Relato de viagem: Canais de Amsterdam – Conhecendo a cidade num passeio de barco

2
Passeio de barco pelos canais de Amsterdam
Barcos que fazem passeios pelos canais de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Fazer um passeio de barco pelos canais de Amsterdam é um dos programas mais essenciais e bonitos que você pode ter na cidade. Se considerar que os canais de Amsterdam são suas veias e artérias, o passeio de barco é a forma mais natural de conhecer todos os seus segredos.

Com quilômetros e quilômetros de canais e mais de 1500 pontes, Amsterdam é conhecida como “Veneza do norte”, sendo que os seus canais foram construídos essencialmente como forma de conter a água (Amsterdam fica abaixo da linha do mar) e como defesa, passando depois como meio de transporte para mercadorias.

Mapa dos canais de Amsterdam. Reprodução Google Maps
Mapa dos canais de Amsterdam. Reprodução Google Maps

Os canais de Prinsengracht, Keizersgracht, Herengracht e Jordaan, construídos concêntricos, em forma geométrica, foram inclusive declarados patrimônio mundial pela UNESCO em 2010.

Uma forma única de ver a cidade sob outro ângulo, de suas atrações e arquitetura, esse é mesmo um dos passeios mais legais para se fazer em Amsterdam. Como existem diversos tipos de passeios de barco, veja as opções e escolha o melhor para sua viagem abaixo.

Tipos de passeios de barco nos canais de Amsterdam: Escolha o seu!

1-) Passeio básico: de 1h/1h15

Passeio de barco em Amsterdam
Passeio de barco em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio de barco mais básico pelos canais de Amsterdam dura por volta de 1h/1h15 dependendo da empresa. São várias aliás, com pontos de saída em locais super turísticos de Amsterdam, como em frente a estação de trem, no centro e da Heineken Experience, mais na extremidade dos canais.

Para escolher a melhor empresa, vale muito ver o barco em si: os melhores são os mais modernos, que possuem janelas e tetos de vidro, que podem ser abertos, para conseguir ver tudo e poder tirar muitas fotos num dia mais quente, ou te proteger num dia frio ou com chuva (o que foi nosso caso) e é bem comum em Amsterdam.

Passeio de barco Amsterdam
Barcos com janelas e teto de vidro são os ideais para ver tudo! Foto: GC/Blog Vambora!

Quem possui o cartão I amsterdam City Card, o passeio de barco pelos canais sai de graça e basta apresentar seu cartão na bilheteria e fazer o próximo passeio, simples assim.

Mesmo quem possui o I Amsterdam City Card, tem a possibilidade de escolher a empresa e local que deseja sair o cruzeiro. Quando fomos, as duas empresas mais recomendadas eram a Blue Boat Company e a Grayline, ambas com preços muito semelhantes ou até mesmo iguais nos passeios.

Passeio de barco Amsterdam
Passeio de barco pelos canais de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Como resolvemos fazer o passeio saindo perto da Heineken Experience, pegamos o tour da Grayline. O que varia muito entre as empresas, alem dos locais de saída e tipo de barco, são os horários dos passeios: algumas abrem às 9h, outras às 10h, funcionando até 18h ou 22h. O que é comum entre elas é frequência, sendo vários por dia (muitas vezes saindo a cada 30 ou 15 minutos) e o suporte ao turista, já que esses são passeios com áudio guia incluso, muitas vezes com versão em português.

Tour de barco Amsterdam
Tour de barco em Amsterdam da Grayline. Foto: GC/Blog Vambora!

No passeio da Grayline que fizemos, tinha essa opção do áudio guide em português (além de inglês e diversas outras línguas), janelas e teto de vidro e o barco nem estava muito cheio, o que foi ótimo. Como estávamos com nosso cartão I Amsterdam City Card, só apresentamos o mesmo na bilheteria para pegar o ticket e sair no próximo passeio de barco pelos canais. Quem não tem o cartão, pode comprar o ticket do passeio online com antecedência (geralmente com desconto) ou direto no local.

Por do sol Amsterdam
Horário do por do sol é um dos melhores para fazer o passeio. Foto: GC/Blog Vambora!

Os passeios geralmente saem e voltam do mesmo ponto da cidade. Se puder recomendar, especialmente se for na primavera ou verão, tente ir no final de tarde para ver o por do sol, conseguindo visualizar a cidade de dia e também no entardecer com as luzes acendendo a noite.

Área mais moderna de Amsterdam onde o passeio também passa
Área mais moderna de Amsterdam onde o passeio também passa. Foto: GC/Blog Vambora!

Ele passa por diversos pontos do centro histórico, incluindo diversas atrações famosas, como a Casa de Anne Frank, até uma área mais moderna da cidade, perto da zona portuária e novas construções e museus. É bem completo!

Na dúvida esse é o passeio de barco mais básico, barato e essencial para se fazer em Amsterdam, não tem erro.

2-)  Hop On – Hop Off de barco

Hop On – Hop Off de barco pelos canais de Amsterdam
Hop On – Hop Off de barco pelos canais de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Como os ônibus de dois andares super turísticos, famosos nas maiorias das cidades européias, Amsterdam possui barcos nesse estilo Hop In – Hop Off, ou seja: o barco faz várias paradas pela cidade, com você podendo entrar ou sair a cada parada, várias vezes durante o dia se quiser.

Canais de Amsterdam
Nesse caso o barco faz várias paradas, podendo subir ou descer durante o dia. Foto: GC/Blog Vambora!

Nesse caso, algumas vezes não há o áudio guia em português e esse barco não está incluso no cartão I Amsterdam City Card. Há algumas variações, como o ticket valendo só durante o dia (mais barato) ou outras que duram 24h ou 48h, especialmente no verão.

Em todos os casos, o valor é mais caro que o passeio básico acima e quem está com o cartão I Amsterdam não compensa muito, pela nossa experiência, já que com o mesmo você tem acesso ilimitado e gratuito ao transporte público de Amsterdam e não precisa usar esse tipo de transporte aquático.

3-) Cruzeiro a noite pelo canais de Amsterdam

Cruzeiro a noite pelo canais de Amsterdam
Cruzeiro a noite, com jantar, pelos canais de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Essa é a opção mais romântica e “intimista” das três. A noite, a cidade ganha iluminação baixa e o passeio de barco pelos canais de Amsterdam vira uma atração única e romântica, geralmente envolvendo um jantar ou cocktail, durando por volta de 2h.

Aqui é importante lembrar que a visão das atrações por si só será menor do que dia, obviamente, então o foco desse passeio é muito menos turístico (como o 1º e 2º caso acima) e muito mais o jantar e o clima do barco a noite pelos canais.

Para quem faz questão, mas está com orçamento mais apertado, o cruzeiro à luz de velas, com queijos e vinhos (e claro, bebidas não alcoólicas também) é a melhor opção, já que sai mais barato.

Já quem quer algo mais chique e completo, o jantar no cruzeiro, mais completo, inclui diversos pratos além das bebidas, sendo também mais caro. Aqui é o caso para uma noite mais especial e romântica, sendo a favorita dos casais.

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam
Há também passeios de barco que incluem ingressos para entrar em outras atrações. Foto: GC/Blog Vambora!

É muito comum também, haver tours que juntam o passeio pelos canais de Amsterdam com entrada em atrações famosas de Amsterdam, como a Casa de Anne Frank, Heineken Experience e museus famosos como Van Gogh e Rijksmuseum. Como no caso do Hop On – Hop Off de barco, pode valer a pena para quem não tem o I Amsterdam City Card.

Deu para ver que existem diversas opções de passeios de barco pelos canais de Amsterdam, para todos os gostos, bolsos e até horas do dia! Não é a toa que esse é o passeio numero 1 de Amsterdã escolhido pelos turistas. Vambora escolher e fazer qual deles então?

*** Veja mais dicas de AMSTERDAM no blog:
I amsterdam City Card: Cartão de desconto e transporte para conhecer Amsterdam
– Casa de Anne Frank: todas as dicas para visitar
– Ingressos de passeios e atrações em Amsterdam
– TODAS as dicas de Amsterdam no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, tenho uma dúvida….o cruzeiro no por do sol, passa a maioria com luz do dia ou já pegaremos boa parte do passeio a noite? porque nossa intenção não é fazer o passeio a noite, é aproveitar muito mais para conhecer durante o dia. aguardo retorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui