Roteiro cultural: Castelo de Praga – Como visitar o maior castelo do mundo!

0
Ponte Carlos e Castelo de Praga
Castelo de Praga visto da Ponte Carlos em Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

O Castelo de Praga é considerado pelo Guinness Book o maior castelo do mundo, você sabia? Isso porque o Castelo de Praga não é simplesmente apenas “um castelo” como a gente normalmente conhece: é na verdade um conjunto imenso de palácios, igrejas, jardins e museus, numa área maior do que sete campos do futebol!

E o mais curioso é que ao contrário do que muita gente pensa, a visão mais famosa do castelo no alto da colina de Praga (como a da foto que abre o post), não é na verdade o Castelo de Praga. Trata-se só uma parte dele, sendo as torres da Catedral de São Vito, uma de suas atrações mais famosas.

Pois é, para quem vai pela primeira vez para Praga e olha o castelo de longe, não tem ideia de que o Castelo de Praga é muito maior do que se possa imaginar! Confira abaixo todas as dicas para visitar este, que é, o maior castelo do mundo!

+ Veja aqui Ingresso para o Castelo de Praga

Castelo de Praga: Veja como visitar!

1-) História do Castelo de Praga

Monograma Rei Vladislav Jagiello Castelo de Praga
Monograma do Rei Vladislav Jagiello com a data de 1500, pintado numa das paredes do Antigo Palácio Real. Foto: Reprodução/http://www.hrad.cz/

A história do início da construção do Castelo de Praga se dá por volta do ano de 880, pelo Príncipe Bořivoj, que começou as primeiras fortificações no local.

Nos anos seguintes, outros governantes continuaram a aumentar e adicionar partes ao castelo. Isto deu para a construção um estilo mais eclético, misturando vários estilos arquitetônicos, do românico ao gótico.

Entre tantas construções e reformas ao longo dos séculos, uma das maiores e mais recentes foi feita em 1920, tornando o local muito parecido com o que vemos hoje em dia.

Em relação a sua função, o castelo sempre foi a sede do governo, bem como local oficial de moradia do chefe de estado.

E além de ser o maior castelo do mundo, o Castelo de Praga é também considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO!

2-) Principais atrações do Castelo de Praga

Catedral de Sao Vito
Catedral de São Vito no Castelo de Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

O Castelo de Praga é um imenso conjunto de diversos edifícios, ruelas e jardins, sendo praticamente uma pequena cidade dentro de Praga.

Conhecer todas as suas atrações num único dia é quase impossível, mas existem algumas que se destacam e que são as mais visitadas pelos turistas.

Seja pela sua importância histórica, seja pela beleza, são elas que vale a pena você tentar conhecer quando for pela primeira vez ao castelo! Confira abaixo:

– Catedral de São Vito

Joias da Coroa Castelo de Praga
Um das joias da exposição “História do Castelo de Praga”. Foto: Reprodução//www.hrad.cz

Uma das maiores atrações do Castelo de Praga, a Catedral de São Vito é mesmo de tirar o fôlego! Vale a visita pela sua beleza, detalhes e história que guarda, já que demorou cerca de 600 anos para ficar completamente pronta.

Entre tantas histórias e detalhes, destaca-se aqui ver o vitral do artista art nouveau Alfons Mucha (super moderno, nesse edifício tão antigo), a tumba de São João Nepomuceno feita toda de prata (ao todo foram usadas 2 toneladas!!) e a Capela de São Venceslau (com painéis folhados a ouro e pedras semi preciosas), onde há também o acesso a câmara onde estão guardadas a sete chaves as jóias da Coroa Tcheca.

– Antigo Palácio Real

Basílica de St George
Basílica de St George. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma das partes mais antigas do Castelo de Praga (de 1135) e que foi para mim um dos locais com mais “cara de castelo” de todo o complexo.

Aqui a sensação é de realmente voltar no tempo das monarquias medievais. No salão principal imenso (chamado de Salão Vladislav, de estilo gótico), dá até para imaginar os banquetes, coroações que aconteciam com freqüência por lá.

Ainda no mesmo complexo, há a Capela de Todos os Santos, linda também.

– Basílica de St. George

Bem próxima da Catedral de São Vito, com seus tijolos vermelhos na fachada, é uma das mais antigas igrejas, construída no século 10.

Sua interna, lindíssima, é usurpreendente! Aqui fica bem claro o estilo eclético do Castelo.

– Golden Lane ou Alameda Dourada

Torre Daliborka e Golden Lane
Torre Daliborka e Golden Lane. Foto: GC/Blog Vambora!

Um dos lugares mais “diferentes” do complexo, a Golden Lane é uma ruela com várias casinhas coloridas. Ao longo dos séculos, essas serviram para abrigar ourives, atiradores, guardiões do castelo no século XVI, até ser a residência de artistas no século XX (incluindo o famoso Franz Kafka, um dos maiores escritores de literatura moderna da República Tcheca e do mundo).

Hoje em dia cada uma dessas casinhas retrata como era a vida dessas pessoas que moraram na Golden Lane ao longo dos séculos, bem como algumas lojas de souvenir e artesanato. Lá fica também a Torre Daliborka, que guarda uma exposição de armas e armaduras medievais, além de instrumentos de tortura usados na época.

– Troca da Guarda

Troca da Quarda Castelo de Praga
Pouco antes da troca da guarda numa das entradas do Castelo de Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

Sem necessidade de ingresso, nas entradas principais do castelo, ocorre uma troca da guarda a cada hora cheia, rápida e sem muita pompa.

Já ao meio dia, no primeiro pátio do Castelo de Praga, acontece uma troca da guarda mais animada, com direito a banda e tudo. Sempre fica bem cheio, atraindo muitos turistas curiosos.

– Jardins

Jardins do Castelo de Praga
Um dos jardins do Castelo de Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

Se o clima permitir, vale a pena desbravar os lindos jardins do Castelo de Praga, com trilhas, terraços, etc. Não é preciso ingresso para visitar os jardins, porém eles só ficam abertos para visitação nos meses mais quentes do ano (de Abril até Outubro, geralmente).

Outras atrações que também podem ser visitadas no Castelo de Praga são:

  • Palácio de Rosenberg (antigo palácio da família nobre Rosenberg e que depois virou residência para mulheres nobres no século XVIII);
  • Palácio Lobkowicz (palácio da família nobre Lobkowicz, com exposições de arte e música);
  • Torre da Pólvora (com uma exposição sobre a história militar do castelo);
  • Museu do Brinquedo (segundo maior do tipo no mundo, com exemplares da Grécia até Barbies).

Todas essas atrações são legais, mas na minha opinião (e de muita gente), são mais coadjuvantes em relação as outras listadas acima.

Porém, como dá para ver, há opções para todos conhecerem o que for de maior interesse pessoal e de acordo com o tempo disponível para conhecer o castelo.

3-) Ingressos e entrada do Castelo de Praga

Basílica de St George
Entrada da Basílica de St George. Foto: GC/Blog Vambora!

A entrada geral no castelo é gratuita: você pode entrar no complexo e andar por seus pátios, ruas e jardins sem pagar nada, porém, para visitar os edifícios históricos, igrejas, exposições e museus lá de dentro é preciso um ingresso.

Este, permite a visita as principais atrações do Castelo que citamos acima, sendo: a Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, Basílica de St. George e Golden Lane.

O valor atual da entrada do Castelo de Praga é de 250 CZK, sendo que crianças de 6 a 16 anos, estudantes e idosos acima de 65 anos podem pagar meia entrada. Crianças menores de 6 anos, tem entrada gratuita.

+ Veja aqui Ingresso para o Castelo de Praga

Importante: o ingresso é válido por 2 dias (o dia da compra e o seguinte), dando tempo de conhecer todo o completo com calma.

Para quem desejar, dentro do ingresso é possível comprar um áudio guide (com opções em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol). Existe a possibilidade também de realizar tours guiados no complexo.

+ Veja Tours guiados pelo Castelo de Praga

Para quem tiver pouco tempo em Praga, vale reservar ao menos uma manhã ou tarde inteira para visitar o Castelo. Já quem tiver mais tempo, e desejar conhecer mais profundamente todas as atrações do local, considere um dia todo para visita.

4-) Como chegar no Castelo de Praga

Mapa Como Chegar Castelo de Praga
Mapa mostrando as possíveis formas de como chegar ao Castelo de Praga. Foto: Reprodução/www.hrad.cz

Praga é uma cidade muito gostosa para se andar a pé e estando hospedado no centro histórico (do outro lado do rio onde está o castelo), bem como no bairro de Malá Strana (do mesmo lado do Castelo), dá para ir até o Castelo de Praga a pé, incluindo algumas ladeiras pelo caminho.

Como é possível ver no mapa acima, o Castelo possui diversas entradas, sendo todas oficiais. A que você irá escolher por onde entrar, depende basicamente da forma como deseja chegar ao local.

Quem quiser um caminho mais fácil e rápido, dai vale usar o transporte público, sendo o tram ou metrô.

A estação de metrô mais próxima ao castelo é a Malostranská, que depois de alguns metros dá acesso a uma escadaria longa (a antiga escadaria do castelo), mas com patamares relativamente suaves até a entrada leste, que foi a que fiz.

De tram, a caminhada até a entrada é mais tranquila, sendo a mais usada pelos turistas (então geralmente a mais cheia): usando o tram número 22, desça da estação Pražský hrad, andando depois só uns 5 minutos praticamente no reto.

5-) Dicas finais para visitar o castelo

Vista Castelo de Praga
Praga vista do Castelo. Foto: GC/Blog Vambora!

Há alguns restaurantes e lanchonetes dentro do Castelo de Praga, mas nada muito excepcional que valha os preços inflacionados. Como o ingresso permite sair e voltar do complexo sem problemas, se puder, saia para almoçar nas redondezas. Nós fomos num chamado 500 Restaurant e adoramos!

O melhor horário para visitar o castelo é logo cedo, assim que as atrações abrem (por volta das 9h). O castelo em si abre mais cedo (às 6h) e fecha bem a noite (às 22h), o que pode ser uma boa desculpa para ver o nascer ou por do sol lá de suas colinas, com lindas vistas de Praga.

Pronto! Um post super completo para esse que é considerado o maior Castelo do mundo! Um daqueles passeios que em Praga, você tem que fazer. Vambora?!

*** VEJA MAIS DICAS DE PRAGA:
O que fazer em Praga: Roteiro completo de 3 a 4 dias na cidade
Free Walking Tour em Praga
Conhecendo o lado moderno de Praga

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui