Viajante Gourmet: Vinhos Chilenos (Parte I) – Regiões produtoras e dicas de rótulos para experimentar

3

Experimentar vinhos chilenos e visitar vinícolas são programas quase essenciais para quem viaja ao Chile. É realmente um mundo à parte de rótulos para provar, lugares para visitar, etc. Para o viajante comum é muito fácil chegar no país sem ter muitos conhecimentos específicos sobre o assunto (como foi meu caso), mas a variedade e qualidade é tão boa que vale a pena se informar melhor antes de ir, para tornar sua viagem ainda mais gostosa.

Vinhos chilenos
Vinhos chilenos: quais são os melhores? Foto: Pulpolux !!!, Flickr

Assim, pedi para que um especialista no assunto, o Alexandre Frias, do super blog de vinhos “Diário de Baco”, desse uma introdução sobre o assunto e dicas sobre vinhos chilenos aqui no Vambora!, para que todo mundo possa ter uma experiência ainda mais legal quando estiver no país.

Das regiões produtoras aos bons vinhos chilenos que ele recomenda experimentar e trazer para o Brasil, Vambora então aprender e aproveitar com as dicas do Alexandre:

“O Brasil é um grande consumidor de vinho chileno. Nem todo mundo sabe, mas atualmente 40% dos vinhos que consumimos no Brasil vem do Chile. Dá para acreditar?

E não é à toa. Encontramos nas lojas especializadas, empórios e supermercados vinhos chilenos para todos os bolsos e gostos. E o Chile produz muito vinho. Sua geografia privilegiada, permite produzir vinhos em quase toda a extensão do país. São dezenas de regiões de norte a sul.

Como são muitas regiões, fica um pouco difícil para o consumidor perceber as diferenças de região para região nos vinhos. Pensando nisso, em 2012 a Wines of Chile, instituição que representa as vinícolas chilenas, desenvolveu um projeto para simplificar o entendimento das regiões vitivinícolas chilenas e dividiu tudo em apenas 3 regiões. São elas:

Mapa Regiões vinícolas do Chile

-> Região COSTA: Esta região recebe influência direta do Oceano Pacífico e tem temperaturas mais baixas, fazendo com que o amadurecimento das uvas seja mais lento, produzindo vinhos mais frescos. Aqui encontramos ótimos vinhos brancos, principalmente feitos da uva sauvignon blanc.

-> Região ENTRE CORDILHEIRAS: Longe do mar e das cordilheiras, essa zona central recebe influência menos intensa de ambos o que permite a produção de vinhos mais estruturados. Aqui os vinhos tintos mais frutados e potentes brilham.

-> Região ANDES: A altitude é o segredo da qualidade dos vinhos produzidos nesta região. Quando mais alto, mais frio. Esse controle permite a produção de vinhos tintos mais elegantes.

Mas o que gostamos é de nossa taça cheia de vinho bom não é mesmo?

Para ilustrar de forma prática essas diferenças, seguem algumas dicas de ótimos vinhos chilenos que você encontra no Chile, a preços bem mais amigos do que no Brasil, para você brindar e aproveitar:

-> Espumante Miguel Torres Santa Digna Rosé (Região COSTA)

Além de delicioso e muito refrescante, vale a pena comprar esse espumante pela curiosidade. Ele é feito de uma uva chamada “país”, quase extinta no Chile.   

Espumante Miguel Torres Santa Digna Rose

-> Terrunyo Sauvignon Blanc (Região COSTA)

Excelente vinho branco feitos da sauvignon blanc, perfeito para acompanhar pratos de frutos do mar.

Terrunyo Sauvignon Blanc

-> Herência Carmenère (Região ENTRE CORDILHEIRAS)

Um dos melhores vinhos de uva Carmenère que já provei. Se você gosta de Carmenère, esse é o seu número. Produzido pela Viña Santa Carolina.

Herencia Carmenere

-> Viu Manent Viu 1 (Região ENTRE CORDILHEIRAS)

O Viu 1 é o vinho ícone da Viu Manent. Um blend especial de quase a totalidade de uva Malbec e um pouquinho (2%) de Cabernet Sauvignon.

Viu Manent Viu 1

-> Seña (Região ANDES)

Outro grande ícone chileno feito de um blend de várias uvas como: Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot e Carmenere. Um vinho para comprar, guardar e beber em um momento especial.

vinho seña

-> Don Maximiliano Founders Reserva (Região ANDES)

Para mim, um dos melhores vinho do Chile, feito de uma mistura das uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot e Shiraz. Uma festa”.

Don Maximiliano Founders Reserva

Muito obrigada pelas dicas Alexandre! E se você se animou com essas informações, no próximo post tem dicas finais de onde é melhor comprar e como trazer seus vinhos chilenos favoritos para o Brasil. Vambora!

*** Veja mais dicas do CHILE no blog:
Onde comprar e como trazer vinhos chilenos para o Brasil
TOP 10 comidas típicas do Chile para experimentar
Cruce Andino: Como é fazer a travessia dos Lagos Andinos, entre Chile e Argentina
Todo o charme de Puerto Varas no Chile

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui