Roteiro Cultural: China em foco no MASP*

0
Mao Tsé-Tung numa das telas de Chen Bo
Mao Tsé-Tung numa das telas de Chen Bo

A China atraiu muita atenção durante as olimpíadas de Pequim, mas esse evento foi só o estopim para o descobrimento de novas facetas desse país. Veja no mundo das artes por exemplo! Com a curadoria de Tereza Arruda, o MASP coloca em foco a produção artística do país do momento. Com artistas e obras que experimentam vários campos de expressão artística (fotografia, pintura, vídeo e instalações) e a arte conceitual, esta mostra apresenta forte tendência em abordar o contexto social e político desta grande potência e sua inserção no mundo atual.

China: construção e desconstrução é uma exposição cujos trabalhos refletem a própria situação deste país em fase de transição, saindo dos seus moldes rígidos e tradicionais e explorando novos territórios, ganhando espaço no mundo contemporâneo. Percebe-se o cuidado da curadoria ao selecionar obras que contemplassem uma ampla variedade de suportes e propostas artísticas tentando mostrar a versatilidade dos artistas chineses! Mas, tendo em vista a produção mundial em arte contemporânea, a maioria dos artistas chineses, na exposição, realiza esta pesquisa de uma maneira até convencional.

Uma alusão as construções chinesas, por Ma Jiawei
Uma alusão as construções chinesas, por Ma Jiawei

Mesmo assim, esse fato não retira o mérito e capacidade de exploração das obras– a inovação não é quesito imprescindível para a criação de boa arte! De uma maneira geral, obras como as pinturas de Chen Bo possuem forte visualidade associada ao teor crítico e político, mergulhada em questões atuais vividas pela China, como sua inserção no contexto sócio-político mundial.

A loja (sim, é uma loja, e também um trabalho de arte) , de Liu Ding, é uma referência ao mercado de arte – aliás, atualmente interessadíssimo nas obras dos chineses. A obra consiste em um mercado de telas inacabadas que podem ser adquiridas e completadas pelo visitante. Se não deseja completá-la e comprar o original, o colecionador teria de adquirir as várias telas que juntas compõem uma só paisagem.

A loja interativa de Liu Ding
A loja interativa de Liu Ding

E assim as temáticas variam entre 50 obras propostas por 17 artistas (dentre eles Yin Xiuzhen, que também expôs na 26ª Bienal de São Paulo, e Ai Weiwei, no Documenta 127), abordando ora o período de transição e contrariedade imposto pela modernização do país e sua abertura para o capitalismo, ora as questões sobre a política de internacionalização.

Se a China tem sido considerado o país da vez no campo econômico, o mesmo têm acontecido com a sua arte. Pode até ser que as obras não sejam tão inovadoras, se comparadas a produção atual mundial, mas impressiona pela vivacidade ao buscar novas experiências, deixando o seu modo mais tradicional de realizar sua arte,  expandindo o seu horizonte. Uma boa maneira de sentir o que te espera quando você for à China…

Obs: A exposição vai até esse domingo (15/02) ! Não deixem de conferir!

+ informações:
– MASP: Av. Paulista, 1578 – São Paulo – SP / tel. (11) 3251.5644
Entrada: Terça, quarta, sexta, sábado, domingos e feriados, das 11h às 18h.
(a bilheteria fecha com uma hora de antecedência).
Ingressos: R$15,00 (inteira) e R$ 7 (estudante com identificação da instituição)
Entrada franca as terças. Grátis para menores de 10 e maiores de 60 anos.

*Texto de F. Maiquali, colaborador do Vambora, no campo das artes

*** Veja também:
10 programas legais e baratos para se fazer sempre em São Paulo
– Razões para, ainda, amar São Paulo
A incrível viagem pela sua própria cidade

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui