Roteiro cultural: Passeio de bike pela arte do grafite em São Paulo

5
Grafite Rui Amaral Av. Paulista
Grafite de Rui Amaral na Avenida Paulista durante o passeio Conexão Art Bike. Foto: Lena Máximo

Mais um post especial da querida Lena Máximo aqui para o Vambora!, com dicas para aproveitar para passear e conhecer São Paulo de bicicleta! Nesse, ela conta como foi a sua experiência de fazer um passeio cultural de bicicleta pela cidade, conhecendo mais sobre os murais e a arte do grafite em São Paulo. Muito legal!

Vambora com a Lena! 🙂

Como já havia dito no post anterior (veja aqui), a Ciclofaixa de Lazer tem trazido uma série de mudanças para a cidade. Além dos bares e restaurantes que se preparam para receber ciclistas, têm surgido várias empresas especializadas em cicloturismo urbano. Agências especializadas em cicloturismo sempre existiram, mas nos últimos tempos começaram a aparecer opções de passeios na cidade. É uma quebra de paradigma. A moda veio para ficar e eu adoro isso! 😀

Mag Magrela
Arte urbana de Mag Magrela durante o passeio. Foto: Lena Máximo

Entre estas empresas está a HEY! São Paulo, especializada em city tours ciclísticos por São Paulo. A HEY! em parceria com a Conexão Cultural (organização que promove acesso e conteúdo na área cultural, por meio da integração entre as mais diversas formas de arte, com o intuito de integrar cultura no cotidiano das pessoas) promovem um passeio chamado Conexão Art Bike, com foco em arte urbana.

Eu participei do segundo Conexão Art Bike organizado por eles. Durante o trajeto são visitados vários murais do Eduardo Kobra e outros artistas pela cidade. Havia duas opções de inscrição: indo com a própria bike ou alugando uma bike dobrável da Hey São Paulo. Optei por usar a bike alugada, pois o passeio terminaria na Vila Madalena e eu não queria voltar para casa sozinha pedalando pelo trânsito paulistano.

Vambora passear comigo pelos grafites da cidade?

O grupo se encontrou em uma manhã de sábado no “hostel design” We Hostel, na Vila Mariana. Gracinha de albergue, instalado em um casarão do início do século passado, totalmente renovado e decorado com peças vintage, em uma rua calma e arborizada. Chegando lá, foram distribuídas camisetas especialmente confeccionadas para o evento.

Participaram do pedal, além da Manuela Colombo, fundadora do blog Conexão Cultural, o Renan, da Hey São Paulo, o Xavier do Studio Kobra e o Brizola, outro artista dos grafites da cidade. Xavier e Manu se revezaram nas explicações sobre as artes visitadas.

Do albergue, seguimos para a rua Vergueiro, avenida Paulista, Haddock Lobo, Rebouças, Praça Benedito Calixto (onde acontecia a feirinha de antiguidades) e Vila Madalena. Depois de todas as artes visitadas, ainda demos uma paradinha na galeria Urban Arts, onde fomos recebidos com garrafinhas d’água geladinhas e no bar Las Magrelas. No sábado a ciclofaixa de lazer não funciona e nós seguimos normalmente pelas ruas mesmo. Foi muito tranquilo. Em nenhum momento tivemos qualquer problema com o trânsito.

Abaixo algumas artes de grafite visitadas:

-> Valter Viana / Rua Vergueiro, próximo à Estação Ana Rosa do Metrô.

Grafite de Valter Viana
Grafite de Valter Viana. Foto: Lena Máximo

Adoro este mural e já tinha dado destaque a ele no meu instagram ;-). Retrata várias estrelas do Jazz: Ray Charles, Ella Fitzgerald, Louis Armstrong, Winton Marsalles, etc.

-> Eduardo Kobra: Niemayer / Av. Paulista

Eduardo Kobra_Niemayer
Grafite Niemayer de Eduardo Kobra na Av. Paulista. Foto: Lena Máximo

O projeto já estava em andamento, quando o Niemayer faleceu. Belo trabalho, rico em detalhes em ponto de destaque da avenida Paulista.

-> Rui Amaral / Av. Paulista

Pela posição desta parede o mural tem uma visibilidade incrível (foto de abertura do post).

-> Nove / Av. Paulista com Consolação

Arte urbana Nove
Nove. Foto: Lena Máximo

-> Kobra: MPB / Av. Rebouças

Vários astros da MPB estão retratados neste painel. Além da Carmem Miranda e Adoniran Barbosa, há ainda Tom Jobim, Roberto Carlos, Pixinguinha, Noel Rosa, etc.

-> Kobra / Igreja do Calvário

Kobra_Igreja do Calvario
Painel de Kobra na Igreja do Calvário em Pinheiros. Foto: Lena Máximo

-> Beco do Batman: local famoso e super fotografado e filmado. Referência em grafite em São Paulo

Beco do Batman
Beco do Batman. Foto: Lena Máximo

Devolvi a bike da Hey ao final do passeio no Las Magrelas e caminhei um pouco até o metrô Faria Lima, para voltar para casa. Adorei o passeio e pretendo fazer outros :-).

Bicicleta no metrô de São Paulo
Viu como pode levar a bike no metrô? ;-). Foto: Lena Máximo

+ informações:
– Custo: R$30,00 sem bike; R$50,00 com bike alugada
– Conexão Cultural: http://www.conexaocultural.org
– HEY! São Paulo: http://heysaopaulo.com.br

*** Veja mais dicas de SÃO PAULO no blog:
Roteiro de bike em São Paulo: Circuito dos Parques e Faria Lima
Roteiro de bike em São Paulo: Av. Paulista e Centro
10 programas legais e baratos para se fazer em São Paulo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá, boa tarde! Adorei essa sugestão de vocês!!
    Sou artista plástica, apaixonada por arte e é muito bacana passear por São Paulo vendo todos esses grafites colorindo essa cidade cinza…
    Adorei as fotos!
    Beijos,
    Mariana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui