Próxima viagem: É seguro viajar de avião na pandemia? Companhias aéreas brasileiras mostram os novos protocolos

0
Embarque com distanciamento social
Novos procedimentos para viajar de aviã. Foto: Diego Paiva

Cada vez mais pessoas estão voltando a viajar de avião na pandemia, mesmo ainda sem vacinas, no mundo e no Brasil. Os motivos são vários: como a retomada de viagens essenciais de trabalho, visita a familiares depois muito tempo e volta gradual de viagens a lazer.

É claro que depois de tanto tempo sem voar, e ainda vivendo períodos de incerteza, existe ainda muita apreensão e medo por parte dos passageiros, quando a ideia em qualquer viagem é sentir tranquilidade e segurança.

Exatamente para mudar essa percepção, as maiores companhias aéreas do Brasil (Azul, GOL, LATAM e VOEPASS) se juntaram para esclarecer seus papéis de responsabilidade com a segurança dos passageiros e também esclarecer quais são os protocolos de segurança e higiene em meio a pandemia do coronavírus que estão seguindo.

Esse tipo de ação de esclarecimento foi feito também por diversas companhias aéreas internacionais, como a SkyTeam, aliança global que possui 19 companhias (incluindo Delta Air lines, Air Europa, Air France, Alitalia, KLM e Aerolíneas Argentinas), num protocolo global de segurança e higiene chamado de SkyCare&Protect.

Protocolos e medidas de segurança para viajar de avião na pandemia no Brasil

Entre os protocolos mais comuns entre as quatro principais companhias aéreas brasileiras, está o sistema de filtro de ar das cabines, chamado de HEPA (High Efficiency Particulate Air) ou Ar Particulado de Alta Eficiência. Usado também por muitas companhias aéreas internacionais, esses filtros eliminam mais de 99,95% das partículas do ar, incluindo bactérias e vírus, permitindo que o ar fresco circule na cabine, em média, a cada três minutos.

O movimento do ar na aeronave através desse filtro é feito de cima para baixo, diminuindo a circulação entre passageiros. Outro fator interessante é que as aeronaves são divididas em segmentos de ventilação, variando entre três a sete fileiras, fazendo que o ar da aeronave não seja o mesmo compartilhado por todos a bordo.

Veja no vídeo abaixo como esse sistema HEPA funciona:

Outro protocolo seguido em todas é a desinfecção, em grau hospitalar, das superfícies internas dos aviões a cada voo.

O Diego Paiva, nosso amigo que trabalha com aviação, voltou a voar de avião no Brasil em julho/2020 e fez um post bem legal aqui para o Vambora! com um relato completo de como está sendo viajar de avião na pandemia por aqui.

Veja abaixo então quais estão sendo os protocolos seguidos por cada companhia aérea no Brasil para viajar de avião na pandemia mais seguro!

Protocolos de higiene e segurança das companhias aéreas brasileiras

1-) GOL

Aviao da companhia aerea GOL

Protocolos no check-in:
  • Compra da passagem e check-in online, incentivando cada vez mais o uso dos canais digitais, incluindo até check-in via Whatsapp.
  • No aeroporto, distanciamento nas filas com demarcação de adesivos no chão com a distancia mínima entre as pessoas.
  • Proteções de acrílico dos atendentes no check-in.
  • Caso seja preciso despachar a mala, recomendação de chegar antes já que os protocolos aumentaram o tempo de atendimento no aeroporto.
  • Fechamento temporário das salas VIP nos aeroportos.
  • Uso obrigatório de máscara para todos, exceto crianças com menos de 2 anos e pessoas com necessidades especiais ou deficiência cognitiva, que são orientados caso a caso.
Medidas nos voos:
  • Máscaras também obrigatórias desde 10/05/2020 (tirando a exceção explicada acima para crianças pequenas e pessoas com necessidades especiais).
  • Tripulantes também devem usar máscaras em todos os voos, bem como luvas, sempre que houver qualquer possibilidade de contato físico com outras pessoas.
  • Álcool em gel à disposição para a higienização das mãos nos voos.
  • Limpeza cuidadosa das aeronaves usando desinfetantes de grau hospitalar em todas as áreas da aeronave, incluindo cabine dos pilotos.
  • Todo o serviço de entretenimento a bordo é feito no próprio smartphone, tablet ou laptop, sem necessidade de toque em telas coletivas.
  • As revistas de bordo foram retiradas dos bolsões e agora são entregues sob demanda, embaladas individualmente, sugerindo aos passageiros que as levem para casa após o voo.
Serviço de bordo:
  • Snacks são distribuídos apenas no desembarque, evitando que as pessoas tirem as máscaras e comam dentro do avião.
  • Água é servida sob demanda ao longo do voo.
  • Não estão ocorrendo vendas a bordo.
Desembarque:
  • O desembarque é feito agora por fileiras, pedindo que os clientes permaneçam sentados até chegar a sua hora de levantar, começando pelos assentos da frente, até chegar ao fundo da aeronave.

2-) AZUL

aviao azul linhas aereas
Protocolos no check-in:
  • Medição de temperatura de tripulantes e funcionários, que trabalham em solo ou a bordo das aeronaves, a cada início de turno de trabalho. Tripulantes em estado febril são dispensados e orientados a seguir os protocolos médicos.
  • Uso de máscara obrigatório tanto para passageiros quanto para os tripulantes e funcionários.
  • Indicação também para fazer o check-in online.
  • Caso seja preciso despachar a bagagem, indicam fazer o auto-atendimento para etiquetagem de bagagem, disponibilizadas pela companhia em alguns aeroportos do país.
  • Na hora do embarque, estão fazendo o “Tapete Azul”, fazendo com que os passageiros embarquem a quatro metros de distancia entre si.
Medidas nos voos:
  • Limpeza profunda e total das aeronaves, feita a noite, incluindo locais que clientes possam ter mais contato, como cintos de segurança, bandejas das poltronas, apoios de braços, persianas, banheiros e bagageiros da cabine.
  • Mantas e travesseiros continuam sendo distribuídos, mas a entrega de fones de ouvido foi suspensa;
Serviço de bordo:
  • Assim como na GOL, a entrega do serviço de bordo ocorre no desembarque, para garantir a utilização da máscara durante toda a viagem;
Desembarque:
  • Também é feito agora por fileiras. Quando as portas se abrem, os passageiros são orientados a só levantarem e pegarem a bagagem quando for a vez deles de desembarcar.

No site oficial da Azul há ainda uma página descrevendo também todos esses novos protocolos de segurança e saúde nos voos.

3-) LATAM

aviao da latam

Protocolos no check-in:
  • Atendimento remoto e sem contato físico por meio de tecnologia de videoconferência. Esse sistema já existe nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Vitória e Florianópolis. Veja abaixo como funciona:

  • Filas transversais, alternadas e espaçadas nos balcões de check-in dos aeroportos.
  • Álcool gel no check-in e em todas as aeronaves por meio de dispenser e também distribuídos aos clientes em sachês individuais.

Medidas nos voos:

  • Obrigatoriedade do uso de máscaras por passageiros e tripulantes.
  • Possibilidade dos passageiros se acomodarem com maior distanciamento a bordo de acordo com a sua preferência e disponibilidade de assentos na aeronave.
  • Rígidos procedimentos de limpeza com álcool 70% de todos os pontos de contato físico dos passageiros e pulverizações a bordo da aeronave, independentemente de suspeitas de contágio.
  • Bloqueio do banheiro dianteiro da aeronave para uso exclusivo da tripulação, a fim de minimizar o contato com os passageiros.

Nós não tivemos informações, até esse momento, sobre a questão do serviço de bordo nos voos da Latam, bem como se estão seguindo também o protocolo de desembarque por fileiras. Entretanto a LATAM está com uma página no site deles contando mais sobre todos esses protocolos, além de alteração de passagens, remarcações devido a pandemia, etc.

Vale lembrar que em junho/2020 a Azul e da LATAM no Brasil fecharam um acordo de codeshare e nos seus programas de passageiros freqüentes, a princípio em 50 rotas domésticas não sobrepostas.

4-) VOEPASS

aviao da VoePass no Brasil

Protocolos no check-in:
  • Incentivo também pelo check-in online, podendo ser inclusive feito por um novo aplicativo.
  • Uso de máscara obrigatório para todos os passageiros, tripulação e colaboradores, tanto no aeroporto, como nos voos.
  • Álcool em gel está sendo disponibilizado no balcão de check-in, salas de embarque e dentro das aeronaves.
Medidas nos voos:
  • Limpeza e sanitização das aeronaves, antes do início de cada nova etapa de voo e a noite procedimentos de limpeza de forma complementar.
  • Sempre que possível, a marcação dos lugares é feita respeitando a distância segura entre os assentos utilizados por cada passageiro.
Serviço de bordo:
  • O serviço de bordo está temporariamente suspenso durante os voos.
  • Revista de bordo é entregue individualmente a cada passageiro, que fica a cargo de levá-lo consigo após o voo.
Desembarque:
  • Também estão fazendo o desembarque setorial por fileiras.

Essas foram as medidas apresentadas até então pelas principais companhias aéreas brasileiras para viagens de avião na pandemia do coronavírus.

Como falamos mais acima, vale ver o relato do Diego, mostrando como está sendo voar na prática pelo Brasil nesses tempos. Como ele mostra, nos voos, nem todo mundo está seguindo o protocolo de desembarque por fileiras, por exemplo, com muitas vezes continuando aquela aglomeração na hora de sair da aeronave.

Outro fato interessante é em relação ao assento do meio vago. Ainda que seja uma boa indicação, na prática, ela não está ocorrendo no Brasil, com voos muitas vezes cheios e sem assentos vagos. Isso se dá tanto pelo numero reduzido de voos ainda no Brasil, bem como o aumento da demanda nesses últimos tempos.

E você, já viajou de avião nessa pandemia? Aproveita e conta aqui nos comentários para a gente como foi a sua experiência e com que companhia aérea!

Por enquanto, pessoalmente, ainda estamos evitando viajar, especialmente de avião nesse momento, sem ser por motivos de urgência e trabalho.

Aproveita e afala para a gente: vocês já estão se sentindo seguros novamente para viajar de avião na pandemia? Vambora?

*** VEJA TAMBÉM:
Novas regras para remarcação e cancelamento de passagem devido ao Coronavírus
– Turismo pós coronavírus: como e quando voltaremos a viajar?
– Novo selo “Turismo Responsável” para retomada de viagens no Brasil

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui