Relato de viagem: Keukenhof – Todas as dicas para visitar o incrível parque das flores na Holanda

14
Keukenhof Holanda
Keukenhof: o lindo parque das tulipas na Holanda! Foto: GC/Blog Vambora!

-> Post atualizado em Março/2018

Se você quando pensa na Holanda imagina flores (especialmente tulipas), moinhos de vento, canais, pessoas alegres e bonitas andando de bicicleta, o Keukenhof, o parque das flores holandês, tem tudo isso e muito mais! É a primavera no seu maior esplendor, é arte, botânica, jardins, paz, milhares de turistas, flores, flores e mais flores de todos os tipos, de todas as formas, todas juntas, da maneira mais harmônica possível, ou seja, o Keukenhof é lindo demais!

Moinho de vento Keukenhof
Moinho de vento entre os jardins do Keukenhof. Foto: GC/Blog Vambora!

Aberto somente durante a primavera, todos os anos, desde quando ouvi falar no parque, decidi que um dia iria visitá-lo e esse ano deu certo! Aliás, a data da viagem foi de certo modo programada em função da abertura do parque, que respeitando a estação das flores. Em 2018, o Keukenhof fica aberto do dia 22 de março e fecha dia 13 de maio. Se não der para você ir nesse ano, já se programe para o próximo! Como você pode ver pelas imagens, vale muito a pena!

Compre aqui seus ingressos para o Keukenhof

Jardins do Keukenhof
Instalações de arte no meio dos jardins. Foto: GC/Blog Vambora!
Flores Keukenhof
Keukenhof .Foto: GC/Blog Vambora!

Apenas a 37 km de Amsterdam, o Keukenhof é ideal para um bate e volta da cidade (veja mais abaixo como chegar até lá). Quem ama flores, pode passar o dia todo se quiser mas em 3h/4h é possível ver tudo de modo calmo e tirar milhares e milhares de fotos de tanta beleza.

Flores Keukenhof
Flores por todos os lados! Foto: GC/Blog Vambora!

É incrível ver todo o cuidado com a plantação e os desenhos do jardim com tanta harmonia. Num olhar mais detalhista, você sempre vai ver alguém cuidando dos jardins, mexendo nas flores, plantando mais mudas, aparando e deixando tudo lindo.

Jardins do Keukenhof
Diferentes tipos de flores todas em harmonia. Foto: GC/Blog Vambora!

Além das tulipas, os jardins do Keukenhof possuem cerca de outras 800 variedades de flores, passando por orquídeas, bromélias, antúrios, cerejeiras e etc. São cores, formas, alturas, cheiros diferentes, que se casam em perfeita harmonia.

Flores no Keukenhof
Dos mais variados tipos e cores. Foto: GC/Blog Vambora!
Lago no Keukenhof
Lagos e pavilhões dão mais alegria ao parque. Foto: GC/Blog Vambora!

Entre os jardins, ficam também pavilhões temáticos (obviamente recheados de milhares flores). Esse ano por exemplo tinha o pavilhão só das orquídeas (o Beatrix Pavilion), um só de tulipas, com mais de 600 variedades da flor (o Willem-Alexander Pavilion) e Oranje Nassau Pavilion com montagens e arranjos mais artísticos, em 2015, inspirados no pintor Van Gogh em homenagem aos 125 de sua morte. Aliás, fizeram até um autorretrato do pintor desenhado com flores bem ao lado desse pavilhão.

pavilhao tulipas keukenhof
Pavilhão com 600 variedades de tulipas. Foto: GC/Blog Vambora!
Orquideas no Keukenhof
E outro só de orquídeas. Foto: GC/Blog Vambora!
Van Gogh Keukenhof
Autorretrato do pintor Van Gogh feito em flores. Quando fui, elas ainda não tinham nascido completamente. Foto: GC/Blog Vambora!

Em cada um deles, há toda uma grande infra estrutura para o visitante com café, banheiro, lojas temáticas de souvernirs, restaurante e carrinhos de comida típica para almoçar, tomar um lanche e dar uma descansada.

stroopwafel
Parada estratégica para comer algo, de preferência um stroopwafel, esse waffle fininho recheado de caramelo. Foto: GC/Blog Vambora!

Não deixe também de visitar o moinho de vento! Ele fica no lado extremo direito da entrada do parque e é possível subir nele e ter lindas vistas dos campos de plantação que ficam ao redor do Keukenhof e fazem parte da cidade de Lisse. Há até um passeio de barco pelos canais para ver de perto as plantações. As entradas podem ser compradas separadamente na hora, num stand ao lado do moinho. Esse ano, o valor desse passeio de barco, que dura por volta de 45 minutos, era de 8 euros.

+ Passeios bicicleta e de helicóptero por Keukenhof

Lisse
Campos de plantações de flores em Lisse, ao redor do Keukenhof. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem estiver em Amsterdam em outras épocas do ano infelizmente não vai conseguir ir ao Keukenhof, então se puder, um dia, quando for a Holanda, procure estar lá durante a primavera para ver esse parque único.

Veja abaixo todos os detalhes de como visitar o Keukenhof:

-> Quando ir

Todos os anos, durante a primavera (no hemisfério norte). Em 2018 a data é de 22/03 a 13/05. Horário de abertura é das 8h até 19h30. Em geral no início desse período as chances de ver as flores em todo seu esplendor são menores de quem vai mais para o final, mas aqui é a natureza que manda, ou seja, não há muita regra em relação a isso, variando de ano para ano. O importante é estar lá durante a primavera!

Primavera no Keukenhof
Primavera no Keukenhof. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Como chegar

De Amsterdam são só 37 km de distância e para chegar até lá é necessário pegar um trem ou ônibus até o Aeroporto de Schiphol e de lá pegar o ônibus exclusivo para o parque. Comprando o ingresso combinado (veja abaixo), seus único trabalho será entrar no trem (ou ônibus) e pegar o ônibus direto do parque que estão incluídos no ingresso.

Para quem quer menos trabalho, há também excursões de um dia que saem de Amsterdam e vão ao Keukenhof, veja mais aqui: https://blogvambora.rgi.ticketbar.eu/pt/ticketbar-amsterdam/#Keukenhof

Onibus Keukenhof
Ônibus para o parque no aeroporto de Schiphol. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem quer ir por conta própria e está hospedado na parte sul de Amsterdam, diga-se perto de Leidseplein, Rijksmuseum, Museuplein e proximidades, vale pegar o ônibus 197 até o aeroporto de Schiphol e de lá pegar o outro ônibus direto para o parque. Já quem está hospedado no centro de Amsterdam vale pegar o trem na estação central até Schipol e de lá o ônibus até o parque.

Para pegar o trem vá até a estação de trem Central em Amsterdam, a Amsterdam Centraal, e pegue o primeiro trem partindo para o aeroporto de Schiphol. Há diversos trens ao longo do dia que fazem uma parada por lá. Para saber qual pegar, veja nos letreiros da estação: neles há sempre indicado os próximos trem partindo, com o horário de saída, número da plataforma e quais serão as paradas do mesmo. Se estiver escrito Schiphol numa das paradas pode entrar sem medo. Observação: Em geral, os nomes dos trens mais comuns que fazem esse caminho são o Thalys, Intercity e o Intercity direct e o tempo até o aeroporto não demora mais do que 30 minutos.

Mapa Schiphol
Mapa mostrando onde estão localizados os ônibus do Keukenhof no aeroporto de Schiphol. Foto: Divulgação

Após descer em Schiphol, saia da plataforma ou ponto de ônibus e dirija-se para a saída número 4 do aeroporto. Ela fica no lado extremo direito, para quem está saindo do aeroporto, como você pode ver no mapa acima. Chegando lá há um stand do Keukenhof e placas indicativas do ônibus direto para o parque. As saídas ocorrem geralmente cada vez que o ônibus fica cheio. O trajeto de lá até o parque é relativamente curto, não levando mais do que 30/40 minutos, o que não faz a viagem ser muito cansativa. O ônibus para exatamente na entrada do parque.

-> Ingresso

Para quem está em Amsterdam, vale comprar o ingresso combinado, que junto com a entrada do parque inclui o transporte saindo de Amsterdam mais o ônibus exclusivo até chegar ao parque (ida e volta). O valor desse ingresso combinado é de 28,5 euros por pessoa. Quem quiser, pode comprar o ingresso separado (16 euros – veja aqui) e pegar por conta o trem e ônibus mas por experiência própria já digo que o total acaba saindo mais caro e assim, não vale a pena. Como em Amsterdam estava com o cartão da cidade (o I Amsterdam City Card), achei que não precisaria ter que comprar o ticket do trem até o aeroporto de Schiphol (onde se pega o ônibus para o parque), mas foi um mero engano. O passe só vale para dentro da cidade, e entre comprar o ticket do trem ida e volta (cerca de 14 euros), mais o ticket do ônibus para o Keukenhof via Schiphol (10 euros, ida e volta), acabei pagando no total 40 euros, contra os 28 euros do passe combinado. Ou seja, não esquente a sua cabeça e compre esse ticket combinado mesmo.

Primavera no Keukenhof
Primavera resplandecente no parque. Foto: GC/Blog Vambora!

Ele pode ser comprado diretamente no site do Keukenhof (veja aqui) ou no escritório de turismo em frente a estação de trem Ceentral em Amsterdam. Comprando o ingresso, você pode visitar o parque em qualquer dia de sua abertura naquele ano, o que é bom, já que dá então para escolher o melhor dia (mais ensolarado, de preferência), durante sua estadia em Amsterdam para fazer a visita.

Tulipas no Keukenhof
Vambora ver as tulipas no Keukenhof! Foto: GC/Blog Vambora!

Com ingresso na mão só basta ir ver ao vivo de perto esse espetáculo lindo das flores do Keukenhof. Vambora?!

+ informações: http://www.keukenhof.nl/en

*** VEJA MAIS DICAS DE AMSTERDAM:
Onde se hospedar em Amsterdam: Hotéis e melhores regiões para ficar na cidade
O que fazer em Amsterdam: Roteiro de viagem de 1 a 6 dias
TODAS as dicas de Amsterdam no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

14 COMENTÁRIOS

  1. Já estive em Amsterdam, mas fora da época das tulipas e então ficou faltando um pedaço… Sou louca por tulipas! Suas fotos estão lindíssimas e as dicas maravilhosas! Fiquei aqui sonhando! beijos

    • Olá Denise,
      Realmente fiquei encantada, é lindo demais! Esperava que fosse bonito, mas superou todas as expectativas! Já fiquei com vontade de de voltar e se puder, será novamente nessa época 😀
      Obrigada pelo comentário e elogios!
      Abs!

  2. Olá me chamo Enzo queria dizer que seu posto são muito bons falam tudo sobre cada local e todos que eu vejo dão vontade de viajar
    Obrigado Enzo

  3. Guta,

    como faço para adquirir o ingresso combinado que junto com a entrada do parque inclui o transporte saindo de Amsterdam mais o ônibus exclusivo até chegar ao parque (ida e volta)? estou indo agora em abril/16. Aguardo retorno

    • Olá Natália,
      Como está explicado no post o ingresso combinado pode ser comprado no próprio site do Keukenhof ou, estando na cidade, no próprio no escritório de turismo em frente a estação de trem Ceentral em Amsterdam.
      Abs!

    • ola.. estive em Amsterdam no ano passado justamente para visitar esse parque.. e com certeza valeu apena.. é maravilhoso.. O ingresso junto como transporte vc pode comprar direto no aeroporto onde irá pegar o onibus.. é muito facil.. e vai que vale apena.. imperdível..

  4. Boa tarde! Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo Blog. Tenho uma dúvida e acredito que você possa me ajudar, tenho muita vontade de conhecer os campos de Tulipas, pelas fotos que vejo de Keukenhof noto que há acesso apenas aos canteiros e não as grandes plantações, campos. Você saberia me dizer se comprando o ticket para o Keukenhof eu tenho acesso também aos campos ou somente aos jardins? Obrigado.

    • Olá Rafael,
      O ticket do Keukenhof dá acesso aos jardins, mas dentro do parque é possível ver as plantações, bem como há um passeio dentro dele (e pago a parte) que é de um barco que passa pelos canais entre as plantações ao redor do Keukenhof.
      Se não me engano, o ingresso desse passeio pode ser comprado ao lado do Moinho de Vento dentro do Keukenhof ou vc também ao entrar no parque, pode pedir mais informações desse passeio no centro de informação ao turista logo na entrada.
      Abs!

  5. Esse parque é maravilhoso, principalmente na primavera! Aliás, essa é a melhor época para viajar ara Amsterdã, quando as flores estão em alta, a temperatura é super agradável e os preços são bem mais em conta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui