Vivendo e aprendendo: I amsterdam City Card – Cartão turístico para conhecer Amsterdam

4
I am Amsterdam em Amsterdã
I amsterdam em Amsterdã. Foto: GC/Blog Vambora!

Como grande parte das cidades turísticas do mundo, Amsterdam possui um ótimo cartão de desconto e transporte que ajuda muito o turista a conhecer a cidade: esse é o I Amsterdam City Card!

Este cartão turístico dá acesso ilimitado ao transporte público de Amsterdam, ao mesmo tempo que possui entrada gratuita e descontos para diversas atrações e passeios da cidade.

Nós utilizamos o I Amsterdam Card na nossa viagem e adoramos! Foi extremamente útil e achamos que valeu muito a pena! Confira abaixo como foi nossa experiência, incluindo todas as informações de como adquirir o seu! Vambora!

Cartão I amsterdam City Card: Como Comprar e Usar

1-) O que é e como funciona o I amsterdam City Card

I amsterdam City Card
Cartão I amsterdam City Card. Foto: GC/Blog Vambora!

O I amsterdam City Card é um passe turístico 2 em 1, ou seja, com o mesmo cartão você consegue ter acesso ilimitado ao transporte público dentro de Amsterdã (bonde, ônibus e metrô), ao mesmo tempo que dá gratuidade e descontos para entrar em diversas atrações e passeios.

Das atrações e passeios com entrada gratuita usando o cartão estão: o incrível e essencial Museu Van Gogh e Rijksmuseum, tour com passeio de barco pelos canais de Amsterdam, Museu Hermitage, entre outros.

Já descontos em atrações famosas de Amsterdam inclusos no cartão estão: 25% de desconto na entrada da Heineken Experience e descontos em bares e restaurantes da cidade, como Blue Amsterdam, que tem uma vista bem bonita!

Infelizmente uma das maiores atrações de Amsterdam, a Casa de Anne Frank não possui entrada gratuita, nem desconto com o I Amsterdam City Card.

+ O que fazer em Amsterdam: Roteiro de 1 a 6 dias na cidade

2-) Opções de cartões e preços

Museu Hermitage Amsterdam
Museu Hermitage em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

O I amsterdam City Card é vendido nas seguintes opções: 24h, 48h, 72h e 96h.

Como o tempo mínimo legal para conhecer Amsterdam é de pelo menos 3 dias, o cartão I Amsterdam, começa a valer a pena, pelo custo X benefício, a partir das 72h.

Os cartões de 24h e 48h podem não compensar tanto, pois com pouco tempo em Amsterdam, dá para se virar comprando passes de transporte diários e comprar entradas e passeios pontualmente.

Já quem vai ficar 3 ou mais dias em Amsterdam, o I amsterdam Card compensa e muito vale a pena, conseguindo economizar bastante!

+ Veja aqui os preços do I Amsterdam Card

3-) Onde comprar o I amsterdam City Card

I amsterdam City Card
Folheto com descontos, mapas e atra›ções inclusas que vem junto do cartão I amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Vale a pena comprar o cartão online pela praticidade de só retirá-lo quando chegar na cidade. Ele vem no formato de um cartão com um livro com todos os descontos descritos – vide foto acima).

A retirada do cartão é na loja da I amsterdam (I amsterdam Store), localizada no lado norte da estação central de trens (Central Station Amsterdam). Como este é o local por onde a maioria dos turistas chegam em Amsterdam, a retirada é muito tranquila mostrando seu comprovante de compra online.

O endereço exato da loja é na Rua De Ruijterkade 28 B t/m D. Os horários para retirada do cartão são: de segunda a sexta das 10h às 19h e aos sábados e domingos das 9h às 18h.

Quem quiser, pode também optar por comprar o cartão pessoalmente no mesmo local, mas é comum ter filas, por isso a compra online é a maneira mais fácil e prática de adquiri-lo.

+ Compra online do cartão I Amsterdam Card: veja aqui como adquirir

4-) Como usar o cartão

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam
Barcos que fazem passeios pelos canais de Amsterdam: passeio sai de graça com o cartão. Foto: GC/Blog Vambora!

O I amsterdam City Card passa a valer, a partir do momento que você utilizar o cartão pela primeira vez. Interessante é que ele funciona de maneira independente para transporte e atrações. Ou seja: o tempo de uso para transporte e atrações correrá a partir do momento que você usá-lo em cada situação, separadamente.

No transporte público, para validar seu cartão, basta aproximá-lo das máquinas nas entradas de ônibus, bondes e metrô. Como não há catracas nesses transportes em Amsterdã, lembre-se sempre de passar seu cartão por esses leitores magnéticos, para provar que você “pagou” para estar lá.

Já nas atrações e serviços, basta dizer que possui o I Amsterdam Card e mostrar o cartão nas bilheterias dos locais que deseja ir. Isso vale tanto nas atrações 100% gratuitas, como nas que o I amsterdam card dá um desconto.

+ Veja mais passeios e tours para fazer em Amsterdã

5-) Atrações em Amsterdam que vale a pena conhecer com I Amsterdam City Card

Museu Rijksmuseum em Amsterdam
Museu Rijksmuseum em Amsterdam, tem desconto com o cartão. Foto: GC/Blog Vambora!

Considerando que vale a pena comprar o cartão de no mínimo 72h, separamos aqui algumas atrações super legais para visitar usando o City Card! Confira:

Em 3 dias em Amsterdam, com o I amsterdam City Card, vale a pena visitar:

Já com 4 ou mais dias, já dá para incluir, além das atrações acima, essas também:

  • Aluguel de bicicleta (de graça para 24h de uso)
  • Igreja Oude Kerk (de graça)
  • Museu Nemo (de graça)
  • Com crianças, o ARTIS Royal Zoo (de graça)
  • Com tempo, dá para fazer também um bate e Volta para Zaanse Schans (cidade dos famosos moinhos de vento holandeses), onde com o cartão I amsterdam City Card você consegue entrar em atrações de forma gratuita (ainda que tenha que pagar o trem de Amsterdam até o local), incluindo museus e muitos moinhos na cidade.

Outras cidades próximas de Amsterdam, que também possuem desconto com o cartão, e dão um ótimo bate e volta, são Haarlem, Volendam e Marken.

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam
Passeio de barco pelos canais de Amsterdam, sai de graça com o cartão I amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

E isso são só alguns exemplos! Todas as atrações inclusas no cartão, em Amsterdam ou cidades próximas, além de todos os descontos, podem ser vistos no site do I amsterdam.

Uma última observação importante: não custa relembrar que a parte do transporte do cartão é válida somente para dentro da cidade de Amsterdam.

Então, por exemplo, para ir até o aeroporto ou conhecer outras cidades e atrações próximas de Amsterdã (como Zaanse Schans, que citamos acima, ou mesmo o Keukenhof, o parque das flores que abre somente durante a primavera), é preciso pagar o transporte separado.

Mas pela nossa experiência, a gente viu que ainda sim, o cartão compensa! Vambora!

*** Veja mais dicas de AMSTERDAM:
Onde se hospedar em Amsterdam: melhores hotéis e regiões
O que fazer em Amsterdam: roteiro de viagem de 1 até 6 dias na cidade
Como visitar o Keukenhof, o lindo parque das flores pertinho de Amsterdam

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


4 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Guta, como está?
    Obrigada por dividir sua experiencia conosco. Suas dicas estão sendo de grande valia na minha programação.
    Será que você poderia tirar uma dúvida? Caso eu opte pelo cartão, nos museus com entrada gratuita a fila é a mesma de quem vai para comprar ingresso na hora ou existe uma fila diferente, como para quem compra ingresso antecipado?
    Obrigada mais uma vez.
    Simone

  2. Bom Dia! Se eu comprar o cartão online mas retirá-lo na cidade, já terei o número do cartão para fazer reserva nas atrações? Ou só quando pegar o cartão físico?

    • Olá Luiza, bom dia!
      Na verdade o cartão vem com um código de barras e não um número. Então você só tem acesso a ele mesmo quando for pegar o cartão na cidade ou pedir para te entregarem no Brasil.
      Boa viagem!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui