Vivendo e aprendendo: Viagem para o Jalapão – 6 dicas para saber antes de ir!

0
Fervedouro Rio Sono
Fervedouro Rio Sono. Foto: Diego Tour Jalapão

O Jalapão é um dos destinos turísticos que mais crescem no Brasil! Com paisagens lindas e muitas atrações naturais, fazer uma viagem para o Jalapão, no Tocantins, tem se tornado um dos maiores desejos de viagem dos brasileiros nos últimos anos.

Para quem ama ecoturismo, o Jalapão é mesmo um destino dos sonhos no Brasil, com paisagens únicas! De dunas até nascentes de águas, a natureza aqui realmente impressiona!

Com o crescimento do turismo, a infraestrutura da região tem melhorado cada vez mais, com mais agências, pousadas e passeios organizados. Porém, há ainda muitas dúvidas dos viajantes em relação ao destino.

Então, para ajudar você a planejar sua viagem para o Jalapão, selecionamos e respondemos 6 das principais questões de quem quer conhecer a região. Confira abaixo!

Viagem para o Jalapão: 6 dicas para saber antes de ir

1-) Qual é o aeroporto mais próximo do Jalapão?

Diego Tour Jalapão
Agência Diego Tour Jalapão. Foto: Diego Tour Jalapão

O Jalapão é um parque estadual, no estado do Tocantins, com cerca de 34 mil km². Ele fica a cerca de 260km da capital Palmas, principal porta de entrada na região, já que do seu aeroporto chegam voos de diversas partes do Brasil.

Por ser um parque estadual muito grande, o mais comum é fazer uma viagem pela região (veja mais abaixo quantos dias são necessários), usando algumas cidades como base. São elas: Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Felix do Tocantins.

O roteiro padrão pelo Jalapão sai então de Palmas e passa por essas três cidades, dormindo em cada uma delas. Para percorrer as distâncias, usa-se carros 4×4, já que dentro do parque praticamente todas as estradas são de terra.

Pela necessidade desse tipo de veículo e pela questão do sinal do celular (veja mais no item 5), o mais comum é conhecer a região através de agências. Essas possuem pacotes incluindo translado, hospedagem, alimentação e passeios, como é o caso da Diego Tour Jalapão, considerada uma das melhores agências da região.

2-) Qual a melhor época para ir ao Jalapão?

Dunas Por do sol Jalapao
Dunas do Pôr do Sol no Jalapão. Foto: Diego Tour Jalapão

O Jalapão é um destino que pode ser visitado o todo o ano, mas há algumas épocas melhores do que outras.

A época da seca (de maio a setembro) é a princípio a melhor para se ir na região, pois o clima fica mais estável, como temperaturas menos altas, especialmente durante a noite.

Já na época das chuvas (de outubro a abril), rios e cachoeiras ficam mais cheios e as estradas de terra da região ficam mais compactas. Porém, como as atrações do Jalapão são ao ar livre, a chuva pode atrapalhar a programação dos passeios.

Se puder escolher, prefira então ir ao Jalapão de maio a julho, quando o ar não fica tão seco, as temperaturas não estão tão altas e as chances de queimadas são menores.

3-) Quantos dias são necessários para conhecer o Jalapão?

Cachoeira da Formiga Jalapão
Cachoeira da Formiga, uma das mais belas atrações do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

O tempo mínimo fazer uma viagem para o Jalapão é de 3 dias, com 2 noites. Porém, já avisamos que essa opção vale a pena só para quem tem mesmo pouco tempo disponível, como um fim de semana ou feriado.

O mais indicado é fazer um roteiro de 4 ou 5 dias. Nessas opções você vai conseguir conhecer a maior parte das atrações com tranquilidade! O roteiro de 4 dias é inclusive o mais vendido pelas agencias do Jalapão.

No da Diego Tour Jalapão, por exemplo, o tour de 4 dias inclui as seguintes atrações:

  • Pedra Furada;
  • Lagoa do Japonês;
  • Cânion Sussuapara;
  • Duna do Pôr do Sol;
  • Os fervedouros do Buritis, Ceiça, Macaúbas, Alecrim e Bela Vista;
  • Cachoeira do Formiga e das Araras.

Para quem quiser fazer trilhas, como para a Serra Catedral ou também conhecer atrações como Cânion Encantado e Serra Gerais, o ideal é pegar um pacote de 6 ou 7 dias. Veja aqui mais detalhes sobre as opções de pacotes com a agência Diego Tour Jalapão.

4-) Que tipo de roupa usar no Jalapão?

Lagoa japones jalapao
Lagoa do Japonês no Jalapão. Foto: Diego Tour Jalapão

O Jalapão é um destino quente o ano todo, não importa a época! As temperaturas passam facilmente dos 30ºC, seja na época de chuvas ou na da seca.

Uma diferença é que no período de seca, as noites são mais frescas, mas mesmo assim dificilmente as temperaturas ficam menores do que 20ºC.

Como a maior parte dos passeios são ao ar livre e as distâncias são grandes, vale sempre usar roupas bem frescas e confortáveis durante a viagem.

Veja abaixo os itens essenciais para você levar na sua mala de viagem para o Jalapão:

  • Um chinelo (calçado que mais irá usar);
  • Um tênis para trilhas e caminhadas maiores;
  • Quem tiver sapatilhas antiderrapantes pode também levar! Elas ajudam na hora de visitar as cachoeiras da região, dando mais aderência e proteção;
  • Roupas de banho para entrar nos fervedouros e cachoeiras;
  • Toalha ou canga para se secar depois;
  • Boné ou chapéu;
  • Óculos de sol;
  • Protetor solar e Repelente. Importante: Para entrar nos fervedouros e cachoeiras não se deve passar protetor nem repelente, pois as substâncias químicas presentes na maioria deles contaminam a água;
  • Blusa de manga comprida, com proteção UV, ideal para mergulhar e fazer caminhadas ao ar livre.

Além de sempre andar com uma garrafa de água, outro item essencial para se ter na mala são remédios! Leve todos que precise durante a viagem, já que nas cidades menores do Parque Estadual do Jalapão farmácias são bem raras.

Em Palmas há mais opções mas vale a pena já se garantir e chegar por lá com tudo em mãos.

5-) Tem sinal de celular no Jalapão?

Serro Catedral no Tocantins
Serro Catedral no Tocantins. Foto: Diego Tour Jalapão

A questão do sinal de celular e internet no Tocantins é ainda um problema. Em cidades grandes, como Palmas, o sinal é bom, porém basta começar a viajar pela região do Parque Estadual do Jalapão que o sinal some e seu celular pode virar “apenas uma máquina fotográfica”.

Mesmo nas cidades base para fazer a viagem, como Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Felix do Tocantins, o sinal existe, mas é mínimo (tanto do 4G, como do celular em si). Até mesmo nas pousadas o wi-fi pode oscilar muito.

Por isso, considere ficar muitas horas incomunicável durante a viagem. Isso influencia, inclusive, na decisão de viajar para lá com uma agencia, já que quem vai por conta própria, se precisar de ajuda na estrada ou usar um mapa online, pode ter problemas.

Uma das vantagens de ir com pacote é que os guias experientes das agências sempre viajam em grupo e também já sabem exatamente todos os caminhos e locais de melhor sinal.

A questão do celular e internet influencia também sobre o dinheiro e pagamentos. No Jalapão maquinas de cartão são raras, já que o sinal é ainda bem fraco.

Por isso, leve ou tire dinheiro em Palmas para usar durante os dias que for viajar ao Jalapão.

6-) Qual o valor de uma viagem para o Jalapão?

Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Belo Vista, um dos mais bonitos do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Os valores para uma viagem para o Jalapão dependem do número de dias, bem como de que forma você irá viajar para a região: com agência ou por conta própria.

Vale reforçar que não é indicado viajar para o Jalapão sem ter um veículo 4×4. Não que seja impossível, mas em geral viajar sozinho na região é bem mais complicado do que ir com uma agência, com tudo incluso.

Por isso mesmo existem muitas ótimas agencias no Jalapão que oferecem pacotes, onde sua única preocupação será só curtir e aproveitar a viagem.

Esse é o caso da Diego Tour, uma das melhores agências do Jalapão, que atua desde 2016. Um dos diferenciais deles é que eles nascerem e foram criados na região, conhecendo muito bem o Jalapão!

Além da agência de turismo, eles tem também a Pousada Diego Tour, em Ponte Alta do Tocantins, uma das três cidades-base para o passeio. A história em si da agencia é linda e tem uma base familiar super forte! Vale conferir mais no site da Diego Tour.

Lá também já dá para ver uma boa base dos preços, mas em geral esses são os valores em média (incluindo translado, passeios, hospedagens e refeições): o pacote de 3 dias (2 noites), custa a partir de R$ 1800. Já o pacote padrão, de 4 dias (3 noites), o valor é por volta de R$ 2500.

Destino perfeito para quem ama natureza, o Jalapão impressiona e está cada vez mais fácil de visitar! Vambora então planejar sua viagem para lá!

Quem tiver mais dúvidas, é só deixar um comentário aqui no post!

*Post Publieditorial

*** VEJA MAIS DICAS DO JALAPÃO:
O que fazer no Jalapão: Roteiro completo de viagem!
TOP 5 Atrações do Jalapão para conhecer
Hotel em Palmas: Veja os melhores lugares para ficar na cidade

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui