Próxima viagem: Descobrindo a linda e charmosa Gonçalves em Minas Gerais

0
Gonçalves
Clima de montanha da região de Gonçalves, em Minas Gerais. Foto: site Roteiro de Turismo

Situada no sul de Minas Gerais, pertinho da divisa com São Paulo, Gonçalves é uma simpática e charmosa cidade na região da Serra da Mantiqueira, formando junto com Campos do Jordão, Monte Verde e Santo Antônio do Pinhal (do lado paulista), um pólo turístico cada vez mais descoberto pelos viajantes.

A natureza da região ajuda: cachoeiras, florestas e uma bela infra estrutura com ótimas pousadas e novos restaurantes fazem da cidade de Gonçalves um destino perfeito passar um final de semana ou feriado prolongado, tanto no calor, como para o tempo mais frio que vem chegando.

Cachoeiras de Gonçalves
Diversas cachoeiras e atividades ao ar livre para fazer na cidade. Foto: site Roteiro de Turismo

Uma das principais atrações de Gonçalves é realmente a natureza ao redor, perfeito para quem quer mais tranqüilidade, como também para quem gosta de atividades um pouco mais radicais. Existem diversos conjuntos de cachoeiras pertinho da cidade, como a Cachoeira do Simão e do Retiro, que exigem pouca caminhada e são perfeitas para quem quer relaxar. Já para quem quer um pouco mais de emoção, dá para escalar a Pedra do Forno, que no alto dos seus 1970m de altura tem vistas incríveis da Pedra do Baú (a formação mais famosa da região) e em dias de céu limpo permite ver até Campos do Jordão (a 57km de distância). Rapel, bóia-cross, cascading e outras atividades mais radicais também podem fazer parte do programa.

Pedra do Forno
Vista da Pedra do Forno. Foto: site Roteiro de Turismo

O clima de montanha é sentido também nas pousadas da cidade, muitas delas próximas de fazendas e bosques de araucárias, em locais altíssimos, possibilitando vistas deslumbrantes de toda a região. O estilo de acomodações em chalés é bem comum, dando um clima ainda mais intimista e romântico. Aliás, há uma fama de que o café das manhãs das pousadas de Gonçalves são particularmente especiais e deliciosos, com ingredientes e pratos típicos da culinária mineira caipira, feitos e servidos no fogão à lenha.

Pousadas em Gonçalves
Lindas vistas e clima romântico das pousadas da cidade. Fotos: site Roteiro de Turismo

O centro de Gonçalves também guarda boas surpresas, como lojinhas lindas vendendo artesanato e produtos locais, muitos ligados a gastronomia da região, como geléias, pães, etc. Aliás, restaurantes bons (e até estrelados) é que não faltam em Gonçalves, sempre explorando esse lado da comida brasileira, especialmente da mineira. Essa é uma característica tão importante da região que acontece todo ano, no mês de outubro, o Festival de Gastronomia e Cultura da Roça, no qual diversos restaurantes, cafés e pousadas de Gonçalves se juntam produzindo pratos especiais, além uma agenda animada de shows, cursos, degustações, etc.

Festival de Gastronomia e Cultura da Roça
Festival de Gastronomia e Cultura da Roça. Foto: site Roteiro de Turismo

Quem quiser obter mais informações sobre opções de pousadas para se hospedar em Gonçalves, restaurantes para experimentar e passeios para se fazer, vale visitar o site Roteiro de Turismo que agrega muitas informações sobre toda região.

Uma cidade linda, numa região naturalmente especial, um roteiro de viagem que cabe perfeitamente num final de semana e feriado, Vambora então para Gonçalves?

+ informações: http://www.roteirodeturismo.com.br/destino/minas-gerais/goncalves/

*Post Publieditorial

*** Veja também:
Calendário de feriados de 2014
Festival de inverno de Campos do Jordão
Um dia em Inhotim

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui