Relato de viagem: Canais de Amsterdam – Como conhecer a cidade num passeio de barco

4
Passeio de barco pelos canais de Amsterdam
Barcos que fazem passeios pelos canais de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Fazer um passeio de barco pelos canais de Amsterdam é um dos programas mais essenciais e bonitos que você pode ter na cidade. Se considerar que os canais podem ser as “veias e artérias” da cidade, fazer passeio de barco em Amsterdã é uma das formas mais gostosas de bonitas para conhecê-la melhor.

Com quilômetros e quilômetros de canais e mais de 1500 pontes, Amsterdam é conhecida como “Veneza do norte”. Seus canais foram construídos essencialmente como forma de conter a água (Amsterdam fica abaixo da linha do mar), defesa e meio de transporte para mercadorias.

Mapa dos canais de Amsterdam. Reprodução Google Maps
Mapa dos canais de Amsterdam. Reprodução Google Maps

Os canais de Prinsengracht, Keizersgracht, Herengracht e Jordaan, construídos concêntricos, em forma geométrica, foram inclusive declarados patrimônio mundial pela UNESCO em 2010.

Esta é uma forma única de ver a cidade sob outro ângulo, sendo mesmo um dos passeios mais legais para se fazer em Amsterdam. Como existem diversos tipos de passeios de barco, veja as opções abaixo e escolha sua favorita para fazer! Vambora!

Passeio de barco pelos Canais de Amsterdam: Veja qual fazer!

1-) Passeio básico durante o dia

Passeio de barco em Amsterdam
Passeio de barco em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio de barco mais básico pelos canais de Amsterdam dura por volta de 1h/1h15 e ocorre durante o dia. Existem diversos pontos de saída em locais super turísticos de Amsterdam, como em frente ao Museu rijksmuseum, Casa de Anne Frank e da Heineken Experience, por exemplo.

A maior parte desses passeios são feitos em barcos grandes, com assentos, mesas, além de janelas e tetos de vidro para ver a paisagem e pontes. Existem ainda barcos mais simples, mas não menos chiques, porém totalmente abertos. A escolha depende muito da época do ano e também do tipo de estrutura e conforto que deseja ter no passeio.

+ Cruzeiro de barco com teto de vidro em Amsterdam

Passeio de barco Amsterdam
Barcos com janelas e teto de vidro são os ideais para ver tudo! Foto: GC/Blog Vambora!

Quem possui o cartão I amsterdam City Card, este passeio de barco durante sai de graça! Basta apresentar seu cartão na bilheteria e fazer no horário que deseja durante o dia, simples assim.

Mesmo quem possui o I Amsterdam City Card, tem a possibilidade de escolher a empresa e local que deseja sair o cruzeiro. Há algumas atualmente que oferecem este passeio incluso passe, como a Blue Boat, a 100 Highlights Cruise e a Lovers Canal Cruise.

+ Veja como adquirir o cartão turístico I Amsterdam Card

Passeio de barco Amsterdam
Passeio de barco pelos canais de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Mesmo sendo de empresas diferentes, são todos bem parecidos. Vale ver qual deles sai do lugar mais fácil para você. O roteiro de todos é também o mesmo, dando quase uma volta pela cidade.

Vale dizer que este passeio pelos canais de Amsterdam é super famoso, tendo vários horários ao do dia. Os barcos saem geralmente a cada 30 ou 15 minutos, especialmente na alta temporada de verão.

+ Veja valores todos os passeios de barco que dá para fazer em Amsterdam

Tour de barco Amsterdam
Tour de barco em Amsterdam da Grayline. Foto: GC/Blog Vambora!

No passeio que fizemos, tivemos a opção de ter um áudio guide em português (além de inglês e diversas outras línguas), janelas e teto de vidro e o barco nem estava muito cheio, o que foi ótimo.

Como estávamos com nosso cartão I Amsterdam City Card, só apresentamos o mesmo na bilheteria para pegar o ticket e sair no próximo passeio de barco pelos canais. Quem não tem o cartão, pode comprar o ticket do passeio online com antecedência (geralmente com desconto).

+ Passeio de barco em Amsterdam com audio guia em português

Se puder, especialmente se for na primavera ou verão, tente ir no final de tarde para ver o por do sol, conseguindo visualizar a cidade de dia e também no entardecer com as luzes acendendo a noite.

Na dúvida, este é o passeio de barco mais básico, barato e essencial para se fazer em Amsterdam, não tem erro!

2-) Cruzeiro a noite pelo canais de Amsterdam

Cruzeiro a noite pelo canais de Amsterdam
Cruzeiro a noite, com jantar, pelos canais de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Essa é a opção mais romântica de passeio de barco, mas não necessariamente a mais cara! A noite, a cidade ganha iluminação baixa e o passeio de barco noturno pelos canais de Amsterdam vira uma atração única e romântica.

Aqui é importante lembrar que a visão das atrações por si só será menor do que dia, obviamente, mas o clima da cidade e suas luzes é lindo demais!

Também a noite há a opção do cruzeiro com áudio guide em português, que pode ser especialmente interessante para conseguir entender melhor todos os lugares que o barco passar.

Neste caso, a duração do passeio também é de cerca de 1h30 e há barcos saindo até às 21h. Para quem tem também o cartão I Amsterdam Card, este passeio mais simples a noite também está incluso!

+ Veja os valores para o passeio de barco a noite pelos canais de Amsterdam

3-) Passeio de barco com comida e bebida em Amsterdam

passeio de barco em Amsterdam
Passeio de barco com queijos e vinhos. Foto: Divulgação

Para quem quiser fazer um passeio de barco mais completo em Amsterdam, há também opções de cruzeiros com bebidas e comidas inclusas. E existem diversas opções: das mais informais, até mais chiques e românticas!

Um passeio mais casual, porém super gostoso é o passeio de barco que inclui queijos e vinhos e outro que inclui pizza e bebidas!

Aliás, para quem deseja misturar passeio de barco e balada, há também opções! Existem cruzeiros no estilo open bar até!

Canais de Amsterdam
Conhecendo Amsterdam pelos seus canais. Foto: GC/Blog Vambora!

Já quem quer algo mais chique e completo, o jantar no cruzeiro, mais completo, inclui diversos pratos além das bebidas. Aqui é o caso para uma noite mais especial, sendo a favorita de muitos casais.

Por fim, para quem quiser impressionar ou celebrar uma data importante, dá também para fazer passeios de barco privativos, incluindo champagne ou um jantar romântico especial!

+ Veja aqui todas as opções de passeios de barco para fazer em Amsterdã

Deu para ver que existem diversas opções de passeios de barco pelos canais de Amsterdam, para todos os gostos, bolsos e até horas do dia! Qual desses vocês ficaram com mais vontade de fazer?

Não é a toa que esse é o passeio numero 1 de Amsterdã escolhido pelos turistas. Vambora escolher e fazer qual deles então?

*** Veja mais dicas de AMSTERDAM no blog:
I amsterdam City Card: Cartão de desconto e transporte para conhecer Amsterdam
– Casa de Anne Frank: todas as dicas para visitar
– O que fazer em Amsterdam: roteiro completo de 1 a 6 dias

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


4 COMENTÁRIOS

  1. Olá, tenho uma dúvida….o cruzeiro no por do sol, passa a maioria com luz do dia ou já pegaremos boa parte do passeio a noite? porque nossa intenção não é fazer o passeio a noite, é aproveitar muito mais para conhecer durante o dia. aguardo retorno.

  2. Boa noite,
    Sabe me dizer onde fica essa saída perto da Heineken Expecience? Não consigo localizar e como estarei com meus pais (maior dificuldade de locomoção) e vou ficar hospedado aí perto este seria o melhor lugar para saída. Sabe se os barcos que saem deste lugar possuem uma parte coberta e outra descoberta ou é todo fechado?
    Obrigada

    • Olá Suzana,
      Você pode conferir no site da empresa e também no Google Maps para ver o local exato da saída do barco.
      E sim, os barcos possuem parte coberta em sua maioria. É bem tranquilo!
      Boa viagem!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui