Viajante Gourmet: O melhor ACARAJÉ

28
A pergunta que não quer calar: qual é o melhor acarajé?! Foto: GC/Blog Vambora!
A pergunta que não quer calar: qual é o melhor acarajé?! Foto: GC/Blog Vambora!

Quem diria que um bolinho de massa de feijão (que não é um tutu), frito em óleo de dendé (e não é moqueca), recheado de caruru (feito do renegado quiabo), camarão (seco), vatapá (que pode ser uma refeição sozinha) e saladinha (que está mais para vinagrete) pode ser tão gostoso? O acarajé é considerado o quitute oficial da Bahia e em tempos de carnaval, comidinhas rápidas, gostosas e substânciosas são a pedida da vez.

Acho que o acarajé na Bahia está para o pastel em São Paulo, uma barraquinha em cada canto, um favorito para cada pessoa.

Em Salvador, entre as diversas baianas algumas se destacam: Cira, Dinha e Regina. Numa rixa tão grande quanto Bahia x Vitória, se você perguntar para um baiano é possível que cada um diga o nome de uma como favorita, então na dúvida vá em todas! 🙂

Aliás, apesar das rixas, o ofício de fazer acarajé foi declarado Patrimônio cultural pelo IPHAN em 2004, dando importância a todos os acarajés e suas respectivas baianas.

A famosa dica para qualquer lugar que você coma seu acarajé é: quente ou frio? Quente é com bastante pimenta (normal para os baianos-aliás o significado da palavra acarajé em iorubá é “comer bola de fogo”!) e frio para os desacostumados (turistas, essencialmente). Novamente, na dúvida vá nos dois, porque provavelmente você não conseguirá comer um só.

Outra dica: para evitar manchas de dendê na sua blusa você pode pedir o acarajé aberto no prato (como um sanduíche) e comer de garfo e faca, mas há quem diga que acarajé mesmo é para comer na mão, se lambusando inteiro. Para prevenir vá com uma roupa escura, não custa né?!

Os endereços dos acarajés mais famosos de Salvador são, em ordem alfabética (para ser justa):

-> Acarajé da Cira: Largo de Itapoã, em Itapoã e Largo da Mariquita, no Rio Vermelho.( Seg a Sexta a partir das 16h/ Sábado e Domingo a partir das 10h)

-> Acarajé da Dinha: Largo de Santana, no Rio Vermelho ( Seg a Sexta a partir das 16h/ Sábado e Domingo a partir das 10h)

-> Acarajé da Regina: Largo de Santana, no Rio Vermelho ( Seg a Sexta a partir das 16h/ Sábado e Domingo a partir das 10h)

Então, vambora comer qual acarajé?!

*** Veja também:
– Salvador: Um roteiro básico
– Hotéis descolados em Salvador
– Indo para Morro de São Paulo
– Salvador: a cidade do acarajé, moqueca, cocada, sorvete…. 

 

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

28 COMENTÁRIOS

  1. É certo que em Salvador existe uma enorme opções de onde se
    comer um bom acrajé. Entretanto se estiver passando pelas bandas do Rio de Janeiro, o Acarajé da Baiana Claudia em Niteroi é sem duvida o melhor do Rio.

    • SILVIA, em Arraial, pelo menos que eu me lembre, não há um lugar específico para comer Acarajé. A cidade, como possui muitos estrangeiros, tem mais churrasco argentino e comida tailandesa, por incrível que pareça! Um bom acarajé vc vai provavelmente encontrar nas boas, e grandes, barracas de praia, como a do Sting ( em Araçaipe) ou do Faria ( em Pitinga).

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Bailandesa. Bailandesa said: Amo o da Cira RT @vambora: Vc sabe qual é o melhor acarajé de Salvador?! http://bit.ly/gk3Q7h Bora lá provar oxe! […]

  3. hotel salvador — Blog do Morro | Morro de São Paulo - Bahia - Brasil - O blog com todos os segredos sobre Morro de Sao Paulo.

    […] nota 10! Ah é: localização, bem no meio do Rio Vermelho, 10 minutos a pé do buchicho dos acarajés das baianas e de todos os barzinhos legais da região! Adorei e se puder, voltaria lá fácil, […]

  4. Olha pessoal não me lembro quando comecei a comer acarajé
    mais vou confesar uma coisa muito importantes para os amantes deste quitude da minha amada terra o melhor acaraja que ja comi
    em toda minha vida infelismente esta longe da bahia esta em Fortaleza CE e uma maravilha inesplicavel (pois sei o que estou falando (nasci em pernambues salvador no coração da cidade) e comi acaraje em todos os pointes de salvador principalmente quando minha esposa engravidou mais o da acaraje e cia em fortaleza e fora do comum oassei um tempo la e ate hj ainda não provei um igual aqui em salvador. Naõ desmerecendo nosas famosas baianas mais o pessoal la tambem e baiano

  5. Realmente ja comi na Acaraje & Cia em fortaleza e e uma maravilhaaaa mesmo eu sou apaixonada por acaraje
    e indico a quem for la em fortaleza para conhecer

  6. o melhor acarajé está em São Paulo. É feito pela Vilma, e pode ser encontrado na feira do Pacaembu às quintas e sábados! É espetacular, melhor que o de Salvador. Provem!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui