Lugares improváveis: A Olinda paulista de São Luiz do Paraitinga

4
Carnaval em São Luiz do Paraitinga
Carnaval em São Luiz do Paraitinga. Foto: www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br

A foto acima com bonecos gigantes, blocos coloridos, marchichas engraçadas, ruas de paralelepípedos e sobrados simples podem levar você a pensar que se trata de um carnaval de Olinda, mas a falta de ladeiras íngremes o tempo todo e o sotaque, levam a crer que você não está em Olinda, mas numa pequena cidade do interior paulista chamada de São Luiz do Paraitinga.

Carnaval em São Luiz do Paraitinga
As cores até podem enganar, mas aqui é São Luiz do Paraitinga! Foto: www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br

Eu não tinha ouvido falar dessa festa até ano passado, quando diversas pessoas que eu conhecia foram passar o carnaval lá e eu só me perguntava: “Vocês vão para São Luiz do quê?” e de repente por todo o meu lado via notícias e notícias sobre Paraitinga: a cidade pacata, quase em todo o ano, que se transforma na época do carnaval…

São Luiz do Paraitinga. Foto: R0BS0N, Flickr
Vida mansa… Foto: R0BS0N, Flickr
São Luiz do Paraitinga. R0BS0N, Flickr
Na São Luiz do Paraitinga sem carnaval. Foto: R0BS0N, Flickr

Mesmo com o desenvolvimento cada vez maior do carnaval do Rio e São Paulo, o que faz sucesso por lá são os blocos de rua, como um carnaval a moda antiga. Com nomes variados e engraçados como Pé na Cova, Bicho de Pé, Urubu, Troço, Maricota, Bebebum, Maria Gasolina, Cruis Credo, entre outros, embalados nas mais marchinas mais simples e “toscas”, milhares de pessoas (na maioria jovens), pulam e cantam o dia todo. É um carnaval improvavelmente animado, jovem e simples, como poucas cidades tem, só a 172 km de São Paulo.

Mesmo com letras que lembram musicas infantis, a inocência acaba por ai: muita festa, bebida e casais dão também o tom do carnaval, o que acaba atraindo tantos jovens, maioria de outras cidades de São Paulo, mas muitos também do interior do Rio. A festa é para todos!

Carnaval em São Luiz do Paraitinga
Indo no embalo das marchinhas! Foto: www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br

Se você ainda não está confiante de que esse pode ser o seu destino de carnaval, pergunte para alguém que já foi: ” Foi o melhor carnaval da minha vida!”, “Sai cantando: Ô ô Barbosa, essa curva é perigosa, o tempo todo!”….

Não podia ser mais improvável, interiorano e animado! Isso é São João do Paraitinga! Se você ainda não tinha ouvido falar de lá ainda, agora já sabe! Vambora?!

+informações: www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br e www.paraitinga.com.br
-> Onde ficar: O mais usual é alugar alguma casa ( na cidade, dos próprios moradores), já que existem poucas pousadas na cidade. As poucas que existem, como a Primavera, chegam a cobrar R$ 1.800, pelos 4 dias de carnaval. Veja mais opções de pousadas em São Luiz do Paraitinga no Booking.com
-> Como chegar: Indo até Taubaté (Rodovia Presidente Dutra) ou Ubatuba (BR 101 – Rio Santos), acesse a Rodovia Dr. Oswaldo Cruz. A cidade está localizada no Km 42,5.

*** Veja também:
Curtindo o carnaval de Salvador
Salvador: um roteiro básico
10 fatos sobre o carnaval

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


4 COMENTÁRIOS

  1. BOA TARDE!!!

    QUERO ALUGAR UM CASA OU CHACARA ATÉ 2500,00…PRA 15 PESSOAS…

    SERÁ QUE VC TEM ALGUMA????

    PODE SER UNS 500 METROS DO CENTRO…..PRO CARNAVAL DE 2010……ESTAREI AI NA FESTA DO DIVINO.

    AGUARDO RESPOSTAS….

    BRIGADUUUUU

    POR FAVOR ME MANDE FOTOSSSSS….BRIGADUUUUUUUUUUUU

  2. Sou apaixonada por Paraitinga, desde que me mudei pra São paulo (nos idos de 2008).Acompanhei com tristeza a enchente de 2010, que destruiu a cidade e nem isso foi capaz de acabar com a garra e a beleza daquele povo, que a reconstruiu,deixando-a ainda mais bonita e festiva.
    E não só o carnaval é animado. A Festa do Divino, que ocorre geralmente em maio, é uma graça e cheia de cores, danças e festejos. Vale a pena participar!
    Aliás, mesmo sem festas, é uma delícia andar pelas ruas calmas do centro histórico e conversar com os simpáticos nativos.
    E se tiver um tempinho extra e conseguir descer a serra em direção às exuberantes praias de Ubatuba, aí é a viagem mais linda possível por São Paulo. na minha opinião! 😉
    Abraços

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui