Relato de viagem: A Route 1 na Califórnia – Entre Monterey e Carmel

9
Praia em Carmel. Foto: GC/Blog Vambora!
Parada numa praia em Carmel, durante a viagem pela Route 1 . Foto: GC/Blog Vambora!

Passando por cidades fofas como Monterey e Carmel, essa é uma das mais bonitas e inesquecíveis viagens de carro que você pode fazer na vida e ponto (de exclamação)! 🙂 A rodovia nº1 (Route 1) entre São Francisco e Los Angeles, na Califórnia, é incrível: paisagens e vistas maravilhosas e muita adrenalina através de suas super curvas entre penhascos.

Idealmente, não faça o caminho todo (por volta de 700km) em um dia só. Além de cansativo (entre paradas, almoço, visitas, serão mais ou menos 8 horas de viagem, sem trânsito, entre São Francisco e Los Angeles), você não vai conseguir aproveitar direito as cidades e as paisagens pelo caminho. Pode ser cansativo, estressante, nada o que uma viagem deve ser.

Baía de Monterey. Foto: GC/Blog Vambora!
Vista da baía de Monterey, dentro do Aquário. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, percorrer o trecho durante o dia é essencial para conseguir ver tudo e fazer o caminho com segurança, já que as curvas da estrada e precipícios, exigem atenção máxima do motorista.

Dessa maneira, minha sugestão de roteiro é sair de São Francisco pela manhã e num primeiro dia conhecer Monterey e Carmel, a uns 190km de distância. Pequenas e fofas, opte em passear e almoçar em Monterey e depois dormir em Carmel ou em cidades vizinhas, com opções mais baratas de hotéis, como Seaside ou Salinas.

Após pegar estrada, pare em Monterey para conhecer a principal atração da cidade: o Aquário de Monterey. Olhando de fora, você não dá nada, já que foi instalado em uma antiga indústria de sardinhas da região, mas ele é considerado hoje um dos maiores aquários de água salgada do mundo!

Aquário de Monterey. Foto: GC/Blog Vambora!
Aquário de Monterey. Foto: GC/Blog Vambora!

Dá para passar fácil umas 2/3h lá dentro, observando as centenas de animais e vegetais, espalhados por entre as suas diversas salas e tanques. Para as crianças, há diversas partes nas quais dá para ter contato direto com os animais, como lontras, estrelas do mar, ouriços, piguins, etc.

Mas o grande “tchan” do aquário é o tanque gigante com 10m de altura, que você observa diversos (no plural mesmo) tubarões, arraias, tartarugas e outras dezenas de peixes. Vale também passar para as áreas abertas do aquário e observar focas e leões marinhos que ficam no seu píer, tomando um sol, só na vida boa! 🙂

Aquário de Monterey. Foto: GC/Blog Vambora!
Alguns dos animais do aquário. Foto: GC/Blog Vambora!

Para almoçar, uma opção perto do aquário é o famoso restaurante Bubba Gump (aquele mesmo do filme Forest Gump). Ainda que esse não seja o primeiro e existam várias filiais, o restaurante tem uma das melhores vistas da baía da cidade e almoçar olhando aquela paisagem já vale a refeição. Para quem não gosta de frutos do mar (a especialidade do restaurante é o camarão), há outras diversas opções no cardápio, então vale experimentar (ainda que eu tenha achado meio carinho…).

Restaurante Bubba Gump em Monterey. Foto: GC/Blog Vambora!
Restaurante Bubba Gump em Monterey. Foto: GC/Blog Vambora!

Só a uns 10 minutos de Monterey, Carmel é uma das cidades mais charmosas da região e a porta de entrada para as paisagens espetaculares da Route 1. É o lugar ideal para dar uma respirada na viagem, largar um pouco o carro e passear a pé.

O centrinho é cheio de lojas de arte e restaurantes pequenos. Como disse antes, as pousadas aqui são bem simpáticas, mas caras, por isso, se não quiser gastar muito, considere passar a noite fora do centro ou nas cidades da região.

Carmel. Foto: HBarrison, Flickr
Centrinho de Carmel. Foto: HBarrison, Flickr

Além da parte urbana, a praia de Carmel é linda! E aqui já dá para começar a ver o terreno montanhoso que você irá percorrer no dia seguinte…

Praia em Carmel. Foto: GC/Blog Vambora
Praia de Carmel e o começo dos penhascos e montanhas que fazem parte da Route 1. Foto: GC/Blog Vambora

No próximo post, chegou a hora de percorrer as curvas e os desfiladeiros da Route 1! Vambora!

***Mais dicas para planejar uma viagem pela Califórnia:
Hotéis em Carmel pelo Booking.com
Hotéis em Monterey pelo Booking.com
Planejando uma viagem de carro pela Califórnia
O melhor da Route 1 na Califórnia
A beleza sublime do Yosemite Park

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


9 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se depois de carmel,para seguir para los angeles,
    esxiste outro caminho que não tenha tantas curvas?isto é depois de carmel,Obrigado pelo retorno,Marilene

    • Existe sim um trecho, é só pegar a Highway 101 a qual tem pistas duplicadas, de Carmel até Salinas dá 38Km, local em que você entra na Highway 101, daí até Los Angeles dá 487Km em aproximadamente 4h e 40 minutos de viagem.

  2. Gostaria de saber qual o melhor acesso a Yosemite,S.Francisco,LA,L.Vegas.
    Vou estar em Phoenix(AZ)e pensei pegar um voo direto a S.Francisco alugar um carro e partir direto para o park.Adorei os postes.
    Na oportunidade estarei em Moab, Monument Valley e G.Canion que sao lindos tambem.Abs.

  3. CARMEL
    Entramos em Carmel pela Ocean Ave, e adivinhe onde a mulherada queria ir ????, ver vitrine é lógico, fomos no Carmel Plaza. A cidade é tranqüila e bem organizada e tem muitas lojas de doces e bolos e rstaurantes, aliás, Clint Eastwood já foi prefeito aqui, e dizem que mora lá, eu não o vi. Tomamos um “brunch” (que é um café da manhã mega reforçado) no Nielson Bros. Market e Deli, tomei um café colombiano, muito bom e parecido com o nosso café brasileiro, vi muita variedade de vinhos nessa loja, aliás, o vinho californiano é um dos melhores do país, havia tomado vinho norte americano Chardonnay em Los Angeles, mas dessa vez não quis beber, pois estava dirigindo. A Califórnia produz excelentes vinhos dos tipos cabernet sauvignon, pinot noir, syrah, merlot, zinfandel, grenache, tempranillo, malbec, petite sirah, cabernet franc e sangiovese. Passeamos um pouco pelo centrinho e partimos para uma primeira parada em The Lodge at Pebble Beach, estacionamos o carro no “public parking”, atravessamos o jardim e entramos no lobby do hotel, que tem uma vista panorâmica do campo de golfe com o mar ao fundo, aproveitei e tomei um café no hotel típico norte americano, naqueles tradicionais “copinhos com tampa” que a gente vê muito em filmes. Visitamos o Pescadero Point, o lugar é muito agradável e tem algumas trilhas, mas não andamos muito. Passamos pelo mirante da Lone Cypress que é o logotipo de Pebble Beach, nesse local renderam muitas fotos. Vimos muitos pelicanos, leões marinhos e focas em Birds Rock, aqui tem banheiro público. Rodamos pela Ocean View Boulevard até chegar a Monterey. Califórnia, em breve voltarei.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui