Lugares Improváveis: Pico Agudo em Santo Antônio do Pinhal – Veja como conhecer!

0
Pico Agudo Santo Antonio do Pinhal
Pico Agudo em Santo Antonio do Pinhal. Foto: GC/Blog Vambora!

O Pico Agudo em Santo Antônio do Pinhal é um dos maiores picos do Brasil! Com 1703 m, dele se tem uma das vistas mais lindas e impressionantes da Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo.

Localizado no município de Santo Antônio do Pinhal, pertinho de Campos do Jordão, o Pico Agudo é acessível 100% de carro! Do seu alto, se pode ver tanto o nascer como o pôr do sol.

Confira abaixo então todas as dicas para conhecer o Pico Agudo, uma das maiores atrações de Santo Antônio do Pinhal e da Serra da Mantiqueira em São Paulo. Vambora!

+ Onde se hospedar em Santo Antônio do Pinhal: Melhores hotéis, pousadas e chalés

Pico Agudo em Santo Antônio do Pinhal: Veja como conhecer!

1-) Como chegar no Pico Agudo

Pico agudo Serra da Mantiqueira
Vista da Serra da Mantiqueira do Pico. Foto: GC/Blog Vambora!

Santo Antônio do Pinhal está localizada a cerca de 165km de São Paulo e apenas 20km de Campos do Jordão.

Ela fica na região da Serra da Mantiqueira, cercada de belas montanhas e lindas paisagens. Do centro de Santo Antônio do Pinhal até o Pico Agudo, são cerca de 20 minutos de carro.

A estrada até o topo tem muitas curvas e é bem íngreme em alguns trechos, por isso dirija com atenção e cuidado.

Desde 2020 a estrada está sendo totalmente pavimentada, incluindo trechos com paralelepípedos. Por isso, mesmo sendo íngreme, não é necessário ter um carro 4×4. para chegar no topo.

A entrada de acesso ao local é gratuita, porém quando fomos vimos pessoas cobrando! Então atenção para não pagar algo que não deveria.

Os carros chegam até a parte mais alta do pico, onde há um estacionamento, também gratuito. Há também algumas pessoas que vão a pé ou de bicicleta, porém vale lembrar que a inclinação é grande, então vá preparado!

Ainda que seja de terra, o local é praticamente todo plano, incluindo algumas rampas de acessibilidade.

+ Como chegar em Santo Antônio do Pinhal e melhor época para viajar

2-) Curiosidades e Atrações do Pico Agudo

Pico Agudo
Acima das nuvens no Pico Agudo. Foto: GC/Blog Vambora!

Como falamos acima, o Pico Agudo de Santo Antônio do Pinhal tem 1703 m e é o 53º maior pico do Brasil! Seus grandes diferenciais são que ele pode ser acessado totalmente de carro, sem a necessidade de fazer qualquer trilha, e que do seu alto é possível ter uma visão 360º da Serra da Mantiqueira.

Inclusive, ele é considerado por muitos como o melhor lugar para ver toda a beleza e magnitude da serra, com esforço mínimo! Em dias de céu limpo, é possível visualizar com tranquilidade a Pedra do Baú, formação rochosa mais famosa da região e cartão postal de Campos do Jordão.

Lindo a qualquer hora do dia, com a visão de se estar acima das nuvens, o Pico Agudo é geralmente mais visitado nos horários do nascer e pôr do sol. Sim, daqui de cima, se pode ter as duas visões!!

Quem quiser visitar nesses horários, entretanto, deve procurar chegar cedo, especialmente aos finais de semana e feriados. Isso porque o local fica mais cheio e pode ser mais complicado estacionar.

+ O que fazer em Santo Antônio do Pinhal: 12 Atrações imperdíveis

O Pico Agudo é famoso também por ter uma pista para voo livre! Para quem quiser ter uma experiência mais radical na Serra da Mantiqueira.

Algumas empresas de turismo de aventura em Santo Antônio do Pinhal realizam os voos duplos com instrutor, porém as condições climáticas devem estar ideais para fazer a experiência. Por isso mesmo, a época da seca (outono e inverno) é a melhor para visitar a região.

Vale dizer que no alto do Pico Agudo não há muita infraestrutura, incluindo banheiros e água, etc. Pode ser que haja vendedores ambulantes nos horários mais cheios, mas não é garantia.

Por isso, leve água, alimentos e também um saco de lixo, caso queira fazer um piquenique ou passar mais tempo lá em cima, por exemplo. Aliás, sendo tão alto e não tendo nenhuma proteção do vento, leve um agasalho, mesmo em dias mais quentes.

Não custa lembrar que sendo também totalmente ao ar livre, não é recomendado visitar o local com tempo fechado e em caso de chuva.

Agora que você já viu todas as dicas de como visitar o Pico, Vambora para lá? Com certeza é uma das atrações mais imperdíveis para se visitar em Santo Antônio do Pinhal e toda região da Serra da Mantiqueira!

*** Veja mais dicas de Santo Antônio do Pinhal:
O que fazer em Santo Antônio do Pinhal: 12 atrações imperdíveis
Onde se hospedar em Santo Antônio do Pinhal: melhores Hotéis e Pousadas
Como chegar em Santo Antônio do Pinhal e melhor época para viajar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui