Vivendo e aprendendo: Tours guiados e gratuitos no Central Park

4
Bethesda Terrace Central Park
Bethesda Terrace no Central Park em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Post atualizado em fevereiro/2019

Essa é uma dica que não lembro de ter visto em nenhum lugar e descobrimos quase sem querer fuçando o site do Central Park em Nova York: existem tours de graça feitos pela associação que cuida do parque e que mostram para os turistas, com detalhes, todos os segredos dessa imensa atração que é a cara de Nova York.

Para quem não sabe, o Central Park é mesmo gigante: com 3,4 km² bem no centro de Manhattan, indo da 59th. até a 110th., são praticamente quase dois Parques do Ibirapuera (em SP), juntos. Para conhecê-lo de verdade, um dia, honestamente, é pouco, pois há diversos segredos, histórias e subáreas que ficam completamente desconhecidas do turista que só dá uma “entradinha” por lá. Por essas e outras, posso dizer que vale muito a pena dedicar um tempinho de sua viagem em Nova York só para ele. É lindo demais!

Sheep Meadow Central Park
Sheep Meadow, um dos grandes “gramadões” do Central Park. Foto: GC/Blog Vambora!

Claro que você pode passear por lá por conta própria (inclusive tem esse roteiro que nós fizemos e publicamos no blog), porém num primeiro momento vale demais a pena fazer um desses tours para conhecer melhor a história do Central Park e conseguir se situar também, para fazer outros passeios, inclusive por conta própria em outros momentos.

A Central Park Conservancy é a responsável por esses passeios, sendo uma organização parceira do governo da cidade, responsável por cuidar, restaurar e exaltar o parque para locais e visitantes. Os guias desses passeios são inclusive feitos por moradores, todos voluntários, que estão lá exatamente para mostrar seu amor ao Central Park para os turistas.

Túnel Bethsda Terrace
Túnel embaixo do Bethsda Terrace dentro do parque visitado durante o tour. Foto: GC/Blog Vambora!

Hoje em dia existem diversos tipos de tours gratuitos disponíveis para se fazer, cada um durando por volta de 1h a 2h, em determinados lugares do Central Park. Toda a programação você pode conferir direto no site oficial do parque. Só como exemplo, cito aqui o “Heart of the Park Tour”, o passeio que eu fiz, no qual você conhece as partes mais históricas e artísticas do Central Park e que a gente muita vezes vê como cenário em filmes passados na cidade, como o Strawberry Fields, Conservatory Water, Bethesada Terrace, o Lago, etc.

Strawberry Fields
Strawberry Fields: área em tributo a John Lennon dentro do Central Park. Foto: GC/Blog Vambora!

Existem diversos outros tour gratuitos, como um pela parte mais ao sul do parque (“Southern Welcome Tour”), outra pela região norte, mais fechada, cheia de bosques e até cascatas que poucas pessoas conhecem (“The North Woods Tour”), um tour para família, outros por áreas mais históricas, etc. Há também alguns tours pagos mais específicos e temáticos, como um da arte espalhada pelo Central Park e que poucos conhecem (“The Art of the Park Tour”) entre outros. O valor dos tour pagos custa em média U$ 15 por pessoa.

Tour de graça no Central Park
Nossa guia durante o tour gratuito pelo parque. Foto: GC/Blog Vambora!

Em ambos os casos (gratuitos ou pagos), os tour acontecem independentemente do tempo, sendo somente cancelados em casos de clima extremo (como nevascas, etc). Quem quer fazer um dos tours gratuitos, basta aparecer uns 10 minutos antes do horário de início do passeio, no ponto de encontro indicado no site. Para quem quer fazer algum dos tours pagos, é preciso garantir o ingresso antes (pelo próprio site) e comparecer com o ingresso impresso no lugar e horário de saída determinado. Para grupos de 7 ou mais pessoas, é preciso entrar em contato direto com a organização para eles fazerem um tour à parte.

The Mall Central Park
The Mall, a principal alameda cheia de estátuas de artistas dentro do parque foi também uma das visitas durante o tour. Foto: GC/Blog Vambora!

Por experiência achei tudo muito bem organizado e didático: cada pessoa recebe um fone de ouvido para escutar sem interferência todas as explicações do guia, que no meu caso foi muito simpática e solícita. Os tours são sempre em inglês, então é bom ter algum conhecimento na língua para compreender bem as explicações, mas nada que só o passeio por si só já não valha a pena.

Depois de ter feito esse passeio, voltei mais algumas vezes ao Central Park com mais conhecimento e dai fazendo o meu próprio roteiro, mas esse deixo para outro post.

Então, para quem quiser conhecer melhor uma das maiores atrações de Nova York ou tem pouco tempo na cidade, fazer esse tour guiado pelo Central Park é uma ótima dica. Vambora?

+ informações: http://www.centralparknyc.org/tours/

*** Veja mais dicas de NOVA YORK no blog:
Página especial com todas as dicas de Nova York 
Como comprar ingressos da Broadway com desconto e sem filas
Dicas para usar o metrô e ônibus de Nova York

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


4 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui