Descanso merecido: Onde ficar em Praga – Dicas de hotéis e regiões para se hospedar na cidade

2
Vista Praga Hotel Golden Well
Café da manhã no hotel Golden Well com uma vista maravilhosa de Praga. Foto: Divulgação

Sendo uma das cidades mais turísticas da Europa, opções de lugares para escolher onde ficar em Praga, é que não faltam! E uma das coisas que mais achei interessante é que em comparação a outras cidades européias, como Berlim e Paris, por exemplo, os valores das diárias em Praga são muito menores, o que é excelente (e o bolso agradece!).

Essencialmente há três boas regiões para o turista ficar hospedado em Praga: Staré Mesto e Centro histórico (coração de Praga e de mais fácil acesso para quem chega de trem na cidade), Malá Strana (região mais tranquila e próxima do Castelo de Praga) e Praça Venceslau e Nové Mesto (centro novo de Praga, mais agitado e com comércio).

Abaixo você confere todos os detalhes e dicas sobre o melhor de cada região e opções de lugares para se hospedar em Praga. Vambora!

Onde ficar em Praga: Regiões e Hotéis

1-) Staré Mesto e Centro histórico

Old Town Square Praga
Centro histórico de Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

Para mim é a melhor região onde ficar em Praga, por um simples motivo: aqui você estará absolutamente perto de tudo na cidade, desde a estação de trem (podendo ir dela até o hotel caminhando) até as principais atrações da cidade, o que é excelente para quem vai pela primeira vez para Praga.

A variedade de serviços, incluindo restaurantes, lojas, bares, supermercados é também imensa, o que facilita muito a vida do turista. Por tudo isso, é uma região cheia de opções de hotéis e com fluxo grande de turistas.

Motel One Prague: sugestão de onde ficar em Praga
Motel One Prague: sugestão de onde ficar em Praga. Foto: Divulgação

Staré Mesto é uma área pequena de Praga, mas mesmo assim você pode encontrar diferenças de preços: quanto mais próximo do centro histórico, maior o preço das diárias, porém se você se afastar umas 3 quadras da região mais central ainda estará muito bem localizado e pagará bem menos!

Uma outra dica importante em relação aos hotéis de Praga localizados na parte mais antiga da cidade (tanto Staré Mesto e Centro histórico, como Malá Strana, lado onde está o Castelo de Praga – ver mais abaixo) é que a grande maioria dos hotéis por aqui não tem elevador, o que pode ser um grande problema. Por isso, se você estiver com malas muito grandes ou pesadas, estiver viajando sozinho ou tiver qualquer problema em subir malas em escadas, antes de reservar o hotel, vale conferir se ele possui ou não um elevador.

Quarto do Hotel Axa em Staré Mesto
Quarto do Hotel Axa em Staré Mesto. Foto: Divulgação

Em Staré Mesto, ficamos no Hotel Axa, localizado num prédio histórico que foi recentemente todo reformado (com elevador!), decoração moderna, quartos e banheiros grandes e confortáveis, um café da manhã excelente (cheio de variedades), muito próximo do centro histórico (uns 10 minutos a pé), perto de diversos restaurantes, lojas (há também um shopping próximo), supermercado e muito bem servido de transporte público, possuindo uma parada do tram na sua frente e uma estação de metrô a poucos metros, sendo que dá para ir a pé da estação de trem até ele (e foi o que fizemos, em cerca de 15 minutos, andando no reto). Achei esse hotel numa promoção incrível do Booking, e o custo X benefício é excelente.

Grand Hotel Bohemia
Grand Hotel Bohemia bem próximo do centro antigo de Praga. Foto: Divulgação

Outras opções de hotéis com bom custo X benefício nessa região em Praga é o Grand Hotel Bohemia, um pouco mais centralizado que o Axa (e por isso mais caro) e o Motel One Prague, de uma rede alemã de hotéis excelente que é a Motel One, hotel com design, ótimos preços só um pouco mais afastado do centro e com café da manhã cobrado a parte (dai vale comer na rua ou comprar algo num supermercado para continuar valendo o custo X benefício).

BoHo Prague Hotel
Entrada do BoHo Prague Hotel: entrada clássica e interior moderno. Foto: Divulgação

Outra dica para escolher bem onde ficar em Praga: para quem tem orçamento mais apertado ou viaja em grupo ou família, considere ficar num hostel ou alugar um apartamento. No caso de aluguel de apartamento sai mesmo mais em conta para quem viaja em grupo, dividindo os custos e podendo usar cozinha do lugar, economizando ainda mais. Existem sites específicos para aluguel de apartamento em Praga (como Airbnb), mas hoje em dia, sites de reserva de hotéis, como o Booking, também possuem opções de apartamentos para se hospedar. Só não se esqueça que você estará num prédio geralmente sem serviço (não há recepção, restaurante, café da manhã, etc) e por isso mesmo, os preços tendem a ser mais interessantes. Veja aqui algumas opções: http://bit.ly/1TmapCF

Design Hotel Jewel Prague
Lindo quarto do Design Hotel Jewel Prague. Foto: Divulgação

Já para quem quiser um pouco mais de luxo e conforto na região de Staré Mesto e do Centro histórico mas ainda com preços não muito exorbitantes, os hotéis BoHo Prague Hotel (com decoração bem moderna mas ainda sim acolhedora), o Design Hotel Jewel Prague (também seguindo uma decoração mais moderna porém com toques mais clássicos e ainda mais próximo do centro velho da cidade) e o Ventana Hotel Prague (em estilo mais clássico e tradicional, a poucos metros da praça do centro antigo) são extremamente bem recomendados.

2-) Malá Strana

Vista de Malá Strana do hotel Three Stork
Vista de Malá Strana do hotel Three Storks. Foto: Divulgação

O distrito de Malá Strana é o mais próximo do Castelo de Praga e embora de dia seja uma região bem agitada (pela quantidade de turistas que circulam por lá), a noite fica bem mais calmo, mostrando um lado mais tranquilo de Praga, com uma sensação de quase volta ao tempo.

A grande questão para quem quiser ficar hospedado aqui é que, ainda que muito bem localizado, Malá Strana não é tão central, sendo um lugar de muitas ladeiras, então considere todo dia ter que possivelmente encarar uma para ir e chegar ao seu hotel ou passear pela região. Pelo que vi, ainda que muito agradável, é um local mais indicado para quem já conhece Praga (já foi alguma outra vez) ou gostaria de ficar numa região mais tranquila do que o centro histórico.

Bishop's House, opção de hotel onde ficar em Praga
Hotel Bishop’s House. Foto: Divulgação

A quantidade hotéis por aqui é um pouco menor do que em Staré Mesto, com preços um pouco mais altos e na maioria das vezes em prédios mais antigos (muitas vezes sem elevador) mas existem bons hotéis na região e ainda com bom custo X benefício, como o Bishop’s House (que foi recentemente todo reformado e tem hoje decoração mais moderna combinada com esse estilo mais antigo do prédio) e o Three Storks que segue esse estilo renovado só que ainda mais moderno.

Quarto do hotel Golden Well
Estilo mais clássico e tradicional do hotel Golden Well. Foto: Divulgação

Já para quem quiser um pouco mais de luxo e conforto, o hotel Golden Well (ao lado do Castelo de Praga, numa rua bem tranquila, com estilo histórico e clássico) é muito bem recomendado e considerado um dos melhores da cidade. Veja aqui mais opções de hotéis em Malá Strana: http://bit.ly/1TeCDkI

3-) Nové Mesto e Praça Venceslau

Grand Hotel Europa na  Praça Venceslau
Grand Hotel Europa na Praça Venceslau. Foto: GC/Blog Vambora!

Das três melhores regiões indicas para ficar em Praga, pode ser considera a menos ideal. Explico: ainda que existam boas atrações por perto e não esteja tão longe do centro histórico, é uma área menos charmosa que as outras duas acima, mais agitada e de certo modo mais cosmopolita, o que não é ruim, mas também não é tão interessante, perto do que Praga, mais especificamente as duas outras regiões, tem a oferecer.

Pela maior distancia até o centro histórico, em geral por aqui se encontra hotéis com tarifas um pouco mais baixas, muitos hotéis de rede e também diversas opções de apartamentos para alugar. Veja aqui alguns exemplos: http://bit.ly/1swc6E2

Com todas essas informações já sabe onde ficar em Praga? Então Vambora!

*** Veja mais dicas de PRAGA no blog:
O que fazer em Praga: roteiro de 3 a 4 dias
Castelo de Praga: todas as dicas para visitar o mais castelo do mundo!
Cesky Krumlov, um bate e volta dos sonhos desde Praga
Todas as dicas de PRAGA no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá. Estou com dúvida em relação a hospedagem em Praga. Estou entre ficar esses dois:
    * Grandior Hotel Prague [um 5 estrelas que consegui pegar por um ótimo preço – R$ 2.000,00 para 4 noites – https://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g274707-d5888187-Reviews-Grandior_Hotel_Prague-Prague_Bohemia.html

    * Pure White [um ótimo 3 estrelas – muito bem avaliado no trip advisor – melhor inclusive que o 5 estrelas acima – as 4 noites sairiam por R$ 1.150,00 – https://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g274707-d2175900-Reviews-Pure_White-Prague_Bohemia.html

    A minha maior dúvida na realidade é com relação a localização. Me parece que a localização do hotel 5 estrelas é melhor….mas queria saber se a localização do Hotel Pure White também é boa. Porque se fosse boa, iria acabar ficando nesse. Apesar de o outro ser um 5 estrelas, ele não apresenta nenhum grande diferencial que justifique pagar mais caro – a não ser que seja a localização mesmo.
    Muito obrigada por todas as suas dicas e ajudas!

    • Olá Graciele,
      Pelo que vimos, a localização desse segundo não é muito boa pois fica longe do centro histórico. De preferência vale ficar mais próximo para poder fazer a maioria dos passeios e pé e usar o transporte público só se necessário. Veja as opções que colocamos aqui no post, são hotéis bem legais e todos com boa localização, sem pagar muito por isso.
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui