Lugares improváveis: Cesky Krumlov na República Tcheca, uma cidade de contos de fadas para chamar de sua

5
Cesky Krumlov
Cesky Krumlov na República Tcheca. Foto: GC/Blog Vambora!

Visitar Cesky Krumlov, na República Tcheca, é ao mesmo tempo ter a sensação de fazer uma viagem ao tempo, bem como de a cada esquina estar num museu olhando para uma pintura: um lindo e imenso castelo no alto, um rio circundando pequenas vielas e pontes, pequenos prédios e casas renascentistas e barrocas…Se falasse para você fechar os olhos e imaginar uma cidade medieval, provavelmente você descreveria exatamente Cesky Krumlov: é realmente uma cidade dos sonhos.

Cesky Krumlov
Vista do Castelo de Cesky Krumlov. Foto: GC/Blog Vambora!

Não por menos a Cesky Krumlov é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO: construída por volta do século XIII, ao redor do seu castelo (o segundo maior da República Tcheca – menor apenas que o de Praga), possui elementos góticos, renascentistas e barrocos praticamente intocados desde sua criação, um exemplo mesmo de uma cidade medieval européia que sobreviveu a 1ª e 2ª guerras sem muitas feridas. Sorte nossa de poder ver tudo isso hoje de perto.

Mapa Cesky Krumlov
Mapa de Cesky Krumlov

Muitos dizem que Cesky Krumlov lembra Praga, mas só se for numa versão em miniatura e super fofa. A escala de Cesky Krumlov é mesmo infinitamente menor, o castelo (na minha opinião) mais encantador (e com mais cara de castelo medieval do que o de Praga) e o melhor: muito menos cheia que a capital, sendo possível reparar em todos os seus detalhes com muito mais calma. Se Praga é linda e vibrante, Cesky Krumlov é fofa e tranquila, cada uma encantadora do seu jeito.

Vista Cesky Krumlov
Cidade linda! Foto: GC/Blog Vambora!

Como chegar em Cesky Krumlov

Cesky Krumlov fica praticamente no meio do caminho entre Praga e Viena, sendo bem comum ir para lá quando se está na República Tcheca, sendo só 180km da capital Praga.

A maneira mais prática de chegar lá é indo de ônibus (não há trens que chegam em Cesky), sendo a companhia mais famosa, a Student Agency, com seus ônibus amarelos. Os ônibus são muitoooo confortáveis com até wifi e serviço de bordo, e as passagens bem baratas (por volta de 7 euros o trecho).

Onibus Student Agency
Ônibus da empresa Student Agency que vão até Cesky Krumlov. Foto: GC/Blog Vambora!

A viagem dura por volta de 3h, sendo que o ônibus faz algumas paradas intermediárias no caminho. As passagens podem ser compradas diretamente no site da empresa (https://bustickets.studentagency.eu/) sendo recomendado comprar as passagens com pelo menos uns 3 dias antes de viajar, devido a alta procura.

Onibus Student Agency para Cesky Krumlov
Site da Student Agency com o ônibus para Cesky Krumlov

Para comprar a passagem, no site da Student Agency, selecione como o local de saída Praga “Na Knížecí” (que é um terminal de ônibus, localizado logo na saída da estação de metrô Anděl) e chegada em Cesky Krumlov AN (o ponto de parada do ônibus que fica apenas uns 10 minutos de caminhada do centro histórico da cidade).

Interior Republica Tcheca
Viagem pelo interior da República Tcheca até Cesky Krumlov. Foto: GC/Blog Vambora!

Há diversos horários ao longo do dia, mas vale pegar um ônibus cedo (o das 7h, por exemplo) que chega na cidade por volta das 10h, antes da maioria dos ônibus de excursão. Outra vantagem de ir cedo é conseguir pegar um tour gratuito pela cidade (veja abaixo).

Roteiro por Cesky Krumlov – Bate e Volta desde Praga

Cesky Krumlov
Vista da cidade do alto do castelo. Foto: GC/Blog Vambora!

Cesky Krumlov é uma daquelas cidades gostosas de passear sem pressa, para conseguir sentir seu clima e todos os detalhes, por isso ainda que não muita gente faça, é indicado passar pelo menos uma noite na cidade. Por outro lado, quem não tem muito tempo é bem factível curtir e conhecer as suas principais atrações num dia, num bate e volta de Praga.

Ruas Cesky Krumlov
Pelas ruazinhas de Cesky Krumlov. Foto: GC/Blog Vambora!

Seja para quem faça um bate e volta ou vá dormir ao menos uma noite lá, recomendo fazer inicialmente um tour guiado para conseguir se situar e conhecer mais da história da cidade e conhecer alguns detalhes que passariam batido se você estiver passeando lá apenas por conta própria.

Arquitetura Cesky Krumlov
Arquitetura de Cesky Krumlov cheia de detalhes e histórias que são explicadas durante o tour. Foto: GC/Blog Vambora!

Dessa forma, descobrimos sem querer um ótimo Free Walking Tour (tour guiado no qual você paga no final o quanto achar que o guia mereceu) de 1h30, que sai diariamente às 10h30 da Praça Central de Cesky Krumlov (você reconhecerá o guia pelo guarda chuva vermelho) e na alta temporada (de abril a outubro) também às 14h. O guia (em inglês) foi ótimo e nos levou pelas principais ruelas de Cesky até o alto da cidade nos jardins do Castelo, nos deixando depois livres para conhecer mais da cidade e o próprio Castelo de Cesky Krumlov.

Castelo de Cesky Krumlov
Visão do imenso castelo no alto da cidade. Foto: GC/Blog Vambora!

Se fizer o tour da manhã, provavelmente já será quase hora do almoço quando o passeio terminar, então vale escolher alguns dos restaurantes e tabernas medievais para almoçar e depois ir conhecer os cômodos internos do castelo. Como fomos bem no início de abril, não tinham muitos restaurantes abertos por ser começo da temporada, mas há muitos cafés e restaurantes para provar, dos mais modernos até os mais tradicionais (em porões ou sótãos com clima medieval).

Detalhes Cesky Krumlov
Detalhes de Cesky Krumlov: se o Google Translate estiver certo, está escrito mais ou menos isso “..um pequeno canto do mundo onde o coração humano e a mão humana conjurou um conto de fadas..”Foto: GC/Blog Vambora!
Artesanato Cesky Krumlov
Artesanato tradicional em madeira de Cesky Krumlov. Foto: GC/Blog Vambora!

Como irá perceber, existem muitas lojinhas e pequenos museus fofos na cidade, então depois de visitar o castelo vale fazer uma visita pelo centro e comprinhas que vão desde pães doces até bonecos de madeira bem famosos da região. Pequenas ilhas ligadas por pontes, do centro histórico até o castelo, são também o lugar ideal para sentar, escutar o rio, vislumbrar o castelo e ter um daqueles momentos únicos na cidade.

O Castelo de Cesky Krumlov

Entrada Castelo de Cesky Krumlov
Entrada do Castelo de Cesky Krumlov. Foto: GC/Blog Vambora!

O Castelo de Cesky Krumlov é um dos maiores da Europa, com um complexo de 40 prédios e palácios interligados.

Jardins do castelo de Cesky Krumlov
Jardins do castelo de Cesky Krumlov. Foto: GC/Blog Vambora!
Fonte do jardim do castelo de cesky krumlov
Fonte do jardim do castelo de Cesky Krumlov. Foto: GC/Blog Vambora!

A entrada para os pátios e áreas externas, bem como a imensa e linda área dos jardins, é gratuita e é como dos muitos turistas acabam conhecendo o local. Quem faz o tour guiado que citei acima, já vai conhecer a maior parte dessas áreas públicas e mesmo depois do fim do tour, vale caminhar pelos jardins do castelo que são mesmo belíssimos, além de parar nas pontes e mirantes para apreciar com calma (e tirar muitas fotos :-D) as vistas perfeitas de Cesky Krumlov.

Castelo de Cesky Krumlov
Vistas incríveis da cidade do alto do Castelo. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem tiver tempo, dai vale fazer algum dos tours guiados pelo castelo que são essencialmente 3, feitos em inglês:

  • Visita Guiada nº 1: Dura por volta de 1h e se concentra nas partes do período renascentista e barroco do interior do castelo, incluindo a capela e alguns dos salões principais.
  • Visita Guiada nº2: Também com duração de 1h, se concentra na história e nos cômodos da família nobre Schwarzenberg, a última que viveu no castelo, antes dele virar propriedade do governo tcheco.
  • Visita guiada ao Teatro: Com 40 minutos de duração, se conhece o impressionante teatro barroco do castelo, um dos poucos e mais bem preservados do mundo.

Os tours ocorrem em geral de Abril/Maio a Outubro e todas as informações de horários e preços podem ser vistas no site oficial do castelo: http://www.castle.ckrumlov.cz/docs/en/atr3.xml

Patio interno do Castelo de Cesky Krumlov
Pátio interno do Castelo de Cesky Krumlov. Foto: GC/Blog Vambora!
Castelo de Cesky Krumlov
Detalhe da ponte principal do castelo. Foto: GC/Blog Vambora!

É possível ainda visitar o museu do castelo e a torre, com vistas (dizem, pois não consegui subir rs) ainda mais lindas da cidade, mas já aviso: são 162 degraus até o topo…E não deixe de reparar: bem na entrada do castelo, entre a ilha e a ponte, é possível ver ursos! Sim, ursos de verdade que eram (e continuam sendo) os “guardiões” oficias do castelo, numa tradição desde 1707. Quem vê não acredita!

Castelo Cesky Krumlov
A cada passo mais uma vista linda da cidade emoldurada. Foto: GC/Blog Vambora!

Quando estivemos em Cesky, pegamos sol, frio, neve e chuva, tudo num mesmo dia e mesmo assim, a cada mudança de tempo, a cidade se mostrava linda de alguma forma. Se Praga é um ícone, Cesky Krumlov é um tesouro, valendo muito a pena dedicar pelo menos um dia para descobri-la. Vambora?

*** Veja mais dicas de PRAGA e da República Tcheca no blog:
Conhecendo o Castelo de Praga, o maior castelo do mundo!
Onde comer em Praga: dicas de restaurantes, bares e cafés para experimentar
Praga, como não se apaixonar?

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

5 COMENTÁRIOS

  1. Existem tantos lugares incríveis fora do eixo tradicional de turismo, as pessoas não imaginam o que deixam escapar. Foi assim que eu descobri Rosendaal na Holanda.

    • Olá Fabrício,
      É muito bom variar mesmo, ainda que no caso de Cesky a cidade já é bem turística mas ainda não são muitos brasileiros que conhecem mas vale muitooo a pena! Cidade incrível! 🙂

  2. Cesky Krumlov, é realmente fantástica. Uma pequena cidade que valeu muito a pena ter conhecido, quase por acaso numa viagem que fiz com minha esposa no leste europeu. Na realidade, eu estava procurando por Viena e a chamada para a pequena Cesky me chamou atenção e acabei viajando virtualmente embriagado nas recordações. Simplesmente linda. É um dos lugares que vale a pena conhecer.

  3. Olá, 
    Estou indo para Praga no começo de novembro próximo. 
    Qual seria a antecedência adequada para comprar a passagem de ônibus para Cesky Krumlov? 
    Pretendo ir de RegioJet e imaginava comprar “na hora” mais pelo fato de escolher o dia conforme a previsão do tempo, visto que vou ficar 4 dias em Praga.
    Obrigado e parabéns pelo blog e post! Ricky

    • Olá Ricky,
      Como falamos no post, devido a alta procura, vale comprar as passagens com pelo menos uns 3 dias antes de viajar. Você consegue ver através de sites de clima e aplicativos a previsão do tempo em geral para pelo menos 1 semana, então dá para se programar com calma.
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui