Lugares Improváveis: A beleza sublime do Yosemite Park

13
O sublime Yosemite Park no inverno. Foto: Divulgação
Yosemite Park dos fundos de tela de computador; será que seria real? Foto: Divulgação

Minha vontade de conhecer o Yosemite Park, na Costa Oeste dos Estados Unidos começou com um desejo simples mas comum: eu queria ver neve! Ir para o hemisfério norte durante o inverno e não ver neve para mim seria como fazer essa viagem pela metade, ia parecer sempre que faltou alguma coisa…

Tendo como destino a Califórnia, encontrar neve, até mesmo no inverno, não era uma tarefa fácil, mas o Yosemite Park, no meio do caminho entre Las Vegas e San Francisco, parecia ser a solução mais certeira.

Quem tem um PC provavelmente já viu o parque: a foto de Yosemite é um dos fundos de tela mais clássicos, com as suas montanhas, vales e cachoeiras. Parecia lindo, mas a gente nunca acredita muito que aquelas imagens sejam totalmente reais…Pesquisando mais a fundo, vi que o parque vai muito além de uma bonita paisagem de fundo de computador: ele é um dos maiores parques nacionais dos EUA, recebendo dezenas de milhares de turistas, durante todo o ano, considerado Patrimônio Natural da Humanidade!

Mas o que faz esse lugar tão especial, para atrair tantas pessoas assim? Só beleza? A pesquisa pré-viagem culminou nesse vídeo, do próprio site do parque que acabou convencendo todo mundo que esse era um lugar que realmente valia a pena conhecer, com ou sem neve: ele era sublime!

No livro “A arte de viajar”, o autor Alain de Botton passa um capítulo inteiro falando sobre “o sublime”, o seu significado e porque somos levados e ficamos tão maravilhados com esses lugares de beleza tão majestosa. De citações do antigo testamento até para os filósofos gregos e iluministas, os “lugares sublimes” exercem ao mesmo tempo um efeito de questionamento, pequenez, assombro e alegria que nos levam a pensar: “Como pode existir um lugar tão bonito assim?” e o Yosemite Park é um exemplo perfeito disso.

Entrar no parque pelo túnel Wawona é a chance para dar de cara com o sublime: 1300 m de concreto construído pelo homem, sem nenhuma vista por alguns minutos, até que você se depara com o vale de Yosemite Park, com toda a sua imponência e beleza incrível de suas montanhas: aquela imagem de tela de computador era mesmo real! 🙂

Yosemite Park. Foto: GC/Blog Vambora!
O fundo de tela do computador é real e lindo! Foto: GC/Blog Vambora!

No inverno o choque e a pequenez perante aquela paisagem ganham um ingrediente a mais: o vento frio, que parece quase uma parede empurrando o peito já encolhido pela magnitude daquela paisagem…”Meu Deus!” e foi uma questão de instantes para as primeiras lágrimas quererem escorrer pelos olhos…

Como cita de Botton:

“ o homem parece mero pó postergado: o sublime como um encontro prazeroso, até mesmo inebriante, com a fraqueza humana, diante da força, da idade e das dimensões do universo”

E completa:

“Há certas paisagens que deixariam um ateu assombrado ao ponto de crer, sem a ajuda de nenhum outro argumento (Thomas Gray, 1739)”

A preparação, planejamento, roteiro dessa viagem e mais paisagens sublimes nos próximos posts. Vambora para o Yosemite Park?

*** Mais dicas do Yosemite Park no blog:
Como chegar e onde se hospedar no Yosemite Park
Yosemite Park no inverno: dicas para se proteger do frio
Planejando um viagem de carro pela Califórnia

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

13 COMENTÁRIOS

  1. Adorei o texto! Não conhecia o Thomas Gray, mas essa citação , coloca as palavras certas, no que já senti, por exemplo vendo as lagunas no deserto da Bolívia.
    Estou viajando agora em setembro pra Califórnia e Yosemite. Fico torcendo pra vc postar rápido todo planejamento da sua viagem, assim me ajudará.
    Parabéns.

    • Denise essa frase é incrível não?! E quando li pensei na hora no Yosemite Park! É maravilhoso e tenho certeza que vc vai adorar! Nesses próximos dias vou colocar mais informações do parque pode deixar! 🙂
      E da Califórnia já publiquei algumas informações, principalmente San Francisco, Los Angeles, San Diego e Las Vegas, vc já viu? https://www.blogvambora.com.br/?s=calif%C3%B3rnia
      Por acaso se não achar alguma coisa pode perguntar! O Vambora está aqui para isso!
      Obrigada pela visita e pelos elogios! Volte sempre!

  2. Adorei o post e os vídeos são emocionantes mesmo! Não tem como não desejar visitar esse parque! Eu e meu marido estamos planejando fazer a rota SF a LV tb e estou adorando as dicas. Só estamos com medo do custo da viagem…qr dizer, o q preocupa msm é o gasto com o carro e os deslocamentos.

  3. Olá, tudo bem?
    Estou indo para a Califórnia no final de setembro, e quero muito conhecer o parque das sequóias gigantes… achei que fosse o Yosemite esse parque, mas depois de ver o vídeo fiquei na dúvida se é mesmo ou não… vc sabe me informar isso? obrigada

  4. Olá,estou indo para Califórnia em Janeiro e quero muito conhecer Yosemite.Porem estou com receio de ir dirigindo e pegar neve no caminho. Existe alguma empresa que eu possa contratar para fazer o passeio e permanecer uns 2 dias pelo menos?

  5. Gostaria de saber se abril é uma boa época de se visitar o parque Yosemite? Tenho medo de estar muito frio e não poder aproveitar as belezas do parque – o que você acha? E quanto a chuvas? Nessa época, abril, chove no parque? Você tem noção disso? É que estou planejando uma viagem pra a Califórnia em abril e gostaria de saber detalhes quanto ao tempo em Yosemite para poder programar uma ida lá.
    Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui