro de gasolina) essencialmente.

Tem mais perguntas? A caixa de comentários é toda sua! Essa é só uma ideia de roteiro de roteiro de carro pela Califórnia, as variações são infinitas! Vambora!

*** Mais dicas da CALIFÓRNIA no blog:
Casamento em Las Vegas: Como fazer e Planejar!
Six Flags Magic Mountain: Veja como visitar o parque de diversão radical na Califórnia!
Onde ficar em Las Vegas: Melhores Hotéis e Regiões

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


107 COMENTÁRIOS

  1. Adoro o seu blog. Sorte que me cadastrei nele para poder acompanhar as belas viagens que você faz a lugares incríveis. O meu momento de relaxar é abrindo a net e dando de cara com mais uma dica do Vambora. Parabéns! Enquanto você viaja fazendo o que mais gosta você presta um serviço muito bom para os seus seguidores. Boas Viagens, sempre.

  2. Nossa, adorei as dicas! Morei do outro lado dos EUA, em New Jersey, e sempre tive vontade de fazer uma road trip parecida, mas acabou que fui embora para a Europa e nao consegui fazer. Dicas inspiradoras, anotadas e guardadas no favoritos para um dia fazer acontecer!!!!

    Abracos e sucesso,
    Sani
    Caindo no Mundo

  3. Dá uma saudade da California… Fiz uma viagem de 13 dias por LA, SF, Vegas e LA de volta, e não deu para ver e fazer nem a metade do que queria (tempo, dinheiro e cansaço são um problema rsrs). Quero voltar muitas e muitas vezes!
    Muito legal! Parabéns pelo blog.
    Jorge e Fran

  4. Muito legal o post! Eu e 3 amigos estamos planejando uma viagem muito parecida com essa para jan/13, começando por LA e terminando em SD. A diferença é que vamos para Lake Tahoe esquiar e também a Zion, e estamos na dúvida se vamos ao Yosemite, por ser inverno. Será que vale a pena perder 1 dia e uma noite num Yosemite coberto de neve?

  5. Oi Guta,

    Fiz quase o mesmo roteiro em 15 dias, ficando 3 dias em Las Vegas e San Francisco + 4 em San Diego…vale muito a pena. Tb tenho algumas boas dicas.

    Adoro seu blog…leio sempre!!! 🙂

    Abraços

  6. Maravilhosas as dicas! Muito boas mesmo…Você não utilizou nenhum tipo de gps? Gostaria de fazer uma viagem de carro pela américa latina, mas tenho medo de comprar um gps aqui e ele não se adequar nos outros países (tenho visto alguns até nesse site: connectparts.com.br/navegador-gps você recomendaria algum?). Pode me dar um help? Desculpa se for pergunta idiota!

    Beijinhos! Adoro seu blog!

    • Raphaella vc pode comprar um GPS no Brasil sem problemas. A questão é ver com quais mapas ele vem e se não tiver os do seu próximo destino de viagem vc deve baixá-los e adicionar na memória do aparelho. Outra opção também é alugar o carro com o próprio dispositivo durante sua viagem.
      Obrigada pela visita

  7. Olá!!

    Falando em aluguel de carros, o que são essas taxas de percurso que no site diz que podem ser cobradas??

    Essas taxas são caras?

    Muito obrigada, o site é nota 10!

    • Oi Ana Maria! Viajamos também nessa época de final de ano para lá e opções é que não faltam. Você já sabe dizer em quais cidades vai passar as datas?
      Passamos o Reveillon em Las Vegas e recomendo! É super animado!
      Abs!

  8. Ola, tudo bom?

    Estou planejando uma viagem de carro para California no final de abril/começo de maio. Estou querendo levar minha filha que na época estará com 1 ano e 2 meses.

    Como nunca fiz uma viagem internacional com ela, tenho alguns receios. Você acha que é uma viagem tranquila de se fazer com minha filha? Fim de abril é uma boa época? Estou pensando em cortar Las Vegas, e ficar mais em Sao Francisco, Yosemite, Los Angeles e Sao Diego, já que para mim vai ser díficil ir nos shows de Las Vegas.

    Grato,
    Vinicius

    • Olá Vinícius!
      Não vou mentir: uma viagem de carro pela Califórnia pode ser bem cansativa, ainda mais com uma criança pequena, então é bom programar bem a viagem, especialmente os trechos de carro que podem ser longos.
      Acho que cortar Las Vegas e Yosemite pode ser uma boa, porque chegar até lá de carro é geralmente demorado (4/5h no mínimo).
      San Francisco e San Diego são cidades ótimas para ir com criança, pelos parques, atividades ao ar livre, os zoológicos, etc. Essa época que você pretende ir é uma boa pois já estará quante. Los Angeles é legal, especialmente se vocês optarem por passear na praia e ir na Disney e talvez Universal. Não sei se ela vai lembrar muito dos momentos, mas as fotos e risadas na hora já vão valer a pena. 🙂
      O único trecho dessa viagem mais complicado seria o da Route 1 que é longo e cheia de curvas. As vezes pode acabar enjoando a sua filha. Acho que uma opção é pegar o trecho interno, reto e mais curto, que vai de San Francisco para Los Angeles.
      Recomendo que você visite, se já não viu, os blogs Viajando com Pimpolhos http://viajandocompimpolhos.com/ e o Eu viajo com meus filhos http://euviajocommeusfilhos.blogspot.com.br/ que já levaram as crianças para todo e mundo e tem ótimas dicas, desde como escolher os assentos no avião, até jogos e distrações para fazer com os filhos numa viagem longa de carro por exemplo.
      Qualquer outra dúvida é só falar!
      Abs!

  9. Puxa, acho que todo mundo devia ter a oportunidade de fazer uma viagem dessas.
    Tenho como sonho uma rota que passe, pelo menos, em Newport Beach (California, here we cooome…. haha, the oc!) e pelo Grand Canyon.

  10. Gostei do post, queria saber qual o custo geral dessa viagem, sei que muda devido a alta do dolar e das alternancias de preços, mas quanto ficaria, mais ou menos essa viagem, sem incluir luxo, apenas passagem, estadias, o carro, alimentação, combustivel e atrações nas cidades.
    Tenho ferias no ano que vem e gostaria de gastar uns 25 dias nessa viagem.

    obrigado!

    • Olá Rafael! Como você mesmo disse essa questão do valor depende muito. Para ter como base, a conta padrão/média é contar com uns $100 dia para gastar, com comida, transporte, atrações, compras, etc sem passar miséria nem fazer economia.
      Quem quer economizar mais e opta por ficar em albergues, por exemplo, consegue incluir nesse valor o preço da hospedagem.
      Tudo varia mas é um ponto de partida para calcular por cima o valor de uma viagem dessas e começar a se planejar.

  11. Muito boas as dicas e recomendações. Estou pensando em fazer este mesmo roteiro em janeiro/14, mas tenho dúvida por ser inverno. Você foi em dezembro e verifiquei em tabelas climáticas que as temperaturas entre dez/jan são bem parecidas. Estava muito frio na ocasião da sua viagem?
    Outra dúvida que tenho é sobre Las vegas…vou com crianças (9 e 14 anos), você acha que será um probelma?

  12. Roteiro muito legal! Quero copiar…

    A Califórnia é animal, já morei lá por 6 meses (Santa Barbara) e quero retornar. Gostaria de saber a quilometragem rodada na viagem inteira. Obrigado.

  13. To planejando fazer essa viagem agora no final do ano! Quero assistir o UFC (28/12/2013) em Vegas e passar a virada do ano lá! Começo a road trip dia 1! Alguém vai estar por lá? Quero companhia hahah. Alguma sugestão de roteiro? Abss

    • Olá Thiago,
      Se quiser ver o UFC veja se já não pode comprar os ingressos agora pois eles esgotam bem rápido.
      Passei o Ano Novo em Las Vegas e foi bem divertido! Há varias festas pela cidade, públicas e privadas então opções é que não faltam.
      De sugestão de roteiro, tudo depende da onde será a sua cidade de volta para o Brasil e tempo de viagem disponível. Se for pouco tempo, dá para ir ao sul de Las Vegas, visitando o Grand Canyon, San Diego e Los Angeles. Se tiver mais tempo vale ir ao norte, por San Francisco, cidades costeiras como Carmel e Monterey e terminando em Los Angeles.
      Abs,

      • Obrigado pela atenção! O ingresso eu já vi no site mas to esperando confirmar alguém detalhes! Devo ficar do dia 27/12 até 10 de janeiro mas os 4 primeiros dias são em Vegas pra poder ver o UFC e a virada do ano então de road mesmo sobram do dia primeiro até dia 10!

  14. Fiz um trajeto bem parecido com o seu há 2 anos. A única diferença é que saindo de LV passei pelo Death Valley. Dormi em Tonopah e entrei no Yosemite pelo leste (ao lado do Mono Lake). Sensacional, bela viagem!

  15. Olá, muito bom seu blog!
    A sua viagem esta até agora a mais perecida com a que eu quero fazer.

    Estou querendo fazer do norte para o sul, San Francisco, Los Angeles, San Diego, Las Vegas, Grand Canyon e voltar para o brasil a partir de Las vegas, claro parando nas cidades menores. A viagem será entre Março e Abril de 2014 e irá durar uns 20 dias no total e iremos percorrer mais ou menos 1.600 KM.

    Sobre locadoras de carro, fiz uma cotação e para uns 20 dias de carro esta saindo em média U$ 900,00 (Sedan econômico), coloco mais uns U$ 300 de gasolina acha que o suficiente como uma previsão de gasto? Alguma recomendação de lugares que estão nessa rota que eu escolhi? queria passar pela Route 66 e cantar born to be wild só pelo folclore.. rsrsrs

    • Olá Marcel!
      Devo ser honesta com você e dizer que não lembro ao certo o gasto com a gasolina mas não foi nada absurdo (é claro, tudo depende do modelo/consumo do carro alugado e das distâncias a serem percorridas).
      A Route 66 histórica termina no píer de Santa Mônica (perto de Los Angeles). Tem inclusive uma placa lá mostrando então, se quiser, pode passar por lá, cantar e tirar muitas fotos! 🙂
      Seu roteiro parece bem interessante! Qualquer outra dúvida que tiver é só falar!
      Abs!

  16. Olá!
    Td bem?!
    Tenho 7 dias p fazer San Diego até Monterey. (San Diego – Venice/Sta Monica – LA – Malibu – Carmel – Big Sur – Monterey)
    Vc acha que fica muito puxado?!
    Aonde acha q devo me hospedar?
    Aguardo!
    Obrigada!

    • Olá Thais, 7 dias é um tempo apertado para esse trecho, especialmente porque conta com cidades grandes como San Diego e LA que merecem no mínimo uns 3 dias cada.
      Se você considerar 3 dias em San Diego e 3 em LA, já deu para fazer a conta né? Se quiser aproveitar melhor as cidades no caminho, como Carmel, valeria tentar arranjar mais uns 2 dias para fazer a viagem com mais calma e aproveitar melhor as outras paradas, ou até as próprias cidades maiores.
      Eu escolheria ficar em San Diego, LA e dai escolher alguma parada intermediária mais para o final do trecho da Routh nº1 (Carmel é a mais fofa das cidades, porém tem o preço de hotéis mais caros, por isso Big Sur pode ser uma boa opção).

  17. Olá Guta!

    Fiz essa viagem agora em maio/2014 e seu blog foi fundamental para definir algumas coisas no meu roteiro. Realmente a Califórnia é um destino surpreendente e com a infinidade de opções é indispensável escolher muito bem o que quer fazer senão acaba não aproveitando nada!

    Recomendo a todos que queiram fazer essa viagem que “estude” muito pra montar seu roteiro pra poder encaixar aquilo que realmente tem o seu perfil. To tentando contar todas as minhas ideias no meu blog: http://renataviaja.blogspot.com.br/search/label/california

    Bem é isso! Passei aqui pra agradecer mesmo.. Você contribui pro sucesso da minha viagem!

    😉

    • Oi Renata! Fico muito feliz com seu comentário e que as dicas aqui colocadas ajudaram na sua viagem! Esse é o objetivo principal do Vambora! 🙂
      Obrigada, sucesso no seu blog e mais muitas viagens é claro!
      Volte sempre! 🙂

  18. Olá Guta!!!

    Qual mês você fez a sua viagem????

    Pensei em fazer em Abril/2015, mas tenho medo que clima (chuvas ou frio) não favoreça. Eu quero muito fazer essa viagem e tenho lido muito a respeito. Nas minhas pesquisas não há quem diga que o mês a Abril é ruim, mas seria bom saber de quem já esteve por lá nesse período…

    Além disso tenho 20 (sem contar a ida e a volta), da pra incluir o Grand Canyon?

    Muito obrigada pelas dicas, elas estão me ajudando muito no meu roteiro.

    • Olá Renata, fico muito feliz que as dicas estão lhe ajudando!
      Fiz essa viagem entre Dezembro e Janeiro e pegamos um dia só de chuva. Maioria do tempo foi de sol e frio, mas suportável. Sobre temperatura e chuvas em Abril, dê uma olhada nesse gráfico aqui: http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/USCA1269
      20 dias depende do seu roteiro: se for focado especialmente nas grandes cidades (não incluir San Diego, por exemplo) e não fizer a route nº 1, acho possível e não tão cansativo. Outra opção do roteiro para incluir o Grand Canyon é fazer algum passeio diretamente de Las Vegas.

  19. Parabéns pelo blog!!

    estou indo pra LV em maio/2015 e ficarei 9 dias (ja descontado a ida e a volta).

    Estava pensando em fazer LV e LA. Depois estudei um pouco sobre SD e vendo as dicas aqui resolvi ir conhecer.

    Vc acha q é possível fazer essas 3 em 9 dias, ou vai ficar muito…muito corrido?

    abs

    • Olá Cleber,
      É viável sim, só se planeje bem para conseguir aproveitar todas as cidades nesse período. Viajando bem cedo no dia que for pegar a estrada dá para fazer os trechos com tranquilidade e ainda aproveitar o destino de chegada.
      Boa viagem!
      Abs!

  20. Esse roteiro é realmente muito bacana. Fiz a alguns anos atrás e foi inesquecível. A única ressalva que faço é em relação a Carmel e Monterrey. Eu realmente recomendo ficar um a dois dias. Carmel é um sonho de cidade, e o lugar perfeito para dar uma descansada da viagem de carro. Parece um pouco as cidades de férias no Brasil, com coisinhas para fazer, excelente comida, e super charmosa. Perfeito para bater perna.

  21. Olá Amigo, estou planejando ir este final de ano para Califórnia passar natal e ano novo lá.

    Gostei muito do seu blog, e interessante essa viagem e trajeto q você fez.

    Teria algumas dicas para praticar esqui, neve, lugares no natal e ano novo.

    Obrigado.

  22. Olá Guta,

    Ficarei 20 dias nos eua em janeiro de 2016. A minha idéia principal é chegar por SF e fazer a highway 1 até LA e depois ir pra Vegas, porém quero conhecer tbm Yosemite. Gostaria de saber qual é a melhor maneira de eu ir pra la? Se é quando eu estiver em SF ou depois de ter feito a highway 1 ou depois de ter conhecido Vegas. Lembrando que eu posso mudar esse local de chegada, tanto pra LA ou pra Vegas.

    Obrigado

    • Olá André,
      Então você vai chegar por San Francisco, mas pode sair por Las Vegas ou Los Angeles, correto?
      Por uma questão de distância, ir por San Francisco é mais perto (cerca de 3h30), porém, nessa época do ano, a entrada mais ao norte do parque fica fechada, então você teria que descer mais um pouco e entrar pela Mariposa Groove, a entrada sempre aberta do parque. Se a idéia é fazer um bate e volta, isso pode prejudicar um pouco pois a viagem é longa (pode chegar em 4h de viagem). Caso você queira passar algumas noites lá, a opção melhora, pois saindo de Yosemite, você consegue em umas 3h30 também chegar em Monterrey e Carmel e começar a Route nº1 até Los Angeles e depois ir para Las Vegas.
      A outra opção seria de Los Angeles, ir para Yosemite (cerca de 4h30 de viagem) e de lá ir para Las Vegas (5h30 de carro), mas como dá para ver as distâncias e tempo de viagem seriam maiores.
      Faça algumas opções de rota usando o Google Maps e veja o que prefere, mas o mais indicado seria ir para o parque via San Francisco mesmo.
      Espero que tenha ajudado!

      • Obrigado Guta, me ajudou muito.

        Essa opção de chegar por SF e ir até Yosemite e depois ir até Monterey ou Carmel me agrada bastante.
        Só uma duvida, se eu for direto até Monterey/Carmel saindo de Yosemite, eu perco alguma coisa “imperdível“ que eu não perderia caso saísse de SF até Monterey/Carmel?

        Obrigado

  23. Parabéns pelo trabalho!! Adorei!!
    Acabei conhecendo o blog fazendo umas buscas sobre Yosemite, pois pretendo fazer algo parecido. Será que consegue me ajudar com 2 dúvidas:
    1) pretendo cruzar o Yosemite vindo de SFO em direção à Las Vegas. Foi mais ou menos isso que você fez, certo? Em que época foi? Sabe se no começo do inverno (dezembro) existe estrada que me permita fazer isso? A dúvida existe porque a Tioga normalmente já está fechada nesta época do ano, mas para entrar no parque tenho outra opção vindo de SFO. O problema é dentro do parque… Será que consigo cruzá-lo?
    2) vou estar com 2 crianças no carro, então caminhar, ainda que trechos curtos, não vai ser uma opção muito viável para mim. A idéia é apenas cruzar o parque indo de SFO a Las Vegas. Dá para aproveitar um pouco o visual fazendo este cruzamento? Por exemplo, existe uns pontos de parada com o carro que mesmo dali já dê para sentir o clima e o visual do parque que faça valer a pena ?
    Sei que vou ficar com um gostinho de quero (muito) mais, mas é esse mesmo o objetivo e ver o quanto desperto nas crianças a vontade de curtir lugares como este.
    Muito Obrigado e vida longa ao blog!!!
    Abraços.

  24. Olá Guta, estou adorando suas dicas… tenho tbém algumas dúvidas:

    Vc acha muita loucura fazer San Francisco, Los Angeles, Las Vegas e retornar para San Francisco em 13 dias?
    Nosso vôo chega e parte em SF, mas não queremos deixar Las Vegas de fora… Qual rota vc indicaria? Pensamos em descer pela costa e retornar pelo Grand Cânion… Será que a idéia é muito absurda? Não conhecemos a Califórnia ainda…

    Desde já agradeço
    Abraço

    • Olá Aline,
      Não é loucura se você focar nessas 3 cidades, ficando 3/4 dias em cada e ainda considerar alguma parada pelo caminho e ao menos uma noite no Grand Canyon. Se o seu voo de volta for a partir de Los Angeles fica mais fácil, saindo de Las Vegas, se não será preciso programar alguma parada no caminho até San Francisco.
      É viável sim, mas vai ser um pouco corrido rs 🙂

  25. Guta,
    Em dezembro vamos para california com 4 crianças e 4 adultos, ficaremos de 15/12 a 30/12 qual rota recomenda? Chegaremos e partiremos por Los Angeles, gostaria de um natal bem legal para as crianças.
    Não pretendemos ir em Vegas.

    Obrigada
    Abraços

  26. Ei guta!
    Serei indiscreta. Você poderia me dizer quanto gastou num total narota em que fez?
    Vou fazer um intercambio em san diego por 4 meses e nos ultimos 15 dias queria fazer uma rota incluindo LA, LV, gran canyon, SF, yosemite, vc acha que da?

    • Olá Renata,
      Já faz uns 4 anos que fiz a viagem então os valores não seguem muito o parâmetro atualmente, mas te aviso que para a época não foi caro! (Ps: fomos num grupo de 3 pessoas, dividindo quarto, aluguel de carro, etc então isso ajudou).
      Sobre sua outra pergunta, em 15 dias vai ficar um pouco corrido mas é viável. Você teria que ficar 3 dias em cidades como Los Angeles e Las Vegas para “caber” no itinerário e fazer trechos longos de viagem num mesmo dia. Se puder adicionar mais uns 2 ou 3 dias, ai fica ideal, sem muita pressa!
      Espero ter ajudado!
      Abs!

  27. Oi Guta! Estou planejando ir de São Francisco a San Diego em janeiro de 2016. Vc acha que preciso de quantos dias? E quais as cidades que não posso deixar de conhecer? Desde já obrigada!

    • Ps: estou indo pra Vegas agora, então já terei conhecido o Grand Canyon e passarei um dia em Los Angeles…mas deve ter muito o que fazer lá…então Los Angeles estará novamente no itinerário

      • Olá Simone,
        Como falamos no post vale deixar para as grandes cidades de 3 a 5 dias; cidades menores 2 a 3 e pontos de parada para dormir, 1 dia. Veja quais lhe interessaria mais conhecer, mas nesse seu roteiro, das cidades grandes San Francisco, San Diego e LA valem pelo menos 3 dias em cada. Das menores, Carmel é bem agradável e se puder vale passar pelo menos uma noite por lá. Se gostam de natureza, se hospedar em alguma pousada na Route 1, é também uma opção legal.
        Espero ter ajudado!
        Abs!

  28. Olá, primeiramente gostaria de dizer que amei o blog. Vocês estão de parabéns!

    E gostaria de perguntar, qual a melhor rota para fazer de carro, São Francisco, Yosemite e Las Vegas. Iremos no começo do inverno, dia 20/12, e ficaremos até dia 01/01. Nosso voo chega em São Francisco e volta por Las Vegas.

    obrigada!!!!

  29. Olá!!Adorei as dicas!!
    Vou ficar uns dias em SFrancisco e descer para Los Angeles de Carro.
    A idéia é fazer a costa e parar somente uma noite para dormir já que o trajeto é bem extenso?
    Vi que São Luis Obispo ou San Simeon ficam mais ou menos na metade do caminho.
    Minha dúvida é se uma destas 2 cidades é o melhor ponto para pernoitar, ou seria mais inteligente outra cidade.
    Qual sua opinião?

    • Olá Silmara,
      Realmente essas duas cidades ficam no “meio do caminho” quase na verdade no trecho final.
      Fiquei em São Luis e realmente não tem nada demais por lá. É só um lugar mesmo para dormir e seguir viagem no dia seguinte e isso é padrão nessas cidades do “meio do caminho”.
      Caso queira algo mais charmoso e turístico para conhecer, vale ficar em Carmel, Monterey ou em algum hotel/pousada na própria Route 1.

  30. Olá, pretendo fazer a viagem de S Francisco a S Diego c/ Vegas e se possível o grand Canion. Estou pensando em uns 20 dias. Você tem noção de quantos dolares vou gastar? Só um chute por alto. Vamos em 2 pessoas.

    • Olá Regina,
      Uma conta padrão de viagem é pensar em $100/pessoa por dia, com alimentação, compras, atrações e transporte, como gasto médio. Gastos com hotel e deslocamento entre destinos não estão nesse valor.
      Com um orçamento mais curto, dá para já pensar em fazer ajustes, como comer um lanche e refeição rápida no almoço, usar transporte público do que carro ou taxi, etc.
      É um chute alto, mas uma boa base para ter como conta nos EUA.

  31. boa noite, mto legal seu blog… eu e minha esposa estamos indo para CA e ficaremos 20 dias… farei o trajeto de carro Los Angeles – San Diego – Calico – Las Vegas – Yosemite – San Francisco – Monterey – Los Angeles… gostaria de saber como que eu faço para ir ao México qdo estiver em San Diego. Preciso de algo para atravessar a fronteira? Obrigado e parabéns novamente pelo blog. abraço duda techio

  32. Gostei muito das dicas
    Vou em Outubro 2015 por 15 dias,indo e voltando por Las Vegas
    Gostariamos de conhecer o Grand Canyon, San Francisco, Los Angeles e San Diego
    Gostaria de umas dicas sua sobre qual a melhor opção para Road Trip
    E se vcs reservaram as hospedagem antes ou deixaram para reserva na hora em cada cidade?
    Não tenho problemas em dirigir já fiz de São Paulo a Bonito-MS em 12h00 parando apenas para abastecer
    Obrigado se puder dar umas dicas
    Abraços
    Jefferson

    • Olá Jefferson,
      Indo e voltando de Las Vegas, o roteiro teria que ser mesmo ficar na cidade durante alguns dias ir e voltar para visitar o Grand Canyon (pelo menos 2 dias). Depois você tem a opção ou de ir para San Diego ou San Francisco, depois fazendo o trecho da Route 1.
      Sobre hotéis, vale fazer a reserva com antecedência sim, pois se deixar na hora além de ser estressante (ter que ficar procurando um hotel com vagas), como são cidades muito turísticas, as tarifas de balcão na hora são muito mais caras. Não vale a pena.
      Espero ter ajudado!

  33. Parabéns pelo blog!!! Dicas muito boas que estão me ajudando mto no roteiro. Queria, pf, uma opinião. Farei uma viagem pela califórnia do dia 17/11 à 10/12, chegando em LA cedinho e partindo direto para LV. Minha intenção é ficar 05 noite em LV e seguir para o Yosemite Park (será um domingo). Você acha que seria cansativo ir direto para o Yosemite ou é melhor para no meio do caminho? Se for melhor fazer uma parada quais seriam as opções? E qual a entrada do Yosemite que consigo acessar nessa época do ano? Tenho pesquisado bastante sobre esse trecho, mas ainda não consegui decidir qual a melhor opção até Yosemite.
    Obrigada!!!!!

    • Olá Jamile, que bom que as dicas aqui do Vambora! estão lhe ajudando a programar sua viagem!
      Vamos lá para suas dúvidas:
      – Eu fiz a viagem Las Vegas – Yosemite direto, saindo cedo de Las Vegas, parando algumas vezes para almoçar, etc, e chegamos a noite em Oakhurst, a cidade um pouco antes da entrada do parque (Mariposa Groove) em que ficamos hospedados para visitá-lo nos demais dias. A viagem foi longa mas viável, por isso, se talvez você for se hospedar dentro do parque em si valeria passar uma noite em alguma cidade no meio do caminho para ser um pouco menos cansativo, se não terá que sair de Las Vegas bemmmmm cedo.
      – Nessa época do ano da sua viagem, a única entrada liberada é pelo sul mesmo, via Mariposa Groove, mais perto de Las Vegas. Nesse post aqui a gente dá mais informações: https://www.blogvambora.com.br/vivendo-e-aprendendo-yosemite-park-como-chegar-e-onde-ficar/
      – Se quiser parar no “meio” do caminho, a cidade de Fresno é grande e tem diversas opções de hospedagem e lugares para comer para passar a noite.
      Espero ter ajudado! Abs!

  34. Bom Dia!

    Estava pesquisando sobre a viagem à California e me deparei com o Blog Vambora, Ótimas dicas!

    Estamos com tantas dúvidas, que até dá vergonha de perguntar todas. kkkk.

    Nossa viagem será em Dezembro/15,no período de 21/12 a 03/01 + 3 dias em Miami (pelo post já percebi que nosso roteiro está mto apertado), estamos em 7 pessoas (3 adultos e 4 adolescentes entre 10 e 16 anos).
    Como chegaremos em San Diego, no dia 31/12 (véspera do reveillon), estamos preocupados com o que fazer nesse dia, o que funciona, onde passar o reveillon?
    Será que podem indicar algum site, blog ou dicas que tratem sobre essa questão?
    Constatei que alguns hotéis, informam que os serviços de Bar e restaurantes não funcionam nesse dia.
    Outra coisa, sabem informar qual a distância e tempo médio de viagem entre LA e San Diego?
    Obrigado pela ajuda e Parabéns pelo blog!

  35. Boa Noite!!
    Gostei muito do seu Blog, já inclui nos meus favoritos, parabéns!!!
    Eu, meu marido e nossos filhos de 17 e 07 faremos a viagem dos sonhos …
    Chegaremos por Las Vegas em 18/12 e voltaremos por Los Angeles em 14/01, estamos com muita dificuldade de dar início ao nosso roteiro, vc poderia nos ajudar com uma sugestão de roteiros possíveis.
    Muito obrigada!

    • Olá Leonor, que bom que gostou das dicas aqui do blog!
      Em relação a sua dúvida, você tem aqui no post já uma ideia de roteiro possível para fazer 🙂
      Dá para começar a viagem por Las Vegas, incluir alguns dias no Grand Canyon e seguir viagem ao norte, passando por Yosemite ou ir direito para San Francisco, Route 1 até chegar em Los Angeles. Veja as cidades que teria mais interesse para incluir no seu roteiro dos sonhos 🙂 Aqui no blog temos dicas de todas essas cidades da Califórnia.
      Qualquer outra dúvida é só falar!
      Boa viagem!

  36. Olá, adorei as dicas do seu blog! Gostaria de saber se vc recomenda o roteiro a seguir de carro com uma criança de 4 anos no periodo de agosto (eu e meu marido somos rápidos em visitações e não queremos aprofundar em nada apenas ter uma visão geral de tudo):
    3 noites em LV, 1 noite em yosemite, segue para SF (2 noites), desce a HW 1- 1 noite em monte rey ou carmel, segue para santa barbara e 2 noites em ahaheim (disneyland), segue para legoland – 2 noites em carlsbad, depois 1 noite em LA.
    Obrigada!

    • Olá Pauleni, que bom que está gostando das dicas aqui do Vambora! 🙂
      A questão do roteiro na Califórnia é mais que as distâncias são grandes, se dirige bastante por lá, então vale considerar isso na hora de montar o roteiro. Como vocês estão viajando com uma criança, vale ver se ela não vai ficar muito cansada de ficar tanto tempo no carro, por isso vale considerar fazer algumas paradas no meio do caminho e talvez isso aumente um pouco mais o tempo de viagem.
      A principio seu roteiro parece bem viável, só o trecho Monterey/Carmel até Ahaheim é bem puxado, são umas 7h sem parar, então valeria incluir alguma cidade no meio do caminho como pitstop.
      Depois diga o que decidiram fazer!
      Uma ótima viagem para vcs!

  37. Em dezembro de 2014 fizemos uma viagem de um mês pelos Estados da Califórnia e Nevada nos EUA, foi fantástico. Você precisa de um carro, um GPS e um bom planejamento prévio com os endereços dos locais turísticos a serem visitados. Ingressos dos locais você adquire pela internet, te enviam no e-mail e depois é só imprimir e levar. Visitamos Los Angeles e arredores (Santa Monica, Long Beach, Beverly Hills e Venice Beach), Anaheim (parques da Disney), praias como Huntighton Beach, Newport Beach e Laguna Beach (Southern Califórnia), depois descemos para San Diego até a fronteira com o México (Tijuana), The Joshua Tree National Park, Calico Ghost Town (cidade do velho oeste, muito legal), Las Vegas (e pode acreditar, existe uma Las Vegas para família), San Luis Obispo e San Francisco (para mim, a melhor cidade visitada), esses foram as principais localidades (pernoites), entre outras tantas onde passamos, passamos um dia viajando pela Highway 1, entre Los Angeles e San Francisco, numa estrada sinuosa com vistas espetaculares do Oceano Pacífico e suas praias.O clima estava bom, com frio suportável, e nas regiões de praia dava até pra ficar de camiseta e bermuda, sendo que dos trinta dias de viagem, só pegamos dois dias de chuva. Vários outlets visitamos, ao todo foram onze, estradas perfeitas e sem pedágio, ao todo foram 4.200Km rodados numa minivan da Town & Country da Chrysler. Já era minha segunda vez nesse trecho, em 2011 havia ficado apenas uma semana, e te garanto, apesar das duas viagens que fiz pra lá, ainda tem muita coisa a ser visitado. Califórnia, em breve voltarei.

  38. Adorei o post! vou Passar o ano novo na Califórnia e estou com algumas duvidas!
    Estamos com um roteiro bem apertadinho entre São Francisco, Los Angeles e Las Vegas, são 11 dias.
    Minha dúvida é, dá pra fazer a rota de SF a LA direto, sem paradas em um único dia para ganhar tempo pela highway 1?
    Se eu for parar só um dia em alguma cidade vc recomenda qual?
    Vi bons comentários sobre Monterey e Carmel!
    O problema é que a nossa saída de São Francisco será exatamente no dia 01/01/2018, por isso pensamos em ir direto para Los Angeles já que é um dia de feriado,e “perder” esse tempo na estrada!
    Como ficam as cidades da califórnia nesse dia? Vale a parada em alguma cidade pelo caminho? Será que o Aquário de Monterey funciona?
    Agradeço muito se puder me dar uma dicas!

    • Olá Lidiane,
      Que bom que está gostando das dicas aqui do Vambora!
      Vamos lá, sobre suas dúvidas:
      – A Route 1 é muito mais do que uma estrada somente, ela é um destino/atração por si só, por isso, não vale a pena fazer o trecho num só dia, pois como vão ver, ela é linda demais!! Além do mais, o trecho SF-LA é muito longo pela estrada, bastante pesado para dirigir num dia só, e por isso vale a pena fazer uma parada pelo menos.
      – Carmel e Monterrey são as cidades mais charmosas do caminho! Se puder parar em alguma delas melhor! Se o orçamento estiver mais curto, vale parar em outras cidades menores apenas para dormir.
      – Sobre horário das atrações, no site do Aquário encontrará a informação sobre horários e abertura, incluindo dia 01/01. Como é uma área bem turística, pode ser que ache muitas coisas abertas. Nós, por exemplo, estávamos em Las Vegas na virada do ano e tudo estava funcionando normalmente.
      Espero ter ajudado um pouco mais!
      Boa viagem!

  39. Oi, tudo bem? Muito legal o post! Estou aqui planejando uma viagem pela califórnia e queria saber quanto se gasta (pode ser beeem aproximado) para alugar um carro por 20 dias ai nos EUA. Não tenho nem noção!

    Além disso, existem hostels na califórnia? mesmo nas cidades menores?

    Abs

  40. Olá Guta, muito obrigado por todo o conteúdo, está ajudando muito! Estou planejando minha primeira roadtrip, com minha namorada e mais um casal amigo, entre o dia 8 e 31 de julho. Estamos juntando as coisas para decidir um roteiro ainda, e gostaria de saber se acha que conseguiremos fazer este roteiro (vai ser bem puxado, mas podemos revezar na direção e nos viramos bem). Por enquanto está assim (com algumas mudanças em breve):

    Los Angeles – dias 9, 10, 11(segunda, terça e quarta)
    Santa Monica, Laguna Beach – dia 12 e 13 (quinta e sexta)
    San diego – dia 14 e 15 (sábado e domingo)
    Monument Valley e Grand Canyon – dia 16, 17 e 18 (segunda, terça e quarta)
    Las Vegas – dia 19 e 20 (quinta e sexta)
    Death Valley, Sequoia, Yosemite e Lake Tahoe – dia 21, 22 , 23 e 24 (sábado, domingo, segunda, terça)
    San Francisco – dia 25 e 26 (quarta e quinta)
    Santa Cruz, Carmel, Monterey, Big Sur – dia 27 e 28 (sexta e sábado)
    Santa Bárbara e Malibu – dia 29 (domingo)
    Los Angeles – 30 (segunda)

    O que tiraria aí? O que acha que vai ficar muito corrido? Esses destinos naturais como os parques e desertos, estamos pensando mais em passar pelos locais para ver de perto as belas paisagens, mas sem enrolar ou perder muito tempo em cada local (pra dar tempo de ver tudo). Qualquer crítica ou sugestão será muito bem vinda! Obrigado novamente pelo site.

    • Olá Pietro,
      Que bom que as dicas aqui do Vambora! estão ajudando vcs a planejarem essa viagem!
      Olha, se puder dar uma sugestão, estou vendo que nas cidades mesmo, como Las Vegas, San Diego e San Francisco vocês estão pensando em ficar só uma noite, o que é bem pouco. E vocês estão tentando ver a maioria dos parques nacionais. Eu, tentaria dar uma selecionada em quais parques vcs tem mais vontade e tentaria tirar algum deles, ou só passar mesmo, se der. Com isso vcs ganhariam um respiro da viagem, que como vc mesmo disse está bem puxado. San Francisco e Las Vegas, de verdade, consideraria pelo menos 3 dias!
      Depois diz aqui como que foi e fizeram!
      Boa viagem!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui