Vivendo e aprendendo: Free Walking Tour em Praga

0
Relogio Astronomico Praga
Um dos ícones de Praga visitado durante o Free Walking Tour: Relógio Astronômico. Foto: GC/Blog Vambora!

Praga é uma cidade extremamente voltada para o turismo e opções de passeios, atrações e tours é que não faltam! E entre tantas opções, para o viajante que quer economia mas ao mesmo tempo se informar bem, existem Free Walking tours na cidade, ou seja, passeios oferecidos por agências locais nos quais você não paga, ou melhor, só paga quanto quiser (ou o que acha que o passeio vale). É uma ótima forma ser introduzido para a cidade com qualidade (pois a maioria dos passeios e guias são realmente ótimos) de forma super econômica.

Muito comum em diversas cidades na Europa mas bem famoso em Praga, quem me deu essa dica foi um amigo que tinha ido anteriormente para a cidade, dizendo: “Não deixa de fazer o free walking tour em Praga logo quando chegar, é sensacional!”. Um pouco desconfiada (de graça e bom, será?) fui lá conferir mas dito e feito! Realmente achei ótimo!

Free Walking Tour em Praga
Guia da Prague Royal Walk Free Tour. Foto: Divulgação

Existem diversas empresas que fazem passeios em Praga, mas esses free walking tours são essencialmente duas: a Prague Royal Walk Free Tour (da Discover Prague Tours) e a Sandemans New Prague Tours. O roteiro de ambas é bem semelhante, sendo um tour de mais ou menos 2h30/3h pela cidade antiga e bairro judeu, passando entre outros lugares pelo relógio astronômico, Torre de Pólvora, antiga sinagoga, além de pinceladas sobre a Ponte Carlos e o Castelo de Praga.

Eu experimentei o tour da Prague Royal Walk Free Tour (que das duas é a única que tem o certificado de excelência do Tripadvisor, um modo de premiar os estabelecimentos que estão sempre recebendo as melhores avaliações dos viajantes pelo site TripAdvisor ), a qual os guias podem ser facilmente encontrados pelas camisetas e guarda chuvas amarelos (ao contrário dos vermelhos da Sandemans New Prague Tours) bem na Praça Central no centro antigo de Praga, a Old Town Square.

Old Town Square Praga
Old Town Square, da onde saem os free walking tours em Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

Esses free walking tours são feitos em diversas línguas saindo no mesmo horário, incluindo inglês e espanhol, e cada guia tem uma indicação de qual língua será falada no tour. Na dúvida pergunte que eles encaminham para o guia certo. No caso da Prague Royal Walk Free Tour, os passeios acontecem diariamente (não importa o clima, incluindo chuva e neve) às 11h e 14h, sendo que sexta e sábado tem um tour extra às 10h. O ponto de encontro oficial para saída do tour é na frente do escritório deles, na Rua Celetna 12 (praticamente na esquina da Old Town Square). Dá para encontrar eles  também com as camisetas e guarda chuvas amarelos bem no começo do horário do tour na primeira atração vista: o relógio astronômico. Por ser de graça não é preciso reservar, basta aparecer no local e horário indicado (a não ser que o seu grupo for muito grande, de mais de 10 pessoas, que eles recomendam reservar).

Prague Royal Walk Free Tour
Nosso guia da Prague Royal Walk Free Tour, nota 10! Foto: GC/Blog Vambora!

Junto ao guia, basta acompanhá-lo durante o passeio. Longe de ser algo chato, as explicações são bem completas, cheias de história e contadas de maneira bem humorada. O meu guia, no caso, era também ator, então toda história tinha um tom dramático a mais, além de ser super solícito, respondendo sempre dúvidas e perguntas dos turistas.

Eles deixam bem claro que a participação no tour é livre, você pode entrar e sair quando quiser, mas é sempre bom avisar para que o guia não fique procurando você enquanto forem andando pelas atrações. Não é cansativo, mas eles dão uma pequena parada num café para quem quiser comer algo, ir ao banheiro, etc. No fim, você paga quanto achar que valeu o passeio: se não quiser nada pode, mas é de bom tom dar pelo menos umas 100 coras tchecas por pessoa (por volta de R$ 15) no final. Se achar que valeu mais, dê, é bem livre. Você vai ver, a qualidade impressiona e pagar 200/250 coras tchecas sai até por pouco.

David Cerny Praga
Uma das surpresas do free walking tour: descobrir obras do artista David Cerny, super famoso na cidade. Foto: GC/Blog Vambora!

Em 3h dá para ter uma visão bem global do centro e da história de Praga, se familiarizar com as ruas, prédios, conhecer mais sobre as atrações mais famosas além de conhecer outras atrações que você provavelmente nunca saberia e passaria batido se estivesse por conta própria, como obras do artista David Cerny (um famosíssimo artista tcheco bem ousado e controverso) da foto acima.

O tour é feito totalmente a pé e não é necessário pagar nenhum ingresso em nenhum momento. Alguns museus, igrejas, sinagogas e outros lugares em que é preciso pagar para entrar eles informam e indicam que você visite por conta própria e com calma depois do tour, o que é ótimo: nada de fazer tudo com pressa.

Prague Royal Walk Free Tour
Uniforme e guarda chuva amarelo do pessoal da Prague Royal Walk Free Tour: fácil de encontrar na Praça Central para fazer p tour. Foto: Divulgação

Para conhecer outras partes da cidade, eles oferecem também outros tours (como só para Castelo de Praga ou outro só pelas cervejarias da cidade), só que dai são todos passeios obrigatoriamente pagos, com preço fixo como normalmente conhecemos. O free walking tour vira então uma degustação do que Praga pode oferecer, sendo uma bela introdução para quem vai pela primeira vez para a cidade.

Uma coisa tão comum na Europa, especialmente em Praga, esses free walking tours são mesmo uma ótima opção para o viajante independente conhecer melhor o destino sem pagar muito por isso. Testado e aprovado! Em Praga, então recomendo a dica do meu amigo: Vambora fazer um free walking tour!

-> Veja outros tours em Praga:
Tour de Bicicleta por Praga
Passeio de barco por Praga
Tour pelo Castelo de Praga

*** Veja MAIS DICAS DE PRAGA no blog:
Praga, como não se apaixonar?
Próxima viagem: Alemanha, Holanda e República Tcheca

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui