Relato de viagem: Visitando o Memorial do 11 de Setembro em Nova York

6
Memorial do 11 de Setembro. Foto: GC/Blog Vambora
Memorial do 11 de Setembro. Foto: GC/Blog Vambora

-> Post atualizado em Agosto/2017

Já fazem alguns anos do atentado ao World Trade Center, em 11 de Setembro de 2001.

Quando vi aquelas cenas pela TV, não imaginava que depois estaria em Nova York para ver a cidade, e o complexo do WTC, ressurgir com toda força.

Para quem lembra das imagens, ou mesmo conheceu os prédios antes do ataque, é impressionante pensar, lembrar e ver ao vivo, aquele grande vazio na cidade. NY tem muitos ícones, mas mesmo relativamente novas perto de outros edifícios (foram construídas nos anos 70), as Torres Gêmeas tornaram-se um dos principais marcos visuais da cidade.

Muitas guerras já aconteceram, como vários outros ataques terroristas, mas o de Nova York, talvez por ser em NY, uma das cidades mais importantes do mundo, chocou e incomodou muito as pessoas. Injustiça talvez com outras desgraças, mas o fato é que ninguém ainda esqueceu o que aconteceu naquele dia…

Memorial de 11 de Setembro. Foto: GC/Blog Vambora
Pessoas prestando homenagem no Memorial. Foto: GC/Blog Vambora

Isso é tão verdade que só uma década depois, é que foi inaugurado o Memorial do 11 de Setembro e os novos edifícios que foram construídos nas proximidades começam a se destacar no skyline da cidade.

Novo World Trade Center
Os novos prédios começam a aparecer no skyline da cidade. Foto: GC/Blog Vambora

A visita ao memorial é gratuita e basta chegar no local para realizar. Apenas no novo museu, localizado dentro do memorial a entrada é paga, sendo o valor do ingresso de $24 para adultos (crianças menores de 6 anos não pagam, idosos, jovens e estudantes tem desconto). Existe ainda a possibilidade de fazer tours, dentro do memorial e do próprio museu, veja no site: https://www.911memorial.org/visit-museum-1

Sobre a visita, ela ocorre com um esquema de alta segurança, digno de qualquer grande aeroporto, para entrar e chegar perto do lugar onde ficavam as Torres, e hoje está o memorial, é emocionante.

A proporção de curiosos e pessoas, que realmente perderam alguém no ataque é quase igual. No lugar das Torres, criou-se duas grandes fontes, exatamente do mesmo tamanho e lugar onde ficavam os prédios, nas quais estão escritos os nomes de todas pessoas que faleceram durante os ataques, tanto em NY, como nos aviões que foram para Washington e atingiram o Pentágono.

Mapa do Memorial 11 de Setembro
Mapa do memorial: no lugar das torres, duas fontes gigantes. Foto: GC/Blog Vambora

Não é raro ver homenagens, como flores, cartas, bilhetes em cima do nome das pessoas, que seus parentes não puderam ao menos se despedir naquele dia.

É triste e impressionante observar, aquelas duas fontes gigantes, repletas de nomes, nas quais você não consegue enxergar o fundo, e cuja água forma uma textura semelhante de como eram o exterior das Torres Gêmeas. Olhar para aquilo é a junção de uma sensação de vazio e ao mesmo tempo do que restou...

Homenagens Memorial 11 de Setembro_Blog Vambora
Homenagens no Memorial. Foto: GC/Blog Vambora
Fonte do Memorial em Nova York
Detalhe da fonte: lembra a fachada dos antigos edifícios. Foto: GC/Blog Vambora
Homenagem 11 de Setembro
Homenagens de cortar o coração. Foto: GC/Blog Vambora

Para não perder as esperanças, olhar para cima e ver os novos edifícios, projetados pelo arquiteto Daniel Libeskind, faz você pensar como ficará a cidade com prédios mais altos do que eram as Torres Gêmeas. Claramente uma afirmação de que “podem nos derrubar mas podemos ser ainda maiores”.

One World Observatory
Vistas incríveis do mais alto e novo edifício do Hemisfério ocidental. Foto: NYC & Company/Divulgação

Aliás, já no topo de um dos novos edifícios está o One World Observatory, novo lugar para se ter uma visão incrível de Nova York do alto. O mirante, localizado nos andares 100, 101 e 102 do One World Trade Center (o novo edifício construído nas proximidades do antigo World Trade Center), tem vistas panorâmicas únicas de Nova York, sendo atualmente o maior edifício do hemisfério ocidental. Para saber mais como subir e fazer a visita, veja esse post: One World Observatory, o novo lugar para ver Nova York do alto

Você pode concordar ou discordar mas o fato é que visitar o Memorial do 11 de Setembro é o mais novo programa obrigatório para se fazer em Nova York. É história, presente e futuro ao mesmo tempo. Vambora?

Memorial 11 de Setembro em Nova York
Passado, presente e futuro no memorial. Foto: GC/Blog Vambora

+ info: www.911memorial.org

*** Veja mais dicas de NOVA YORK no blog:
– Vistas lindas de NY no Top of the Rock
– Circle Line: passeio de barco ao redor de Manhattan
– One Word Observatory: novo lugar para ver NY do alto!

TODAS as dicas de NOVA YORK no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


6 COMENTÁRIOS

  1. ola bom dia!
    Me chamo Thiago da Silva e trabalho no departamento de comunicação de um site!
    Gostaria de enviar uma proposta de parceria para os responsaveis do blog, mas no entanto não encontro um email de contato!
    Agradeço se me enviassem um email, para que possa enviar a proposta,
    Grato,
    Thiago da Silva

  2. Eu nasci no dia seguinte aos ataques, minha mãe estava no hospital e uma enfermeira mal ingormada deu a falsa notícia de que um avião havia batido em um predio em Brasília.. Só no dia seguinte ela soube que eram as torres mais famosas naquela época.. Tomara que um dia eu realize o sonho de conhecer esse local

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui