Vivendo e aprendendo: Dicas para usar o ônibus e o metrô de Nova York

24
Metrô de Nova York
Metrô de Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Antes de qualquer coisa, existem 4 coisas básicas para você usar bem o sistema de ônibus e metrô de Nova York. Pode parecer óbvio, mas lembre-se sempre disso ao circular pela cidade. São elas:

-> Adquira o passe “MetroCard” (veja nesse post aqui como adquirir)
-> Saiba sempre que seguindo a orientação “Downtown/Brooklin” você vai para o sul da ilha de Manhattan e que “Uptown/Queens”, você segue para o norte da cidade. Você verá essas indicações em todas as estações, então já é bom saber o que significa.
-> Leia sempre as placas nas estações. Elas serão suas salvadoras. Veja mais abaixo no texto o porquê.
-> Tenha sempre no bolso ou no celular um mapa do metrô e da cidade (para ônibus).

1-) Dicas para usar o metrô de Nova York:

Metrô de Nova York
Turistas no metrô de Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Muita gente diz que é complicado usar o metrô de Nova York, mas seguindo as dicas acima, já fica mais fácil circular por lá. Uma das razões para muita gente achar complicado é porque como a rede é extensa, há muitas baldeações e conexões para se fazer sempre. Há também trens que fazem o mesmo trajeto mas não param nas mesmas estações, sendo os trens expressos e os outros locais (sempre indicados, por isso a importância de ler sempre as placas nas estações e ter um mapa de bolso).

Além disso, nem todas as estações possuem um mapa completo da rede e mesmo que muitos trens tenham painéis indicando quais são as próximas paradas, há trens mais antigos em que o próprio condutor faz o aviso, sendo que ás vezes não prestamos atenção ou escutamos direito, por isso é mais garantido você estar sempre com seu mapa pessoal do metrô nas mãos.

Estações
Indicação das estações nos vagões de trem. Foto: GC/Blog Vambora!

Como a maior parte de Manhattan foi planejada, a numeração das ruas é um fator que facilita a vida do turista que quer andar tranquilo no metrô de Nova York, já que as estações em sua maioria tem como nome essa numeração. Assim, quanto mais ao norte (“Uptown”) maior a numeração e ao sul (“Downtown”) menor.

Outro fato para conhecimento geral: linhas de metrô com nomes de números (1,2,3 do lado oeste da cidade e 3,4,5 do lado leste da cidade – confira no mapa abaixo), atravessam Nova York de Norte a Sul. Já as linhas de metrô com nomes de letras (A,B,C,D,M, R, L, S entre outras), cortam em algum trecho a cidade de leste a oeste. Confira no mapa do metrô de Nova York abaixo:

Mapa do Metrô de Nova York
Mapa do Metrô de Nova Yor. Clique para visualizar maior.

Sabendo para onde você quer ir, antes mesmo de sair do hotel, já confira quais linhas e conexões você deve fazer para não se perder no caminho. Existem apps muito bons, gratuitos e que funcionam inclusive offline (veja aqui); o Google Maps (clicando na opção trem) também é ótimo ou obtenha um mapa físico (dá para conseguir um no seu hotel ou nas centrais de atendimento ao turista, no aeroporto, por exemplo). Com eles você consegue seguir o itinerário sem problemas nos primeiros dias, até se acostumar com os nomes e conexões nos demais dias, e sempre, caso você perca ou passe da sua estação, com seu mapa em mãos, as coisas sempre voltarão aos trilhos. 😉

Somente atenção a uma “pegadinha” do metrô de Nova York: nem toda estação você consegue ter acesso a plataforma do metrô nos dois sentidos, especialmente as que não fazem conexão com outras linhas. Ou seja, caso você entre numa estação e veja que está no “sentido errado” do trem (uptown ou downtown que falamos acima), você terá que sair da estação e atravessar a rua para pegar o outro sentido. Por isso que com o Metrocard é mais tranquilo usar o metrô, já que com ele você tem “passe livre” para entrar e sair de qualquer estação, quantas vezes quiser. Sem ele, esse erro significaria mais um bilhete para ser comprado…

Uma curiosidade é que algumas entradas do metrô tem inclusive a indicação “No entry”, ou seja, não são entradas apenas saídas. Nesses casos, a entrada daquela estação provavelmente está alguns metros no mesmo lado ou atravessando a rua.

Escadas Metrô de Nova York
Escadas e mais escadas para entrar e sair das estações. Foto: GC/Blog Vambora!

Outra dica: nem toda estação possui escada rolante ou elevador, por isso prepare as pernas para as dezenas de degraus que te levam do subsolo das estações até a rua. Outro fato: em geral estações são sujas (pouco ou muito, dependendo do caso), com inclusive lixo e alguns amigos de outras espécies animais nos trilhos, mas nada para se apavorar ou achar horrível, é no mínimo uma experiência a mais para se contar quando voltar de viagem, mas é bom já ir preparado. 😉

Aliás, por falar em experiência antropológica, músicos, dança, shows de todos tipos podem ser vistos e apreciados em quase todas as estações. Um divertimento e surpresa a mais no subsolo da cidade. Arte na forma de painéis, esculturas são também muito comuns. As fotos abaixo, por exemplo, são imagens da estação que leva ao Museu de História Natural e possui ladrilhos de animais, fósseis, etc. Legal não?

Arte no metrô de Nova York
Arte do metrô. Foto: GC/Blog Vambora!

Sobre segurança, atenção aos pertences é importante como em qualquer lugar do mundo, mas o metrô de Nova York é em geral seguro, inclusive de madrugada. Não se assuste porém se ver moradores de ruas dentro das estações, plataformas e até “morando” em alguns vagões. Muitos realmente vivem por lá, especialmente nos meses mais frios. Em relação a lotação, horários de pico existem mas como a frequência dos trens durante o dia é grande e há diversas linhas servindo uma mesma região, as estações não são tão abarrotadas assim (comparando com outras metrópoles, como São Paulo e Londres). Obs: Aos finais de semana e durante alta madrugada o número de trens é menor.

Pelo fato de funcionar 24h por dia, ser relativamente barato com o MetroCard e conectar basicamente toda cidade, andar no metrô de Nova York é uma experiência essencial para qualquer turista que queira aproveitar a cidade por completo, sem gastar muito.

2-) Dicas para usar ônibus em Nova York:

Ponto de ônibus em Nova York
Ponto de ônibus em Nova York com vista para estátua da Liberdade. Foto: GC/Blog Vambora!

Já o sistema de ônibus em Nova York é menos usado pelos turistas mas é especialmente útil para chegar ao sul da ilha e ir de leste a oeste na cidade. É também uma maneira fácil e prática de chegar em diversos locais vendo a paisagem cidade e pagando o mesmo preço do valor do metrô, já que para ambos os sistemas, o MetroCard é válido, além de especialmente útil para quem tem problemas de locomoção ou preguiça mesmo de ficar subindo as escadas do metrô. Aliás, o MTA (Metropolitan Transportation Authority) é o órgão administrador tanto do sistema de ônibus como do metrô na cidade.

Placa de ônibus de Nova York
Placa indicativa de ônibus em Nova York: letra + número. Foto: mtaphotos/ Flickr

Em relação ao nome das linhas, a lógica dos ônibus em Nova York é em geral assim: uma letra seguida de um número. Ônibus com as letras M circulam em Manhattan, ônibus com letras como Q, vão para outros distritos. Já os números indicam basicamente qual rua vão ou qual é a principal que passam. Então por exemplo, o ônibus M34, circula somente em Manhattan pela rua 34 (que cruza a cidade de oeste-leste). Veja abaixo o mapa completo de todas as linhas de Manhattan:

Mapa das linhas de ônibus de Nova York
Mapa das linhas de ônibus de Nova York. Clique para visualizar em tamanho maior

Nos pontos, além do nome das linhas, há indicações de qual rua os ônibus seguem e alguns principais pontos de paradas e referências muito útil aos turistas (como Central Park, nome de museus, aeroporto, etc).

Os pontos são em geral bem localizados com totens ou uma cobertura. Na maioria deles há máquinas de comprar bilhetes, já que quem não tem um MetroCard, ou paga a passagem em dinheiro na quantia exata ( U$ 2,50, sem ser com milhares de moedas, o que pode ser um problema) ou é preciso antes de embarcar comprar uma passagem nas máquinas, seja usando dinheiro ou mesmo cartão de crédito/débito.

MetroCard
MetroCard: serve tanto para usar no metrô como nos ônibus de Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

No ônibus, você entra passando o seu metrocard ou o ticket (que você comprou nas máquinas dos pontos) num dispositivo ao lado do motorista. Tenha eles sempre em mãos para entrar para rapidamente no ônibus e não atrasar a viagem e demais passageiros. No caso do ticket, sempre guarde, pois como os ônibus não possuem “catraca”, a única forma de você comprovar mesmo que pagou a passagem é ter o ticket em mãos. Nos pontos, ou no próprio ônibus alguém pode pedir o ticket como comprovante, então sempre o guarde com carinho, sem amassar, tacar no fundo da bolsa ou mesmo jogar fora sem querer.

Onibus de Nova York
Estação para comprar ticktets antes de entrar no ônibus. Foto: mtaphotos/Flickr

Assim, para entrar, basta fazer o sinal com a mão para o ônibus parar. Para sair, aperte um dos botões indicativos dentro do ônibus (igual aqui no Brasil) e vá para porta dos fundos. Nela há duas marcas amarelas: quando o ônibus parar pressione ambas para sair, já que as portas não abrem automaticamente quando o ônibus pára. Nessas horas, eu sempre torcia para alguém descer no mesmo ponto que eu, já que é necessário fazer uma certa “forcinha” para as portas abrirem. Se não abrir, geralmente falar alto “Driver” (motorista em inglês) ou “Back door” (porta traseira), faz o motorista ver a sua dificuldade e abrir a porta para você (sem antes dar aquela olhada “mortal” de “Ahnn esses turistas me atrasando!” ), o que faz você sempre desejar querer abrir a porta pessoalmente rs. 😉

Os nomes das paradas são avisadas pelo próprio motorista (geralmente cruzamento de ruas ou pontos de referência) mas como no caso do metrô, mais fácil você ter a mão um mapa ou app do celular (como o próprio Google Maps ou o Moovit – gratuito que funciona tanto para o metrô como para os ônibus em Nova York) para descer no ponto certo sem receios. Com isso, dá para aproveitar a paisagem e viajar mais tranquilo.

Google Maps
Indicação de itinerário do ônibus pelo Google Maps. Reprodução.

Como o metrô, os ônibus em Nova York são seguros, rápidos e um tanto sujinhos, tanto nos assentos como o chão (mas ainda melhor que o metrô, pelo menos na minha opinião), mas nada que ver a paisagem da cidade sentado confortavelmente não compense. Aliás, perto do metrô, os ônibus de Nova York são sempre muito mais vazios.

Então, qual é a sua escolha? Se ficou alguma dúvida, deixe seu recado nos comentários para podermos ajudar. Seja de metrô, seja de ônibus, Vambora passear por Nova York!

+ informações: http://www.mta.info
– Outros apps recomendados para usar os ônibus e metrô de Nova York: http://web.mta.info/apps

*** Veja mais dicas de Nova York no Vambora!
– Como comprar e usar o MetroCard
8 apps de viagem para viajar para Nova York

– Passeio de barco de graça até Staten Island
– 10 lojas essenciais para se comprar em Nova York

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

24 COMENTÁRIOS

  1. Olá, muito boa as informações. Gostaria de tirar uma dúvida, por favor.
    Chegarei no aeroporto de Newark por volta das 06 a.m e como o hotel é só a partir das 15 p.m decidimos ir direto para o Outlet Jersey Gardens que é perto do aeroporto e dai de lá vou para o hotel que fica em Upper West Side.
    Já pesquisei que saindo do outlet que fica em New Jersey devo pegar as linhas de onibus 111 ou 115 para New York que ira parar em Port Autority que fica na Rua 42, agora minha dúvida:
    Para chegar no Hotel preciso pegar a linha 1 (vermelha) e em qualquer estação de metro que eu entre saindo de Port Autority vai ter a linha 1 ou devo ir para alguma outra estação?
    Obrigada,
    Att.

    • Olá Norma,
      O fluxo de passageiros no aeroporto é bem grande, então muito provavelmente há serviço de taxi nesse horário sim. De toda forma, se você quiser economizar o serviço de van vale a pena.

  2. Olá, estou lendo cada link, que está disponível, maravilhoso.
    estou indo para NY (JFK), em setembro, vôo direto, chegando as 8hrs da matina.
    consigo ir para algum hotel de bus, qual hotel sem furada, por um preço bacana (US100) no maximo o casal, por 3 dias, vcs me recomendam. Outra coisa, para ir ate Niagara falls, saindo de NY, qual melhor opçao?
    abraços
    Alexandre

    • Olá Alexandre, que bom que está gostando e aproveitando as dicas do blog!
      Sobre suas dúvidas: hotel nessa faixa de preço, em Manhattan, tirando alguma super promoção que houver na época, você vai encontrar hosteis (com quarto privativo) e/ou hotéis com banheiro compartilhado. Outra opção seria ficar então fora de Manhattan, como por exemplo no Brooklyn, onde as diárias são menores, mas vc gasta mais tempo para se locomover. Mas se a ideia for ficar mesmo num hotel com banheiro privativo em Manhattan, as diárias começam em geral a partir de U$ 200,00.
      Para ir até Niagara Falls, vocês podem alugar um carro e fazer o trecho com calma, parando em outros lugares de interesse pelo caminho, ou seguir de ônibus. De trem a viagem é muito longa (cerca de 9h) e muito cansativa. Vale ver alguma dessas duas opções então.
      Espero ter ajudado com as dúvidas!
      Abs

  3. Parabéns pelo blog. Tem nos ajudado bastante a planejar nossa viagem. Uma dúvida: o metrocard de 7 dias pode ser usado sem limite de viagens/trecho? É individual ou posso adquirir somente um para uso de minha família?

    • Olá Sabino, obrigada! Que bom que as dicas do blog estão ajudando a planejar sua viagem!
      Sobre sua dúvida, o metrocard ilimitado pode ser usado sim sem limite de viagens por dia, dentro do período escolhido (7 ou 30 dias). Ele é considerado individual pois você só consegue passar ele novamente após 18 minutos depois de ter usado.
      Boa viagem!

  4. Bom dia. Gostei das suas dicas, mas tenho uma dúvida. Vou para Orlando com minha família, e irei de carro até Nova York, onde passarei apenas dois dias (visitarei Central Park, Estatua, Empires, Times, 5 Avenida, Monumento 11/9. Neste caso, ficarei em um hotel e irei de metrô. Devo comprar metrocard para cada um ou com um posso pagar de todos, devo pagar por cada passagem?

    Grato.

    • Olá Michel,
      Nós fizemos um post específico com dicas do MetroCard aqui no blog, já viu? Confira aqui: https://www.blogvambora.com.br/nova-york-metrocard/
      Sobre sua dúvida, como você pode conferir nesse post indicado, no caso de vocês que vão ficar poucos dias, mas usar bastante o metrô, vale adquirir um MetroCard Pay-Per-Ride, que nesse caso pode ser usado por até 4 pessoas de cada vez. Está tudo explicado nesse post! Esperamos ter ajudo!
      Boa viagem!

  5. Olá! Minha idéia é comprar o metro card ilimitado por 7 dias. Gostaria de saber se esse ticket ilimitado do metro tb dá direito ao ônibus 111 que leva ao outlet ou é necessário comprar a passagem de ônibus separada? Bjs

    • Olá Paula,
      Seria para ir até o outlet Jersey Gardens? Se sim, o metrocard vale somente para NY, como esse outlet fica fora da cidade, será preciso comprar uma passagem separada de ônibus até lá.
      Abs!

  6. Parabéns pelo Blog, excelentes dicas.

    Vou ficar 8 dias em NY e vou estar hospedado no Hotel Days Inn Jamaica – JFK Airport.

    Por isso vou ter que me deslocar todos os dias para a região central.
    Qual a forma mais fácil de chegar ao Central Park?

    Obrigado

    Cristian

    • Olá Cristian,
      Que bom que está gostando das dicas aqui do Vambora!
      No hotel eu tiraria a dúvida, pois como eles oferecem um translado gratuito até o aeroporto você pode aproveitar isso e acessar a linha E do metrô lá e ir visitar o Central Park.
      Boa viagem!

  7. Olá, queria dizer que as dicas foram ‘delicadamente’ prescritas e estou adorando. Estarei indo pra NYC na proxima semana, o que gostaria de saber é se consigo adquirir o Metrocard no aeroporto LGA? Obrigada 🙂

    • Olá Pamella,
      Todas as estações de metrô possuem máquinas de compra do metrocard logo na sua entrada. No aeroporto LGA temos a informação que próximo ao ponto de ônibus do M60 (o ônibus que vai para Manhattan) há máquinas vendendo o bilhete. Qualquer coisa se não encontrar, você pode pegar o ônibus com dinheiro e chegando no metrô comprar seu cartão.
      Boa viagem!

  8. Muito boas as dicas 😉 Vou chegar em Newark as 6 AM, e vou me hospedar em um ap na 5 avenue. Gostaria de saber qual o tipo de transporte q vc me recomenda ( vou estar sozinha) e qual o valor.
    Obrigada 👍

    • Olá Yara,
      Existem várias possibilidades. Se você quer economizar, dá para ir de transporte público (ônibus + metrô) ou até vans compartilhadas que lhe deixariam direto no seu local de hospedagem (para quem está sozinha, quer economizar mas conforto, essa é a melhor opção).
      Outra opção é pegar um taxi/uber, só que dai o valor sairá mais caro.
      Boa viagem!

  9. Bom dia!

    òtimo post, está ajudando muito.

    Fiquei com a seguinte dúvida: Vou descer no La Guardia, comprar o metro card para uso por 3 pessoas e lá mesmo no momento de pegar o ônibus Q70 para chegar a uma estação terei que comprar três bilhetes para ônibus ou posso entrar no ônibus apenas com o metrocard? Vi alguns que o pessoal compra um bilhete com o metrocard e oque fazer com esse bilhete? A mesma dúvida serve para quando formos pegar o airtrain para o JFK.

    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui